Aprenda a rezar o terço pelos afilhados
Inicie com:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Creio em Deus Pai (…). Pai nosso que estás no céu (…). Ave Maria, cheia de Graça (…) (3x).
Logo após, diga: Jesus, para Ti eu quero viver. Ensina-me a amar e a cuidar.
Nas contas menores:
1º Mistério: Jesus, abençoe meu afilhado. (10X)
2º Mistério: Jesus, proteja meu afilhado. (10X)
3º Mistério: Jesus, ilumine meu afilhado. (10X)
4º Mistério: Jesus, guarde meu afilhado. (10X)
5º Mistério: Jesus, guie meu afilhado. (10X)
Nas contas maiores:
Meu querido afilhado, que Deus abençoe sua vida, te proteja de todo mal, ilumine seu caminho, te guarde dos perigos do mundo e guie seus passos.
Encerramento
Encerre com: Meu afilhado, onde estiveres, que Deus te mantenha de pé! (3X)
Glorioso Patriarca São José, cujo poder consegue tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em minha ajuda nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob a vossa proteção as situações tão graves e difíceis que Vos confio, para que obtenham uma solução feliz. Meu amado Pai, toda a minha confiança está colocada em Vós. Que não se diga que eu Vos invoquei em vão, e dado que tudo podeis junto de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande como o vosso poder. Amém.
TERÇO DE SÃO JOSÉ
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai
e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Segurando a cruz:
Oração do Creio
1ª conta:
Pai-Nosso
3 contas menores seguidas:
Ave-Maria (3 vezes)
1ª conta grande:
Glória ao Pai
Oferecimento do Terço
Oferecemos esse terço em louvor e glória a Jesus, Maria e José, para que sejam a nossa luz, guia, proteção, defesa, amparo e fortaleza em nossa vida, em todos os nossos trabalhos,
alegrias, agonias e tribulações. Pelo Nome de Jesus e pela glória de Maria, imploramos de Vós, glorioso São José, que alcanceis a graça que desejamos. Advogai a nossa causa, falai em nosso favor, no céu e na terra, alegrai a nossa alma, para honra e glória de Jesus e Maria. Amém!
Contemplação da primeira dezena
“José, que era homem de bem, não queria difamar Maria e resolveu rejeitá-la secretamente.
Enquanto estava pensando nisso, eis que um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
— José, descendente de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porá o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo de seus pecados.” (Mt 1, 19-21)
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
2ª conta grande:
Contemplação da segunda dezena
“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu Maria em sua casa como esposa. E sem que ela o tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho que recebeu o nome de Jesus.” (Mt 1, 24-25)
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
3ª conta grande:
Contemplação da terceira dezena
“Depois da partida dos sábios, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: —
Levante-se! Pegue o menino e a mãe dele e fuja para o Egito. Fique lá até eu o avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo. José se levantou, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito durante a noite. Eles ficaram no Egito até a morte de Herodes.” (Mt 2,13-
14)
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
4ª conta grande:
Contemplação da quarta dezena
“Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito e disse: -
Levanta-te pega o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. (Mt 2, 19-20)
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
5ª conta grande:
Contemplação da quinta dezena
“José ficou com medo de voltar para a Judeia, pois quem reinava na época era Arquelau, filho de Herodes. Então, ele partiu para a região da Galileia e foi habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: - Será chamado Nazareno.” (Mt 2, 22-23)
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
São José, valei-me! (10 vezes)
Finalizar o terço rezando:
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ave José
Ave José, filho de Davi, homem justo e virginal, a sabedoria está convosco, bendito sois vós entre todos os homens, e bendito é Jesus, o fruto de Maria, vossa fiel esposa.
São José, digno pai e protetor de Jesus Cristo e da Santa Igreja, rogai por nós pecadores e obtende-nos de Deus a divina sabedoria, agora e na hora de nossa morte. Amém!
PRIMEIRO MISTÉRIO - Encontro de Maria com José e o noivado.
SEGUNDO MISTÉRIO - Informado pelo Anjo, José sabe de agora em diante que
Maria vai ser Mãe do Salvador
TERCEIRO MISTÉRIO
No presépio de Belém José e Maria adoram o Filho de Deus.
QUARTO MISTÉRIO - Para escapar do massacre dos inocentes ordenado pelo rei Herodes, José foge para o Egito com Jesus e Maria.
QUINTO MISTÉRIO - Após a morte do rei Herodes, José retorna a Nazaré com Jesus e Maria.
No dia 19 de março, celebramos a Solenidade de São José, Esposo de Maria e Patrono da Igreja universal. É um dia especial para o nosso Seminário São José. São José merece todo o nosso reconhecimento e a nossa devoção pois, ele soube proteger a Virgem Santa e o Filho Jesus. O ser guardião é a característica de José: é a sua grande missão, ser guardião. É nisso que ele expressa o seu amor a sua esposa e ao seu Filho adotivo.
São José é chamado de “o príncipe de Nazaré”. Mas é, também, o príncipe da Igreja. Pois, é padroeiro universal da Igreja Católica, presente no mundo inteiro. Porque razão São José se tornou um santo querido e com muita veneração popular? Por que ele foi escolhido pelo Pai Eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. Esta missão ele a cumpriu com muita dedicação e fidelidade.
A primeira lição é a proximidade com menino Jesus. José carregou Jesus, Filho de Deus, nos braços! Esta proximidade e intimidade com Jesus, do qual é Pai adotivo, o transformou num grande santo. Podemos dizer que a santidade de Jesus é transferida para José. A segunda lição que podemos aprender com São José é do silêncio. José é chamado o santo do silêncio. O Evangelho não registra nenhuma palavra dita por ele. Construiu sua santidade na simplicidade, na humildade e no silêncio de Nazaré. Precisamos, hoje, cultivar a estima pelo silêncio, essa admirável e indispensável condição do espírito. Somos hoje, assediados por tantos clamores, ruídos e gritos da vida moderna barulhenta e estressante.
O silêncio de Nazaré ensina-nos o sentido do recolhimento, da interioridade e da disposição para escutar a Deus e aos irmãos. Assim como nos capacitamos para falar bem, devemos, também, nos capacitar para escutar bem as pessoas. É o que nós chamamos de escuta empática: sentir o que outro sente. São José, o homem do silêncio! Aquele que mal é tocado pela palavra. O Evangelho só nos diz isto dele: Era um homem justo. Sempre sóbrio em palavras, o Evangelho é ainda mais sóbrio do que de costume ao falar de São José. Dir-se-ia que este homem, envolto em silêncio, inspira silêncio. O silêncio de São José produz silêncio ao redor de São José.
A terceira lição é a vida familiar. Notamos em José uma presença atenta, carinhosa e permanente junto de Maria e o Menino Jesus. Era sua missão: proteger e guardar com fidelidade a Sagrada Família. Foi admirável a coragem de José em deixar tudo e seguir para o Egito a fim de proteger o Menino Jesus.
São José é o protetor da Igreja, que peregrina em todo o orbe. Devemos ter uma profunda devoção por ele, afinal, protegeu Maria e Jesus e é modelo de todas as virtudes. Se confiamos aos seus cuidados à unidade da Igreja, as ordens e os movimentos religiosos, as famílias, ele as guardará; e ainda muitos outros como os jovens e as crianças para que não sejam arrastados pela maldade do mundo, mas caminhem segundo os planos de Deus.
Na história da salvação coube a São José dar a Jesus um nome, fazendo-O descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas divinas. A José coube a honra e a glória de dar o nome a Jesus na Sua circuncisão. O Anjo disse-lhe: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).
São José, tal como a Virgem Maria, com o seu “sim” a Deus, no meio da noite, preparou a chegada do Salvador. Deus Pai contou com ele e não foi decepcionado. Que o Altíssimo possa contar também conosco! Cada um de nós também tem uma missão a cumprir no plano divino. E o mais importante é dizer “sim” a Deus como São José. “Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado” (Mt 1,24).
Quanto a morte de São José, não se sabe quando. A identidade de José foi o trabalho. Por isso, é patrono dos Artesãos e daqueles que ganham o pão com o suor do rosto. Este apelido de José nos lembra de que o trabalho é parte da identidade humana. Somos conhecidos pelo que fazemos.
O trabalho dignifica o homem e aperfeiçoa a obra criadora de Deus. O amor ao trabalho ajuda moldar o caráter das pessoas. Por isso, precisamos imprimir nas pessoas a cultura do trabalho! Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e o colocou no mundo para ser o senhor da criação e administrá-la com seu trabalho. Neste sentido o trabalho é instrumento de santificação do homem, transformação do mundo e glorificação de Deus. Lembrai-vos de nós, São José, intercedei com orações junto de vosso filho adotivo, para que não faltem postos de trabalho e vida para todos!
Celebrar a festa de São José é celebrar a santidade, a espiritualidade, o silêncio profundo e fértil. O pai adotivo de Jesus silencioso que nos deixou o Salvador pronto para começar a Sua missão. É como alguém destacou: “O servo que faz muito sem dizer nada; o especial agente secreto de Deus”. Rogamos a São José pelo fim da pandemia da COVID-19 e da insana e sangrenta Guerra envolvendo a Rússia e Ucrânia.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Invoquemos a paz em nossas famílias
São José, esposo castíssimo da Virgem Maria,
homem justo e fiel aos desígnios de Deus Pai,
ensinai-nos a silenciar, quando as tempestades das palavras
ofuscarem o equilíbrio da paz em nosso lar.
Que, na confiança divina, recuperemos a serenidade e,
por meio do diálogo, possamos estar unidos no amor.
Maria, Virgem Santíssima,
Mãe do Amor Misericordioso,
auxiliai-nos com a sua intercessão, diante das situações difíceis;
cubra-nos com teu manto maternal, diante das incompreensões
e desventuras da caminhada;
e mostrai-nos o caminho da ternura seguindo os passos
de vosso amado Filho Jesus Cristo.
fonte:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/oracao-pela-paz-na-familia/
Sempre bendito e glorioso São José, pai amável e carinhoso, amigo que ajuda todos os que sofrem.
Sois o protetor dos órfãos, defensor de quem não têm quem os defenda, patrono de todos os necessitados e os aflitos. Olhais benignamente para o meu pedido. Os meus pecados atraíram sobre mim a justa cólera de Deus e, por isso, vivo rodeado de infelicidade.
A Vós, guardião amoroso da Família de Nazaré, recorro e peço ajuda e proteção. Ouvi, pois, eu Vos suplico, com paternal atenção as minhas orações prementes e obtende-me os favores que peço.
Eu vo-lo peço pela misericórdia infinita do Filho Eterno de Deus, que o levou a tomar a nossa natureza e a vir a este mundo de sofrimento.
Eu vo-lo peço pela amargura e sofrimento que suportaste quando não encontraste abrigo na hospedaria de Belém para a Santíssima Virgem, nem um lugar onde o filho de Deus pudesse nascer. Depois, tendo-lhe sido recusado lugar em toda a parte, tiveste de permitir que a Rainha do Céu desse à luz o Redentor do mundo numa gruta.
Eu vo-lo peço pelo amor e pelo poder do Santo Nome de Jesus que vós destes à criança adorável.
Eu vo-lo peço pela tortura dolorosa que sentiste quando da profecia de Santo Simeão que declarou que o Menino Jesus e a Sua Santa Mãe seriam vítimas futuras dos nossos pecados e do seu grande amor por nós.
Eu vo-lo peço pelo vosso grande sofrimento e dor que sentiste na alma quando o Anjo vos disse que a vida do Menino Jesus e a Sua Santa Mãe seriam vítimas futuras dos nossos pecados e do seu grande amor por nós.
Eu vo-lo peço pelo vosso grande sofrimento e dor que sentiste na alma quando o anjo vos disse que a vida do menino Jesus estava ameaçada pelos seus inimigos. Tiveste de fugir do plano deles com o Menino e Sua Mãe Santíssima para o Egito.
Eu vo-lo peço por todo o sofrimento, mágoa e trabalhos que essa longa e perigosa viagem vos causou.
Eu vo-lo peço por todo o cuidado que tiveste em proteger o Divino Menino e Sua Mãe Imaculada durante a vossa viagem de regresso, de volta à vossa terra.
Eu vo-lo peço pela vossa vida tranquila em Nazaré onde tiveste tantas alegrias e também penas.
Eu vo-lo peço pela vossa grande tristeza quando o Divino Menino se perdeu de Vós e de Sua Mãe durante três dias.
Eu vo-lo peço pela vossa alegria, quando O encontraste em Jerusalém, quando vivíeis na companhia do Menino Jesus.
Eu vo-lo peço pela maravilhosa submissão que Ele mostrou em obedecer-vos.
Eu vo-lo peço pelo amor perfeito e pela conformidade que mostraste ao aceitardes a ordem divina de partirdes desta vida, deixando assim Jesus e Maria.
Eu vo-lo pelo pela alegria que encheu a vossa alma, quando o Redentor do mundo, triunfando da morte e do inferno, entrou na posse do Seu Reino e vos levou até lá com honras especiais.
Eu vo-lo peço pela gloriosa Assunção de Maria e por essa felicidade sem fim que partilhaste com Ela na presença de Deus.
Oh Pai de bondade! Eu vos suplico, por todos os vossos sofrimentos, mágoas e alegrias que me escuteis e me obtenhais o que vos peço (Indique aqui o sue pedido ou pense nele).
Concedei a todos os que pedirem as minhas orações tudo o que eles precisarem, no plano de Deus. Finalmente meu querido patrono e Pai, ficai comigo e com todos os que me são queridos à hora da nossa morte, que possamos cantar eternamente os louvores de Jesus, Maria e José.
"São José que vivamos uma vida sem mancha pela Vossa amável proteção livrai-nos do perigo".
Oração a São José pelas famílias*AFILHADOS DE SÃO JOSÉ
Santo Afonso tinha tanto apreço pelo Pai adotivo de Jesus que durante um tempo de sua vida, ele assinava suas cartas com o nome de José. Isso nos conta o Irmão André Luiz de Oliveira, missionário redentorista.
Irmão André selecionou então, dos escritos de Santo Afonso, especialmente as "Meditações para todos os Dias e Festas do Ano", três orações que ele fazia a São José.
Santo Afonso, sendo um mestre da oração, pode nos dar muitas pistas de como São José pode ser nosso modelo e inspiração neste ano.
Reze abaixo essas três orações!
Advogado e protetor
“Meu Santo Protetor, justo é que vossa morte tenha sido santa, porque foi santa toda a vossa vida. Quanto a mim, com razão devia esperar uma morte infeliz, visto que a mereci pela minha vida desregrada. Mas se vós me defenderdes, não serei condenado. Não só tendes sido grande amigo de meu Juiz, mas além disso seu guarda e seu aio (escudeiro). Se vós me recomendardes a Jesus, ele não me poderá condenar. Meu Santo Patriarca, eu vos elejo, depois de Maria, por meu principal advogado e protetor. Prometo-vos, honrar-vos cada dia em toda a vida que me resta com algum obséquio especial, pondo-me debaixo da vossa proteção. Sou indigno do favor que vos peço, mas pelo amor que tendes a Jesus e Maria, aceitai-me por vosso servo perpétuo. Pela doce companhia que Jesus e Maria vos prestaram na morte, protegei-me particularmente na hora da minha morte, a fim de que, morrendo assistido por vós, por Jesus e por Maria, possa ir um dia agradecer-vos no paraíso”.
Dai-me lágrimas
“Meu santo Patriarca, chorastes por haver perdido a Jesus; mas vós sempre o amastes e ele sempre vos amou, e vos amou a ponto de vos escolher por seu pai nutrício e o guarda de sua vida. Deixai que eu chore, que por amor às criaturas e para satisfazer a meus caprichos, abandonei e perdi muitas vezes a meu Deus, pelo desprezo da graça divina. Ah, meu amado santo, pelos méritos da aflição que sofrestes na perda de Jesus, dai-me lágrimas para chorar sempre as injúrias feitas a meu Senhor. E pela alegria que vos causou depois o encontro no templo, alcançai-me que eu torne a achá-lo, morando em minha alma pela graça, e nunca mais o perca".
Coração puro
“Sim, glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel, a quem Deus confiou Jesus, a mesma inocência, e Maria, a virgem das virgens, eu vos peço e conjuro por Jesus e Maria, este duplo depósito a vós tão caro, com vosso eficaz auxílio dai-me conservar meu coração isento de toda mancha, e que, puro e casto, sirva constantemente a Jesus e Maria em perfeita castidade. E vós, ó Mãe de Deus e minha Mãe Maria, pela santa humildade e obediência com que executastes tudo que vosso santo Esposo José vos pedia, alcançai-me de Deus a graça da santa humildade e da perfeita obediência a seus preceitos divinos".
fonte:https://www.a12.com/redentoristas/noticias/3-oracoes-de-santo-afonso-para-voce-rezar-a-sao-jose
Novena de São José
1º dia – São José, o grande instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré
São José, servo da Caridade, que acolhestes com fé e coragem confiante a missão de ser instrumento da Divina Providência para com Jesus e Maria, aumentai em nós a fé, a coragem e a confiança em Deus para, também nós, sermos instrumentos da Providência, como é da vontade de Deus desde a criação do mundo.
Oração para todos os dias da Novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
2º dia – São José, o grande instrumento da Providência Divina na vida da Igreja
São José, servo fiel e prudente, que sois Patrono da Igreja Católica no mundo inteiro, protegendo e sendo instrumento da Divina Providência para Jesus, seu Divino Fundador e para Maria, seu Modelo mais perfeito, dai-nos a graça de, também nós, apesar do nosso pecado e indignidade, termos o privilégio de ser instrumentos da Providência de Deus na Igreja do vosso Filho Jesus.
Oração para todos os dias da Novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
3º dia – São José, Patrono de toda a Obra Shalom
São José, humílimo servo do Senhor, que sois instrumento da Providência Divina para a Obra Shalom, sede nossa inspiração e modelo para que, esquecidos de nós mesmos, sirvamos a Deus e sejamos mediadores de Sua Providência para a evangelização através da Obra que nos foi confiada.
Oração para todos os dias da Novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
4º dia – São José, auxílio e socorro na implantação da Paz no mundo
São José, servo dulcíssimo, que educaste com exemplo, doçura e firmeza o Filho de Deus a vós confiado, ensinando-lhe o valor do trabalho como meio de partilha e vendo-o crescer em graça e sabedoria para a implantação de Sua Paz no mundo, auxilia-nos com os meios necessários para a educação dos nossos filhos e a formação dos que evangelizamos para que sejam, também eles, alegres testemunhas do Ressuscitado que passou pela cruz.
Oração para todos os dias da Novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
5º dia – São José, construtor dos espaços sagrados
São José, servo e trabalhador diligente, que construístes para Jesus e Maria o lar em que reinaram com perfeição a caridade e a alegria, ajudai-nos a construir em nossos lares e na Obra espaços sagrados dignos da presença viva do vosso amado Jesus.
Oração para todos os dias da novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
6º dia – São José, mantenedor do culto divino
São José, servo piedoso, que tivestes para com Jesus e Maria permanente postura de oração, veneração, proteção e cuidado, servindo juntamente com Maria Àquele que adoráveis, fazei de nós instrumentos da Divina Providência para que nunca se extinga ou se empobreça em beleza, brilho, dignidade e piedade o culto divino em meio a nós.
Oração para todos os dias da novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
7º dia – São José, modelo de abandono nas mãos de Deus
São José, servo confiante, que não temestes tomar sob vossa proteção e sustento a Maria e Jesus e, abandonado às mãos do Deus das Providências os servistes durante toda vossa vida sem reter para vós nada do fruto do vosso trabalho, ensinai-nos a acolher a graça do completo abandono nas mãos do Pai que cuida de nós muito melhor do que nós mesmos.
Oração para todos os dias da novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
8º dia – São José, educador na vivência da sobriedade
São José, servo sóbrio e justo, que nunca considerastes como vosso o que vos poderia ser supérfluo, mas, longe disso, soubestes partilhar além do supérfluo, aquilo que Jesus, Maria e vossos irmãos necessitavam, ensinai-nos que o supérfluo não nos pertence, assim como, por direito de caridade, deixa de nos pertencer aquilo de que nosso irmão precisa.
Oração para todos os dias da novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
9º dia – São José, ícone do espírito de pobreza
São José, servo pobre do Senhor, que entendestes ser a partilha original a mesma partilha da Trindade para conosco, e que, em Jesus Cristo, vos deixastes moldar pelo espírito de partilha e comunhão que antecederam o pecado original, concedei-nos, pelo poder do vosso Filho, a graça de honrar nosso Batismo com a conversão à partilha e comunhão das origens, agora elevada a caridade pelos méritos de Cristo.
Oração para todos os dias da novena de São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
ORAÇÃO FINAL
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.
fonte: https://comshalom.org/novena-de-sao-jose-shalom/#oracao
TRÍDUO DE SÃO JOSÉ
Pelo sinal da santa cruz livrai-nos Deus de nossos inimigos.
V. Benditos e amados sejam os dulcíssimos nomes de Jesus, Maria e José.
R. Amém.
Oração Inicial para todos os dias
A Vos recorremos, bondoso Patriarca, e com todo o fervor de nosso afligido Coração vos pedimos que, deste trono de glória em que vos colocaram vossas virtudes e merecimentos, escuteis propicio nossas súplicas e tenhais piedade de nós.
Humildemente confessamos que nossas tribulações são penas de nossas culpas; por isso com dor de coração, pedimos a Deus perdão de todas elas.
Amoroso São José, pelo amor que professais a vosso Jesus e Maria e pela autoridade que sobre eles exercestes aqui na terra, intercede agora por nós no céu, escutando nossas petições e apresentando-as vos mesmo a vossa Esposa Imaculada e a vosso Divino Filho para que sejam favoravelmente ouvidas, para maior glória de Deus e santificação de nossas almas. Amém.
Castíssimo esposo da virgem Maria e amável protetor meu São José!, que jamais se ouviu dizer que alguém já tenha invocado vossa proteção e implorado vosso auxilio sem haver sido consolado.
Cheio de confiança em vosso poder, já que exercestes com Jesus o cargo de Pai, venho a vossa presença e me encomendo a Vos com todo fervor.
Não desprezeis minhas súplicas, antes bem, acolhei-as e dignai-vos atende-las piedosamente. Amém.
Primeiro Dia
Dirige, oh Grande Santo, uma olhada amorosa sobre nós, miseráveis filhos de Eva, e alcança-nos com a graça que vos pedimos, as Virtudes da humildade, pureza e obediência, a honra de morrer assistidos por Jesus, por vossa Esposa e por vós, para o bendissermos e o louvarmos no céu eternamente. Amém.
Pede-se a graça que se deseja. Rezar sete Pai-Nossos e Ave-Marias em memória de os sete dores e alegrias de São José.
Oração Final para todos os dias
Gloriosíssimo Patriarca São José, castíssimo Esposo da Mãe de Deus;
Ao vosso amparo acudimos, não desprezais nossas súplicas e livrai-nos de todos os perigos.
V. Bendito Patriarca São José, rogai por nós.
R. Para que sejamos dignos da graça que imploramos.
Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa, uni vossos rogos aos de vosso castíssimo Esposo e pelos maternais cuidados que dedicastes ao Menino Jesus, intercedei e rogai por nós para que sejamos dignos de alcançar a graça que vos pedimos.
Sacratíssimo Coração de Jesus, ouvi benigno as súplicas de Maria, cheia de graça, e de José, varão justo, para que por sua intercessão logremos o favor solicitado, se for para a maior honra e glória vossa e bem de nossas almas.
Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Oração a São José
"patrono das causas difíceis"
Glorioso
São José, esposo de Maria, concedei-nos a vossa proteção paternal, nós
vos suplicamos pelo Coração de Jesus e pelo Coração Imaculado de Maria.
Ó
vós cujo poder se estende a todas as nossas necessidades e sabeis
tornar possíveis as coisas impossíveis, abri os vossos olhos de pai
sobre os interesses dos vossos filhos. Nas dificuldades e sofrimentos
que nos esmagam, recorremos a vós com confiança; dignai-vos tomar sob o
vosso cuidado este assunto importante e difícil, causa da nossa
inquietação (mencionar a necessidade). Fazei com que o seu feliz
desenlace seja para a melhor glória de Deus e para o bem dos seus fieis
servidores.
Ó vós, amável São José, que nunca ninguém invocou em vão!
Vós cujo crédito é tão poderosos junto de Deus que se pode dizer: "No
céu, José manda mais do que suplica", terno pai, rogai por nós a Jesus,
rogai por nós a Maria. Sede nosso advogado junto deste Divino Filho do
qual fostes aqui na terra pai nutrício tão atento, tão amável e protetor
fiel. Sede nosso advogado junto de Maria da qual fostes esposo
amantíssimo e tão ternamente amado. Acrescentai a todas as vossas glórias
a de ganhar a causa difícil que vos confiamos.
Nós cremos, sim, nós
cremos que podeis satisfazer os nossos desejos livrando-nos das
tristezas que nos abatem e das amarguras que assolam a nossa alma;
temos, além disso, a confiança firme que nada negligenciareis em favor
dos aflitos que vos imploram. Humildemente prostrados a vossos pés, bom
São José, nós vos suplicamos, tende piedade dos nossos gemidos e das
nossas lágrimas; cobri-nos com o manto das vossas misericórdias e
abençoai-nos". Amém.
fonte:facebook
Glorioso São José
Alvaro e Daniel
Oh Glorioso São José
Deus confiou a ti
A missão de proteger
A Família de Nazaré
Nas vossas maiores aflições
Um anjo lhe apareceu
E num sonho entendeu
Que seria o pai, do filho de Deus
Vale-me São José
Nas minhas dúvidas e medos
Valei-me São José
Quando me bate o desespero
Valei-me São José
Quero seguir os seus exemplos
Nas minhas orações
Valei-me São José
Oh Glorioso São José
Glorioso São José
Cuida da minha Família
Como cuidou de Jesus e Maria
Valei-me São José
Oh Glorioso São José
Glorioso São José
És meu Santo Protetor
Meu poderoso intercessor
Valei-me São José
Jesus, Maria José
Minha família Vossa
Jesus, Maria José
Minha família Vossa
Jesus, Maria José
Minha família Vossa
Jesus, Maria José
Minha família Vossa
Reze a oração ao glorioso São José
São José, alegres louvamos teu exemplo
de doação paternal ao nosso amado Jesus.
Homem da obediência e do silêncio,
ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos
nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.
Não nos desamparai nas quedas,
e assim, como não deixastes Jesus abandonado,
caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.
Nas angustias, ouvi-nos;
nos perigos, defendei-nos;
na dor, fortificai-nos;
na tristeza, dai-nos esperança;
nas tempestades, acalmai-nos!
Castíssimo São José,
ensinai-nos a zelar pela nossa família
com amor constante e cuidado diário.
Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,
e acompanhai-nos com vossa constante proteção.
Amém!
fonte:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/oracao-ao-glorioso-sao-jose/
SEGREDO DE
SÃO JOSÉ
TRABALHE E REZE, ORE.
FIQUE EM SILÊNCIO E REZE, ORE.
AME E REZE, ORE.
ESCUTE E REZA, ORA.
NÃO DISCUTA, NÃO QUEIRA TER RAZÃO: CALE-SE.
NÃO JULGUE, NÃO CONDENE: AME.
NÃO OLHE, NÃO QUEIRA SABER: ABANDONE-SE.
NÃO ARGUMENTE, NÃO ENTRE NA PROFUNDIDADE DOS PROBLEMAS: CREIA.
NÃO SE AGITE, NÃO PROCURE FAZER: ORE.
NÃO SE INQUIETE, NÃO SE PREOCUPE: TENHA FÉ.
QUANDO VOCÊ FALA, DEUS SE CALA E VOCÊ DIZ COISAS EQUIVOCADAS.
QUANDO VOCÊ ARGUMENTA, DEUS É HUMILHADO E VOCÊ PENSA EM COISAS VÃS.
QUANDO VOCÊ APURA, DEUS É DISTANCIADO E VOCÊ TROPEÇA E CAI.
QUANDO VOCÊ SE AGITA, DEUS É LANÇADO FORA E VOCÊ FICA NA OBSCURIDADE.
QUANDO VOCÊ JULGA O IRMÃO, DEUS É CRUCIFICADO E VOCÊ JULGA A SI MESMO.
QUANDO VOCÊ CONDENA O IRMÃO, DEUS MORRE E VOCÊ CONDENA A SI MESMO.
QUANDO DESOBEDECE, DEUS FICA DISTANTE E VOCÊ MORRE.
ENTÃO:
TRABALHE E REZE, ORE.
FIQUE EM SILÊNCIO E REZE, ORE.
AME E REZE, ORE.
ESCUTE E REZE, ORE.
ESTE É O SEGREDO DE SÃO JOSÉ.
EVANGELIZE DE CORAÇÃO!!!!!!!!!!!!
Ó glorioso São José, Pai e Protetor das almas virgens, nosso Pai e Provedor, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, que é a mesma inocência, e Maria, a Virgem das virgens: Nós vos suplicamos e constantemente rogamos, por Jesus e Maria, esse dúplice penhor a Vós tão caro, façais que, preservados de toda mancha, incontaminados no pensamento, puros de coração e castos de corpo, sirvamos constantemente a Jesus e Maria, em uma perfeita castidade. Amém.
V. São José, nosso pai e provedor, rogai por nós.
Ave, São José
Homem justo, esposo Virginal de Maria, e pai davídico do Messias; bendito és tu entre os homens, e bendito é o filho de Deus que a ti foi confiado:
Jesus.
São José, Padroeiro da Igreja universal, guarda as nossas famílias na paz e na graça divina, e socorre-nos na hora da nossa morte.
Amém.
Bendito sejas São José
Bendito sejas São José, que fostes testemunha da Glória de Deus na terra.
Bendito seja o Pai eterno que vos escolheu.
Bendito seja o Filho que vos amou e o Espírito Santo que vos santificou.
Bendita seja Maria que muito vos amou!
Lembrai-Vos de São José
Lembrai-vos, oh! puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido.
Com esta confiança, venho à vossa presença; a vós com fervor me recomendo.
Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de acolhê-las piedosamente.
Oração de São José pelos agonizantes
Oh! São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da virgem Maria, rogai por nós e por todos os agonizantes deste dia (desta noite)
Oração pelos moribundos
Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, escolhido por vós para ser o vosso representante na terra, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Eterno Filho, pelo amor que tens a São José, vosso guarda fidelíssimo, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Eterno Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, zelosíssimo guarda da Santíssima Virgem Maria, Vossa amada Esposa, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Oração de São Clemente
São José, oh! meu terno pai, ponho-me para sempre sob a vossa proteção;
Considerai-me como vosso filho e preservai-me de todo o pecado.
Lanço-me nos vossos braços para que me acompanheis no caminho da virtude, e me assistais na hora da minha morte.
Jesus, Maria, José, eu vos dou meu coração e minha alma.
Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia.
Jesus, Maria, José, expire em paz entre vós minha alma.
Oração à São José I
Oh! glorioso São José, a quem foi dado o poder de tomar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Oh! Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança.
Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão.
Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José do Perpétuo Socorro rogai por nós que recorremos a vós.
Oração à São José II
A vós São José, recorremos na nossa tribulação, e depois de ter implorado o auxílio da vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos o vosso patrocínio.
Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes para com o Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno à herança que Jesus Cristo conquistou com o seu Sangue, e nos assistais, nas nossas necessidades, com o vosso auxílio e poder.
Protegei, oh! guarda providente da Divina Família, a raça escolhida de Jesus Cristo;
Afastai para longe de nós, oh! Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício; assisti-nos do alto do céu, oh! nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas;
E, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada, do Menino Jesus assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós, com vosso constante patrocínio, a fim de que a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer, e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
Oração à São José III
São José, meu amável protetor, que morrestes nos braços de Jesus e Maria, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora suprema vindo suavizar minhas dores, enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes:
Jesus, Maria, José, salvai a minha alma. Amém.
Oração à São José Operário
Para pedir emprego
Oh! meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego.
Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não.
Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D’Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antonio.
Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país.
Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no Domingo da ressurreição.
Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem prespectiva de um novo dia para minha família.
Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leia um texto da Bíblia. Mt.2, 13-23 e reze uma Ave-Maria e um Pai-Nosso
Oração a São José (São Pio X )
Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados;
De trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações;
De trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus;
De trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades;
De trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!
Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, oh! Patriarca São José!
Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.
Invocação a São José
“São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, empenhaste toda vossa vida no perfeito comprimento de vosso dever, vos mantiveste a Sagrada família de Nazaré com o trabalho de vossas mãos.
Protegei bondosamente aos que recorrem confiadamente a vós.
Vós conheces nossas aspirações e nossas esperanças.
Se dirigem a vos porque sabem que vos os compreendes e proteges.
Vós também conheces as provas, dificuldades e trabalhos.
Mas, ainda dentro das preocupações materiais da vida, vossa alma estava cheia de profunda paz e cantou cheio de verdadeira alegria pelo intimo trato que tinhas com o Filho de Deus, o qual vos foi confiado e também a Maria, sua terna Mãe.
Amém.” – João XXIII.
Preces a São José
São José, pai virginal de Jesus, rogai por nós.
São José esposo virginal de Maria, rogai por nós.
São José, homem justo segundo o coração de Deus, rogai por nós.
São José, custodio fiel da Mãe e do filho de Deus, rogai por nós.
São José, confidente intimo dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, Rogai por nós.
São José, fiel imitador das virtudes destes Sagrados Corações,rogai por nós.
São José, modelo de vida oculta e de intima união com os Sagrados Corações de Jesus e de Maria, rogai por nós.
São José, modelo de generosidade para com os Sagrados Corações de Jesus e de Maria,rogai por nós.
São José, consolado em vossas provas por estes Sagrados Corações, rogai por nós.
São José, que vivestes em Nazaré na paz dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, Rogai por nós.
São José, revestido de autoridade paternal sobre o Sagrado Coração de Jesus Cristo, rogai por nós.
São José, ardente em amor pelos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, rogai por nós.
São José que aprendestes a doçura, a humildade e a misericórdia na escola destes Sagrados Corações, rogai por nós.
São José, instruído na vida interior na escola destes Sagrados Corações, rogai por nós.
São José, que participais no céu das delícias destes Sagrados Corações, rogai por nós.
São José, que ocupais no céu um lugar perto de Jesus e de Maria, rogai por nós.
São José, poderoso protetor da Igreja, rogai por nós.
São José, compassivo advogado da Igreja, rogai por nós.
Adiantai com vossas suplicas o triunfo da Igreja, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Consolai e protegei a nosso Soberano Pontífice, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Cuidai e defendei a nossa amada pátria, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Pedi para nós o amor dos Sagrados Corações, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Rogai por todas as Famílias, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Rogai por todas a Congregações Religiosas, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Rogai pelos Sacerdotes e os Missionários, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Rogai por todos os Apóstolos dos Dois Corações, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Rogai por todos os pecadores e os que estão no erro, Oh! São José, poderoso com o Coração de Jesus!
Oração:
Oh! Deus, que ofereceis a São José como modelo da verdadeira devoção aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, e a ele nos dais como patrono em meio das provas que afligem ao mundo e a Igreja!
Concedei-nos por sua intercessão a graça de chegar a sermos verdadeiros filhos destes Sagrados Corações.
Vos pedimos pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém.
- Para implorar seu auxílio em qualquer necessidade
V. Louvemos de todo o coração o Senhor Deus nosso, honrando e recomendando-nos
com muito fervor a São José, escolhido para a dignidade mais alta e excelente,
depois da divina maternidade.
R. Por todos os séculos dos séculos.
Louvemos e demos graças à Trindade generosíssima, por ter adornado o glorioso
Patriarca São José, mais que nenhum outro santo, com seus celestes dons divinos
e carismas.
R. Por todos os séculos dos séculos.
Louvemos e demos graças à Trindade bondosíssima, por ter constituído o glorioso
São José sobre sua família, e havê-lo instituído em nosso favor, fiel
administrador de todos os seus bens.
R. Por todos os séculos dos séculos.
Louvado, exaltado e glorificado seja o Pai Eterno, por ter escolhido o excelso
São José para que junto ao Filho de Deus, fizesse suas vezes na terra, e por
lhe ter dado um coração amoroso e paternal para com o divino Filho, e
supliquemos-lhe com grande fervor e profundíssima humildade, nos conceda
benignamente o que tanto desejamos.
Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria, Glória
Louvado, exaltado e glorificado seja o Filho Unigênito, por ter recebido o
excelso São José por seu Pai adotivo, e infundido em seu coração um cuidado
amoroso e diligente para zelar por sua vida, alimentá-lo, vesti-lo e
defendê-lo; e supliquemos-lhe confiantemente nos conceda a graça de que tanto
necessitamos.
Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria, Glória
Louvado, exaltado e glorificado seja o Espírito Divino, que no egrégio São José
deu à Virgem Imaculada um esposo castíssimo, muito semelhante à celeste
Senhora, e fiel custódio da sua virgindade, enchendo ao mesmo tempo o coração
do ilustre Patriarca de muito amor e grande estima do tesouro que lhe tinha
confiado; e roguemos-lhe e até importunemo-lo humildemente e com afeto de
filhos, para conseguir a graça de que tanto precisamos, que tanto desejamos, e
pela qual tanto suspiramos.
Amém.
Pai Nosso, Ave-Maria, Glória
ORAÇÃO
Ó glorioso São José, a quem o Pai Eterno comunicou sua paternidade, o Filho
divino honrou com esta mesma qualidade e o Espírito Santo escolheu para ser
esposo de sua mesma Esposa; eu vos felicito e vos dou mil parabéns, porque
fostes levantado a tão alta dignidade e adornado de tantas graças. Mas
lembrai-vos ó glorioso Santo, que de alguma maneira também sois nosso pai,
porque o sois de Jesus, nosso irmão maior. Não esqueçais ainda que sois
verdadeiro esposo de nossa Mãe muita amada e por esse mesmo título também pai
dos filhinhos daquele Coração Imaculado. Ora, cheios de confiança filial,
erguemos hoje os olhos e os fitamos nesse vosso rosto bondosíssimo, e a Vós
bradamos na presente necessidade, bem assim como os pintinhos constantemente
bradam por suas mães, e ainda com muito mais razão, porque não há amor de mãe,
por extremosa que seja, que iguale nem se possa comparar ao amor que Vós nos
tendes. Lançai, pois, um olhar amoroso para os que assim vos contemplam, e para
os que a Vós clamam do fundo de seus corações. Compadeçam-se essas entranhas,
já de si tão ternas, das necessidades em que nos encontramos.
Ó Pai amado, que nossas obras digam com o nome que levais, que significa
acréscimo; desempenhai dignamente o título de Padroeiro e Protetor universal,
que vos dá a Igreja. Fazei conosco segundo a multidão de vossas misericórdias,
e sejam as obras garantia de vossos ofícios: fazei, enfim, como quem sois.
Olhai, Pai misericordiosíssimo, que não mudastes de condição, que o vosso poder
estende-se a todas as nossas necessidades; eia, zelai por vossa honra. E se
tudo isto não bastar, vo-lo pedimos pelo grande amor que tivestes a vossa amada
Esposa e ao bom Jesus, de cuja divina presença desejamos gozar convosco, por
toda a eternidade, na celeste Jerusalém.
Amém.
Terço a São José
Aprenda a rezar o terço a São José
Nas contas grandes:
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas:
Valei-me, São José.
No fim, reze este oferecimento:
“A vós, glorioso São José, ofereço este terço em louvor e glória de Jesus e Maria, para que seja minha luz e guia, minha proteção e defesa, minha fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos e tribulações, principalmente na hora da agonia.
Pelo nome de Jesus, pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falai em meu favor, advogai a minha causa no Céu e na Terra, alegrai a minha alma para honra de Jesus, de Maria e vossa. Amém.”
fonte:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/terco-a-sao-jose/
São José – Ladainha
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus Pai do Céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós
São José, ilustre descendente de Davi,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Pai nutrício do Filho de Deus,
Insígne defensor de Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José Justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amigo dos pobres,
Modelo dos operários,
Honra da vida doméstica,
Guarda das virgens,
Amparo das família,
Alívio dos infelizes,
Esperança dos enfermos,
Padroeiro dos agonizantes,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Jesus Cristo, ouvi- nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
— Rogai por nós, São José.
— Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos: Ó Deus, que por inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José, para esposo de vossa Mãe Santíssima. Concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no Céu como intercessor. Vós, ó Deus, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
fonte:https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/oracao/so-jos-ladainha/
As 7 dores e 7 alegrias de São José
Há, entre os devotos de São José, a belíssima tradição de preparar-se para a sua solenidade, em 19 de março, meditando as suas dores e alegrias ao longo dos sete domingos que antecedem esta festa litúrgica tão inspiradora.
Neste ano, é possível iniciá-la neste próximo domingo, dia 5 de fevereiro, já que, em 2023, a solenidade recairá no dia 20 de março, uma segunda-feira.
Segundo a tradição, medita-se em cada um destes sete domingos sobre uma das sete dores e das sete alegrias de São José, que recordamos a seguir.
Primeira Dor: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo (Mt 1,18).
Primeira Alegria: O anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo (Mt 1, 20-21).
Segunda Dor: Veio para o que era seu, e os seus não o acolheram (Jo 1,1).
Segunda Alegria: Foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura (Lc 2,16).
Terceira Dor: Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido (Lc 2,21).
Terceira Alegria: A quem porás o nome de Jesus, será chamado Filho do Altíssimo…, e o seu reino não terá fim (Lc 1, 31 e 32).
Quarta Dor: Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações (Lc 2, 34).
Quarta Alegria: Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações (Lc 2, 30.32).
Quinta Dor: O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! (Mt 2,13).
Quinta Alegria: Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: ‘Do Egito chamei o meu Filho’ (Mt 2,15)
Sexta Dor: José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá (Mt 2, 22).
Sexta Alegria: Depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno (Mt 2,23).
Sétima Dor: Começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura (Lc2, 44)
Sétima Alegria: Três dias depois, O encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas (Lc 2,45).
Intercessão de São José pela Igreja
“A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que os uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.
Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter, no céu, a eterna bem-aventurança. Assim seja”.
Dulcíssimo São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme da fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.
Reze a oração ao glorioso São José
São José, alegres louvamos teu exemplo
de doação paternal ao nosso amado Jesus.
Homem da obediência e do silêncio,
ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos
nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.
Não nos desamparai nas quedas,
e assim, como não deixastes Jesus abandonado,
caminhai conosco, intercedendo a Deus por nós.
Nas angustias, ouvi-nos;
nos perigos, defendei-nos;
na dor, fortificai-nos;
na tristeza, dai-nos esperança;
nas tempestades, acalmai-nos!
Castíssimo São José,
ensinai-nos a zelar pela nossa família
com amor constante e cuidado diário.
Livrai nossas famílias dos perigos espirituais e temporais,
e acompanhai-nos com vossa constante proteção.
Amém!
oração fonte canção nova
Cordão de São José
O nome José, em hebraico, significa: “Deus cumula de bens” e, sem dúvida, este casto, amado e humilde carpinteiro de Nazaré foi cumulado de bens ao aceitar a nobre missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. São José, Pai virginal de Jesus, Esposo da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, e guarda do Filho de Deus, patrono Universal da Santa Igreja, protetor e modelo dos operários, modelo e protetor das famílias e conforto dos atribulados, rogai sempre por nós que recorremos a Vós.
ORIGEM, FINALIDADE, MODO DE USAR E BENEFÍCIOS
O Cordão de São José teve usa origem na Bélgica, mais precisamente, na cidade de Anvers, onde se localizava o convento das Agostinianas. Conta-se que Sóror Isabel Sillevorts foi, em determinada ocasião, atacada do “mal de pedra”, sem que todos os recursos da medicina, empregados para curá-la, surtissem qualquer efeito. Devota de São José, Sóror Isabel, animada da mais firme confiança no Patrocínio deste Glorioso Santo, conseguiu que um Sacerdote lhe benzesse um cordão, cingindo-o à cintura, em homenagem ao grande Patriarca, abandonando, dessa forma, os recursos da terapêutica e iniciando, com todo o fervor, uma Novena de Súplica ao Esposo puríssimo da Virgem Maria, Mãe de Deus. Alguns dias depois, mais precisamente em 10 de junho de 1649, quando, entre fortes dores, fazia ao Santo as mais ardentes súplicas, Sóror Isabel se vê livre de um cálculo de dimensões muito grandes, ficando, assim, completamente curada. A repercussão do milagre foi muito grande e rápida, fazendo com que aumentasse, nos habitantes de Anvers, a devoção a São José, que já não era pequena. Em 1842, na Igreja de São Nicolau, em Verona, por ocasião dos piedosos exercícios do mês de São Paulo, foi esse fato publicado, causando grande repercussão e muitas pessoas enfermas cingiram-se com o cordão bento e experimentaram o valioso auxílio do Glorioso Patriarca, o Santíssimo José. O uso do Cordão de São José foi crescendo cada vez mais e, hoje, ele não é só procurado para alívio das enfermidades corporais, mas, também, e com igual sucesso, para os perigos da alma. Devemos, também, salientar que, o Cordão de São José é utilizado como uma arma poderosa, contra o demônio da impureza. Devido à sua comprovada eficácia contra os males corporais, espirituais e morais, a Santa Sé autorizou a Devoção do Cordão de São José, permitindo até que fosse usado pública e solenemente. Permitiu, também, a Santa Sé a fundação da Confraria e Arquiconfraria do Cordão de São José, elevando uma delas à categoria de PRIMÁRIA. Em setembro de 1859, dando provimento a uma petição do Bispo de Verona, a Sagrada Congregação dos Ritos aprovou a fórmula da Bênção do Cordão de São José. O Cordão de São José deve ser confeccionado com linho ou algodão bem alvejado. A pureza e a alvura desses materiais nos hão de indicar a candura e a virginal pureza de São José, castíssimo esposo da Virgem Maria, Mãe de Deus.
Numa das extremidades, o Cordão tem Sete nós que representam as sete tristezas e as sete alegrias do Glorioso São José. Por fim, deve o Cordão de São José ser bento com bênção própria, por sacerdotes que tenham faculdades para isto, dentre eles, o Padre Pedro Antonio Bach, da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. O Cordão de São José, desde que esteja bento, pode ser usado das seguintes formas: Usá-lo cingido à cintura sob a roupa (o cordão maior), no pulso (o cordão menor) ou tê-lo bem guardado para ser usado por ocasião de dores e sofrimentos físicos, aplicando-o com fé na parte enferma do corpo, como costumamos fazer com medalhas do Senhor Jesus e de Nossa Senhora, rezando, então, a São José, sete vezes o Glória ao Pai. Pode, também, ser usado no carro, nos livros escolares, na carteira de documentos, na carteira de motorista, no travesseiro etc. Pode, também, ser colocado na cabeceira do doente e no pulso. As pessoas que usarem, habitualmente, o Cordão de São José terão a graça da boa morte. Aqueles que o trouxerem, constantemente, consigo, terão proteção, especialmente, na guarda e na defesa da sublime virtude da castidade, em qualquer de seus três graus e categorias. O Cordão de São José pode e deve ser usado pelas gestantes que o levarão cingido à cintura, protegendo-as do perigo de aborto, nos partos difíceis etc, como comprovam centenas de fatos. Deve-se rezar, diariamente, Sete Glórias ao Pai em honra das sete dores e das sete alegrias de São José, ou qualquer outra oração a São José. O Papa Pio IX enriqueceu esta fácil e benéfica devoção, com várias indulgências plenárias e parciais.
INDULGÊNCIAS:
Dias nos quais se lucram indulgências plenárias trazendo consigo o
cordão: No dia do recebimento do Cordão; No Natal (25/12); Na festa de
Nossa Senhora Mãe de Deus e Circuncisão (01/01); Na festa de Reis
(06/01); na festa da Páscoa, na festa da Ascensão, na festa de
Pentecostes e na festa de Corpus Christi; Na Festa do Sagrado Coração de
Jesus; Na festa do Imaculado Coração de Maria (22/08); Na Festa da
Assunção de Nossa Senhora (15/08); na Festa dos Esponsais de São José
(23/01) e na Festa de São José (19/03); Na festa de São José Operário
(01/05); e em perigo de morte.
Condições para ganhar as indulgências plenárias:
a) Confissão;
b) Comunhão;
c) Um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai, nas intenções do Santo Padre o Papa.
Deve-se rezar diariamente sete Glórias ao Pai em honra das sete dores e das 7 alegrias de São José, ou qualquer outra oração a São José como, por exemplo, as seguintes orações:
ORAÇÃO RECORDANDO AS SETE PRINCIPAIS TRISTEZAS E AS SETE PRINCIPAIS ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ (conforme os sete nós do cordão)
1) Ó Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim, como foi grande a amargura de vosso coração na perplexidade de abandonardes a vossa castíssima Esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação. Por esta tristeza e por esta alegria, vos pedimos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte, semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
2) Ó felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para ser o Pai adotivo do Verbo emanado, a tristeza que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus menino, se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a Angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela brilhantíssima noite. Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores de glória celeste.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
3) Ó obedientíssimo executor das divinas Leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na Circuncisão derramou o Redentor-Menino vos transpassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.
Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expirar cheios de júbilo com o nome de Jesus no coração e na boca.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
4) Ó fidelíssimo Santo, que tivestes parte nos mistérios de nossa Redenção, glorioso São José, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer, vos causou mortal angústia, também vos encheu de suma alegria pela salvação e gloriosa ressurreição que, igualmente, predisse teria de resultar para inumeráveis almas.
Por esta tristeza e por esta alegria, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da SS. Virgem, sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
5) Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito. Mas, qual não foi também vossa alegria o por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos egípcios.
Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente, com a fuga das ocasiões perigosas, sejam extirpados do nosso coração todos os idílios de afetos terrenos e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e, na alegria do seu amor, expiremos.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
6) Ó anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso a vossos mandados, se a vossa consolação, ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, contudo, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e Maria.
Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz da consciência, de viver seguros com Jesus e Maria e também de morrer assistidos por eles.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
7) Ó exemplar de toda santidade, glorioso São José, que perdeste, sem culpa vossa, o Menino Jesus, e com grande angústia houvestes de procurá-lo por três dias até que, com sumo júbilo, gozastes do que era vossa vida, achando-o no Templo entre os doutores.
Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca se suceda perder a Jesus por culpa grave; mas, se por desgraça o perdermos, com tão grande dor o procuremos que o achemos favorável, especialmente em nossa morte, para passarmos a gozá-la no céu e lá cantarmos convosco suas divinas misericórdias.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Rogai por nós, Santíssimo José. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Oremos: Ó Deus, que por Vossa inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de Nossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Assim seja.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PELA FAMÍLIA – Grande Santo, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede vós, vo-lo pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morremos no amor de Jesus, de Maria e do Vosso. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém. Pai Nosso e Ave Maria.
ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES
– São José, Pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Virgem
Maria, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia (ou desta noite).
V: São José, padroeiro dos agonizantes.
R: Rogai por nós.
Sugestão - (livro que comprei e gostei muito) https://loja.institutohesed.org.br/manto-sagrado-e-o-cordao-de-sao-jose-o-instituto-hesed
Rogo hoje pelas almas que se encontram no purgatório por não terem buscado a sua segurança em Deus nos momentos de calamidade, mas ao contrário, culparam a Deus pelos males que assolavam a sua vida.
Olhai por todos os que se desesperaram e que deram fim à sua vida como forma de abreviar os seus sofrimentos. Vós, que sois o padroeiro da boa morte, possais alcançar para essas almas aflitas o conforto do céu.
( Rezar um Pai Nosso e 7 Ave Maria ).
Dai-lhes Senhor o descanso eterno e que a luz perpétua as iluminem, Amém. São José valei-nos.
Nossa Senhora apareceu inúmeras vezes ao longo da história da Igreja, mas também seu castíssimo esposo se deu a conhecer a alguns santos e fiéis espalhados pelo mundo. Saiba onde aconteceram as principais aparições de São José e conheça suas histórias.
Joseph PronechenTradução: Equipe Christo Nihil Praeponere
20.Ago.2021Tempo de leitura: 8 minutos
Enquanto a Santíssima Virgem Maria apareceu inúmeras vezes ao longo dos séculos, as aparições de São José aprovadas pela Igreja foram menos frequentes, mas muito significativas e importantes. Santos como Santa Teresa de Ávila, Santa Gertrudes e Santa Faustina foram abençoados por suas aparições e intercessão, assim como os habitantes das localidades de Flandres, na Bélgica, Knock, na Irlanda, e Fátima, em Portugal.
Santos procuram o seu auxílio. — No século XVI, Santa Teresa d’Ávila disse que ele lhe apareceu quando ela estava com problemas para estabelecer um determinado convento. Ela escreveu em sua autobiografia:
Numa ocasião, estando numa necessidade que não sabia resolver nem tendo com que pagar os operários, apareceu-me São José, meu verdadeiro pai e senhor, e deu-me a entender que recursos não me faltariam e que eu devia contratá-los. Eu o fiz sem dispor de um centavo, e o Senhor, por caminhos que espantavam aos que o viam, me forneceu os recursos (Livro da Vida XXXIII 12).
Essa grande devota de São José, que batizou suas fundações em homenagem ao amado santo, recebeu ainda outra visita dele. No ano de 1521, em Ávila, na festa de Nossa Senhora da Assunção, num mosteiro da Ordem do glorioso São Domingos, escreveu Santa Teresa:
De repente, veio-me um arroubo tão intenso, que quase perdi os sentidos… tive a impressão de que me cobriam com uma roupa de grande brancura e esplendor. No início, eu não via quem o fazia, tendo percebido depois Nossa Senhora do meu lado direito e meu pai São José do esquerdo, adornando-me com aquelas vestes. Eles me deram a entender que eu estava purificada dos meus pecados.
Depois que acabaram de me vestir, estando eu com enorme deleite e glória, tive a impressão de que Nossa Senhora tomava-me as mãos, dizendo-me que lhe dava muito contentamento ver-me servir ao glorioso São José e que eu estivesse certa de que o mosteiro se faria de acordo com o meu desejo, sendo o Senhor e eles dois muito bem servidos ali. Eu não devia temer que nisso viesse a haver quebra… (Livro da Vida XXXIII 14).
Mais de dois séculos antes, na solenidade da Anunciação, Santa Gertrudes, a Grande, teve uma visão em que Nossa Senhora lhe revelou a glória de São José. Gertrudes registrou:
Eu vi o céu aberto e São José sentado num trono magnífico. Senti-me maravilhosamente tocada quando, cada vez que seu nome era mencionado, todos os santos se inclinavam profundamente a ele, mostrando, pela serenidade e doçura de seus olhares, que eles se alegravam com ele por sua elevada dignidade.
São José também deu uma direção particular quando apareceu a Santa Faustina em julho de 1937, enquanto ela estava na casa de sua congregação em Rabka, Polônia, durante uma convalescença. Em seu Diário, ela registrou:
São José pediu que eu tivesse uma incessante devoção a ele. Ele mesmo me disse que eu rezasse diariamente três orações [Pai-nosso, Ave-Maria e Glória] e uma vez o Lembrai-vos [Memorare]. Olhava com muita bondade e me fez conhecer o quanto é favorável a essa obra [da Misericórdia]. Prometeu-me a sua especial ajuda e proteção. Todos os dias rezo as orações recomendadas e sinto a sua especial proteção (n. 1203).
Aparições. — No início do século XVI, surgiu uma devoção, pedida pelo próprio São José, chamada “os sete pai-nossos de São José”, que no início do século XVIII seria ampliada e conhecida como “as sete dores e alegrias de São José”.
Ela surgiu depois de um navio que navegava ao longo da costa de Flandres naufragar durante uma terrível tempestade. Pe. Matthew Spencer, superior provincial dos Oblatos de São José, compartilhou os detalhes durante algumas palestras na Relevant Radio. A bordo estavam dois frades franciscanos, que permaneceram agarrados aos pedaços dos destroços do navio. Por três dias e três noites, eles conseguiram manter-se à tona. Eles sempre foram devotos de São José, por isso lhe imploravam continuamente, com grande fervor, que viesse em seu auxílio e os salvasse.
Pe. Spencer disse que, no terceiro dia, um homem muito radiante apareceu e disse-lhes que tivessem fé e confiança em São José. Eles obedeceram. O homem os resgatou, levando-os em segurança para a costa. Uma vez em terra, os dois frades perguntaram quem era ele e como lhe poderiam agradecer ou que honra lhe poderiam prestar.
São José também visitou a pequena aldeia de Cotignac na Provença, França, em 7 de junho de 1660, durante um verão excepcionalmente quente. Por volta das 13h, um jovem pastor chamado Gaspard Ricard descansou no monte Bessillon, em busca de alívio para o calor escaldante e sua sede excepcional. Olhando para cima, viu um homem alto.
Apontando para uma grande pedra, o homem disse: “Eu sou José. Levante-a e você beberá”. Ricard não perguntou como levantaria a enorme pedra: ele imediatamente foi em direção a ela e foi capaz de erguê-la, descobrindo, como José disse, uma nascente de água doce embaixo dela. Ao erguer os olhos para agradecer ao estranho, Ricard viu que o homem havia desaparecido. O pastor correu à aldeia para contar o sucedido aos habitantes da cidade, que correram para ver a fonte recém encontrada.
De acordo com O Santuário da Sagrada Família: Provença, França, um documentário produzido pela rede americana EWTN, “a fonte apontada por São José... tem abundantes qualidades medicinais e atrai pessoas de toda a região, que vêm para se lavar, saciar a sua sede e encontrar cura para suas enfermidades”.
Moradores construíram a primeira capela no local, e curas aconteceram no santuário e na nascente. Por exemplo, em 1662, Pe. Allard, do oratório construído no local, escreveu: “As águas de São José trazem milagres. Desde que voltei, um homem que conhecemos de Avinhão, coxo de nascença, foi à nascente e voltou curado, deixando lá suas muletas. Todo o mundo bebe e leva consigo um pouco d’água”. Uma história no site do Santuário de São José de Bessillon, conta que, naquela época, “de todos os lugares da província e dos países vizinhos, iam à fonte os enfermos de todos os tipos, e a maioria deles voltava curada ou confortada em suas enfermidades”. A fonte nunca secou.
Como resultado desses eventos milagrosos, o rei Luís XIII decretou que, a partir de 19 de março de 1661, a festa de São José seria celebrada como feriado em todo o reino. O rei já havia consagrado a si mesmo, seu trono e a França à Virgem Maria porque ele e a rainha sabiam de sua aparição com o Menino Jesus, também em Cotignac, um pouco antes, no local da nova capela de Nossa Senhora das Graças, a 2 milhas de distância.
Também em 1661, o bispo de Fréjus uniu os dois locais de aparição sob o título de “Santuário da Sagrada Família” e declarou: “Deus, pelas graças que desejou conceder em honra de São José, não quis separar, na devoção dos fiéis, as duas pessoas santas [Maria e José] que ele uniu na Terra para o mistério da nossa salvação”.
Na Igreja, remontando ao ensino do Concílio de Trento, o bispo é a principal autoridade para investigar as aparições que acontecem em sua diocese. Ainda hoje os fiéis vêm a este vilarejo francês em busca da ajuda de José.
Dois séculos depois, na noite de 21 de agosto de 1879, São José apareceu com Nossa Senhora e São João Evangelista em Knock, Irlanda, numa igreja paroquial. José ficou ao lado direito de Maria. O Cordeiro de Deus também apareceu num altar. Como registrado nos arquivos oficiais de Knock, Patrick Hill, entre os 15 moradores que viram a aparição, relatou que São José apareceu “à direita da Santíssima Virgem; sua cabeça estava curvada entre os ombros, para a frente; ele parecia estar prestando obséquio… suas mãos estavam unidas como as de uma pessoa em oração”.
Uma testemunha, Mary Byrne, descreveu como “a cabeça de José estava ligeiramente inclinada, e inclinada para a Santíssima Virgem, como se estivesse mostrando-lhe respeito”.
O mariólogo Mons. Arthur Calkins, em seu artigo A aparição de São José em Knock, explicou que, “nestes últimos tempos, por meio de aparições e do aprofundamento da consciência da Igreja, Deus está chamando nossa atenção para a grandeza de São José por seu seu papel na história da salvação e pelo poder de sua intercessão”.
Ele citou o sacerdote e mariólogo irlandês Pe. Michael O’Carroll, que percebera na aparição de São José uma forma de nos convencermos a “buscar ajuda na oração para compreender o papel dele na vida da Igreja e em nossa vida pessoal”.
Em 13 de outubro de 1917, a aparição mais proeminente de São José no século XX aconteceu em Fátima, durante o milagre do Sol. A vidente de Fátima, Serva de Deus Irmã Lúcia dos Santos, em suas Memórias, descreveu como, durante a aparição, os videntes viram “ao lado do Sol, São José com o Menino [Jesus], e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz”.
A aparição de São José foi um lembrete sobre a importância da paternidade e da família.
“A paternidade de São José, como em todos os pais humanos, é um reflexo da paternidade de Deus Pai numa criatura”, escreveu Mons. Joseph Cirrincione em seu livreto St. Joseph, Fatima and Fatherhood [“São José, Fátima e a Paternidade”]. “A visão de São José e do Menino Jesus a abençoar o mundo, com Maria ao lado do Sol, que não saiu do seu lugar, é a garantia de Deus de que, embora o homem possa rejeitá-lo, Ele nunca rejeitará o homem”.
São José é, enfim, uma fonte sempre presente de ajuda aos fiéis. Como disse o Venerável Pio XII, em 1955: “Se quereis estar perto de Jesus, também hoje vos repetimos: Ite ad Ioseph, ‘ide a José’ (Gn 41, 55)!”
Apresentamos, a seguir, um modelo de oração de 30 dias a São José. O fiel pode rezá-la ao longo de trinta dias consecutivos, apresentando a São José, no final da oração, os pedidos pelos quais gostaria que ele intercedesse junto a Deus, na qualidade de pai adotivo do Seu Filho, esposo de Nossa Senhora e padroeiro universal da Igreja.
Amado São José,
Do abismo da minha pequenez, ansiedade e sofrimento, eu te contemplo com emoção e alegria no céu, mas também como pai dos órfãos sobre a terra, consolador dos tristes, amparo dos desvalidos, regozijo e amor dos teus devotos perante o trono de Deus, do teu Jesus e de Maria, tua santa Esposa.
Por isso, pobre e necessitado, a ti dirijo hoje e sempre as minhas lágrimas, meus rogos e clamores da alma, meus arrependimentos e esperanças; e hoje, especialmente, trago a ti uma dor para que a alivies, um mal para que o remedies, uma desgraça para que a impeças, uma necessidade para que a socorras, uma graça para que a obtenhas para mim e para as pessoas que amo.
E, para comover-te, durante trinta dias contínuos te pedirei e te rogarei, em reverência aos trinta anos que viveste na terra com Jesus e Maria, e te pedirei urgente e confiadamente, invocando as diversas etapas e sofrimentos da tua vida. Sobram-me motivos para ter a confiança de que não tardarás em ouvir o meu pedido e remediar minha necessidade; tão firme é minha fé na tua bondade e no teu poder que tenho a certeza de que me conseguirás o que necessito e até mais do que te peço e desejo.
1 – Peço-te pela bondade divina que levou o Verbo Eterno a se encarnar e nascer na pobre natureza humana, como Deus de Deus, Deus Homem, Deus do Homem, Deus com o Homem.
2 – Suplico-te pela tua obediência ao Espírito ao não abandonares Maria, mas a tomares como esposa e ao seu filho como teu, tornando-te pai adotivo de Jesus e protetor de ambos.
3 – Rogo-te pelo teu sofrimento quando buscavas um estábulo para berço de Deus, nascido entre os homens; pela tua dor ao vê-lo nascer entre animais, sem lhe poderes conseguir lugar melhor.
4 – Peço-te pela abertura do teu coração ao te deixares comover com o louvor dos pastores e com a adoração dos reis do Oriente; pela tua incerteza ao pensares no que seria desse Menino, tão especial e, ao mesmo tempo, tão igual a todos os outros.
5 – Suplico-te pelo teu sobressalto ao escutares do anjo a morte decretada contra o teu filho, o próprio Deus; pela tua obediência e pela tua fuga até o Egito, pelos medos e perigos do caminho, pela pobreza do desterro e pelas tuas ansiedades ao voltares do Egito a Nazaré.
6 – Peço-te pelas tuas aflições dolorosas de três dias ao perderes Jesus e pelo teu alívio ao encontrá-lo no templo; pela tua felicidade nos trinta anos que viveste em Nazaré com Jesus e Maria confiados à tua autoridade e providência.
7 – Rogo-te e espero pelo heroico sacrifício e aceitação da missão do teu filho na cruz, de morrer por nossos pecados e pela nossa redenção.
8 – Peço-te pelo desprendimento com que todos os dias contemplavas as mãos de Jesus, a serem um dia perfuradas pelos pregos da cruz; aquela cabeça, que se reclinava ternamente sobre o teu peito, a ser coroada de espinhos; aquele corpo inocente que abraçavas sobre o teu coração, a ser sangrado nos braços da cruz; aquele momento último em que o verias expirar e morrer, por mim, pela minha alma, pelos meus pecados.
9 – Peço-te pela tua doce passagem desta vida nos braços de Jesus e Maria, e pela tua entrada no céu dos justos, onde tens o teu trono de poder.
10 – Suplico-te pelo teu regozijo e alegria quando contemplavas a ressurreição de Jesus, sua ascensão e entrada nos céus e seu trono de Rei.
11 – Peço-te pela tua felicidade quando viste Maria ser assunta aos céus pelos anjos e coroada pelo Eterno, entronizada junto contigo como mãe, senhora e rainha dos anjos e homens.
12 – Rogo e espero confiantemente, pelos teus trabalhos, dores e sacrifícios na terra e pelos teus triunfos e glória, a feliz bem-aventurança no céu, com teu filho Jesus e tua esposa Maria Santíssima.
Ó meu bom São José! Sinto em mim uma força misteriosa, que me alenta e obriga a te pedir e suplicar e a esperar que me obtenhas de Deus a grande e extraordinária graça que vou depositar perante o teu altar e imagem e perante o teu trono de bondade e poder no céu: confio em ti, querido São José.
Neste momento, elevando o coração ao alto, apresentar a Deus, com a ajuda de São José e com amorosa instância, a graça que se deseja.
fonte:https://pt.aleteia.org/2021/03/22/a-oracao-dos-30-dias-a-sao-jose-uma-poderosa-devocao-catolica/