quarta-feira, 8 de maio de 2024

MOVIMENTO - MÃES QUE ORAM PELOS FILHOS

 

 Tudo começou quando a Vanessa Campos Ferreira Menin obteve um exemplar do livro “Todo filho precisa de uma mãe que ora” e solicitou à sua mãe Angela Abdo Campos Ferreira que começassem a rezar em família pelos filhos, em sua própria casa. Em um jantar de amigas, compartilhou seu desejo. A Aline Acúrcio Eisenhlor disse que gostaria de participar e se encarregou de chamar as primeiras mães. Assim surgiu o grupo coordenado por Angela Abdo e Eudília Serafim, com seis mães que não possuíam experiência em nada semelhante, mas eram movidas por uma vontade muito grande de interceder pelos seus filhos.. Portanto, em 30 de março de 2011, o Grupo de Mães da Paróquia São Camilo de Léllis, em Mata da Praia, Vitória/ES, surge da necessidade de mães jovens, casadas e com “sucesso” profissional, mas que sentiam que faltava algo em suas vidas. O grupo começou pequeno, mas logo tinha cerca de vinte mães sem formação religiosa, vindas de famílias católicas, que se reuniam uma vez por semana para orar pelos seus filhos.

A demanda inicial era buscar ajuda e orientação para a educação religiosa dos filhos diante do contexto atual e aprender a orar e interceder por eles. As mães então iniciaram uma caminhada, sem ainda compreender a vocação espiritual de ser mãe.

O projeto teve resultados imediatos. O número de mães começou a aumentar gradativamente, como também as graças recebidas e compartilhadas. O amadurecimento da fé, a evangelização de forma simples e direta se tornaram fortes na vida dessas mães. Assim, além de aprender a orar e discernir o que pedir a Deus, o grupo também se tornou solidário, espalhando e compartilhando experiências de forma missionária.

Logo depois, os grupos de mães das paróquias de Maruípe e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se uniram ao grupo fundador e foram implantando a metodologia proposta.

Em maio de 2014, no Kairós do dia das mães, foi lançado pela Canção Nova o livro –  Mães que oram pelos filhos – Tudo pode ser mudado pela força da oração. Com o alcance deste canal de televisão e do livro nasceram vários grupos no Brasil.

Uma mãe mudou-se para os Estados Unidos e fundou o primeiro grupo no exterior. Algum tempo depois, outra mãe vai para Hong Kong e também funda um grupo.

Em dezembro de 2014, o Grupo de Mães passou a ser um Movimento reconhecido pela Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, tendo como orientador espiritual o Padre Anderson Gomes, que solicitou a organização do respectivo manual e regimento.

A relação de Nossa Senhora de La Salette com o movimento de Mães Que Oram Pelos Filhos nasceu em uma viagem que Angela Abdo, nossa fundadora, fez para o Rio Grande do Sul. Ela estava visitando o Santuário de Nossa Senhora de La Salette quando começou a chorar muito, as lágrimas caiam em seu rosto, quando um padre se aproximou, ela perguntou que santa era aquela, o padre do Santuário respondeu: Ela é mais que uma santa, Ela é Nossa Senhora de La Salette, que tinha aparecido para chorar pelos pecados dos filhos. Angela retornou para sua casa, trazendo de lembrança uma imagem de Nossa Senhora que foi colocada no Grupo de Mães da Mata da Praia. Após o primeiro encontro televisionado o Padre Anderson Gomes começou a discernir quem seria a padroeira e a copadroeira do movimento. Na lembrança, Angela relata o episódio de sua viagem ao Rio Grande do Sul e imediatamente Padre Anderson confirma toda essa ação do Espírito Santo. A padroeira ficou Nossa Senhora de La Salette, a mãe que chora por todos os filhos e a copadroeira Santa Mônica que chora pelo seu filho (anexo a carta dos Saletinos).

O objetivo da organização foi orientar a implantação dos grupos que surgiam em todo o país e a metodologia do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, com a qual se colhem muitos frutos. Reforçando a necessidade de conversar com o pároco local, para que ele aprove a criação do grupo e se torne o respectivo orientador espiritual. Esse documento é o vínculo do grupo com o movimento.

No ano seguinte, aconteceu o encontro “O poder da mãe que ora” transmitido para o mundo pela Canção Nova, com isso o movimento ganha corpo e velocidade. Desta data em diante, a ideia é abraçada por muitas mães de norte a sul do Brasil e em alguns países do mundo, com o apoio dos seus Bispos e Párocos.

Em 2018, têm cadastrados 578 grupos no Brasil, 11 no exterior, 09 nas escolas e 01 em hospital. Existem ainda grupos funcionando, no Brasil 160, no exterior 15 e nas escolas 02, mas ainda estão em processo de cadastramento.

https://s3.amazonaws.com/cdn.maesqueorampelosfilhos.com/wp-content/uploads/2023/01/27172304/logo_azul_dourado-2.pngO Movimento Mães que Oram pelos Filhos tem cumprido sua missão de capacitar um exército materno para promover atividade apostólica e se colocar em batalha espiritual para salvação e restauração das famílias. Com isso, tem atingido seus objetivos de interceder em favor dos filhos e formar mães para serem intercessoras que estarão a serviço, segundo o coração de Deus, para salvar as almas dos seus filhos e os do mundo inteiro.

A pedagogia de Deus de trazer as mães para rezarem para os seus filhos, teve como primeiro fruto a própria mãe. Nessa busca materna a mãe foi a primeira a ser evangelizada e restaurada. Depois passaram a anunciar a Boa Nova no seu lar e com isso os maridos e filhos voltaram para a igreja. Essas famílias, para viverem de acordo com a doutrina cristã, colocam os filhos na catequese e os pais buscam o batismo, a eucaristia, a crisma, o matrimônio, porque muitos não tiverem acesso a esse conhecimento e alguns viviam sem desfrutar dos bens espirituais da igreja (sacramentos e nulidade matrimonial). Por fim, ao vivenciarem a Igreja, descobrem as bênçãos de participar das ações apostólicas e levar a outras pessoas do seu círculo social e profissional o seu testemunho. Muitas mães passaram a exercer cargos de liderança nas pastorais da paróquia.

Inicialmente o objetivo era voltado para as necessidades próprias das mães. Ao longo do tempo, o movimento avança pelas mídias sociais e alcança pessoas de fora e não somente com obras espirituais, pois surgem necessidades materiais de ajudar a igreja e instituições em obras de caridade. Por isso foi criado a Associação de Mães que Oram pelos Filhos – AMO, pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida por um estatuto próprio (anexo Declaração).

No mês de maio de 2014, em Jerusalém no Cenáculo, surge a moção para que se olhe para os problemas que muitas mães não verbalizavam no grupo, para isso foram criados grupos de WhatsApp, para pastorear, compartilhar e rezar por necessidades específicas dos filhos. Os serviços AMO surgem com os voltados para as necessidades especiais dos filhos (Especiais, Dependência Química, do Coração, no Céu, Encarcerados, Afetividade, Controle das emoções e dos Filhos que virão).

Fonte:https://maesqueorampelosfilhos.com/historia/ 

Terço pelos Filhos
TERÇO PELOS FILHOS

Em nome do Pai, do filho, do Espírito Santo, amém!

Creio em Deus Pai…

Pai Nosso que estais no céu…

3 Ave-Marias.
Para iniciar:

Abro meu coração, deixo o Espírito Santo entrar,

Peço pra Ele mudar toda a minha situação!


Nas Contas Maiores:

Quero de joelhos ver meus filhos de pé!

Deus me sustenta e aumenta a minha fé!


Nas Contas Pequenas:

Deus, mantenha meu filho de pé! (10 vezes).

Para encerrar:

Deus pode tudo, tudo, tudo! (3 vezes)


MISTÉRIOS GOZOSOS (Segunda e Sábado)

1º – A ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL

“Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Bastou um simples convite de Deus para Maria aceitar esse chamado. Nós, mães, renovamos este chamado de Deus a cada dia, pois fomos convidadas a dizer sim quando ficamos grávidas.

Ó Senhor, envie também o Arcanjo Gabriel aos nossos filhos anunciando uma vida nova e que eles aceitem o convite para conhecer a salvação e enfrentar as dificuldades junto de suas mães.


2º – A VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SUA PRIMA SANTA ISABEL.

“E aconteceu, que quando Isabel a saudação ouviu, a criança pulou de alegria em seu ventre.”

Maria nos deixa esse exemplo de solidariedade para com outras mães, principalmente as que por algum motivo não têm consigo o filho.

Suplicamos a Maria, que visite nossos filhos e os filhos de tantas mães que não podem cuidá-los, e que eles sintam-se felizes com sua visita e passem a amá-la, como Jesus a amou.


3º – O NASCIMENTO DE JESUS

“Na hospedaria não havia lugar, Jesus nasceu na simplicidade.”

Jesus nasceu na simplicidade e na humildade. Ás vezes nós não enxergamos a verdadeira riqueza que deve ser dada os nossos filhos. A riqueza do amor verdadeiro, que é o amor de Deus.

Pedimos-te, Maria, que prepare os corações de nossos filhos, para que eles aceitem receber seu filho, Jesus, como hóspede. Que Jesus nasça todos os dias em seus corações e em cada momento de suas vidas.


4º – A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS AO TEMPLO

“Levaram Jesus a Jerusalém, e o apresentaram como está escrito.”

O Menino, que Maria e José levam com emoção ao Templo, é o Verbo encarnado, o Redentor do homem, da história! Portanto, somos convidadas a entrar com nossos filhos ao templo. E consagrá-los a Nossa Senhora.

Mãe! Pegue nossos filhos em seu colo e os apresente a Jesus, para que eles O reconheçam como único Salvador.



5º – CONTEMPLAMOS A PERDA E O ENCONTRO DE JESUS.

“Após três dias o encontraram no templo entre os doutores que o admiraram.”

Tão jovem Jesus já entendia onde ele deveria estar. Partilhava os ensinamentos do Pai.

Pedimos sabedoria, Ó Deus, para lidar com todas as situações em que encontramos nossos filhos, ás vezes meio perdidos em decisões ou em vícios, afastados do amor verdadeiro. Que eles encontrem a Ti, Senhor.

MISTÉRIOS DOLOROSOS (Terça e Sexta)

1º – A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS

“Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice, mas que seja feita tua vontade.”

Jesus sabia que havia chegado o momento, a hora de sua morte. Ás vezes é difícil fazer a vontade do Pai. Quais são nossos cálices?

Senhor Jesus, esteja junto de nossos filhos nas suas angústias, tristezas, sentimentos de abandono e solidão, para que eles não vacilem nem percam a fé.



2º – A FLAGELAÇÃO DE JESUS:

“Então, Pilatos mandou flagelar Jesus.”

Como ovelha ao matadouro Ele foi levado e não abriu a boca. Tudo suportou, por amor.

Senhor Jesus, alivie, console e traga a paz aos corações desses filhos, que lhe entregamos e pedimos perdão pelos seus pecados da carne. Pelo teu Sangue precioso, liberta-os Senhor.



3º – A COROAÇÃO DE ESPINHOS

“Foi flagelado, tomado por Pilatos, foi coroado de espinhos.”

Nosso Rei coroado e zombado pelos soldados. O seu silêncio tem tanto a nos ensinar e nós ainda temos muito a aprender.

Senhor, a coroa da justiça também está reservada àqueles que esperam com amor sua Aparição, segundo nos diz São Paulo a Timóteo. Não permita que nossos filhos não a tenham.


4º – JESUS CARREGA A CRUZ PARA O CALVÁRIO

“Para o calvário, levando sua própria cruz, foi crucificado.”

Jesus carregou sua cruz, assumiu sua responsabilidade, sua missão e não desistiu. Assim, enquanto estivermos de joelhos, nossos filhos estarão de pé.

Ó Deus, tantas são as cruzes de mães por causa de seus filhos, suplicamos- Te que as fortaleça, para que não desistam e sigam confiantes e fortes na missão a elas confiadas.


5º – CRUCIFICAÇÃO, SOFRIMENTO E MORTE DE JESUS.

“Em alto brado, se entregou Jesus.”

A morte de Jesus na cruz é a maior demonstração do amor de Deus por nós. Que não tenhamos medo da morte que gera a vida.

Amado Senhor, te louvamos por todo amor derramado pela humanidade. Assim, ensina-nos a amar até o fim, a nos doar totalmente assumindo nossas responsabilidades.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (Quarta e Domingo)

1º – A RESSURREIÇÃO DE JESUS

“Não tenhas medo, não tenhas medo, Ele ressuscitou.”

A morte não é o fim para aqueles que creem em Jesus. Nós, mães, temos que crer nessa certeza, na vida após a morte.

Ó Pai, assim como não deixaste Teu Filho Jesus na morte, ressuscite também os Filhos mortos e dê nova vida aos vivos que vivem como mortos.


2º – A ASCENSÃO DE JESUS AO CÉU

“De tudo isso sois testemunhas, estarei convosco até o fim.”

Jesus retorna à vida plena através de seu corpo e espírito transfigurados.

Senhor! Ao retornar ao céu fostes preparar um lugar para nós, por isso Vos pedimos que prepare também um lugar em Vossa casa para nossos filhos.


3º – A VINDA DO ESPÍRITO SANTO

“Apareceu – lhes línguas de fogo, que pousaram em cada um.”

Estavam todos reunidos em oração quando o Espírito Santo veio. Também Maria estava presente. Assim como Maria, nós, mães, temos que nos reunir para pedir a vinda do Espírito.

Vem ó Espírito Santo, dê-nos Vossos dons batizando-nos com vossa Graça. Socorra também nossos filhos conduzindo-os pelo caminho eterno.


4º – A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU

“Imaculada, foi elevada de corpo e alma aos céus.”

Nossa Senhora foi elevada aos céus e eternizada para sempre em nossas orações. Como Maria assunta ao céu, nós, Mães, precisamos ensinar a importância da devoção Mariana aos nossos filhos.

Senhora, nossa Mãe, pedimos sua intercessão, leve nossos filhos em seu colo, para que conheçam a face de Deus Pai!


5º – A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO CÉU.

“Surgiu no céu um grande sinal: uma Mulher revestida do sol, coroada de estrelas…”

Somos chamadas a contemplar em Maria, coroada com todos os méritos, Rainha da humanidade.

Ó Maria, ajuda-nos a coroar nossos filhos com os méritos de filhos Seus, com todo o amor que eles merecem. Caminhe com eles mãezinha, e passe à frente de todos seus caminhos!

MISTÉRIOS LUMINOSOS (Quinta-feira)

1º – O BATISMO DE JESUS

“Depois que Jesus foi batizado, eis que o céu se abriu e o Santo nasceu.”

E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”. O batismo para nossos filhos é a inserção deles no cristianismo, é a marca divina.

Senhor, pedimos-Te a graça da renovação da promessa do Batismo para nossos filhos. Que o senhor conceda a eles um coração limpo e um espírito novo, um verdadeiro mergulho na Santidade de Deus.


2º – A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ

“Eles já não têm vinho!” E Jesus disse: “Minha hora ainda não chegou.”

Na realidade, a hora ainda não havia chegado, entretanto, uma simples insinuação da Mãe, leva Jesus a antecipar seus milagres.

Nossa Senhora! Peça ao seu Filho, Jesus, o milagre para nossos filhos, e que nunca falte para eles o vinho da alegria e do amor.


3º – O REINO DE DEUS

“O Reino de Deus está perto, disse Jesus pregando o Evangelho.”

Toda mãe cristã quer para seu filho a conversão ao Evangelho de Jesus Cristo, e isso para muitas é a parte mais difícil da educação na família.

Ó Senhor Jesus! Que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem. Conceda aos nossos filhos acolher a Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.


4º – A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

“Seu rosto brilhou como o sol, reluziram as suas vestes.”

Ao se transfigurar, Jesus fortaleceu nossa esperança sobre a vida eterna.

Senhor, cremos nessa vida nova, por isso pedimos que transfigure a vida dos nossos filhos e dê-nos perseverança na oração para que jamais desistamos de mostrar aos nossos filhos a Vossa face misericordiosa.


5º – A EUCARISTIA

“Tomai e comei o meu corpo, bebei todos vós, este é meu sangue.”

Que mais poderia nos ter dado Jesus? Além do Seu corpo Ele nos deu Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

Eterno Pai, pelo Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Vos pedimos por nossos filhos. Perdoe-os por muitos ainda não saberem desse verdadeiro alimento. Que por esta comunhão sejamos fortificadas para sustentá-los.



Terço Pelos Filhos – Autora – Valéria Lima

Mistérios – Movimento Mães que Oram pelos Filhos.
fonte:https://obompastor.org.br/terco-pelos-filhos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário