CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 10 de julho de 2023

SANTA PAULINA





 

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Origens

Amábile Lúcia Visintainer nasceu no dia 16 de dezembro de 1865, em Vigolo Vattaro, Itália. Os pais eram de origem simples e cristãos.

Em setembro de 1875, com apenas 10 anos de idade, emigrou com seus pais para o Brasil, dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no atual município de Nova Trento, onde deram início à localidade de Vígolo.

Após receber a sua primeira comunhão, com cerca de 12 anos, começou a participar do apostolado paroquial, catequizando os pequenos e visitando os doentes.

Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição

Com a permissão de seu pai, Amábile construiu um pequeno casebre, num terreno doado por um barão, próximo à capela. Lá, ela rezava, cuidava dos doentes e instruía as crianças. A primeira paciente foi uma mulher portadora de câncer terminal, a qual não tinha quem lhe cuidasse.

Era o dia 12 de julho de 1890, data considerada como o dia da fundação da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que iniciou com Amábile e a amiga Virgínia atuando como enfermeiras.

Essa também foi a primeira congregação religiosa feminina fundada em solo brasileiro. Foi aprovada pelo bispo de Curitiba em agosto 1895.

Quatro meses depois, Amábile, Virgínia e Teresa Anna Maule, outra jovem que se juntou a elas, fizeram os votos religiosos; e Amábile recebeu o nome de irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Também foi nomeada superiora, passando a ser chamada de madre Paulina.

Ida a São Paulo

Em 1903, foi eleita superiora geral por toda a vida pelas irmãs da nascente congregação. Deixou Nova Trento e estabeleceu-se em São Paulo, no Bairro Ipiranga. Na cidade, ela ocupou-se de cuidar de crianças órfãs, filhos de ex-escravos e dos escravos idosos e abandonados.

Foram anos marcados pela oração, pelo trabalho e sofrimento. Tudo feito e aceito para que a Congregação das Irmãzinhas fosse adiante.

Páscoa 

Em 1938, acometida pelo diabetes, iniciava um período de grande sofrimento. Teve o braço direito amputado e chegou até a cegueira total.

Madre Paulina morreu serenamente no dia 9 de julho de 1942, na Casa-geral de sua congregação, em São Paulo.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II, no dia 18 de outubro de 1991, em Florianópolis.

Minha oração

“Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, ajudai-nos a sermos fiéis à virtude do serviço, motivados pelo amor de Deus e a salvação das almas. Amém.” 

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 9 de julho:

  • Santos Agostinho Zhaom Rong, presbítero, Pedro Sans i Jordá, bispo, e companheiros, mártires, que, deram testemunho do Evangelho com palavras e obras. Morreram vítimas da perseguição por ter pregado a fé.  († s. XVII-XX)
  • Em Réggio Emília, região da Itália, a Beata Joana Scopélli, virgem da Ordem das Carmelitas, que construiu um mosteiro com a contribuição dos concidadãos. († 1491)
  •  Em Londres, na Inglaterra, o Beato Adriano Fortescue, mártir, pai de família e cavaleiro, que, acusado falsamente de conspiração, foi encarcerado duas vezes, no reinado de Henrique VIII. († 1539)
  •  Na Holanda, a paixão dos santos mártires Nicolau Pieck, presbítero, e dez companheiros da Ordem dos Frades Menores e oito do clero diocesano ou regular. Foram enforcados por terem defendido a presença real de Cristo na Eucaristia.  († 1572)
  • Em Città di Castello, região da Itália, Santa Verónica Giuliáni, abadessa da Ordem das Clarissas Capuchinhas, que recebeu em corpo e alma os estigmas da Paixão do Senhor. († 1727)
  • Em Orange, região da França, as beatas Santa Melânia (Maria Ana Madalena de Guilhermier), e Maria dos Anjos (Maria Ana Margarida de Rocher), virgens da Ordem de Santa Úrsula e mártires durante a Revolução Francesa. († 1794)
  •  Em Kouy-Yang, cidade da província do Guizhou, na China, São Joaquim He Kaizhi, catequista e mártir, estrangulado por causa da sua fé cristã. († 1839)
  •  Em Tai-Yuan-fu, também na China, a paixão dos santos Gregório Grássi e Francisco Fógolla, bispos da Ordem dos Frades Menores. Além de vinte e quatro companheiros, mártires, que na perseguição dos «Yihetuan» foram mortos em ódio ao nome de Cristo. († 1900)
  • Em Dachau, na Alemanha, o Beato Fiel Chijnacki, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que foi deportado da Polónia, sua pátria e encarcerado no campo de concentração. († 1942)Em Roma, Santa Maria de Jesus Crucificado (Maria Petkovic), virgem, que fundou a Congregação das Filhas da Misericórdia, da Ordem Terceira de São Francisco, destinada ao serviço dos doentes e dos marginados. († 1966)Fontes:
    • Vatican.va e vaticannews.va
    • Martirológio Romano – liturgia.pt
    • Arquisp.org.br

      – Produção e edição: Bianca Vargas 

FONTE: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-paulina-do-coracao-agonizante-de-jesus/

Capela Madre Paulina - Maringá - Paraná

 fotos - Suely Sanches 

Imagem



 

Terço de Santa Paulina

Protetora dos doentes com câncer.

Madre Paulina nasceu em 1865, em Vígolo Vattaro, Itália. Com 10 anos emigrou com sua família para a pequena Vígolo, no interior de Santa Catarina, no Brasil. Em 1887 sua mãe faleceu. Por isso, como filha mais velha, ela cuidou da família até seu pai se casar novamente. No povoado, deu catecismo para as crianças e já se dedicava a cuidar dos enfermos. Logo, ela e mais uma amiga cuidaram de uma senhora doente de câncer, num casebre de madeira, que chamaram de 'hospitalzinho', o que atraiu a atenção de todos, que começaram a ajudar. Em julho de 1890já tinha um grupo de moças que lhe ajudava a cuidar dos doentes. O grupo cresceu e nasceu a ideia de se tornar uma congregação religiosa. Em julho de 1890 o Bispo de Curitiba aprovou a congregação, que recebeu o nome de Filhas da Imaculada Conceição. Santa Paulina assumiu o nome religioso de Paulina do Coração Agonizante de Jesus e foi eleita a superiora. A obra cresceu, construiu casas em Vígolo, Nova Trento e chegou a São Paulo, onde acolhia filhos de ex-escravos (que eram desamparados), órfãos e idosos, dando-lhes formação, quando possível e dignidade.Depois disso, a Congregação floresceu e se espalhou por várias regiões do Brasil. Em 1909, por intriga de uma pessoa de fora do convento, Santa Paulina foi tirada do cargo de Superiora Geral e'exilada' pelo bispo, indo viver numa casa fundada por ela em Bragança Paulista, onde viveu dez anos na humildade, fazendo serviços braçais, sem reclamar, sempre louvando a Deus. Em 1918, foi levada de volta à Casa Geral em São Paulo pelo mesmo bispo, que reconheceu com plenitude todas as virtudes de Santa Paulina. Ali ela viveu 33 anos como simples religiosa, servindo de exemplo de humildade e serviço para todas as irmãs. Santa Paulina faleceu na mesma casa, em 9 de julho de 1942, com odores de santidade. Foi canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II.

O Terço de Santa Paulina

O Terço de Santa Paulina é o Terço da Humildade, a caridade concreta, do amor ao próximo e do Serviço. É, também, o Terço para quem está passando por momentos difíceis de humilhações, injustiças e perseguições. Ambas as situações, amor ao próximo e perseguições foram vividas por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como rezar o Terço de Santa Paulina

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Paulina. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave -Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos a vinda de Santa Paulina para o Brasil aos dez anos de idade e o serviço amoroso que assumiu na pequena paróquia. E pedimos a graça de colocar nossos dons a serviço de nossa paróquia.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, interceda por mim a cura do corpo e da alma, 

Glória ao Pai...

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos a caridade que, em sua juventude, acolhe uma senhora com câncer, aliviando-lhe os sofrimentos até à morte. E pedimos a graça de poder ajudar aos necessitados que estiverem próximos de nós.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a fundação da Congregação de Santa Paulina e a expansão de sua obra de amor. E pedimos a graça de poder colaborar com as obras de Deus que estiverem ao nosso alcance.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a chegada da Congregação a São Paulo e, depois, em várias regiões do país, expandindo a caridade e o amor vivido pelas irmãzinhas. E pedimos que nós também sejamos instrumentos desse amor de Deus.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos o sofrimento de Santa Paulina, sua retirada como superiora, seu exílio em Bragança Paulista, sua humildade e força de acolher tudo isso sem nunca reclamar, sua volta para a casa Mãe e sua morte cheia de virtudes e amor.

Salve Rainha

Oração a Santa Paulina
'Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.
(Pedir a graça desejada)
Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno. Amém.'
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, rogai por nós.

fonte:https://cruzterrasanta.com.br/oracao-terco-de-santa-madre-paulina/219/105/

 

 

TEXTOS E ORAÇÕES PARA MOMENTOS DE ANGÚSTIA E AFLIÇÃO

 



(Mateus 8,23-27)
NO TEMPO DA ANGÚSTIA E DA AFLIÇÃO, A FÉ NO SENHOR PERMANECE CONOSCO E DEVE NOS DOMINAR E CONDUZIR. DEUS SE FAZ PRESENTE EM NOSSA VIDA NOS BONS E MAUS MOMENTOS!
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!
Pode ser uma imagem de 7 pessoas e texto(Mateus 6,7-15)
O PERDÃO NUNCA PODE FALTAR EM NOSSAS ORAÇÕES E EM NOSSOS RELACIONAMENTOS. ELE É MUITO MAIS QUE OBRIGAÇÃO, É NECESSIDADE DA ALMA PARA A VIDA ESPIRITUAL.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a Vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ”Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!




 

Estamos no mundo, mas não somos do mundo, por isso Jesus intercede ao Pai: “Não te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno” (Jo 17,15). Veja o que diz Nosso Senhor: “Pai proteja meus discípulos, proteja o meu rebanho do Maligno. Proteja de tudo aquilo que é força do mal e para que eles recebam esta graça diz ao final “eu me ofereço em favor deles” (cf. Jo 17,12-19).

As provações nos tiram do mundo e, de alguma forma, nos elevam para Deus, porque nas provações produzimos frutos de uma fé transformada, amadurecida, purificada. Produzimos frutos de esperança e perseverança. Aprendemos a esperar em Deus, não cruzar os braços e esperar que Deus faça tudo, mas um esperar ativo, uma presença ativa em Deus. A provação aumenta nossa confiança em Deus e o quanto somos necessitados do Seu amor. Deus nos dá forças para lutar e nos livra do mal.

Como escreveu Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, em seu livro Jesus de Nazaré, citando São Cipriano: “Quando dizemos ‘livrai-nos do mal’, então nada mais resta para pedir. Quando nós alcançamos a proteção pedida contra o mal, então estamos seguros e protegidos contra tudo o que o demônio e o mundo possam realizar. Que medo poderia vir do mundo para aqueles cujo protetor no mundo é Deus? Esta certeza deu suporte aos mártires e permitiu-lhes estarem alegres e confiantes num mundo cheio de ameaças e eles mesmos ‘salvos’ no mais profundo de si, libertados para a verdadeira liberdade”.

Quando nos colocamos na presença de Deus, vencemos e mantemos viva a esperança de um dia saciar Nele a nossa alma, definitivamente!

Deus abençoe,

Padre Reginaldo Manzotti



Oração: Cruz Livrai-nos do mal

Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde, adoremos!

Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa Cruz! Pela  autoridade desta palavra, peço-Vos, Senhor, renova em mim toda força que emana da Cruz! 

Pela força do Vosso nome, Jesus, pela força da Cruz, pelo sangue derramado e pela poderosa intercessão da Virgem Maria, eu renuncio a todo pecado! 

Eu renuncio ao medo, à inveja, à mentira e a tudo o que causa desunião. Eu renuncio a satanás e proclamo para o mundo ouvir: “Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai”. 

Pela força deste madeiro, pela força da Cruz, eu Vos peço, Senhor, dai-me a graça da perseverança, da fidelidade, da alegria, e a coragem de proclamar que a Cruz é o sinal de vitória em minha vida e na vida da minha família! 

Eu Vos peço, Senhor, a graça de anunciar que não estou sozinho, e que, pela força da Cruz, eu assuma a missão que me cabe. Não quero ser mais um neste mundo. Ajuda-me a fazer a diferença, ajuda-me a ser sal e luz. E livra-me de todo o mal. 

Amém!

 Cruz Livrai-nos do Mal - imagem e oração - https://loja.cancaonova.com/cruz-livrai-nos-do-mal

 

Reze a poderosa oração a São Bento e peça a ele que livre toda sua família do mal



Glorioso São Bento,
que dedicaste toda sua vida a Cristo e aos irmãos,
cuidando da vida espiritual
e estabelecendo pontes de amor
entre o coração de Deus e alma do homem,
protegei-me contra os ataques do mal,
livrai-me das insídias do inimigo,
concedei-me a paz interior
e a fortaleza diante das tempestades da vida.
 
Ó poderoso São Bento,
defendei-me dos olhares invejosos
e ensinai-me a partilhar o amor com todos.

Que a Cruz do Senhor me guie pelos caminhos de luz,
e que o dragão feroz que ronda nossa alma
seja afugentado pelo poder do Cristo Salvador.

Afasta de minha vida e de minha família
toda força do mal, e que, por tua intercessão,
eu anuncie as misericórdias do Cristo Senhor!
Amém!

 


Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém!


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Salmo 56, 4-5. 11-12

Enquanto temo, eu confio em ti:

Por Deus louvo a sua promessa,

em Deus confio, não temo.

O que poderia fazer-me um mortal?



Sei que Deus está do meu lado.

Por Deus louvo a sua promessa,

em Deus confio e não temo:

O que poderá fazer-me um homem?

 

Oração para acalmar os corações angustiados

Socorre a nossa fraqueza, Senhor.

Meu Senhor, minha alma está perturbada: a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé. Não olhes para a minha miséria e para o meu egocentrismo. Eu sei que estou apavorado porque teimo e insisto em ficar contando apenas com as minhas forças humanas, com os meus métodos e com os meus recursos.

Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhando somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus. Abandono-me em Tuas mãos, Senhor, nelas eu coloco as rédeas da minha vida e a direção do meu caminhar.

Eu creio em Vós, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu sei que o Cristo ressuscitado caminha ao meu lado, mas assim mesmo eu ainda temo, porque não consigo abandonar-me inteiramente em Tuas mãos. Socorre a minha fraqueza, Senhor.

Sei que o Senhor pode transformar água em vinho e pedras em pães. Sei que o Senhor dá ordens aos ventos e ao mar, sei que nenhum passarinho cai por terra sem a Vossa vontade, e que os fios de meus cabelos estão todos contados. Eu sei, Senhor, que cuidas das aves do céu e dos lírios dos campos, que não semeiam nem ceifam, e o Senhor lhes dá o alimento e as vestes, que valem muito menos do que nós. Eu sei de tudo isso, Senhor, mas a minha fé é fraca. Perdoa-me, cura-me e aumenta a minha fé, Senhor! Eu não desisto de procurar-Te e de alcançar uma fé firme. Tem compaixão de mim.

Em Teu nome, levanto a minha cabeça, Senhor, e expulso o medo e a angústia de minha alma. Em Teu Nome, Senhor, eu não temerei mal nenhum, porque sei que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Eu sei que o Senhor é protetor da minha vida; assim nada temerei. Assim seja. Amém.

fonte:https://comshalom.org/oracao-para-acalmar-os-coracoes-angustiados/


1. Súplica de Davi. Ouvi, Senhor, uma causa justa! Atendei a meu clamor! Escutai minha prece, de lábios sem malícia.*

2. Venha de vós o meu julgamento, e vossos olhos reconheçam que sou íntegro.

3. Podeis sondar meu coração, visitá-lo à noite, prová-lo pelo fogo, não encontrareis iniquidade em mim.

4. Minha boca não pecou, como costumam os homens; conforme as palavras dos vossos lábios, segui os caminhos da lei.

5. Meus passos se mantiveram firmes nas vossas sendas, meus pés não titubearam.

6. Eu vos invoco, pois me atendereis, Senhor; inclinai vossos ouvidos para mim, escutai minha voz.

7. Mostrai a vossa admirável misericórdia, vós que salvais dos adversários os que se acolhem à vossa direita.

8. Guardai-me como a pupila dos olhos, escondei-me à sombra de vossas asas,

9. longe dos pecadores, que me querem fazer violência. Meus inimigos me rodeiam com furor.

10. Seu coração endurecido se fecha à piedade; só têm na boca palavras arrogantes.

11. Eis que agora me cercam, espreitam para me prostrar por terra;

12. qual leão que se atira ávido sobre a presa, e como o leãozinho no seu covil.

13. Levantai-vos, Senhor, correi-lhe ao encontro, derrubai-o; com vossa espada livrai-me do pecador,

14. com vossa mão livrai-me dos homens, desses cuja única felicidade está nesta vida, que têm o ventre repleto de bens, cujos filhos vivem na abundância e deixam ainda aos seus filhos o que lhes sobra.

15. Mas eu, confiado na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, irei saciar-me com a visão de vosso ser.

fonte:https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/16/ 

 ECLESIÁSTICO 30, 22-27


22. Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.

23. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida.

24. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti,*

25. pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.

26. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo.

27. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude.*

 fonte:https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/eclesiastico/30/

 


 

CURA MENTAL

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe agrada e o que é perfeito”

(Rm 12,2).

Com o poder do Sangue de Jesus †, eu quebro os padrões de doença mental e insanidade codificadas em meu sistema ancestral.

Venho contra todo comportamento anormal, anti-social, paranóia, esquizofrenia, padrões de agressividade e passividade,desordens da personalidade e hábitos nervosos.

No poder do Seu Nome, Jesus †, venho contra toda inflexibilidade, perfeccionismo, padrões maníaco-depressivos e modos estranhos; também faço parar toda ferida e repressão da masculinidade e todas as formas de suprimir e prejudicar a feminilidade.

Senhor entre nestas áreas com Vosso perdão e Vossa paz.

Pai, que a saúde e a integridade mental sejam cravadas na minha linha de família. Que cada um tenha a mente de Cristo.

Que tenhamos o pensamento claro, o equilíbrio emocional e padrões sadios de relacionamento. Clamo o Sangue de Jesus a nos lavar e a nos libertar de todos os sombrios padrões de opressões emocionais e espirituais e também a incapacidade

de brincar, se divertir e expressar alegria.

Eu vos peço Jesus, que um espírito de alegria e de leveza se levante em minha linha de família.

Senhor, eu te louvo e te agradeço desde já na certeza de me atender. Amém!

Coração de Maria, segundo o coração do próprio Deus... Rogai por nós!

 



Salmos, 24

1. De Davi. Para vós, Senhor, elevo a minha alma.*

2. Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos!

3. Não, nenhum daqueles que esperam em vós será confundido, mas os pérfidos serão cobertos de vergonha.

4. Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.

5. Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre.

6. Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas.

7. Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor.

8. O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto.

9. Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via.

10. Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos.

11. Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja.

12. Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher.

13. Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra.

14. O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança.

15. Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, porque ele livrará do laço os meus pés.

16. Olhai-me e tende piedade de mim, porque estou só e na miséria.

17. Aliviai as angústias do meu coração, e livrai-me das aflições.

18. Vede minha miséria e meu sofrimento, e perdoai-me todas as faltas.

19. Vede meus inimigos: são muitos, e com ódio implacável me perseguem.

20. Defendei minha alma e livrai-me: não seja confundido eu que em vós me acolhi.

21. Protejam-me a inocência e a integridade, porque espero em vós, Senhor.

22. Ó Deus, livrai Israel de todas as suas angústias.

 https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/24

 


Salmo, 85

1. Oração de Davi. Inclinai, Senhor, vossos ouvidos e atendei-me, porque sou pobre e miserável.*

2. Protegei minha alma, pois vos sou fiel; salvai o servidor que em vós confia. Vós sois meu Deus;

3. tende compaixão de mim, Senhor, pois a vós eu clamo sem cessar.

4. Consolai o coração de vosso servo, porque é para vós, Senhor, que eu elevo minha alma.

5. Porquanto vós sois, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos vos invocam.

6. Escutai, Senhor, a minha oração; atendei à minha suplicante voz.

7. Neste dia de angústia é para vós que eu clamo, porque vós me atendereis.

8. Não há entre os deuses um que se vos compare, Senhor; não existe obra semelhante à vossa.

9. Todas as nações que criastes virão adorar-vos, e glorificar o vosso nome, ó Senhor.

10. Porque vós sois grande e operais maravilhas, só vós sois Deus.

11. Ensinai-me vosso caminho, Senhor, para que eu ande na vossa verdade. Dirigi meu coração para que eu tema o vosso nome.

12. De todo o coração eu vos louvarei, ó Senhor, meu Deus, e glorificarei o vosso nome eternamente.

13. Porque vossa misericórdia foi grande para comigo, arrancastes minha alma das profundezas da região dos mortos.

14. Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, uma turba de prepotentes odeia a minha vida, eles que nem vos têm presente ante os olhos.

15. Mas vós, Senhor, sois um Deus bondoso e compassivo; lento para a ira, cheio de clemência e fidelidade.

16. Olhai-me e tende piedade de mim, dai ao vosso servo a vossa força, salvai o filho de vossa escrava.

17. Dai-me uma prova de vosso favor, a fim de que verifiquem meus inimigos, para sua confusão, que sois vós, Senhor, meu sustento e meu consolo.

fonte:https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/salmos/85/