terça-feira, 3 de dezembro de 2024

SÃO FRANCISCO XAVIER

 

Pergunte a si mesmo, por que você ama a Deus? São Francisco Xavier pode nos ajudar a responder.

Quando dizemos que "amamos a Deus", às vezes nem sempre é pelas razões mais puras. Podemos amar a Deus porque ele nos abençoa com muitas graças ou porque curou nosso coração partido.

Embora basear nosso amor a Deus em eventos particulares de nossas vidas ou na promessa futura do Céu não seja ruim em si, São Francisco Xavier nos incentiva a amar a Deus por causa de quem ele é e por como nos amou primeiro. São Francisco Xavier (1506-1552) foi um jesuíta espanhol, amigo de Santo Inácio de Loyola, e é conhecido por ter evangelizado diversas regiões da Ásia. Ele também é o padroeiro da cidade de Salvador.

Da maneira semelhante à qual uma criança ama os pais desde os primeiros momentos de sua vida, também devemos amar a Deus incondicionalmente. Esse tipo de amor pode suportar qualquer tipo de dificuldade e nos ajudará quando nos sentirmos sozinhos e abandonados.

Hino do Amor


Aqui está uma oração tradicionalmente atribuída a São Francisco Xavier, chamada “Hino do Amor”, que ilustra esse princípio básico, focando em como devemos amar a Deus não por causa de qualquer ganho futuro ou para evitar castigo, mas porque Deus é Deus e já mostrou as profundezas do seu amor por nós na cruz.

Ó Deus, eu te amo por ti mesmo
e não que eu possa ganhar o Céu;
nem porque aqueles que não Te amam
devam sofrer a dor eterna do Inferno.

Tu, ó meu Jesus! Por mim
abraçaste a Cruz;
por mim, suportaste e lança e os espinhos
e a desgraça múltipla;

E mágoas e tormentos sem número,
e suor de agonia;
a própria morte - e tudo por alguém
que era seu inimigo.

Então por que, ó abençoado Jesus Cristo,
não te amaria bem,
não por ganhar o Céu,
ou de escapar do Inferno;

não com a esperança de ganhar nada,
não buscando recompensa;
mas como a mim mesmo me amou,
ó Senhor sempre amoroso?

Então eu te amo e amarei,
e em Teu louvor cantarei,
só porque Tu és o meu Deus,
E o meu Eterno Rei.

fonte: https://pt.aleteia.org/2019/12/03/sao-francisco-xavier-nos-encoraja-a-amar-a-deus-por-apenas-uma-razao?

Igreja celebra a memória litúrgica de São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador



No dia 3 de dezembro, a Igreja celebra a memória de São Francisco Xavier, que é o padroeiro da cidade de Salvador. Para marcar a data, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador – templo que guarda uma relíquia deste santo – será celebrada a Missa, às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho.

Vida de São Francisco Xavier

A Igreja que na sua essência é missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; aos 18 anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.

Vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?”. Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado co-fundador da Companhia de Jesus.

Já como padre, e empenhado no caminho da santidade, Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir em missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar o Cristo encarnado. Ambicionando a China para Cristo, pôs-se a caminho, mas na Ilha de Sanchoan, em 3 de dezembro de 1552, frente à sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.

Esse grande santo missionário entrou no Céu aos 46 anos, após ter percorrido grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. Em 1927, o Papa Pio XI proclamou São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus como Padroeiros das Missões de toda a Igreja. 
fonte; https://arquidiocesesalvador.org.br/igreja-celebra-a-memoria-liturgica-de-sao-francisco-xavier-padroeiro-de-salvador/
https://oratoriosaojose.org/wp-content/uploads/2024/03/chagas-nova-imagem-frame.jpg

Oração às Cinco Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo

 https://www.arsenalcatolico.com.br/wp-content/uploads/2021/03/As-cinco-Chagas-de-Nosso-Senhor-Jesus-Cristo.jpg

-----

Oração das Cinco Chagas

Oração e Louvor para a mão direita.

Louvor e glória a ti pela chaga sacratíssima da tua mão direita, Senhor Jesus Cristo. Por esta sagrada chaga, perdoa todos os meus pecados, que cometi contra ti por pensamentos, palavras e obras, pela negligência em teu serviço, pelo prazer na carne prava, dormindo e acordada. E pela tua venerável Paixão, permite que eu recorde tua morte tão piedosa e tuas sagradas chagas dignas de serem lembradas. E, por teu dom, que eu te renda graças pela mortificação do meu corpo. Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração: Pai-nosso. Saudação: Ave Maria.

Para a mão esquerda.

 Louvor e glória a ti por tua sacratíssima chaga da mão esquerda, suavíssimo Jesus Cristo. Por essa sagrada chaga, tem compaixão de mim e digna-te mudar em mim tudo que em mim te desagrada. Dá-me a vitória sobre teus tão perversos inimigos, para que por tua força eu consiga superá-los. E por tua piedosíssima morte, livra-me de todos os perigos desta vida e da futura. Torna-me digna de tua glória no teu reino. Amém.

Oração: Pai-nosso. Saudação: Ave Maria.

Para o pé direito.

Louvor e glória a ti pela sacratíssima chaga do teu pé direito, melífluo Senhor Jesus Cristo. Por essa sagrada chaga concede-me digna penitência por meus pecados. E por tua morte tão piedosa peço suplicante que me guardes em tua vontade dia e noite, a mim que sou tua serva; que me livres de toda adversidade da alma e do corpo, e que acolhas minha alma em tua fé e misericórdia no dia tremendo, e me leves para os gozos eternos. Amém. Pai-nosso e Ave Maria.

Para o pé esquerdo.         

Louvor e glória a ti pela sacratíssima chaga do teu pé esquerdo, piedosíssimo Senhor Jesus Cristo. Por essa sagrada chaga, concede-me o perdão da indulgência plena para que, com o teu socorro, eu mereça escapar do juízo da vingança. E por tua santíssima morte, eu te suplico, piedosísismo Jesus Cristo, que antes do dia da minha partida eu mereça receber, para a salvação eterna, o sacramento do teu dulcíssimo corpo e sangue, pela confissão de meus pecados e pela penitência perfeita,  e também pela unção do óleo sagrado, na castidade do corpo e da alma. Amém. Pai-nosso e Ave-Maria, etc.

Para a chaga do peito.

Louvor e glória ti pela sacratíssima chaga do teu peito, muito benigno Senhor Jesus Cristo. Por essa sagrada chaga e por causa da amplidão de tua sacratíssima misericórdia, que mostraste ao soldado Longino quando abriu o teu peito, mas agora também a nós todos, eu te peço, puríssimo Jesus que tu, que me lavaste dos pecados originais pelo batismo, também me libertes de todos os males passados e futuros por teu sacratíssimo sangue, que hoje é imolado e tomado no mundo inteiro. E, por tua morte tão amarga, dá-me fé direita, esperança firme e caridade perfeita, e que, de todo coração, com toda a alma, com toda força eu te ame. E me confirma nas boas obras. Dá-me uma esperança forte no teu santo serviço para que eu possa te agradar perfeitamente e sem fim. Amém. Pai-nosso e Ave-Maria, etc.

V). As cinco chagas de Deus.

R). Sejam os remédios meus.

V). Pelas cinco chagas.

R). Arranca-me das ruínas.

V). Dá-nos a paz, ó Cristo.

R). Pelas cinco chagas.

Oremos. Onipotente e sempiterno Deus, que remiste o gênero humano nas cinco chagas do teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, concede aos que te suplicam que, venerando todos os dias essas chagas, consigamos escapar por teu precioso sangue de uma morte súbita e eterna Pelo mesmo Cristo Senhor.

fonte: http://centrofranciscano.capuchinhossp.org.br/index.php?option=com_fontes&view=leitura&id=1321&parent_id=1320 

Oração de São Francisco Xavier pela conversão dos infiéis

Deus eterno, Criador de todas as coisas, lembrai-vos de que as almas dos infiéis são obras de Vossas mãos, e que são feitas à Vossa imagem e semelhança. Vede, porém, Senhor, com desdouro do Vosso nome: o Inferno se enche dessas almas. Lembrai-vos de que Jesus Cristo, Vosso Filho, derramou todo o Seu Sangue e padeceu morte atrocíssima por elas. Não permitais, pois, Senhor, que o Vosso Filho seja por mais tempo desprezado pelos infiéis. Deixai-vos antes aplacar e mover à piedade pelas orações de Vossos santos e da Igreja, esposa do Vosso santíssimo Filho.
Lembrai-vos da Vossa misericórdia e, esquecendo a sua idolatria e infidelidade, fazei que também enfim conheçam a Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é nossa salvação, vida e ressurreição, e por quem fomos salvos, a quem seja dada honra, glória e louvor para sempre.
Amém.

fonte: https://pocketterco.com.br/oracao/oracao-de-sao-francisco-xavier-pela-conversao-dos-infieis

Nenhum comentário:

Postar um comentário