sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CURIOSIDADES

 

 

30 de Abril

Lei Nº 6.791 - 09/06/1980

 

Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.
Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.
No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.
Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.
A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.
Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes. A força feminina é suave e poderosa por si só.
A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.
Fonte: Planeta news
Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br

 

Menina carioca de 9 anos pode ser canonizada

http://www.webtvcn.com/canal/noticias/canonizacao _menina_rj05012012 

O Papa Bento XVI foi presenteado com uma tiara pontíficia durante a Audiência Geral de 25 de maio de 2011, por um grupo de católicos alemães, feita de zinco, prata e bronze, e adornada com pedras semi-preciosas, produzida na Bulgária, por uma empresa que faz paramentos litúrgicos ortodoxos.
Fonte:http://madreigrejaemfotos.blogspot.com
Cálice confeccionado para a Proclamação do
Dogma da Imaculada Conceição, em 1854. O cálice
mais precioso do Vaticano.
Cálice do Papa Beato Pio IX (1846~1878)
Foto do cálice que já foi usado pelo Papa Beato Pio IX (como também por um de seus sucessores, o Papa João Paulo II em várias ocasiões). Totalmente rodeado de pedras preciosas e adornos que deixam o cálice com um tom de maior preciosidade e dignidade para se celebrar uma Santa Missa.

 

História dos Ovos de Páscoa
FONTE: ARAUTOSDO EVANGELHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário