CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

São Francisco de Sales

 

 IMAEM  https://conventodapenha.org.br/24-de-fevereiro-dia-de-sao-francisco-de-sales-padroeiro-dos-jornalistas/

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA, DE SÃO FRANCISCO DE SALES

 


Lembrai-vos, Dulcíssima Virgem, de que vós sois minha Mãe, e eu sou vosso filho; vós sois Poderosíssima, e eu sou muito fraco. Não me digais, Graciosa Virgem, que vós não podeis, pois vosso Amado Filho vos deu a Onipotência… Não me digais que vós não deveis, pois vós sois a Mãe de todos os homens, e singularmente a minha.

Portanto, ó Dulcíssima Virgem, como vós sois minha Mãe e sois Poderosa, como aceitarei que vós não me escuteis? … Pela honra e glória de vosso Filho, aceitai-me também como filho vosso, sem levar em consideração minhas misérias e pecados…

Livrai minha alma e meu corpo de todo o mal, e dai-me todas as vossas virtudes, sobretudo a humildade!  Amém.

São Francisco de Sales, Bispo e Doutor da Igreja, Fundador da Ordem da Visitação (1567-1622).

fonte: https://www.catolicismoromano.com.br/oracao-a-nossa-senhora-de-sao-francisco-de-sales/ 

 Memória

Nasceu na Sabóia no ano 1567. Ordenado sacerdote, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Eleito bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-os com os seus escritos e obras, feito modelo para todos. Morreu em Lião a 28 de Dezembro de 1622, mas foi sepultado definitivamente em Annecy a 24 de Janeiro do ano seguinte.

Oração

Glorioso São Francisco de Sales, vosso nome carrega a doçura do coração mais aflito, suas obras exalam a seleta piedade, sua vida foi um sacrifício contínuo de amor perfeito cheio de sabor real para as coisas espirituais, abandono generoso e amoroso à vontade divina.

Ensina-me a humildade interior e a doçura exterior e a imitação de todas as virtudes que tens sábido imitar dos Corações de Jesus e Maria. Amém.

fonte: https://blog.cancaonova.com/oracao/2013/01/24/oracao-a-sao-francisco-sales/


  


Súplica à Santíssima Virgem Maria

(São Francisco de Sales)

Lembrai-vos, Dulcíssima Virgem,
de que vós sois minha Mãe,
e eu sou vosso filho;
vós sois Poderosíssima, e eu sou muito fraco.

Não me digais, Graciosa Virgem,
que vós não podeis, pois vosso Amado Filho
vos deu a Onipotência.

Não me digais que vós não deveis, pois vós sois
a Mãe de todos os homens, e singularmente a minha.

Portanto, ó Dulcíssima Virgem, como vós sois
minha Mãe e sois Poderosa, como aceitarei
que vós não me escuteis?

Pela honra e glória de vosso Filho,
aceitai-me também como filho vosso,
sem levar em consideração minhas misérias e pecados.

Livrai minha alma e meu corpo de todo o mal,
e dai-me todas as vossas virtudes,
sobretudo a humildade! Amém.

****

São Francisco de Sales era muitíssimo devoto de Maria Santíssima

O autor desta belíssima oração, São Francisco de Sales, nasceu em 21 de agosto 1567, e batizado alguns dias depois recebe o nome de Francisco Boaventura.

Dedicado por sua mãe ao Senhor ainda antes de nascer, muito cedo, faz um voto de castidade e de buscar sempre a vontade do Senhor sentindo logo o chamado de Deus.

São Francisco de Sales

Mesmo formado em direito civil e canônico, tornou-se sacerdote, depois bispo e evangelizou com doçura e paciência e converteu muitos protestantes à fé católica.

Sua devoção mariana era profunda. Consagrou-se a Nossa Senhora na adolescência enquanto estudava em Paris.

É conhecido o episódio de que Francisco de Sales sofreu uma grave tentação contra a fé que foi vencida assim que entregou os seus temores a Virgem Santíssima.

Grato à Maria Santíssima por ter-lhe libertado de tão grande prova, devotou-lhe toda vida, profundo amor não se cansando de proclamar em seus sermões, cartas e exortações a grandeza, o poder e a misericórdia da Mãe de Deus.

Fundou junto com Santa Joana-Francisca Fremiot em 1602 a Ordem que foi dedicada à Visitação de Nossa Senhora.

Faleceu aos 56 anos em 30 de dezembro de 1622.

São Francisco de Sales adora ao Menino Jesus e venera sua Santíssima Mãe

 fonte: https://www.adf.org.br/home/entregue-se-aos-cuidados-de-nossa-senhora-com-uma-oracao-de-sao-francisco-de-sales-imperdivel/

São Francisco de Sales, grande devoto do Sagrado Coração de Jesus!

 

Bispo de Genebra, Confessor e Doutor da Igreja, fundador de Ordens religiosas e diretor de incontáveis almas. Animado de profundo amor de Deus, dotado de bondade e suavidade excepcionais no trato, sólida cultura e ortodoxia.

Apontando-nos os santos como exemplo, a Igreja Católica destrói, sem argumentar, a pretensa ignorância e humildade de condição dos que seguem os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo

A condição social e a ciência são, separadamente, os dois obstáculos que os incrédulos julgam existir para a difusão da Igreja

São Francisco de Sales [festividade celebrada no dia 24 de janeiro]
E a Igreja responde-lhes com a vida de um São Francisco de Sales (1567–1622), que aliava à nobreza de sua família uma ciência invulgar, adquirida com brilhantismo nos melhores colégios de França.

São Francisco foi enviado pelo pai a Paris para estudar;

Sua mãe, no entanto, que temia pela virtude do filho assim abandonado numa grande cidade, despediu-se dele recomendando-lhe insistentemente a frequência aos Sacramentos, afirmando preferir vê-lo morto a saber que um dia tivesse cometido um pecado mortal.

São Francisco progrediu rapidamente nos estudos, fazendo-se admirado pelos professores e colegas; não só pela sua inteligência, como pela virtude que conseguia manter no meio de tantos perigos, recebendo frequentemente os Sacramentos.

Amor de Deus, sem esperar recompensa

Relíquia do Santo

Nosso Senhor desejava, no entanto, grandes coisas de São Francisco, e por isso submeteu-o a uma aridez completa, com a ideia de que estava predestinado ao inferno, de nada lhe valendo todo o esforço empregado para se salvar.

Obcecado por essa ideia, um dia ele se ajoelhou aos pés de Nossa Senhora, e entre lágrimas rezou a oração de São Bernardo (o “Lembrai-vos”), acrescentando-lhe:

“Ó minha Senhora e Rainha, sede minha intercessora junto de vosso Filho, perante o qual não me atrevo a comparecer”.

“Queridíssima Mãe, se eu tiver a infelicidade de não amar a Deus no outro mundo, alcançai-me a graça de amá-lo o mais possível enquanto aqui estou!”.

Desde esse dia cessou completamente essa tentação.

Nossa Senhora ouvira a oração belíssima de quem se entregava completamente à sua vontade, a ponto de não titubear em amar a Deus e servi-Lo neste mundo sem nenhuma recompensa no outro.

Grande devoto do Sagrado Coração de Jesus

A Divina Providencia destinava a ordem da Visitação a missão especial de amar o Sagrado Coração de Jesus e de fazer que Ele fosse amado. 

“A mansidão e a humildade são duas virtudes muito caras ao divino Coração de Jesus ” São Francisco de Sales

Conheceria o Santo Fundador este glorioso destino? As atas que foram feitas para a concessão do título de Doutor ao Santo Bispo, nos dizem que sim.

Nelas figuram estas expressões: “Ele conheceu claramente que a vocação especial da ordem, que ia fundar, era de promover a devoção ao Coração de Jesus

E Monsenhor de Maupas falando a respeito do Santo, escrevia o seguinte:

“Pela sua união íntima com o Divino Coração de Jesus, ele alcançou a perfeição das duas virtudes próprias deste Coração adorável, a humildade e a mansidão“.

 fonte: https://www.aascj.org.br/home/2022/01/sao-francisco-de-sales-grande-devoto-do-sagrado-coracao-de-jesus/


No dia 24 de janeiro, temos a alegria de celebrar a santidade de vida do santo da amabilidade: São Francisco de Sales. Apesar do temperamento explosivo, através da graça divina, uma das características mais marcantes de Francisco era a sua amabilidade.

Após a sua morte, muitos se espantaram ao descobrirem os diversos arranhões em sua mesa de trabalho. Francisco preferia arranhar a mesa do que responder as pessoas sem amor e mansidão.

Toda essa amabilidade, Francisco também transmitiu em seus escritos, que lhe garantiram o título de patrono dos escritores, jornalistas e comunicadores. Além da honra de ser consagrado Santo e Doutor da Igreja.

Com amor e devoção, rezemos a oração desse santo especial:

 

“Senhor Jesus, em oração uma vez Vos pedi e pedirei sempre

Que faça eu a Vossa amorosa vontade

Todos os dias da minha miserável e frágil vida.

Nas Vossas mãos, bom Deus,

Entrego o meu espírito, o meu coração, a minha memória,

O meu entendimento e toda a minha vontade.

Concedei, porém, que com tudo Vos sirva,

Vos ame, Vos agrade e sempre Vos louve.

Amém.”

 

São Francisco de Sales, rogai por nós!

fonte: https://adoracomunicacao.com/blog/noticias/oracao-de-sao-francisco-de-sales-padroeiro-dos-comunicadores 

São Francisco é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana. É também patrono dos jornalistas e escritores católicos.

 Resultado de imagem para são francisco de sales

Este santo nasceu no Castelo de Sales em 1567. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

Anos mais tarde, São Francisco escreveu “Introdução à vida devota” e, vivendo do amor de Deus, escreveu também o “Tratado do amor de Deus”.

Certa ocasião, atacado pela tentação de desconfiar da misericórdia do Senhor, ele buscou a resposta dessa dúvida com o auxílio de Nossa Senhora e, assim, a desconfiança foi dissipada. Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre. E foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Primeiro, como coadjutor, depois, sendo o titular. Um apóstolo do amor e da misericórdia. Um homem que conseguiu expressar, com o seu amor e a sua vida, a mansidão do Senhor.

Diz-se que, depois de sua morte, descobriu-se que sua mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com seu temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.

Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos.


REFLEXÃO

A tarefa de Francisco não foi fácil, e nos primeiros anos o fruto do trabalho missionário era muito escasso. Entretanto, graças a sua paciência e sua humildade, pouco a pouco o santo conseguiu abundantes números de conversões. Para ele o mais importante era que Cristo crescesse e ele diminuísse.

ORAÇÃO

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Francisco de Sales, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

fonte:https://conventodapenha.org.br/24-de-fevereiro-dia-de-sao-francisco-de-sales-padroeiro-dos-jornalistas/

 

Frases de São Francisco de Sales

“Não espere as mudanças e eventualidades desta vida com medo; antes, encare-as com a firme esperança de que, ao surgirem, Deus, de quem você é filho, o livrará delas.”

“Só confia n’Ele e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços”.

“Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz”.

​​“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo”.

“Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade dEle com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras”.

“Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso Senhor e tenha paz consigo mesmo. Passará por cada tempestade com seguridade, enquanto a sua confiança se fixar em Deus”. 

“Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parece vir abaixo. Se se dá conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o seu coração de volta para Ele tranquila e simplesmente”.

“Faça todas as coisas em nome de Deus e fará tudo bem. Se comer ou beber, trabalhar ou descansar, ganhará muito aos olhos de Deus, ao fazer todas essas coisas como Deus quer que se faça”. 

fonte:https://www.salesianasvocacional.com.br/copia-mensagens-dom-bosco

 

Conta-se que, depois de morrer, descobriu-se que na mesa de trabalho estava toda arranhada por baixo, porque, com o temperamento forte, preferia arranhar a mesa a responder sem amor e sem mansidão para as pessoas.

Essa mesa era de um santo, de São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome [salesiano]. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo dos escritos.

Homem de bondade e amabilidade, que sabia manifestar a misericórdia e a paciência de Deus a quantos encontrava, propôs uma espiritualidade exigente, mas tranquila, fundamentada sobre o amor, porque amar a Deus “é a suma felicidade da alma nesta vida e na eternidade”.

10 conselhos pautados no livro de autoria “Filoteia”

1 – Confissão: Conserva sempre uma verdadeira dor dos pecados confessados, por menores que sejam, e uma firme resolução de corrigir-te.

2- Paciência: Não limites a tua paciência a alguns sofrimentos, mas estende-a universalmente a tudo o que Deus mandar ou permitir que venha sobre ti.

3 – Mansidão: É melhor, diz Santo Agostinho… fechar inteiramente a entrada do coração à cólera, por mais justa que seja, porque ela lança raízes tão profundas que é muito difícil de arrancá-las.

4- Obediência: Para aprender a obedecer com facilidade aos superiores, acostuma a te acomodares de bom grado com a vontade dos teus iguais, conformando-te aos seus sentimentos sem espírito de contestação, se não houver aí alguma coisa de mal.

5- Castidade: Ocupa-te muitas vezes com a leitura da Sagrada Escritura; porque a palavra de Deus é casta e torna castos os que a amam… se teu coração descansar em Nosso Senhor, que é realmente o Cordeiro imaculado, bem depressa purificarás tua alma, teu coração e teus sentidos, inteiramente, de todos os prazeres sensuais.

6- Contra a Avareza: Se amas os bens que possuis, se eles ocupam teu pensamento com ansiedade, se teu espírito anda sempre aí de envolta, se teu coração se apega a eles, se sentes um medo muito vivo e inquieto de perdê-los, crê-me que ainda estás com febre e o fogo da avareza ainda não está extinto em ti.

7- Pobreza: Reserva frequentemente uma parte de teus bens para empregá-la em favor dos pobres. Dar um tanto do que se possui é empobrecer um outro tanto, e quanto mais se dá tanto mais se empobrece.

8- Amizade: Também quanto às amizades é preciso muito cuidado, para não nos enganarmos, principalmente tratando-se de uma pessoa de sexo diverso, por melhores que sejam os princípios que nos unam a ela; pois o demônio tapa os olhos aos que se amam. Começa-se por um amor virtuoso; mas se não se tornarem precauções prudentes, o amor frívolo se vai misturando e depois vem o amor sensual e por fim o amor carnal.

9- Matrimônio – Se quereis maridos, que as vossas mulheres vos sejam fiéis, ensinai-lhes a lição com o vosso exemplo: Com que cara, diz São Gregório Nazianzeno, quereis exigir honestidade de vossas mulheres, se vós próprios viveis na desonestidade? Como lhes pedis o que não lhes dais?

10- Amor de Deus: Não duvidemos; o bom Jesus, que nos regenerou na cruz, nos leva em seu Coração…Considera o amor eterno que Deus tem tido por nós.

Esse grande santo da Igreja morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

fonte:https://comshalom.org/10-conselhos-de-sao-francisco-de-sales-para-felicidade-da-alma/