CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

HOMENAGEM AOS BOMBEIROS

  https://www.anabom.org/imagens_noticias/foto_40405202110390.jpgSão Floriano é o padroeiro dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os que combatem o fogo. É também protetor dos limpadores de chaminés. Ele viveu no século III d.C. Sua festa é celebrada no dia 4 de maio. Sua imagem conta a história de sua vida. Vamos conhece-la.

Afarda de São Floriano

A farda de São Floriano, com detalhes em dourado e azul, revela que ele foi oficial do exército romano, ocupando um cargo acima do de centurião. De fato, ele atuou numa legião fixada na região da atual Áustria, no vale do rio Danúbio. Devido à sua inteligência, perspicácia e coragem, foi designado administrador militar numa vila chamada Noricum, onde sua legião se fixara.

A cruz na mão esquerda

A cruz na mão esquerda de São Floriano simboliza a fé cristã que ele professava mesmo sendo um oficial do exército romano. Fixado numa legião romana distante de Roma foi mais fácil para ele e para milhares de soldados viverem a fé cristã. Com efeito, um grande número de mártires cristãos dos séculos II e III eram soldados romanos.

O balde de São Floriano

O balde de São Floriano, às vezes segurado por ele, ou, às vezes, por um anjo, retrata a missão que ele assumiu em sua legião. Em determinada época do ano a região de Noricum era assolada por incêndios que ameaçavam seriamente a vila. Por isso, São Floriano treinou e coordenou um grupo de soldados que se tornaram especialistas no combate ao fogo. Este grupo passou a se chamar "Combatentes do Fogo". Certa vez, um grande incêndio surpreendeu a vila de madrugada. O fogo se alastrou tão rapidamente que os soldados não tiveram tempo para combatê-lo. Por isso, São Floriano fez uma oração pedindo a Deus um milagre. Em seguida, sentiu no coração o impulso de pegar um balde de água e atirá-la ao fogo. Quando fez isso, o fogo cessou imediatamente, para espanto de todos. Por causa disso, muitos soldados de sua legião se tornaram cristãos. E, também por causa disso, ele é o protetor dos bombeiros, protetor contra os incêndios e de todos os combatentes do fogo.

O anjo ao lado de São Floriano

O anjo ao lado de São Floriano significa o Mensageiro que levou seu pedido até Deus. Significa também a proteção de Deus para com todos aqueles que dedicam suas vidas pelo bem do próximo.

O estandarte branco com a cruz vermelha

O estandarte branco com a cruz vermelha sustentado pelo braço esquerdo de São Floriano significa que, além de ser cristão, ele propagou a fé cristã onde estava, principalmente entre os soldados de sua legião, sob seu comando. A cruz vermelha também simboliza o sangue de Cristo e dos mártires. São Floriano passará por esta dura prova de fé.

A pedra de moinho

A pedra de moinho ao lado de São Floriano nos fala de seu martírio. Por ordem do Imperador Diocleciano, o comandante da legião à qual São Floriano pertencia começou a agir contra os cristãos. Assim, ele prendeu São Floriano e mais quarenta soldados liderados por ele sob a acusação de terem se tornado cristãos. O comandante exigiu que eles renunciassem à fé em Jesus Cristo e adorassem ao imperador, que era visto em todo o império como um "deus". São Floriano e os demais soldados recusaram-se a obedecer, alegando que: 1) o imperador não era um "deus", mas Jesus Cristo, sim; 2) a fé em Cristo era um bem precioso demais; 3) a fé não atrapalhava o império e não era incompatível com a função dos soldados, mas, pelo contrário, enobrecia tal função. O comandante, porém, não aceitou tais argumentos e mandou torturar São Floriano e os quarenta soldados. Como eles permaneceram firmes, sem renunciar a Cristo, o comandante mandou mata-los. São Floriano foi amarrado a uma pedra de moinho e atirado no rio Ens, que banhava a vila. Assim, ele deu sua vida pelo fogo abrasador que é a fé em Jesus Cristo. Isso aconteceu em 4 de maio do ano 304 e este dia tornou-se o dia da festa de São Floriano.

https://cruzterrasanta.com.br/_global/_ssf/ssf.aspx?d=/_upload/significados_de_santos/&arquivo=20151124154132-SIG-sig-sao-florianojpg627052014123810.jpg 

Oração a São Floriano

"Ó Deus, que envia ao mundo homens e mulheres para nos lembrar que o seu amor está acima de todas as coisas, dai-nos, pela intercessão de São Floriano, buscar sempre a união convosco e com todas as pessoas de boa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!"

Fonte:https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-floriano/297/103/

Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

Bombeiros do Brasil, 167 anos de história.

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado em 2 de julho, a história do Corpo de Bombeiros no Brasil começou em 1856, através do Decreto Imperial nº 1775, assinado por sua Majestade o Imperador Dom Pedro II oficializando a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil no Rio de Janeiro.

Reuniram-se na Casa do Trem (Arsenal de Guerra) todas as seções de Bombeiros que existiam para o serviço de extinção de incêndios, sob o comando do Major João Batista de Morais Antas.

Antes da criação dessa corporação, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças deveriam ficar na fila do poço mais próximo e contar com a sorte de encontrar água a vontade, assim começava a luta contra o fogo, os baldes eram passados de mão em mão até chegar ao local do incêndio, a maior preocupação era porque nenhuma daquelas pessoas tinha experiência, e corriam sérios riscos de maiores danos.

No ano de 1850, um incêndio na Rua do Rosário, atual 15 de novembro, foi extinto por bravos bombeiros que utilizaram uma bomba manual emprestada pelo francês Marcelino Gerard, em 1851 devido a este incêndio ocorrido no ano anterior, foram adquiridas duas bombas.

Ainda em decorrência do tal incêndio, no ano seguinte foi apresentado na Assembleia Provincial pelo Brigadeiro Machado de Oliveira, o Projeto de Lei de um Código sobre Prevenção de Incêndios, neste código estava regulamentado os serviços de prevenção e extinção de incêndios, assim por lei a população ficou obrigada a auxiliar a polícia em dias de incêndio.

No ano de 1861, ocorre um incêndio em uma livraria na Rua do Carmo, em 1863 um novo incêndio, desta vez na Rua do Comércio em uma loja de ferragens, já em 1870 um barril de pólvora explode no centro de São Paulo.

Em 1961, no mês de dezembro em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, um incêndio criminoso no Gran Circus Norte-Americano chocou a todos, deixando 503 pessoas mortas e mais de 800 feridos.

Na década de 70, dois grandes incêndios mobilizaram a região central de São Paulo, no edifício Andraus ocorrido em 24 de fevereiro de 1972, deixando um saldo de 16 pessoas mortas e 345 feridas, e no dia 01 de fevereiro de 1974, a tragédia no Edifício Joelma, com 187 mortos e aproximadamente 300 feridos.     

Já em fevereiro de 1981, o incêndio do edifício Grande Avenida, onde ficava a torre de transmissão da TV Record com 17 mortos e 53 feridos.

No mês de julho de 2007, um avião da TAM caiu em frente ao aeroporto de Congonhas e deixou 199 mortos, lembrando também da boate Kiss, em Santa Maria (RS), a tragédia causou a morte de 242 pessoas em janeiro de 2013.

Essas são apenas algumas tragédias ocorridas no Brasil, e graças esses seres humanos chamados de anjos, muitas vidas foram salvas.

Fica aqui nossa homenagem a todos os bombeiros do Brasil pelo seu dia, lembrando que, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal completam 167 anos de existência em 2 de julho, mesma data que é comemorado o dia do Bombeiro Brasileiro.

Foto abertura: Alberto Takaoka

Montagem: Cássio O. Messias

fonte:https://www.anabom.org/noticias?localidade=&id=236/dia-do-bombeiro-brasileiro 

 foto:https://pe.unit.br/blog/noticias/conheca-a-origem-dos-bombeiros-no-brasil-e-no-mundo/

 

https://static.ric.com.br/uploads/2021/11/samu-5-anos-maringa-1-480x263.png 

 ANJOS DE PLANTÃO

A Central Regional de Emergência de Maringá foi a primeira criada no Paraná, em 2018. Inspirada nas centrais de atendimento dos Estados Unidos, o órgão logo virou referência. Gestores de vários estados já visitaram a unidade para conhecer o sistema, que integra o SAMU e os bombeiros em um mesmo local. No Paraná, Londrina e Cascavel também ganharam unidades semelhantes, depois do sucesso de Maringá.

“Os bombeiros não tinham ambulâncias na época e dependiam de viaturas cedidas pelas prefeituras, por exemplo. Por isso, infelizmente muitas pessoas perdiam a vida por falta de estrutura. Então esta foi a ideia que tivemos: melhorar o acionamento das equipes de socorro e o atendimento à população”, destaca Sérgio Aparecido Lopes, tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros e que foi um dos idealizadores da central regional.


“Uma melhor assistência faz com que haja um menor tempo de internação, levando a um menor custo para os cofres públicos. Então o custo é irrisório perto dos benefícios que o helicóptero do SAMU já proporcionou para a população”, aponta o médico Maurício Lemos.
Vidas salvas

Entre tantos salvamentos realizados pelo helicóptero do SAMU na região, um dos mais recentes aconteceu em Guaporema. O helicóptero salvou a vida de um garotinho de apenas 10 anos em outubro deste ano. Pyetro Kaylan de Oliveira foi atropelado por um ônibus e ficou preso no rodado do veículo. O helicóptero chegou rápido no local e os profissionais imediatamente iniciaram o resgate difícil.

Outro salvamento aconteceu em Doutor Camargo, também no noroeste do Paraná. Kendi Lucas, de 7 anos, teve as vias aéreas obstruídas e traumatismo craniano após ser atingido por uma trave de futebol que estava solta em um campo. Por conta da agilidade no atendimento, ele rapidamente recebeu suporte médico e pode se recuperar.

fonte:https://ric.com.br/rn24h/especiais/anjos-de-plantao-central-regional-e-samu-aeromedico-completam-5-anos-em-maringa/ 

Santa Missa aos 111 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná com Dom José Antonio Peruzzo | 25/10/23


 Image with no description

Foto - Maringá Histórica - 1957

https://www.maringahistorica.com.br/publicacoes/3556/a-historia-do-corpo-de-bombeiros-em-maringa

 FOTOS DE MARINGÁ - PARANÁ.

Foto Suely Sanches Fotografia

Foto Suely Sanches Fotografia

Foto Suely Sanches Fotografia


Foto Suely Sanches Fotografia

Foto Suely Sanches Fotografia

Foto Suely Sanches Fotografia


Foto ano 2023 - fonte:https://gmconline.com.br/

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2023/02/f938fb1a98a33de664152c25805ec399.jpeg