CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

NOVENA À RAINHA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA

 

NOVENA À RAINHA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA RECOMENDADA POR PADRE PIO

Padre Pio depositava uma fé inabalável nas “Três Novenas” a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, recomendando-as muitas vezes a seus filhos espirituais nas cartas que lhes escrevia.  

A “Novena a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia” elaborada por Bartolo Longo, em 1879, deve ser rezada três vezes em seguida, para implorar graças nos casos considerados mais desesperados e foi aprovada pelo Papa Leão XIII em 29 de novembro de 1887.

Padre Pio recomendava ainda que deveriam rezar o Rosário inteiro, todos os dias.

* * *

ORIGEM DA NOVENA

Fortuna Agrelli era uma jovem que há muito tempo vinha sofrendo de uma grave moléstia. A menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa.

A Santa Virgem disse: “Filha, você Me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de Mim. Agora, posto que Me invocou com o título que muito Me agrada, ‘Rainha do Santo Rosário’, não posso mais recusar o favor que você Me pede; porque este nome é o mais precioso e querido por Mim. Faça três novenas e você obterá tudo”.

Mais uma vez Nossa Senhora lhe apareceu e disse:

“Todo aquele que deseja receber graças de Mim, deve fazer três novenas de súplica (27 dias) e três novenas de agradecimento (27 dias), rezando o Rosário”.

* * *

Então a moça sofredora de posse de tão precioso tesouro, começou as suas novenas, conforme a Mãe da Misericórdia tinha lhe enviado. Ao final das seis novenas de oração do Santo Rosário, encontrava-se ela totalmente curada, gozando de plena saúde.

Fortuna fazia parte de uma família muito conhecida da cidade, pois seu pai era banqueiro; com isso a notícia se espalhou e chegou ao Vaticano. Na época ocupava a cadeira de São Pedro o grande Papa Leão XIII, que ao tomar conhecimento detalhado dos fatos ficou tão emocionado com o milagre que decidiu incentivar de maneira muito forte a devoção a Nossa Senhora do Rosário. Mais uma vez observamos o quanto a amorosa Mãe do Céu cuida dos seus filhos e filhas. 


 

NOVENA DE SÚPLICA
(Rezar este conteúdo durante 27 dias)

Obs: É necessário estar rezando o Rosário todos os dias

Oração Inicial: Ó Santa Catarina de Sena, minha Protetora e Mestra, vós que assistis do Céu aos vossos devotos quando rezam o Rosário de Maria, assisti-me neste momento, e dignai-vos rezar juntamente comigo esta novena à Rainha do Rosário, que estabeleceu o trono de Suas graças no Vale de Pompéia, a fim de que, por vossa intercessão, eu obtenha a graça que desejo. Amém.

– Ó DEUS, vinde em meu auxílio.
– SENHOR, apressai-Vos em me socorrer. (Glória)

Ó Virgem Imaculada e Rainha do Santo Rosário, Vós, nestes tempos de fé extinta e impiedade triunfante, quiseste estabelecer a Vossa sede de Rainha e Mãe sobre a antiga Pompéia, morada dos mortos pagãos. E, desse lugar onde eram adorados os ídolos e os demônios, Vós, hoje como Mãe da Divina Graça, espalhais, por toda a parte, os tesouros das celestes misericórdias. Oh! Volvei, também sobre mim, ó Maria, desse trono em que reinais piedosamente, os Vossos olhos misericordiosos, e tende compaixão de mim, que tanto necessito do Vosso socorro. Mostrai-Vos também a mim, como a tantos outros Vos tendes mostrado, verdadeira MÃE DE MISERICÓRDIA, enquanto eu, de todo o coração Vos saúdo e Vos invoco, ó Soberana Rainha do Sacratíssimo Rosário. Amém.

(Salve Rainha)

Prostrado aos pés de Vosso trono, ó grande e gloriosa Senhora, minha alma Vos venera em meio dos gemidos e das angústias que pesam intensamente sobre ela. Nestes temores e agitações em que me encontro, levanto cheio de confiança os olhos para Vós, que Vos dignastes eleger, para Vossa morada, as terras de pobres e abandonados camponeses. E ali, em face da cidade e do anfiteatro dos prazeres mundanos onde reinam o silêncio e a ruína, Vós, como RAINHA DAS VITÓRIAS, levantastes a Vossa voz poderosa para chamar de todos os pontos da Itália e do mundo católico os Vossos devotos e filhos para Vos construírem um Templo. Ó Senhora, tende compaixão desta minha alma que jaz na miséria; tende piedade de mim que estou cheio de miséria e humilhações. Vós, que sois o extermínio dos demônios, defendei-me destes inimigos que me assaltam; Vós, que sois o SOCORRO DOS CRISTÃOS, tirai-me destas tribulações em que miseravelmente estou mergulhado. Vós, que sois a NOSSA VIDA, triunfai da morte que ameaça minha alma nestes perigos a que está exposta: restituí-me a paz, a tranqüilidade, o amor e a saúde! Amém.

(Salve Rainha)

Ah! Sabendo que são numerosos aqueles que têm sido por Vós beneficiados, unicamente porque recorreram a Vós com fé, sinto novo desejo e coragem de Vos invocar em meu socorro. Vós já prometestes outrora a São Domingos que, quem quisesse graças, com o Vosso Rosário as obteria, e eu, com o rosário na mão, Vos chamo, ó Mãe, ao cumprimento das Vossas maternais promessas. Ainda agora, em nossos dias, operais contínuos prodígios, a fim de induzir os Vossos filhos para Vos honrarem no Templo de Pompéia. Quereis, pois, enxugar as nossas lágrimas, suavizar os nossos trabalhos! E eu, com o coração nos lábios, com viva fé, Vos chamo e Vos invoco: “Minha Mãe!”… Minha querida Mãe… Minha Mãe tão bela!… Minha Mãe dulcíssima, ajudai-me…” MÃE E RAINHA DO SACRATÍSSIMO ROSÁRIO DE POMPÉIA, não tardeis mais em estender-me a Vossa mão poderosa para me salvar, pois a demora, como vedes, me levaria à ruína! Amém.

(Salve Rainha)

E a quem mais recorrerei eu, senão a Vós, que sois o ALIVIO DOS AFLITOS, o CONFORTO DOS ABANDONADOS, a CONSOLAÇÃO DOS INFELIZES? Oh! Eu confesso, a minha alma é miserável, está sobrecarregada de enormes pecados, merece arder no Inferno, indigna de receber graças… Mas não sois Vós a ESPERANÇA DOS DESESPERADOS, a grande MEDIANEIRA entre o homem e DEUS, a nossa poderosa ADVOGADA junto ao Trono do Altíssimo, o REFÚGIO DOS PECADORES? Oh! Basta que digais uma palavra, em meu favor, ao Vosso Filho e Ele Vos ouvirá. Pedi-Lhe, pois, ó Mãe, esta graça de que tenho tanta necessidade.

(Expõe-se a graça desejada)

Somente Vós podeis obtê-la para mim. Vós, que sois a minha única esperança, a minha consolação, a minha doçura, e toda a minha vida. Assim espero! Amém.

(Salve Rainha)

Ó Virgem e Rainha do Sacratíssimo Rosário, Vós que sois a Filha do PAI Celeste, a Mãe do Divino Filho, a Esposa do Espírito Septiforme. Vós, que tudo podeis junto à SANTÍSSIMA TRINDADE, deveis impetrar-me esta graça, que me é tão necessária, contanto que não sirva de obstáculo à minha salvação eterna. (Expõe-se novamente a graça desejada) Eu Vo-la rogo, pelo Coração de Vosso adorável JESUS, pelos nove meses em que O trouxeste em Vosso seio, pelos méritos dos sofrimentos de Sua Vida, pela Sua cruel Paixão, pela Morte na Cruz, pelo Seu Nome Santíssimo, pelo Seu Preciosíssimo Sangue. Peço-a, enfim, pelo Vosso dulcíssimo Coração, pelo Vosso Nome glorioso, ó Maria que sois a ESTRELA DO MAR, a SENHORA PODEROSA, a PORTA DO CÉU, a MÃE DE TODAS AS GRAÇAS. Em Vós confio, de Vós tudo espero de bom. Vós me haveis de salvar! Amém.

(Salve Rainha)

​– Tornai-me digno de Vos louvar, ó Virgem Puríssima!
– Dai-me Força contra Vossos inimigos!
– Rogai por nós, Rainha do Sacratíssimo Rosário!
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oremos – Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por Sua Vida, Morte e Ressurreição nos mereceu a graça da salvação eterna, concedei, nós Vo-lo suplicamos, que meditando estes Mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem–aventurada Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e obtenhamos o que prometem. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Acrescenta-se uma Ave-Maria pelo advogado Bartolo Longo.)


 

Oração a São Domingos e a Santa Catarina de Sena

Ó Santo Sacerdote de Deus e glorioso Patriarca São Domingos, que fostes o amigo, o filho predileto e o confidente da Rainha Celeste, e tantos prodígios operastes por virtude do Santo Rosário; e vós, Santa Catarina de Sena, primeira filha desta Ordem e poderosa medianeira junto ao Trono de Maria e junto ao Sacratíssimo Coração de Jesus, com Quem trocastes o vosso coração; vós, meus diletos Santos, olhai para as minhas necessidades e tende compaixão do estado em que me vejo. Vós tivestes na Terra o coração aberto a todas as misérias alheias, e a mão poderosa para mitigá-las; agora no Céu, não se diminuiu, nem a vossa caridade, nem o vosso poder. Pedi, oh! Pedi por mim, à Mãe do Rosário e ao Seu Divino Filho, já que tenho grande confiança de que, por vosso intermédio, hei de conseguir a graça que tanto desejo. Amém.

(3 Glórias)

(1 Glória em honra de São Francisco de Assis e 1 em honra de Santo Tomás de Aquino, para obter o dom da pureza.)

FONTE: https://soutodoteumaria.com.br/novena-a-rainha-do-rosario-de-pompeia-recomendada-por-padre-pio/

 

 https://igrejadapompeia.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Virgen_del_Rosario_Santo_Domingo_y_Santa_Catalina_de_Siena-1.jpg

 Pompeia é uma cidade da comuna italiana de Campana, a 22 km de Nápoles. Foi construída antes de Cristo, na base do vulcão Vesúvio, e era local de veraneio dos romanos ricos.
O vulcão parecia estar extinto, mas no ano 79, houve uma grande erupção. Espessas camadas de cinza e lava sepultaram toda aquela região, levando consigo milhares de vitimas.
Pompeia tornou-se símbolo de morte e ruína, mas também de ressurreição e vida.
Contemplando todo esse abismo de morte, o advogado incrédulo chamado Bartolomeu Longo, um dia absorto na dúvida e no remorso, vagueava pelo Vale de Pompeia, sozinho, em busca da verdade e do sossego pessoal.

Recordou-se de ter ouvido falar, há muito tempo, dos efeitos tranquilizantes do Rosário. De repente, uma voz ressoou em seus ouvidos: “Se queres encontrar paz, reza e propaga o Rosário, porque é segura a salvação de quem espalha a devoção do Terço”. A reação do advogado ateu foi imediata e respondeu à voz celeste: “Se essa promessa é certa, estou salvo, porque não deixarei este vale sem ter propagado o Rosário”.
Dali em diante, mudou de vida. Agiu com paciência e energia, superando inúmeras contrariedade e insucessos. Convertido, ofertou um quadro de Nossa Senhora do Rosário, que havia adquirido em Nápoles, a  uma capela antiga daquela região. A devoção cresceu com rapidez e os milagres se multiplicaram; inúmeros peregrinos foram louvar a Deus no templo dedicado à Santíssima Virgem Maria de Pompeia. Ficou sendo o símbolo de ressurreição.
Tempos depois, surgiu o monumental santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, no mesmo lugar onde antes se prestava culto a Vênus. É um dos mais famosos templos do mundo. Em seu interior, chama a atenção o trono de mármore e bronze. Nesse trono, resplandece a imagem de Nossa Senhora do Rosário. Ali, destaca-se também o quadro de Nossa Senhora do Rosário. Ali, destaca-se também o quadro de Nossa Senhora do Rosário, retocado pelo pintor italiano Frederico Maldarelli, contendo 15 medalhões que recordavam, então, os 15 mistérios da vida de Cristo Redentor (em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou mais 5 mistérios da vida publica do Salvador, conhecidos como “luminosos”).
Esse templo tornou-se famoso em todo o mundo, reconhecido como Santuário dedicado à Santíssima Virgem do Rosário de Pompeia. A comemoração litúrgica celebra-se no dia 7 de outubro.
Hoje, há vários lugares que tomaram o nome de Pompeia, tanto comerciais, como geográficos. Na cidade de São Paulo, existe o bairro Pompeia; no Estado, também há um município de mesmo nome.

fonte: https://igrejadapompeia.org.br/nossa-senhora-do-rosario-da-pompeia/

 

Breve resenha: No ano 79 a Cidade de Pompéia, perto de Nápoles, Itália, cidade pagã, ficou sepultada sob a lava proveniente do Vesúvio em erupção. Sobre suas ruínas  edificou-se uma nova cidade. No ano de 1876, o advogado Bartolo Longo (beatificado em 26 de outubro de 1980) encontra um quadro que representa a Virgem do Rosário. Tal quadro tem em ambos os lados a imagem de  Santa Catarina de Siena e  Santo Domingo Guzmán.

Bartolo Longo, devoto fervoroso de Maria, começa a difundir o culto, sob o nome de Virgem do Rosário de Pompéia. A devoção popular a leva a buscar um lugar  apropriado. Assim surge o templo que existe até hoje no local.

Conta a história que durante o ano  79, uma erupção do Vesúvio, vulcão que fica perto de Nápoles sepultou sob sua lava a faustuosa cidade de Pompéia, onde a aristocracia romana tinha suas casas de férias.

No início do século XIX, já descobertas as ruínas da cidade, instalaram-se no vale próximo várias famílias de camponeses que levantaram humildes habitações e uma pobre capela.

Em 1872 chegou ao lugar Bartolo Longo, advogado da Condessa Fusco, dona destas terras. Longo soube, ao dialogar com os camponeses, que as coisas não iam mal, embora foi alertado sobre a presença de indivíduos de maus costumes, os que faziam com que as coisas não fossem totalmente agradáveis. Não havia polícia e  que enquanto houve um padre, este exercia certa autoridade, mas após sua morte, eram poucos os que seguiam firmes na fé, por isso na capela que tinha ficado abandonada não se rezavam mais missas. As pessoas rezavam em suas casas.

Uma noite Longo viu em sonho um amigo morto há anos atrás que lhe disse "Salva esta gente, Bartolo. Propaga o Rosário. Faz com que o rezem. Maria prometeu a salvação aos que rezassem o rosário".

Longo voltou a Nápoles e de regresso levou consigo uma boa quantidade de Rosários que repartiu entre os habitantes do vale. Ao mesmo tempo, ajudado por alguns vizinhos, dedicou-se à tarefa de consertar a Capela, à qual as pessoas começaram a freqüentar, em número crescente, a rezar o Rosário.

No  ano de 1876 decidiu-se a aumentar o  Templo. Em 1878, Longo obteve de um convento de Nápoles um quadro muito  deteriorado de Nossa Senhora do Rosário com Santo Domingo e Santa Rosa de Lima, que um pintor restaurou. Ignora-se porque a figura da Santa limenha foi trocada pela de Santa Catarina de Siena.

Posta sobre o altar do Templo, ainda inconclusa, a Sagrada imagem começou a realizar milagres.

No dia 8 de maio de 1887, o Cardeal Mônaco de  Valleta colocou na  venerada imagem um diadema de brilhantes abençoado pelo Papa Leão XIII e em 8 de maio de 1891, houve a Consagração Solene do novo Santuário de Pompéia, que existe até hoje.

Depois da Missão Arquidiocesana de 1960, o Padre Strita, que era encarregado de celebrar o ofício da Missa em Ouro Verde, elegeu como Padroeira do mesmo Nossa Senhora do Rosário de Pompéia.

Fonte: https://www.acidigital.com/santoral/7octs.htm 

Oração indulgenciada a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

 

Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.

Súplica à Santíssima Virgem do Rosário de Pompéia

Para se rezar no dia 08 de Maio e no primeiro Domingo de Outubro, ao meio-dia na Itália e (pelos fusos horários) às oito horas da manhã no Brasil.

Súplica aprovada pela sagrada Congregação dos Ritos. O Papa Leão XIII concedeu Indulgência de 07 anos e 07 quarentenas a quem, ao menos com coração contrito, a rezar devotamente no dia 08 de Maio ou no primeiro domingo de Outubro (Rescrito de 18 de Julho de 1887).

Estas Indulgências foram confirmadas “in perpetuo” e declaradas aplicáveis às almas do Purgatório, por S. Pio X (Rescrito de 28 de Novembro de 1903). Depois de exposto o Santíssimo Sacramento, faça-se o Sinal da Cruz:Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

I –Ó augusta Rainha das Vitórias, ó Virgem Soberana do Paraíso, a cujo nome poderoso exultam os céus e estremecem de terror os abismos. Ó Rainha gloriosa do Santíssimo Rosário, todos nós, vossos filhos ditosos, que a vossa bondade escolheu neste século para levantar-vos um templo em Pompéia, aqui estamos prostrados aos vossos pés, neste soleníssimo dia, da festa de vossos novos triunfos, na terra dos ídolos e dos demônios, com lágrimas vos tributamos os afetos do nosso coração e, com a confiança de filhos, vos expomos as nossas misérias.Ah! Desse vosso trono de clemência, onde vos sentais como Rainha, volvei, ó Maria, vosso olhar piedoso para nós, para as nossas famílias, para o Brasil, para a América, para a Europa, e para toda a Igreja; tende compaixão das angústias em que nos achamos e dos trabalhos que amarguram nossas vidas. Vede ó Mãe, quantos perigos nos rodeiam a alma e o corpo; quantas calamidades e aflições nos oprimem! Ó Mãe, suspendei o braço da justiça do vosso Filho irritado e vencei com a clemência o coração dos pecadores: também eles são nossos irmãos e vossos filhos, custaram sangue ao amável Jesus, e dolorosos golpes ao vosso sensibilíssimo Coração. Hoje, mostrai a todos quem sois vós: Rainha da paz e do perdão. Salve Rainha…

II –É verdade, é verdade que nós somos os primeiros, se bem que vossos filhos, a crucificar novamente a Jesus em nossos corações, com nossos pecados, e ferimos de novo o vosso Coração. Sim, confessamos que merecemos os mais duros castigos. Mas lembrai-vos que sobre o Gólgota recolhestes as últimas gotas daquele Divino Sangue e o último testamento do Redentor moribundo. E aquele Testamento de um Deus, selado com o Sangue de um Homem-Deus, vos declarava Mãe nossa, Mãe dos pecadores: Vós, portanto, como nossa Mãe, sede nossa advogada, a nossa Esperança. E nós, gemendo, estendemos para Vós nossas mãos suplicantes clamando: misericórdia.Tende piedade, ó, boa Mãe, tende piedade de nós, das nossas almas, das nossas famílias, dos nossos parentes, dos nossos amigos, dos nossos irmãos falecidos, e, principalmente, dos nossos inimigos, e de todos aqueles que se dizem cristãos e, contudo, dilaceram o amável Coração do vosso Filho. Piedade, ó sim, Piedade imploramos hoje, para as nações extraviadas, para todo o Brasil, para toda a América, para toda a Europa, para todo o mundo, a fim de que, arrependido, volte ao vosso Coração. Misericórdia. Salve Rainha…

III –Que vos custa, ó Maria, ouvir-nos? Que vos custa salvar-nos? Não colocou Jesus em vossas mãos todos os tesouros das suas graças, das suas misericórdias? Vós, como minha Rainha, vos sentais coroada à direita do vosso Filho, coberta de glória imortal, sobre todos os coros dos Anjos. O Vosso domínio abrange os céus e a terra, e todas as criaturas que nela habitam estão a vós sujeitas. O vosso domínio se estende até o inferno, e só vós nos podeis arrancar das mãos de Satanás, ó Maria. Vós sois onipotente por graça; vós, portanto, podeis nos salvar. E se dizeis que não nos quereis ajudar, porque somos filhos ingratos e indignos da vossa proteção, dizei ao menos a quem devemos recorrer para nos livrarmos de tantos flagelos. Ah! Não! O vosso Coração de Mãe não poderá ver vossos filhos perdidos. O Menino que vemos em vosso colo, a Coroa mística que contemplamos em vossa mão, nos inspiram confiança de que seremos ouvidos. E nós confiamos plenamente em vós, nos prostramo-nos a vossos pés, lançamo-nos como débeis crianças aos braços da mais terna das mães, e hoje mesmo, sim, hoje mesmo, esperamos obter de vós as graças desejadas. Salve Rainha…

PEÇAMOS A BÊNÇÃO A MARIA

Agora vos pedimos uma última graça, ó Rainha, que não nos podeis negar neste dia soleníssimo. Concedei a todos nós o vosso constante amor e, de um modo especial, a vossa bênção maternal. Não, nós não nos levantaremos hoje de vossos pés, não nos afastaremos de vós enquanto não nos abençoardes. Abençoai, ó Maria, neste momento, o Sumo Pontífice. Aos primitivos louros da vossa Coroa, aos antigos triunfos do vosso Rosário, pelos quais sois chamada Rainha das Vitórias. Ah, acrescentai ainda este, ó Mãe: concedei à Religião o triunfo, e à sociedade humana, a paz. Abençoai o nosso (Arce)Bispo, os sacerdotes, e particularmente todos aqueles que zelam pela honra do Vosso Santuário. Abençoai, enfim, todos os Associados ao vosso templo em Pompéia, e todos aqueles que cultivam e promovem a devoção do vosso Santíssimo Rosário.O Rosário bendito de Maria, doce Cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos; Torre de salvação nos assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio comum, nós nunca mais vos deixaremos. Vós sereis o nosso conforto na hora da agonia, a Vós, o último ósculo da vida se extingue. E a última palavra de nossos lábios moribundos será o vosso suave nome, ó Rainha do Rosário do Vale de Pompéia, ó nossa querida Mãe, ó refúgio único dos pecadores, ó soberana Consoladora dos aflitos. Sede por toda parte bendita, hoje e sempre, na terra e no Céu. Assim seja.Ave Maria…DEPOIS DO ROSÁRIO  

Salve Rainha…V/Permiti que vos louve ó Virgem Sagrada.R/Dai-me força contra vossos inimigos.V/Rogai por nós Rainha do Sacratíssimo Rosário.V/Para que sejamos dignos das promessas do Cristo.Oremos. Ó Deus, cujo Filho Unigênito, com sua vida, morte e ressurreição, nos comprou os prêmios da vida eterna,concedei-nos, vo-lo pedimos, que recordando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e alcancemos o que prometem. Pelo mesmo Cristo Senhor Nosso. Amem.

PARA GANHAR INDULGÊNCIAS

Recomendamo-vos Senhor, a Igreja Vossa Esposa, o Sumo Pontífice, que é seu chefe visível, a exaltação e o triunfo da Igreja Católica, a extirpação da heresia e da idolatria, a paz entre os soberanos católicos, a conversão dos pecadores, todos os nossos parentes, amigos e inimigos, nossos benfeitores espirituais e temporais, todos os que se recomendaram às nossas orações, e especialmente os associados ao Santuário de Pompéia, e tudo em Sufrágio das almas santas do Purgatório.

1 Pai Nosso, Ave Maria e Glória, segundo a intenção do Sumo-Pontífice.

Nossa Senhora do Rosário de Pompéia,
Que fazeis florescer a virtude,
Que curais os enfermos,
Que consolais os aflitos,
Que socorreis eficazmente aqueles que vos invocam nos perigos,
Manancial inexaurível de graças e de bens para todos aqueles que vos invocam.
Orai por nós.

fonte :https://meldedeus.com/oracao-indulgenciada-a-nossa-senhora-do-rosario-de-pompeia/

 Novena de São Pio de Pietrelcina a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

DEVOÇÃO DAS TRÊS NOVENAS

“Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim. Agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, ‘Rainha do Santo Rosário’, não posso mais recusar o favor que você me pede; porque este nome é o mais precioso e querido por mim. Faça três novenas e você obterá tudo”.

Mais uma vez Nossa Senhora lhe apareceu e disse: “Qualquer um que deseja obter favores de mim deveria fazer três novenas da oração do Rosário e três novenas em agradecimento”.

Padre Pio depositava uma fé inabalável nas “Três Novenas” a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, recomendando-as muitas vezes a seus filhos espirituais nas cartas que lhes escrevia.

A “Novena a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia” elaborada pelo Bem Aventurado Bartolo Longo, em 1879, deve ser rezada três vezes em seguida, para implorar graças nos casos considerados mais desesperados.

Padre Pio recomendava ainda que os que fizessem deveriam receber a “Comunhão diária em honra de Nossa Senhora” e rezar o Rosário inteiro, todos os dias da Novena.

ORIGEM DA NOVENA

A “Novena do Rosário de 54 dias” é uma ininterrupta série de Rosários em honra de Nossa Senhora, revelada à doente incurável Fortuna Agrelli, por Nossa Senhora de Pompéia, em Nápoles, Itália, no ano de 1884. Por 13 meses Fortuna Agrelli sofria de terríveis dores e nem mesmo os médicos mais célebres conseguiam curá-la. Em 16 de Fevereiro de 1884, a menina e seus pais começaram uma novena do Rosário. A Rainha do Santo Rosário a premiou com uma aparição a 3 de março. Maria sentava-se sobre um alto trono, contornado por numerosas figuras; trazia o Seu Divino Filho sobre o colo e na mão um rosário. Nossa Senhora e o Menino Jesus estavam acompanhados por São Domingos e Santa Catarina de Sena. O trono estava decorado com flores, a beleza de Nossa Senhora era maravilhosa. A Santa Virgem disse: “Filha, você me invocou com vários títulos e sempre obteve favores de mim… agora, posto que me invocou com o título que muito me agrada, ‘Rainha do santo Rosário’, não posso mais recusar o favor que você me pede; porque este nome é o mais precioso e querido por mim. Faça três novenas e você obterá tudo”. Mais uma vez Nossa Senhora lhe apareceu e disse: “Qualquer um que deseja obter favores de mim deveria fazer três novenas da oração do Rosário e três novenas em agradecimento”.

NOVENA A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA

Para implorar graças nos casos mais desesperados, em especial:

Ó Santa Catarina de Sena, minha Protetora e Mestra, vós que assistis do Céu aos vossos devotos quando rezam o Rosário de Maria, assisti-me neste momento, e dignai-vos rezar comigo a Novena à Rainha do Rosário, que estabeleceu o trono de suas graças no Vale de Pompéia, a fim de que, por vossa intercessão, eu obtenha a graça desejada. Amém.

–Vinde, ó Deus, em meu auxilio.

– Socorrei-me sem demora.

(Glória)

1. Ó Virgem Imaculada e Rainha do Santo Rosário, vós, nestes tempos de fé morta e impiedade triunfante, quiseste assentar vosso trono de Rainha e Mãe na antiga terra de Pompéia, morada dos mortos pagãos. E daquele lugar onde eram adorados os ídolos e os demônios, hoje, Vós, como Mãe da divina graça, derramais por toda a parte, os tesouros das misericórdias celestes. Ah! daquele trono onde reinais piedosa, volvei, ó Maria , também para mim vossos olhos benignos, e tende piedade de mim que tanto necessito de vosso socorro. Mostrai-vos também para comigo como a tantos outros vos tendes mostrado, verdadeira MÃE DE MISERICÓRDIA: MÃE DE MISERICÓRDIA MOSTRA-TE QUE SOIS MÃE; pois que eu, de todo o coração, vos saúdo e invoco, minha SOBERANA RAINHA DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO. Amém.

(Salve Rainha)

2. Prostrado aos pés de vosso trono, ó grande e gloriosa Senhora, minha alma vos venera entre gemidos e aflições, que excessivamente a oprimem. Nestas angústias e agitações em que me acho, levanto confiadamente os olhos a Vós, que vos dignastes acolher, para vossa morada, os campos pobres e abandonados camponeses. E ali, em frente à cidade e do anfiteatro dos prazeres gentílicos onde reinam o silêncio e as ruínas, Vós, como RAINHA DAS VITÓRIAS, levantastes vossa voz poderosa, chamando de todas as partes da Itália e do mundo católico, vossos filhos piedosos, para edificar-vos um Templo. Ah! Tende enfim,piedade desta minha alma que jaz abatida na miséria. Tende compaixão de mim, ó Senhora, tende compaixão de mim que estou repleto de miséria e de humilhações. Vós, que sois o extermínio dos demônios, defendei-me destes inimigos que me cercam; Vós, que sois o auxílio dos Cristãos, tirai-me destas tribulações em que miseravelmente estou imerso. Vós, que sois a Nossa Vida, triunfai da morte que ameaça minha alma nestes perigos a que está exposta: restituí-me a paz, a tranqüilidade, o amor e a saúde! Amém.

(Salve Rainha)

3. Ah! O ter ouvido que tantas pessoas tem sido beneficiadas por Vós, só porque recorreram a Vós com fé, infunde-me um novo alento e coragem de invocar-vos em meu auxílio. Prometestes outrora a São Domingos que quem quisesse graças, as obteria com o vosso Rosário e eu, com o vosso Rosário na mão, vos chamo, ó Mãe, ao cumprimento das vossas maternais promessas. ( repete-se mais uma vez ” Prometestes outrora…). E Vós mesma, em nossos dias, fazeis contínuos prodígios, para chamar vossos filhos a edificar-vos um templo em Pompeia, portanto, quereis enxugar nossas lágrimas, quereis mitigar nossas aflições! E eu, com o coração nos lábios, com viva fé, vos chamo e vos invoco: Minha Mãe!… Mãe querida!… Mãe Bela!… Minha Mãe dulcíssima, ajudai-me! ” Mãe e Rainha do Santo Rosário de Pompeia”, não tardeis mais em estender-me vossa poderosa mão para me salvar, porque o tardar, como vedes, levar-me-ia à ruína! Amém.

(Salve Rainha)

4. E a quem hei de recorrer eu senão a Vós, que sois o Alívio dos infelizes, o Conforto dos abandonados, a Consolação dos aflitos? Oh! Eu vo-lo confesso, minha alma é miserável, está sobrecarregada de culpas enormes, merece arder no Inferno, é indigna de receber graças! Mas não sois vós a Esperança de quem desespera, a grande Medianeira entre o homem e Deus, a nossa poderosa Advogada junto ao trono do Altíssimo, o Refúgio dos Pecadores? Ah! Basta que digais uma só palavra em meu favor ao Vosso Filho e Ele vos ouvirá! Pedi-lhe, portanto, ó Mãe, esta graça de que tanto necessito (Expõe-se a graça desejada). Ó Vós m’a podeis obter: Vós, que sois minha única esperança, minha consolação, minha doçura, toda a minha vida. Assim espero! Amém.

(Salve Rainha)

5. Ó Virgem e Rainha do Santo Rosário, Vós, que sois a Filha do Pai Celeste, a Mãe do Divino Filho, a Esposa do Espírito Septiforme. Vós, que podeis tudo junto à Santíssima Trindade, deveis alcançar-me esta graça que me é tão necessária, contanto que não seja obstáculo à minha salvação eterna (Expõe-se novamente a graça desejada). Peço-vo-la, pela vossa Imaculada Conceição, pela vossa divina Maternidade, pelos vossos gozos, pelas vossas dores, pelos vossos triunfos. Peço-vo-la pelo Coração de vosso amoroso Jesus, pelos nove meses que o trouxeste no vosso seio, pelas amarguras da sua vida, pela sua acerba Paixão, pela Sua morte na cruz, pelo Seu santíssimo Nome, pelo seu Preciosíssimo Sangue. Peço-vo-la, enfim, pelo vosso dulcíssimo Coração, em vosso Nome ó Maria, que sois Estrela do mar, Senhora Poderosa, Mar das Dores, e Mãe de toda a Graça. Em vós confio, de Vós tudo espero e Vós me haveis de salvar! Amém.

(Salve Rainha)

– Permiti que vos louve, ó Virgem Sagrada!

– Dai-me força contra os vossos inimigos!

– Rogai por nós, Rainha do Sacratíssimo Rosário!

– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oremos – Ó Deus, cujo Filho Unigênito, nos comprou com a sua Vida, Morte e Ressurreição, os prêmios da salvação eterna, concedei- nos vo-lo pedimos, que recordando estes mistérios do Sacratíssimo Rosário da Bem–Aventurada Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e alcancemos o que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

(Acrescenta-se uma Ave-Maria pelo advogado Bartolo Longo.)

Oração a São Domingos e a Santa Catarina de Sena

Para obter graças de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

Ó Santo Sacerdote de Deus, glorioso Patriarca São Domingos, vós que fostes o amigo, o filho predileto, o confidente de Rainha Celeste, e que operastes tantos prodígios em virtude do Santo Rosário; e vós Santa Catarina de Sena, filha principal da Ordem do Rosário e poderosa medianeira junto ao trono de Maria e junto ao Coração de Jesus, com quem trocastes vosso coração; Vós, meus amados Santos, olhai para as minhas necessidades e tende compaixão do estado em que me acho. Vós, quando na terra, tiveste o coração aberto a todas as misérias alheias e a mão poderosa para aliviá-las, agora no Céu não diminuiu a vossa caridade, nem o vosso poder. Pedi, oh! Pedi por mim à Mãe do Rosário e a seu Filho Divino, pois que tenho grande confiança de que, por vosso meio, hei de conseguir a graça de que tanto desejo. Amém.

(3 Glórias)

(1 Glória em honra de São Francisco de Assis e 1 em honra de Santo Tomás de Aquino, para obter o dom da pureza.)

NOVENA DE AGRADECIMENTO À NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE POMPÉIA

Diante da figura da Virgem do Rosário de Pompeia, faça-se o Sinal da Cruz, tome-se o Rosário ou Terço entre as mãos e se comece dizendo:

-Vinde, ó Deus, em meu auxílio.

-Socorrei-me sem demora..

(Glória)

1. Eis-me a vossos pés, ó Mãe Imaculada de Jesus, que vos comprazeis de ser invocada como Rainha do Rosário do Vale de Pompéia. Com alegria no coração, com a alma compenetrada da mais viva gratidão, venho de novo a Vós, minha generosa Benfeitora, minha doce senhora, Soberana do meu coração, a Vós, que vos mostrastes verdadeiramente minha Mãe, Mãe que muito me ama. Eu estava gemendo e me ouvistes, estava aflito e me consolaste, estava em angústias e me restituístes a paz. Dores e penas de morte cercaram meu coração, e Vós, ó Mãe, do vosso trono de Pompéia, com um olhar compassivo, me serenastes. Quem já se dirigiu a Vós com confiança que não fosse atendido? Oh! Se o mundo todo conhecesse quanto sois boa, quanto sois compassiva para com quem sofre. Ó, como as criaturas todas recorreriam a Vós! Sede sempre bendita, ó Virgem Soberana de Pompeia, por mim e por todos, pelos homens e pelos anjos, pela terra e pelo céu. Assim seja.

(Gloria ao Pai…)

(Salve Rainha…)

2. Eu rendo graças a Deus e a Vós, Mãe Divina, pelos novos benefícios que, pela vossa piedade e misericórdia, me foram concedidos. Que teria sido de mim se tivésseis repelido os meus suspiros, as minhas lágrimas? Por mim vos agradeçam os Anjos do Paraíso e os coros dos Apóstolos, dos Mártires, das Virgens e dos Confessores. Por mim vos agradeçam tantas almas de pecadores salvas por Vós, que agora gozam no Céu a visão de vossa imortal beleza. Quisera que juntamente comigo todas as criaturas vos amassem e que o mundo todo repetisse o eco dos meus agradecimentos. Que poderia dar-vos ó Rainha, rica de piedade e de magnificência? A vida que me resta eu vo-la consagro, para propagar por toda parte o vosso culto, ó Virgem do Rosário de Pompéia, a cuja invocação a graça do senhor me visitou. Promoverei a devoção do vosso Rosário: narrarei a todos a misericórdia que me alcançastes; proclamarei sempre quanto fostes boa para comigo, a fim de que também os indignos como eu, e os pecadores a Vós se dirijam com confiança.

(Gloria ao Pai…)

(Salve Rainha)

3. Com que nomes vos chamarei eu, ó cândida pomba da paz? Com que títulos vos invocarei, a Vós, a quem os Santos Doutores chamaram: Senhora do universo, Porta da vida, Templo de Deus, Morada da Luz, Glória dos céus, Santa entre os Santos, Milagre dos milagres, Paraíso do Altíssimo? Vós sois a Tesoureira das graças, a Onipotência suplicante, ou melhor, a mesma Misericórdia de Deus, que desce sobre os infelizes. Mas, sei também, que é agradável ao vosso coração ser invocada RAINHA DO ROSÁRIO NO VALE DE POMPÉIA e, assim chamando-vos, sinto a doçura do vosso místico nome, ó Rosa do Paraíso transplantada para o Vale do pranto a fim de suavizar as penas dos degredados filhos de Eva; Rosa rubra de Caridade, mais perfumada do que todos os aromas do Líbano, que com o perfume da vossa suavidade celestial, atraís no Vale de Pompeia, o coração dos pecadores ao Coração Divino. Vós sois a Rosa de eterna frescura, que regada pelas torrentes das águas celestes, lançastes vossas raízes na terra, ressequida por uma chuva de fogo. Rosa de Imaculada beleza que, no lugar da desolação, plantastes o Jardim das delícias do Senhor. Exaltado seja Deus que tornou o vosso Nome tão admirável. Bendizei, ó povos, bendizei o Nome da Virgem de Pompeia, pois que a terra toda está cheia da sua misericórdia. Amém.

(Glória ao Pai…)

(Salve Rainha…)

4. Por entre as tempestades que me haviam submergido, levantei meus olhos a Vós, nova Estrela da Esperança, aparecida em dias nossos sobre o vale das ruínas. Da profundeza das amarguras clamei a Vós, Rainha do Rosário de Pompeia, experimentei o poder deste título tão caro a Vós. Salve! Clamarei sempre, salve ó Mãe de piedade e de compaixão! As novas glórias do vosso Rosário, as recentes vitórias da vossa Coroa, quem cantará dignamente? Vós, ao mundo, que se desprende dos braços de Jesus para entregar-se aos de satanás, preparais a salvação daquele vale onde satanás devorava as almas. Vós calcastes triunfadora os escombros dos templos pagãos; e, sobre as ruínas da idolatria, colocastes o escabelo do vosso domínio. Vós transformastes a região da morte em Vale de ressurreição e de vida; e sobre a terra dominada pelo vosso inimigo, fundastes a Cidade do refúgio, onde acolheis os povos em segurança. Eis que vossos filhos, espalhados pelo Mundo, ali vos levantaram um trono, como sinal dos vossos portentos, como troféu das vossas misericórdias. Vós, daquele Trono, também me chamastes entre os filhos da vossa predileção; sobre mim, pecador, pousou o olhar da vossa compaixão, benditas eternamente as vossas obras, ó Senhora, e sejam benditos todos os prodígios por Vós operados no Vale da desolação e do extermínio . Amém.

(Glória ao Pai…)

(Salve Rainha…)

5. Ressoe em todas as línguas a vossa glória, ó Senhora, e a tarde transmita ao dia seguinte a harmonia das vossas bençãos. Todos os povos vos chamem Bem-Aventurada; Bem-Aventurada repitam todas as plagas da terra e as mansões celestes: Três vezes Bem-Aventurada também eu vos chamarei com os Anjos, com os Arcanjos e com os Principados; três vezes Bem-Aventurada com as angélicas Potestades, com as Virtudes dos Céus, com as Dominações Altíssimas; Bem-Aventurada vos proclamarei com os Tronos, com os Querubins e os Serafins. Ó minha Soberana Salvadora, não deixeis de volver vossos olhos misericordiosos sobre esta família, sobre esta nação, sobre toda a Igreja. Principalmente não me negueis a maior das graças, isto é, que a minha fragilidade jamais me aparte de Vós. Na fé e no amor em que arde neste instante a minha alma, ah! fazei que eu persevere até meu último suspiro. E que todos nós, que concorremos para a edificação do vosso Santuário de Pompeia, sejamos do número dos escolhidos. Ó Rosário de minha Mãe, eu te abraço e te beijo com veneração (beija-se o rosário). Tu és o caminho para alcançar todas as virtudes, o tesouro dos merecimentos para o Paraíso, o penhor da minha predestinação; a cadeia forte que prende o inimigo, fonte de paz para quem te honra na vida, auspício de vitória para quem te beija na morte. Naquela hora extrema, eu vos espero, ó Mãe: a vossa aparição será o sinal da minha salvação e o vosso Rosário abrir-me-á as portas do Céu. Assim seja.

(Gloria ao Pai…)

(Salve Rainha…)

-Rogai por nós Rainha da Santíssimo Rosário.

-Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

ORAÇÃO– Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos ensinastes a recorrer a Vós com confiança e chamar-vos: “Pai nosso que estais nos céus”; ah! bom Senhor, de quem é próprio usar sempre de misericórdia e perdoar; por intercessão da Imaculada Virgem Maria, ouvi a nós, que nos gloriamos do título de filhos do Rosário; aceitai nossos humildes agradecimentos pelas graças alcançadas e tornai perpétuo e cada dia mais glorioso o Trono que lhe ergueste no Santuário de Pompeia, pelos merecimentos de Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

OS QUINZE MISTÉRIOS DO ROSÁRIO

Segundo Padre Pio

Mistérios Gozosos

Pelo sinal da Santa Cruz…

Credo

1 Pai Nosso

3 Ave Maria

1 Glória ao Pai

(segundas e quintas-feiras)

(Após cada mistério, rezar um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória)

1. Anunciação: Ó Maria, cheia de graça, pela humildade que fez de ti a Mãe de Deus, obtém também para nós uma encarnação do Verbo na qual toda a Vontade divina possa cumprir-se.

2. Visita de Maria Santíssima a Isabel: Ó Maria, Mãe Divina, dá-nos o fruto de teu ventre para que, com teu exemplo, possamos conquistar o nosso próximo para Jesus, com uma caridade maravilhosa.

3. Nascimento do Menino Jesus: Ó Maria, mais terna das Mães, preenche o nosso coração de ternura por teu pequeno Jesus e dá-nos a paz prometida aos homens de boa vontade.

4. Apresentação de Jesus no templo: Ó Maria, resplandecente de beleza na real oferta de teu Jesus ao templo, oferece-nos totalmente a Deus em ato de perfeita obediência.

5. Reencontro de Jesus no templo: Ó Maria, eterna suavidade, conserva-nos Jesus no coração, mas, se desafortunadamente o perdermos, faz com que logo o reencontremos.

Mistérios Dolorosos

(terças e sextas-feiras)

1. Agonia de Jesus no horto do Getsêmani: Ó Jesus agonizante no horto das oliveiras, infunde-nos a força de superar os abandonos e as desolações do coração e dá-nos a contrição pela ofensa a Deus.

2. Flagelação de Jesus: Ó Jesus adorado, faz que cada gota do sangue que derramaste de tuas mãos feridas seja voz poderosa que nos atraia a ti sem reservas, para que possamos oferecer-te todo o nosso ser.

3. Coroação de espinhos: Ó Jesus escarnecido, reprime a vaidade da nossa imaginação, separa-nos do transitório e prende-nos àquilo que dura para sempre! Por teu Sacerdócio Santo, dá-nos sacerdotes santos.

4. Cruz de Jesus: Ó Maria, Mãe sofredora, faze que contigo sigamos Jesus que se fez fraco para dar-nos força, que caiu para que pudéssemos nos levantar. Que nada nos afasta da subida do nosso Calvário, para chegar ao cume e ali morrer com Jesus, assistidos por ti, Mãe amorosa!

5. Morte de Jesus na cruz: Ó Maria, Rainha dos Mártires, faze com que morramos para nós mesmos a fim de que possamos viver e morrer com Jesus e para Jesus. Que a nossa separação da terra seja um perfeito ato de amor e de sofrimento, um ansiado suspiro do “Encontro”.

Mistérios Gloriosos

(quartas-feiras, sábados e domingos)

1. Ressurreição de Jesus: Ó Eterna Amada, dá-nos a tua humildade, para que, quando morrermos, Jesus possa nos dizer: Vem, querida alma, eu mesmo quero levantar-te porque te fizeste pequena!

2. Ascensão de Jesus ao céu: Flor da Trindade, guia-nos ao puro amor e faze-nos compreender que, na terra, só teremos de conhecer uma única tristeza: a de não ser santos.

3. Descida do Espírito Santo: Mãe do amor maravilhoso, tu que experimentaste todas as doçuras, acende em nosso coração a chama sagrada que nos faça morrer de amor para atirar-nos no eterno abraço ao lado de ti e de nosso amado Pai.

4. Assunção de Maria ao céu: Mãe dulcíssima, enquanto nos alegramos por tua gloriosa subida ao céu, faze com que também nós possamos subir em companhia de todas as almas de nossos irmãos.

5. Coroação de Maria Santíssima: Ó Rainha do Paraíso, que, acima dos anjos e dos santos, estás à direita de Jesus, a ti suspiramos neste vale de lágrimas. Protege-nos e não nos abandones até nos veres salvos no céu abençoando e cantando as misericórdias de Deus.

Fonte: LEITE, Silvana Cobucci. Padre Pio, crucificado por amor. 1ª edição. Editora Loyola, 2003.

fonte:https://meldedeus.com/novena-de-sao-pio-de-pietrelcina-a-nossa-senhora-do-rosario-de-pompeia/



Como todos sabemos, maio é o mês consagrado à Virgem Maria. Nunca antes os festivais e devoções especiais dedicados a Nossa Senhora foram tão concentrados como nesta época do ano. Até mesmo o Dia da Mãe cai no segundo domingo de maio, e mesmo este dia de festa está ligado a Maria, ao seu papel de Mãe de Jesus. Hoje em particular, queremos focalizar-nos na Suplicação a Nossa Senhora de Pompeia, uma prática devocional composta por Bartolo Longo, que é recitada no dia 8 de Maio e no primeiro domingo de Outubro. Em particular, a escolha da data de 8 de Maio está ligada a um acontecimento muito preciso: de facto, foi o dia em que começaram os trabalhos de construção do Santuário Pontifício da Santíssima Virgem do Santo Rosário, em Pompeia, posteriormente elevado a uma basílica pontifícia maior pelo Papa Leão XIII em 1901.

A recitação da súplica nestas datas realiza-se diante da imagem de Nossa Senhora de Pompeia, um quadro do século XVII que retrata Maria e o Menino Jesus: o primeiro oferece um santo rosário a Santa Catarina de Sena, a padroeira da Itália, enquanto o Menino oferece um ao fundador da ordem dominicana Domingos de Guzmán, o santo apaixonado por Cristo, que viveu a sua vida dividindo o seu tempo entre a pregação e a oração e recebeu o rosário da Virgem Maria como arma de oração e pregação.
 
 
Santa Catarina de Siena imagem resina 30 cm. Imagem realizada em resina e decorada com um buquê e um livro.

A imagem de Nossa Senhora de Pompeia e do santuário que o guarda atrai anualmente mais de 4 milhões de peregrinos de todo o mundo.
O que é a súplica a Nossa Senhora de Pompeia?

Bartolo Longo, um advogado apuliano que viveu na segunda metade do século XIX, foi o apóstolo da devoção a Nossa Senhora de Pompeia. Ferozmente anticlerical e apaixonado pelo espiritualismo, ele abraçou a fé em certo momento de sua vida, unindo-se à Ordem Terceira de São Domingos. Ele fez um voto de castidade, deixou o seu trabalho e dedicou-se a obras de misericórdia e ajuda para os necessitados. Seguindo esta nova vocação, foi a Nápoles onde conheceu os futuros santos Ludovico da Casória e Caterina Volpicelli, que também estavam empenhados em obras de caridade, e a Condessa Marianna Farnararo De Fusco, uma viúva muito rica da qual Longo se tornou administradora da fazenda e tutor dos filhos. Unidos no amor ao próximo e na vontade de ajudar, os dois casados, mas continuando a viver como bons amigos, no amor fraterno e na castidade.

A Condessa tinha posses ricas perto de Pompeia, e Longo foi para lá, percebendo o estado miserável da Paróquia do Santo Salvador, e as terríveis condições de vida dos habitantes da região. Naquela ocasião, o homem foi incitado por uma voz misteriosa que o admoestou a espalhar o Rosário, para obter a Salvação. Inspirado por essa admoestação, Bartolo Longo começou a pregar a devoção ao Santo Rosário de Nossa Senhora de Pompeia. Foi também ele que recuperou o quadro de Nossa Senhora do Rosário, que depois de muitas restaurações se tornou o símbolo da sua pregação e foi o protagonista de muitos acontecimentos extraordinários e curas milagrosas desde a primeira exposição. Por sugestão do bispo de Nola, Bartolo Longo e a condessa começaram a recolher fundos através da subscrição de “um cêntimo por mês” para erigir uma nova igreja.Foi precisamente a fama do quadro e os milagres a ele ligados que lhes permitiu recolher todo o dinheiro de que necessitavam em muito pouco tempo e, a 8 de Maio de 1876, teve início a construção e, a 5 de Maio de 1901, foi inaugurado o Santuário da Santíssima Virgem do Rosário de Pompeia.

Foi também Bartolo Longo que escreveu a súplica a Nossa Senhora de Pompeia, a oração a Nossa Senhora de Pompeia que foi recitada pela primeira vez a 14 de Outubro de 1883, perante vinte mil peregrinos. Mas Longo fez mais, melhorando as condições de vida de todos os habitantes da área onde a nova igreja estava sendo construída, com a construção de serviços e casas úteis e fornecendo ajuda aos órfãos e, em particular, aos filhos dos prisioneiros. Em pouco tempo conseguiu transformar uma região desolada e hostil em uma cidade moderna, bela e com todo o conforto, para o bem-estar de seus habitantes e dos turistas e peregrinos que chegariam pouco tempo depois.
Bartolo Longo morreu em 1926 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 26 de outubro de 1980.

    
 
Suplicação a Nossa Senhora de Pompeia: o texto

Como foi pregado por Longo, o Rosário de Nossa Senhora de Pompeia é considerado um remédio secular, eficaz contra a doença e o mal em todas as suas formas. Aqui está a Suplicação que ele compôs:

Ó augusta Rainha das Vitórias, ó Soberana do Céu e da Terra, em cujo nome os céus se alegram e os abismos tremem, ó gloriosa Rainha do Rosário, nós, vossos filhos devotos, reunidos no vosso Templo de Pompeia, neste dia solene, derramamos os afectos dos nossos corações e com a confiança das crianças vos expressamos as nossas misérias. Do Trono da clemência, onde te sentas como Rainha, volta, ó Maria, o teu olhar misericordioso sobre nós, sobre as nossas famílias, sobre a Itália, sobre a Europa, sobre o mundo. Tenhamos piedade das aflições e do trabalho que amargam as nossas vidas. Veja, ó Mãe, quantos perigos na alma e no corpo, quantas calamidades e aflições nos obrigam. Ó Mãe, implora misericórdia para nós do Teu divino Filho e conquista os corações dos pecadores com clemência. Eles são nossos irmãos e Teus filhos que custaram sangue do doce Jesus e feriram Teu coração mais sensível. Mostra-te a todos como és, Rainha da paz e do perdão.

Ave Maria

É verdade que nós, primeiro, embora seus filhos, com nossos pecados crucificamos Jesus em nossos corações e traspassamos seu coração de novo.
Confessamo-lo: somos merecedores dos castigos mais duros, mas lembras-te que no Gólgota tomaste, com o Sangue divino, o testamento do Redentor moribundo, que te declarou como nossa Mãe, Mãe dos pecadores. Tu então, como nossa mãe, és a nossa advogada, a nossa esperança. E nós, gemendo, estendemos as mãos para ti, chorando: Misericórdia! Ó boa Mãe, tem piedade de nós, das nossas almas, das nossas famílias, dos nossos parentes, dos nossos amigos, dos nossos mortos, especialmente dos nossos inimigos e de tantos que se dizem cristãos, mas ofendem o coração amoroso do teu Filho. Hoje imploramos misericórdia para as nações que se extraviaram, para toda a Europa, para o mundo inteiro, para que ele possa voltar ao seu Coração arrependido. Misericórdia para todos, ó Mãe de Misericórdia!

Ave Maria
 

Graciosamente dignai-vos, ó Maria, para nos cumprir! Jesus colocou em suas mãos todos os tesouros de Suas graças e misericórdias.
Tu sentas-te, coroada Rainha, à direita de teu Filho, brilhando com glória imortal sobre todos os coros de anjos. Tu esticas o teu domínio até onde os céus estão estendidos, e a ti a terra e todas as criaturas estão sujeitas. Tu és o Todo-Poderoso pela graça, tu podes, portanto, ajudar-nos. Se você não nos ajudasse, porque somos ingratos e imerecedores de sua proteção, não saberíamos a quem recorrer. O coração de Tua Mãe não permitirá que nós, teus filhos, nos percamos, A Criança que vemos no Teu joelho e a Coroa mística que visamos na Tua mão, inspira-nos confiança de que seremos realizados. E confiamos plenamente em vós, abandonamo-nos como crianças fracas nos braços da mais terna das mães, e, neste mesmo dia, de vós esperamos as tão almejadas graças.

Ave Maria

Pedimos uma bênção a Maria.

Uma última graça vos pedimos agora, ó Rainha, que não podeis negar-nos neste dia tão solene. Concede-nos a todos o teu amor constante e de uma forma especial a tua bênção materna. Não nos afastaremos de ti até que nos tenhas abençoado. Abençoa, ó Maria, neste momento, o Sumo Pontífice. Aos antigos esplendores da tua Coroa, aos triunfos do teu Rosário, pelo qual és chamada Rainha das Vitórias, acrescenta ainda isto, ó Mãe: concede o triunfo à Religião e a paz à Sociedade humana. Abençoai os nossos Bispos, Sacerdotes e especialmente todos aqueles que zelosamente zelam pela honra do vosso Santuário. Finalmente, abençoa todos aqueles associados ao teu Templo de Pompeia e todos aqueles que cultivam e promovem a devoção ao Santo Rosário. Ó bendito Rosário de Maria, doce corrente que nos une a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação nos assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio comum, jamais te deixaremos. Você será nosso conforto na hora da agonia, para você o último beijo de morte da vida. E o último acento dos nossos lábios será o vosso gentil nome, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó Mãe querida para nós, ó Refúgio dos pecadores, ó Consoladora Soberana dos tristes. Seja bendito em toda parte, hoje e sempre, na terra e no céu. Ámen.

Salve Regina
Padre Pio e a rosa a Nossa Senhora de Pompeia

Em outro artigo relatamos a profunda devoção do Padre Pio a Nossa Senhora de Pompéia. O Santo de Pietrelcina era muito ligado a Nossa Senhora e um autêntico apóstolo do Rosário. Durante sua vida, peregrinou várias vezes ao Santuário de Nossa Senhora de Pompéia e, no momento da morte, quis que uma rosa vermelha, um presente de um de seus devotos, fosse levada para lá como oferenda à imagem da Virgem. Essa rosa milagrosamente não murchou e ainda hoje seu rebento pode ser admirado em um relicário onde foi colocado após a morte do santo.
O Santuário de Nossa Senhora de Pompéia

Como já mencionámos, o Santuário da Santíssima Virgem do Rosário de Pompeia foi construído por ordem de Bartolo Longo e da sua esposa, com as ofertas conspícuas enviadas pelos fiéis de todo o mundo. O Santuário, dedicado à Paz Universal, recebeu as visitas de três papas ao longo dos anos, desde João Paulo II, que o visitou duas vezes, até Bento XVI, passando pelo Papa Francisco.

Grande, majestoso, com uma torre sineira de 88 metros de altura, tem sofrido obras de expansão à medida que o fluxo de peregrinos aumenta ao longo dos anos. Sobreviveu à erupção do Vesúvio em 1944 e aos nazistas que queriam arrasá-lo até o chão.
Desde 1962, um monumento a Bartolo Longo foi erguido na praça em frente ao Santuário.

O Santuário é visitado por mais de quatro milhões de peregrinos todos os anos, especialmente durante as celebrações de 8 de Maio e o primeiro domingo de Outubro, quando se recita com indulgência plenária a Súplica a Nossa Senhora de Pompeia.

O quadro de Nossa Senhora do Rosário merece um artigo à parte. Encontrado em estado miserável, corroído pelas traças e desgastado pelo tempo no Conservatório del Rosario di Portamedina, chegou a Pompeia num carrinho utilizado para o transporte de estrume. Exibido na paróquia de Santissimo Salvatore, foi restaurado várias vezes e transferido para a capela de Santa Caterina, no interior do Santuário em construção. Os fiéis visitantes começaram a adornar a imagem com pedras preciosas como sinal de devoção e como ação de graças. As pedras foram removidas com a última restauração, em 1965. Desde então, o quadro foi colocado na Basílica do Santuário de Pompeia, embora tenha sido exposto na Praça de São Pedro e na Catedral de Nápoles, para receber a veneração de milhares de fiéis.

fonte:https://www.holyart.pt/blog/religiao/como-recitar-a-suplica-a-nossa-senhora-de-pompeia/