CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

domingo, 4 de janeiro de 2026

Bênção da casa no dia da Epifania

Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada no Brasil no dia 04 de janeiro — já que a data litúrgica é 06/01, mas é transferida para o domingo mais próximo — a Igreja recorda a manifestação de Jesus ao mundo, simbolizada pela chegada dos Três Reis Magos, que vieram do Oriente para adorar o Menino Deus recém-nascido.

Neste dia, a Igreja nos convida a viver um gesto simples, mas profundamente significativo: a bênção das casas. Tradicionalmente, os católicos escrevem, na parte superior da porta de entrada do lar, as letras C, M e B, acompanhadas dos números do ano.

Essas letras fazem referência aos nomes dos Reis Magos — Gaspar (Caspar, em latim), Melchior e Baltazar, mas também possuem um belo significado cristão: a expressão latina Christus Mansionem Benedicat, que quer dizer: “Que Cristo abençoe esta casa”.

No Santuário Santa Rita, realizamos a bênção do giz, que é distribuído aos fiéis para que cada família possa, em seu lar, fazer a inscrição e rezar a oração da Epifania, pedindo a proteção e a presença de Cristo durante todo o ano.

Essa tradição, muito popular na Polônia e em outros países eslavos, espalhou-se por diversas regiões do mundo e continua sendo um belo sinal de fé, de acolhida e de consagração do lar ao Senhor.

Como fazer a bênção do lar
Reúna todos os familiares em frente à porta principal da casa. Inicie fazendo o sinal da cruz e reze:

Paz para esta casa.
E a todos aqueles que moram nela.

Em seguida, recorde o mistério da Epifania:
Do Oriente, os Três Reis Magos foram a Belém para adorar o Senhor e, abrindo seus tesouros, ofereceram presentes preciosos: ouro para o grande Rei, incenso para o Deus verdadeiro e mirra como sinal de sua sepultura.

Reze o Pai Nosso e continue:
Senhor, escutai a minha oração.
E que o meu clamor chegue até Vós.

Rezemos:
Ó Deus, que hoje manifestastes o vosso Filho unigênito aos povos, guiados pela estrela, concedei que nós, que Vos conhecemos pela fé, cheguemos também à visão da vossa gloriosa majestade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

E, por fim:
Oremos.
Abençoai, Senhor Deus Todo-Poderoso, este lar, para que nele haja saúde, pureza, força de vitória, humildade, bondade e misericórdia, o fiel cumprimento da vossa lei e constante ação de graças a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Que esta bênção permaneça sobre esta casa e sobre todos os que nela habitam. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Após a oração, escreva na porta principal da casa:
20 * C + M + B + 26
 (Os números indicam o ano corrente.)

Que a Epifania do Senhor renove em nossos lares a certeza de que Cristo caminha conosco, abençoa nossas famílias e faz de cada casa um sinal de sua presença e de sua luz no mundo.
Fonte https://www.santuariosantaritadecassia.com.br/post/bencao-das-casas-na-solenidade-da-epifania-do-senhor#:~:text=Que%20a%20Epifania%20do%20Senhor,de%20sua%20luz%20no%20mundo.