CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Dia dos avós - idosos


 

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes: (Diga os nomes, bem como sua intenção pelos idosos) E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença. Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama. Amém

Padre Marcelo Rossi 



ORAÇÃO PELO PRIMEIRO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

 
Dou-Vos graças, Senhor,
pelo conforto da Vossa presença:
mesmo na solidão
sois a minha esperança e a minha confiança;
desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!
Agradeço porque me destes uma família
e me abençoastes com uma longa vida.
Agradeço pelos momentos de alegria e de dificuldade,
pelos sonhos realizados e pelos que estão por vir.
Agradeço por este momento de fecundidade renovada à qual me chamais.
Aumentai, ó Senhor, a minha fé,
fazei-me um instrumento da Vossa paz;
ensinai-me a acolher os que sofrem mais que eu,
a nunca deixar de sonhar
e a contar as Vossas maravilhas às novas gerações.
Protegei e guiai o Papa Francisco e a Igreja,
para que a luz do Evangelho chegue até aos confins da terra.
Enviai o Vosso Espírito, ó Senhor, para renovar o mundo,
para que se acalme a tempestade da pandemia,
para que os pobres sejam consolados e que todas as guerras acabem.
Sustentai-me na fraqueza,
e concedei-me viver plenamente
cada instante que me dais,
na certeza de que estais comigo todos os dias
até ao fim do mundo.
Amém.
(Papa Francisco)

 





Oração pelos avós

Hoje, dia 26 de julho, celebramos o dia de São Joaquim e Santa Ana. Esses dois santos estão relacionados a figura dos avós e por isso também celebramos o Dia dos Avós.

Eles definitivamente foram escolhidos para serem pais daquela que viria a ser a mãe do filho de Deus. Poucos são os dados históricos encontrados sobre eles, mas sabe-se que Maria nasceu primeiramente sob o nome de Miriam (em hebraico - Senhora da Luz) e depois passou a ser chamada apenas de Maria, no latim.

Foi no V Evento Mundial da Família na Espanha que o papa Bento XVI falou da importância dos avós para as famílias católicas e reforçou o quanto os avós podem ser e na maioria das vezes são a certeza do afeto e da ternura que todo ser humano precisa dar e receber.

Aproveite para, neste dia, rezar por seus avós e bendizer a Deus por suas vidas:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 “Ó Deus eterno e todo-poderoso, em vós vivemos, nos movemos e somos.
Nós vos louvamos e bendizemos por terdes dado a estes vossos filhos e filhas, nossos queridos vovôs e nossas queridas vovós, uma vida longa com perseverança na fé e em boas obras.
Concedei que eles, confortados pelo carinho dos filhos, netos e amigos, se alegrem na saúde e não se deixem abater na doença, a fim de que, revigorados com a vossa bênção, consagrem o tempo da idade madura ao vosso louvor, seguindo os exemplos de São Joaquim e de Santa Ana, que na fidelidade à Palavra de Deus, cumpriram sempre o chamado de servir e de amar a todos.
Por Cristo, nosso Senhor.

Amém!”
fonte:https://www.igrejadaconsolacao.com.br/noticia/oracao-pelos-avos 





INICIE A NOVENA COM O SINAL DA CRUZ

LEITURA DO SALMO 91, 13-16

O justo crescerá como palmeira, como cedro do Líbano se elevará; plantados na casa do Senhor, crescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão frutos, serão cheios de seiva e verdejantes, para anunciar quão reto é o Senhor: meu rochedo, nele não há justiça.

REFLEXÃO INICIAL

Ana foi abençoada e predestinada por Deus para uma das maternidades mais notáveis da história da humanidade, foi mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Nascida da linhagem de Davi, ela foi chamada pelo glorioso nome de Ana, que significa “graça”, pois estava predestinada a ser a mãe de Maria. Crescendo cheio de graça, idade e sabedoria perante a Deus e aos homens, casou-se conforme os costumes da época com Joaquim, homem também muito dedicado.

DE SÃO JOÃO PAULO II AOS IDOSOS

A comunidade cristã pode receber muito da serena presença dos que têm muitos anos de idade. Em quantas famílias os netinhos recebem dos avós os primeiros rudimentos da fé! Quantos encontram compreensão e conforto em pessoas anciãs sós ou doentes, mas capazes de infundir coragem pelo conselho bondoso, a oração silenciosa, o testemunho do sofrimento acolhido com paciente abandono! Justamente quando as energias vêm a faltar e se reduz a sua capacidade de movimento, estes nossos irmãos e irmãs tornam-se mais preciosos no desígnio misterioso da Providência. (João Paulo II, Carta aos Anciãos, 1º de outubro de 1999)

Os avós, que durante este dias estão unidos em oração conosco, podem confiar à Sant’Ana seus netos, bisnetos e toda a sua família.

INTENÇÕES DA FAMÍLIA Pelos avós, para que sejam amados e acolhidos com carinho por suas famílias e pelas instituições que estão a serviço deles: Senhor, escutai a nossa prece!
Pelos idosos, para que sustentados pelas famílias e pelas comunidades cristãs, colaborem com a sua sabedoria e experiência na transmissão da fé e na educação das novas gerações: Senhor, escutai a nossa prece!
Pelos viúvos e viúvas, para que possam ter em Cristo o conforto e o discernimento: Senhor, escutai a nossa prece!

ORAÇÃO FINAL

Sant’Ana, senhora e mestre, por sua intercessão, hoje rezamos com e pelos idosos de nossas famílias e de nossa paróquia. Pedimos graças pelos nossos avós, damos graças pela vida deles. Vós que recebestes Jesus Cristo como neto, vem e visita os avós e anciãos presentes em nossas famílias, casas e na nossa paróquia, e dai forças para que possam continuar a transmitir a sua sabedoria. Vós que conhecestes a viuvez, consola os que perderam os seus cônjuges e vivem uma vida de saudades e solidão. Por Cristo, nosso Senhor. Sant’Ana, rogai por nós e por nossas famílias

ENCERRE A NOVENA COM O SINAL DA CRUZ

fonte:https://santanadecampinas.org.br/1o-dia-da-novena-pelos-avos-idosos-e-viuvos.html 


imagem - Pai Eterno

São Joaquim e Santa Ana

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, lembra-Te daqueles a quem deste o dom da vida longa. Recompensa-os agora pelo bem que realizaram no passado, perdoa-os por suas falhas. Torna seus dias felizes e dá-lhes Tua graça a fim de que sigam crescendo através dos desafios de seus últimos anos. Dá-lhes a vida eterna Contigo. Senhor Jesus, peço-te uma bênção para todos aqueles que chegaram à idade avançada, especialmente estes:

(Diga os nomes, bem como sua intenção pelos idosos)

E a mim Senhor peço a graça de saber valorizar os idosos, peço a graça de saber dar atenção, carinho e afeto, respeito e dignidade aos idosos. Sei que se Vossa bondade me conceder um dia, também o serei e sei que a vida é um aprendizado. Por isso rezo, dai-me a graça de saber envelhecer, dai-me a maturidade que a minha idade permite ter, dai-me sabedoria, compreensão do mundo e das pessoas porque cada dia é um passo rumo à Tua presença.

Senhor por intercessão de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pedimos a graça de aceitar o tempo, aceitar os fatos, mas nunca desistir de um recomeço. Aos que já são idosos, pedimos Senhor que saibamos amá-los em suas fragilidades, acolhê-los em suas limitações, ajudá-los em suas dificuldades. Que a minha presença junto aos idosos leve-os a superar o sentimento de solidão e me ajude a ser um ouvido que escuta, uma mão estendida e um coração que ama. Amém.

fonte:https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/novena/de-sao-joaquim-e-santa-ana/ 


Quem é Santa Ana? - Congregação das Irmãs Catequistas 

Ó Deus, esteja conosco no último dia. Proteja-nos, Senhor, de todo mal. 

Boa Santa Ana, fostes especialmente favorecida por Deus para ser a mãe da Santíssima Virgem Maria, a mãe do Salvador. Por teu poder junto a tua filha mais pura e seu Filho divino, teu neto, gentilmente obtenha para nós a graça e o favor que agora pedimos. Alcance-nos também o perdão de todos os nossos pecados, a força para cumprir fielmente os nossos deveres diários e perseverar no amor de Jesus e de Maria. Amém.

1Lembre-se do seu Criador, nos dias da mocidade, antes que venham os dias tristes e cheguem os anos em que você dirá: “Não sinto mais gosto para nada”;
 2antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e antes que voltem as nuvens depois da chuva; 
3no dia em que os guardas da casa tremerem e os homens fortes se curvarem, quando as mulheres, uma a uma, pararem de moer, e cair a escuridão sobre aquelas que olham pelas janelas;
4quando se fechar a porta da rua e diminuir o barulho do moinho; quando se acordar com o canto dos passarinhos, e todas as canções emudecerem; 
5quando se ficar com medo das alturas, e se levar sustos pelo caminho. 
Quando a amendoeira estiver em flor, o gafanhoto ficar pesado, e o tempero perder o sabor: é porque o homem já está a caminho de sua morada eterna, e os que choram a sua morte já começam a rondar pela rua. 
6Antes que o fio de prata se rompa e a taça de ouro se parta, antes que o jarro se quebre na fonte e a roldana rebente no poço.
 7Então o pó volta para a terra de onde veio, e o sopro vital retorna para Deus que o concedeu.

fonte:https://biblia.paulus.com.br/biblia-pastoral/antigo-testamento/livros-sapienciais/eclesiastes/12 

 Provérbios 16,31
Uma vida longa é a recompensa das pessoas honestas, os seus cabelos brancos são uma coroa de glória.
 
Provérbios 17,6
Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais.