segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - NOVENA DA MEDALHA MILAGROSA

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Santuário da Medalha Milagrosa
 Tijuca, Rio de Janeiro / Foto: Emilton Rocha














          


                                  7 detalhes da Medalha Milagrosa.

A Virgem da Medalha Milagrosa, cuja festa foi celebrada no último dia 27 de novembro;
Pediu a Santa Catarina Labouré que fizesse uma Medalha igual a que ela viu no momento da aparição.
Ela fez esta medalha e Deus realizou muitos milagres e alcançou muitas graças aos que a utilizam.
Mas, o que indicam os símbolos que aparecem na Medalha e qual é a sua mensagem?

1. Triunfar sobre Satanás

Na frente da Medalha Milagrosa, aparece a Virgem Maria esmagando a cabeça da serpente que está sobre o mundo:
Ela, a Imaculada, tem todo poder em virtude de sua graça para triunfar sobre Satanás.

2. Evoca o Apocalipse

As doze estrelas da cabeça de Maria e a cor de seu manto mostram a mulher vestida de sol, do Livro do Apocalipse.

3. Raios das graças

Suas mãos estendidas, transmitindo raios de graça são sinal de sua missão de Mãe e Medianeira das graças que derrama sobre o mundo e a quem lhes peça.

4. Sinal da Imaculada

A famosa inscrição “Oh Maria” afirma a Imaculada Conceição da Virgem, manifestada a Santa Catarina nesta aparição em 27 de novembro de 1830, muito antes do dogma ser proclamado em 1854.
Do mesmo modo, indica a missão de intercessão da Mãe de Deus, a quem podemos procurar com confiança.

5. A realeza de Maria

O globo, que representa a terra, está sob os pés da Virgem Maria, porque Ela é a rainha do céu e da Terra.

6. Mãe do crucificado

Na parte de trás da Medalha está a letra “M”, símbolo de Maria e da sua maternidade espiritual.
A cruz é o mistério da redenção e sustenta a letra “Yota” do alfabeto grego ou a “I”, que é um monograma do nome “Jesus”.
Tudo isso simboliza a Mãe de Cristo crucificado.

7. A Igreja com os Corações Sagrados

As doze estrelas são um símbolo da Igreja que Nosso Senhor fundou com os Apóstolos.
fonte:Associação Devotos de Fátima






 

              NOVENA DA MEDALHA MILAGROSA

1°-Sinal da Cruz
2°-Ato de Contrição
3°-Leitura do Dia
4°-Suplica a Nossa Senhora

ATO DE CONTRIÇÃO
Meu bom Jesus que por mim morrestes na cruz,tende piedade de mim,perdoai os meus pecados e dai-me a graça de nunca mais pecar.
1° Dia- 1° Aparição
Contemplemos a Virgem Imaculada, em sua primeira aparição a Santa Catarina Labouré.A piedosa noviça guiada por seu Anjo da Guarda é apresentada à Imaculada Senhora.Consideremos sua inefável alegria.Seremos também felizes,como Santa Catarina,se trabalharmos com ardor na nossa santificação.Gozaremos as delícias do Paraíso,se nos privarmos dos gozos terrenos.

2° DIA-LÁGRIMAS DE MARIA

Contemplemos Maria,chorando sobre as calamidades que viriam sobre o mundo,pensando que o Coração de seu Filho seria ultrajado,a cruz escarnecida e seus filhos prediletos perseguidos.Confiemos na Virgem compassiva e também participaremos do fruto de suas lágrimas.

3° DIA-PROTEÇÃO DE MARIA

Contemplemos nossa Imaculada Mãe,dizendo em suas aparições a Santa Catarina:"Eu mesma estarei convosco,não vos perco de vista e vos concederei abundantes graças".Sede para mim, Virgem Imaculada o escudo e a defesa em todas as necessidades.

4° DIA-SEGUNDA APARIÇÃO
Estando Santa Catarina Labouré em oração, a 27 de novembro de 1830,apareceu-lhe a Virgem Maria,formosíssima,esmagando a cabeça da serpente infernal.Nesta aparição se vê seu desejo imenso de nos proteger sempre contra o inimigo de nossa salvação.Invoquemos a Imaculada Mãe com confiança e amor!

5° DIA- AS MÃOS DE MARIA
Contemplemos,hoje, Maria desprendendo de suas mãos raios luminosos."Estes raios-disse Ela-são a figura das graças que derramo sobre todos aqueles que mas pedem e aos que trazem com fé minha medalha".
Não desperdicemos tantas graças!Peçamos com fervor,humildade e perseverança e Maria Imaculada nô-las alcançará.

6° DIA -TERCEIRA APARIÇÃO
Contemplemos Maria aparecendo à Santa Catarina,radiante de luz,cheia de bondade,rodeada de estrelas e mandando cunhar uma medalha,prometendo a todos que a trouxerem com devoção e amor muitas graças.Guardemos fervorosamente a Santa Medalha e, como escudo ela nos protegerá nos perigos.

7° DIA DA NOVENA
Ó Virgem Milagrosa,Rainha Excelsa,Imaculada Senhora,sede minha advogada,meu refúgio e asilo nesta terra,minha fortaleza e defesa na vida e na morte,meu consolo e minha glória no céu.
8° DIA DA NOVENA
Ó Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa,fazei que esses raios luminosos,que irradiam de vossas mãos virginais,iluminem minha inteligência para melhor conhecer o bem e abrasem meu coração com vivos sentimentos de fé,esperança e caridade.

9° DAI DA NOVENA
Ó Mãe Imaculada,fazei que a cruz de vossa Medalha brilhe sempre diante de meus olhos,suavize as penas da vida presente e me conduza à vida eterna.
SÚPLICA A NOSSA SENHORA
Ó Imaculada Virgem,Mãe de Deus e nossa Mãe,ao contemplarmos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem,cheios de confiança na Vossa poderosa intercessão,inúmeras vezes manifestada, pela Medalha Milagrosa,embora reconhecendo a nossa indignidade,por causa de nossas inúmeras culpas,acercamos de vossos pés,para vos expor durante esta novena,as nossas mais prementes necessidades.
PEDE-SE A GRAÇA
Escutai, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiante solicitamos para maior glória de Deus,engrandecimento de vosso Nome e bem de nossas almas.E para melhor servirmos ao Vosso Divino Filho, inspirai-os profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre,verdadeiros cristãos.Amém.
Santíssima Virgem!Eu creio e confesso, vossa Santa e Imaculada Conceição,pura e sem mancha.Ó puríssima Virgem Maria,por Vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus,alcançai-me de vosso amado Filho, a humildade,,a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem,uma santa vida e uma boa morte, e a graça que peço com toda confiança.
Amém.


 Santuário da Medalha Milagrosa, Tijuca, Rio de Janeiro /
Foto: Emilton Rocha


História de Medalha Milagrosa

Medalha milagrosa e todo seu mistério teve origem em Paris, França, no dia 27 de Novembro de 1830. Quando a noviça Catarina Labouré entrou na capela da congregação para fazer suas orações. Ela era uma noviça da Congregação de São Vicente de Paulo. Nesse dia a Virgem Maria apareceu e fez uma revelação que se transformaria numa onda extraordinária de milagres e maravilhosas conversões. A revelação era a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças. Ela é, sem dúvida, uma grande revelação do amor do Pai pela humanidade. Amor este que se manifesta através de Nossa Senhora.

O relato de Catarina Labouré

Veja o relato de santa Catarina Labourésobre a aparição. Ela escreveu assim: "...uma Senhora de mediana estatura, de rosto muito belo e formoso... Estava de pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pés... As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse-me: ‘Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem ...’ Formou-se então, em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam, em letras de ouro, estas palavras: ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós’. Depois disso o quadro que eu via virou-se, e eu vi no seu reverso: a letra M, tendo uma cruz na parte de cima, com um traço na base. Por baixo: o Sagrado Coração de Jesus e o Sagrado Coração de Maria. O de Jesus, cercado por uma coroa de espinhos em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo, ouvi distintamente a voz da Senhora, a dizer-me: ‘Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”.

Certificado de garantia

O relato de Catarina contém informações extraordinárias e maravilhosas. E o que dá um “certificado de garantia” a essa aparição é a inscrição que Nossa Senhora apresentou na visão: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”. De fato, qualificação “Concebida sem pecado”, fazendo referência à Virgem Maria, ainda não era mencionada na época nem nas orações, nem nos escritos sobre Nossa Senhora. É verdade que os cristãos sempre acreditaram nessa verdade desde o começo da Igreja. Isso, porém, não tinha sido afirmado num dogma. Alguns teólogos em Roma começavam a mencionar esta verdade – a da Concepção Virginal de Maria – mas o assunto circulava apenas entre teólogos e especialistas clérigos em Roma. Era impossível que uma noviça francesa tivesse conhecimento dessa verdade naquela época. Por isso, a visão da Ir. Catarina revelando que Maria foi “Concebida sem pecado” dá uma garantia de veracidade ao relato da noviça.

Medalha Milagrosa favorece a proclamação de um dogma

Tanto que, no ano 1854, apenas vinte e quatro anos depois das aparições, o dogma da Imaculada Conceição foi proclamado oficialmente. A proclamação foi feita pelo Papa Pio IX. Em seu decreto, ele afirma que pelos merecimentos da paixão e ressurreição de Cristo e por ação especial de Deus, a Mãe de Jesus foi livre do pecado original desde o começo de sua vida, ou seja, desde o momento em que foi concebida. Nossa Senhora mesmo confirma isso quatro anos depois, ao aparecer em Lourdes, para Bernadete Sobirous.
Em Lourdes, Nossa Senhora disse a Bernadete: “Eu sou a Imaculada Conceição”. A expressão Imaculada Conceição significa ser concebida sem a marca do pecado original. Se isso não basta para dar um “certificado de garantia” a aparição de Maria a Catarina Labouré, os fatos que aconteceram depois o dão de sobra.

Nossa Senhora insiste

Passados poucos meses após as aparições, Catarina Labouré foi transferida para um asilo de velhinhos chamado Enghien XII, em outro bairro de Paris. No asilo, ela se dedicava ao cuidado dos idosos obedecendo à vocação da congregação de São Vicente de Paulo. Porém, em seus momentos de oração, uma voz a inquietava dizendo: “É preciso fazer cunhar a medalha!” Catarina tinha um confessor que se chamava Padre Aladel. Ela falou a ele sobre este pedido de Maria. Padre Aladel resistiu em acreditar que a voz vinha realmente de Nossa Senhora mas, por fim, resolveu consultar o Arcebispo de Paris que, na época, era Dom Jacinto Luís de Quélen. O arcebispo, depois de ouvir a história, conversar com Catarina e submeter tudo a um longo processo de discernimento, autorizou que as medalhas fossem cunhadas.

Os milagres da Medalha Milagrosa

Em 1832, aconteceu que uma violenta epidemia de cólera infestou Paris e levou à morte  mais de vinte e duas mil pessoas. Nessa mesma época o Pe. Aladel tinha mandado cunhar o primeiro lote de duas mil Medalhas, que foram à congregação de São Vicente. As irmãs, mais do que depressa, passaram a distribuir as medalhas ao povo. Era o mês de junho e estavam bem no meio da epidemia. Então, curas milagrosas começaram a acontecer, livrando um grande número de pessoas da morte. E, junto com as curas, verdadeiras conversões e inúmeros depoimentos atestando a proteção de Deus para aqueles usavam a Medalha.
Por tudo isso, a devoção se alastra velozmente. O povo de Paris começa a chamar a medalha de "milagrosa".

Devoção a Medalha Milagrosa

Foi tudo tão impressionante que, em 1834, já tinha mais de 500 mil Medalhas oficialmente cunhadas. No ano seguinte, elas já eram mais de um milhão. Em 1839, o número passou de dez milhões! Em 1876, quando CatarinaLabouré faleceu, mais de um bilhão delashaviam sido cunhadas pelo mundo!
Imagine o número infinito de fiéis rezou e reza a jaculatória ensinada por Maria a Santa Catarina Labouré"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós". Esse grito, sem dúvida, ecoou em Roma. E ele certamente influenciou o papa na decisão da proclamação do dogma especialíssimo da Imaculada Conceição.
Alguns anos mais tarde, o papa Pio XII escreveu: “Esta piedosa medalha foi, desde o primeiro momento, instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções, e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo chamou-a, desde logo, "Medalha Milagrosa”.

Os símbolos da Medalha Milagrosa

Os símbolos encontrados na Medalha Milagrosa são ricos de significados. Na parte frontal vê-seNossa Senhora e a jaculatória escrita:“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”. Esta jaculatória confirma o dogma da Imaculada Conceição e pede a intercessão de Maria. No reverso, vemos a cruz de Cristo sobre a letra M, de Maria. Este símbolo coloca Maria em seu devido lugar: abaixo de Jesus. O Sagrado Corações de Jesus e o de sua Mãe, simbolizam o amor divino e maternal de Jesus e de Mariapela humanidade e por cada pessoa individualmente. Os espinhos a espada simbolizam os sofrimento pelos quaisJesus e Maria passaram.
Por isso, a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças é tão especial. Levá-la é confessar a Imaculada Conceição; é amparar-se no coração de Jesus e no coração de Maria; é acreditarem todas as graças que Nossa Senhora pode conseguir para todos; é acreditar na proteção de Maria contra perigos do mundo e, acima de tudo, os perigos espirituais.

Oração da Medalha Milagrosa

Ó Imaculada Virgem, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas.
E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.
Rezar 3 Ave-Marias. 
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Fonte:http://cruzterrasanta.com.br/medalha-milagrosa/




https://www.abim.inf.br/wp-content/uploads/2021/03/Medaille-miraculeuse-PT-retouchee.jpg










Um comentário:

  1. Hoje é o.seu dia maezmãez eu quero agradecer taxas as graças que a senhora me deu, são muitas mas agradeço está que foi recente que foi a quarta cirurgia de coração do meu esposo ele está muito bem agora eu só tenho a agradecer e outras mais que eu sei que viram porque a senhora está sempre comigo passado na frente de várias situações difíceis,mas hoje no seu dia eu só quero te agradecer e te enviar um grande beijo e sei que vai chegar até a senhora mãezinha das Graças amem...

    ResponderExcluir