▬Primeira Leitura: Eclesiástico (42,15-26)
▬Salmo 32(33),6a
(Marcos 10,46-52)
A FÉ É ILUMINAÇÃO QUE PERMITE VER. A CONSEQUÊNCIA
DA LUZ DA FÉ É O SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO, SÓ ELE
TEM O PODER DE CURAR NOSSA CEGUEIRA.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”.
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
- Glória a Vós, Senhor
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é o amor!
- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4, 4)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
- Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha.
- Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação (2 Cor 6, 2)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' 40Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44E responderão também eles: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Evangelho de Jesus Cristo segundo
São Lucas 4, 1-13
- Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo,
palavras de Deus.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda palava da boca de Deus (Mt 4, 4)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do
Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo
diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e depois
disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: 'Se és Filho de Deus,
manda que esta pedra se mude em pão.' 4Jesus respondeu: 'A Escritura
diz: 'Não só de pão vive o homem'.' 5O diabo levou Jesus para o alto,
mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: 'Eu
te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a
mim e posso dá-lo a quem eu quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim
em adoração, tudo isso será teu.' 8Jesus respondeu: 'A Escritura diz:
'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'.' 9Depois o diabo levou
Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse:
'Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: Deus
ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' 11E mais
ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'.'
12Jesus, porém, respondeu: 'A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu
Deus'.' 13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para
retornar no tempo oportuno.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
(fonte:Arautos do Evangelho)
|
#Liturgiadiaria - (19/09/2023)
▬Primeira Leitura: 1Timóteo (3,1-13))
▬Salmo 100(101), 2c
#Evangelhododia - (Lucas 7,11-17)
JESUS SE REVELA COMO O SENHOR DA VIDA E VENCEDOR DA MORTE; DEUS MESMO, QUE VEIO VISITAR O SEU POVO E QUE TRANSBORDA EM COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”
Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
FONTE: FACEBOOK
#Liturgiadiaria - (18/09/2023)
▬Primeira Leitura: 1Timóteo (2,1-8)
▬Salmo 27(28),6
#Evangelhododia - (Lucas 7,1-10)
NENHUMA CASA CONTINUA A MESMA DEPOIS QUE O SENHOR
ENTROU!
"A FÉ É O FUNDAMENTO DA ESPERANÇA, É UMA CERTEZA A
RESPEITO DO QUE NÃO SE VÊ!"
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.
O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.
Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.
Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz”.
Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
FONTE: FACEBOOK