CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

domingo, 20 de setembro de 2020

Nossa Senhora de La Salette

 


 

No sábado, 19 de setembro de 1846, uma “bela senhora” aparece a duas crianças, naturais de Corps, nos alpes franceses: Maximino Giraud, de onze anos, e Melânia Calvat, com quase quinze, que pastoreiam seus rebanhos numa pastagem alpina de La Salette, o monte Planeau, a 1.800 metros de altitude. No fundo de um valezinho, subitamente vêem um globo de fogo – “como se o sol tivesse caído lá”. Dentro da deslumbrante luz distinguem uma senhora, sentada, cotovelos apoiados sobre os joelhos e o rosto escondido entre as mãos.
A bela senhora levanta-se e lhes diz em francês:

Vinde, meus filhos, não tenhais medo, 

Aqui estou para vos contar uma grande novidade.

Dá alguns passos em direção a eles. Tranquilizados, Maximino e Melânia descem a ladeira: estão agora muito perto dela. A bela senhora não para de chorar. É alta, e toda de luz. Está vestida como as senhoras da região: vestido longo, um grande avental sob medida, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de camponesa. Uma corrente grande e achatada acompanha as bordas do lenço.
Outra corrente prende, sobre o peito, um grande crucifixo. Sob os braços da cruz, à esquerda do Cristo, um martelo; à direita, uma torquês. Do crucifixo emana toda a luz de que se compõe a aparição, luz que brilha em diadema sobre a fronte da bela senhora. Rosas coroam sua cabeça, orlam seu lenço, enfeitam seu calçado.

Eis o que a bela senhora diz aos dois pastores, primeiramente em francês:

Se meu povo não quer submeter-se, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho.
É tão forte e tão pesado que não posso mais segurá-lo.

Há quanto tempo sofro por vós!
Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar.
E quanto a vós, nem fazeis caso.

Por mais que rezeis, por mais que façais, jamais podereis recompensar
a aflição que sofro por vós.

Dei-vos seis dias para trabalhar.
Reservei-me o sétimo, e não me querem conceder.
É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho!
E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho.
São essas as duas coisas que tornam tão pesado o braço de meu Filho.

Se a colheita se estraga, é só por vossa causa.
Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas:
Vós nem fizestes caso!
Ao contrário:
quando encontráveis batatinhas estragadas,
juráveis usando o nome de meu Filho.
Elas continuarão assim, e neste ano, para o Natal, não haverá mais.

 

A palavra “batatinhas” deixa Melânia intrigada. No dialeto que é língua corrente na região, se diz “trufas”. A pastora volta-se então para Maximino, mas a bela senhora se antecipa dizendo:

Não compreendeis, meus filhos?  Vou dizê-lo de outro modo.

E falando no dialeto de Corps, a bela senhora repete o que dizia a respeito da colheita, e prossegue:

Se tiverdes trigo, não se deve semeá-lo. Tudo que semeardes será devorado pelos insetos, e o que produzir se transformará em pó ao ser malhado.

Virá uma grande fome. Antes que a fome chegue, as crianças menores de sete anos serão acometidas de tremor e morrerão nos braços das pessoas que as carregarem. 
Os outros farão penitência pela fome.
As nozes caruncharão, as uvas apodrecerão.

Nesse ponto, a bela senhora confia um segredo a Maximino, e depois outro a Melânia. E prossegue seu discurso às crianças:

Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados.
Fazeis bem vossa oração, meus filhos?

– “Não muito, Senhora!”, confessam os dois pastores.

Ah! meus filhos, é preciso fazê-la bem, à noite e de manhã, dizendo ao menos um Pai Nosso e uma Ave Maria quando não puderdes fazer melhor.
Quando puderdes fazer melhor, dizei mais.

Durante o verão, só algumas mulheres de certa idade vão à Missa. Os outros trabalham no domingo, durante todo o verão. Durante o inverno, quando não sabem o que  fazer, só vão à Missa para zombar da religião.
Durante a Quaresma vão ao açougue como cães.
Nunca vistes trigo estragado, meus filhos?

– “Não, Senhora!”, respondem eles.

a bela senhora dirige-se então a Maximino:

Mas tu, meu filho, tu deves tê-lo visto uma vez, em Coin, com teu pai.
O dono da roça disse a teu pai que fosse ver seu trigo estragado.
E então, fostes ambos até lá, apanhastes duas ou três espigas entre as mãos, e, amarrotando-as, tudo caiu em pó.
Ao voltardes, quando não estáveis mais do que a meia hora longe de Corps. teu pai te deu um pedaço de pão dizendo-te: “Toma, meu filho,
come pão ainda neste ano, pois não sei quem dele comerá no ano próximo, se o trigo continuar assim!”

– “Ah! sim, Senhora, responde Maximino, agora lembro. Há pouco não lembrava disso”.
E a bela senhora conclui, não em dialeto, mas em francês:

Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo.

Avança então, passa além do regato e, sem voltar-se insiste:

Vamos, meus filhos,
Transmiti isso a todo o meu povo.

A aparição galga uma ladeira sinuosa que sobe em direção ao Collet (pequena garganta). Lá ela se eleva. As crianças dela se aproximam, Ela olha para o céu, depois para a terra. Voltada para o sudoeste, “ela se derrete na luz”. E o clarão todo desaparece…

A 19 de setembro de 1851, depois de “exame exato e rigoroso” a respeito do evento, das testemunhas, do conteúdo da mensagem e de sua repercussão, Dom Philibert de Bruillard, Bispo de Grenoble, afirma, em pronunciamento doutrinal, que “a aparição da Virgem Santa a dois pastores, a 19 de setembro de 1846, sobre uma montanha da cadeia dos Alpes, situada na paróquia de La Salette, traz em si mesma todas as características da verdade e que os fiéis têm razão em crê-la indubitável e certa”.

(texto extraído da regra de vida dos Missionários de Nossa Senhora da Salette)

https://portalsalette.com.br/wp-content/uploads/2020/05/bkg_aparicao_p01-2020.jpg

Oração a Nossa Senhora da Salette

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos pecadores, Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!

Oração pelas vocações

Nossa Senhora da Salette, quando os jovens te olham e te ouvem, eles dizem: “Também nós somos amados e chamados…”

As tuas lágrimas e tuas palavras sempre nos convidaram a caminhar. Por isso te pedimos que todos os teus filhos e filhas, espalhados pelo mundo inteiro, despertem para o teu apelo: “Transmitam a Boa Nova do menu filho a todo o meu povo.”

Que em resposta a este teu apelo, possamos viver engajados na Igreja e na sociedade, como cristãos leigos, e como missionários, como religiosos ou como sacerdotes. E juntos no serviço, na profecia e na caridade, possamos testemunhar a alegria do teu Filho, rezando como Ele nos ensinou:”Pai, venha a nós o teu Reino.”

AMÉM

Nossa Senhora da Salette, reconciliadora dos pecadores!
Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!

CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS A NOSSA SENHORA DA SALETTE

É chegada, ó terna Mãe, Nossa Senhora da Salette, Rainha dos céus e refúgio dos pecadores, o momento venturosos de vos proclamar nossa soberana absoluta, e de vos consagrar inteiramente o nosso ser e a nossa vida, todo o que somos e temos.

Queremos que, tudo em nós, tudo o que nos rodeia vos pertença e participe dos benefícios da vossa bênção maternal.

Para que esta consagração seja eficaz, renovamos, aos vossos pés as promessas do nosso batismo, e, auxiliados pela divina graça, vos prometemos sincera submissão à vontade divina. Prometemos, sobretudo, observar os Mandamentos de Deus e da Igreja, particularmente a participação na santa missa aos domingos e o quanto nos for possível, as praticas religiosas. Prometemos finalmente, gloriosa Mãe de Deus e carinhosa Mãe dos homens, por todo o nosso coração a serviço de vosso amor, afim de que a vossa proteção se estenda também às pessoas que nos rodeiam.

Sede soberana do nosso lar que vos pertence. Queremos vos obedecer, como filhos bem submissos. Considerai-nos como filhos vossos e não nos abandoneis jamais

Amém.

Oração para pedir a Nossa Senhora de La Salette a pureza de coração

Nossa Senhora de La Salette, conservai-me com um coração de criança, puro e límpido como uma fonte de água cristalina. Concedei-me um coração sensível que não se deixa dominar pelas próprias tristezas; um coração ardente na entrega de si, capaz de compadecer-se; um coração fiel e generoso que não se esquece de nenhum bem e não guarda rancor por nenhum mal. Nossa Senhora de La Salette, formai meu coração de modo que ele seja doce e humilde; que ele ame sem impor a condição de ser retribuído; que, serenamente, saiba retirar-se de outros corações para que nele habite vosso divino Filho. Nossa Senhora de La Salette, que o meu coração seja grande e inquebrantável, não se cansando diante da indiferença. Que ele seja inquieto por Jesus e seja ferido por Seu amor, cuja chaga se feche apenas no Céu. 

Amém!

ORAÇÃO A MÃE RECONCILIADORA


Ó Maria, caminho da reconciliação, ajudai-me nesse caminhar deixando de lado tudo aquilo que me impede de viver no amor que brota do coração de Vosso Filho Jesus Cristo, o reconciliador do Pai.

Ó Senhora, causa geral da reconciliação, te rogo para que essa seja também minha causa na convivência com meus irmãos e irmãs, buscando que Deus seja tudo em todos, para que na unidade acabemos com as divisões e conflitos.

Ó Mãe, reconciliadora dos pecadores,  me refugio em teu colo porque não existe reconciliação senão a que tu geraste e te peço humildemente a graça da reconciliação para a minha vida por meio de uma mudança de atitudes seguindo os passos do Cristo Reconciliador que é o caminho, a verdade e a vida . 

Amém.

ORAÇÃO DA CRUZ SALETINA

Em teu peito, Mãe de La Salette, carregas uma cruz, com um martelo e uma torques que a adornam, conhecida como a cruz saletina. Essas ferramentas da paixão nos interrogam: qual me representa? Com uma vida de pecado, de mentiras e injustiças, crucifico o Senhor com o martelo. Quando perdoo e me comprometo com a missão da Igreja, sou como a torques que retira os cravos e liberta a Jesus Crucificado. Diante dessa cruz tão simbólica, escolho responder a reconciliação. Denuncio meu pecado pessoal e o pecado social, fonte de tanto sofrimento. Proclamo a urgência da reconciliação e estou disposto a alcança-la, junto com meus irmãos.

Amém.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE

Nossa Senhora da Salette, Virgem Mãe de Deus.

TODOS: Rogai por nós!

Nossa Senhora da Salette, Mãe de Cristo e Mãe dos homens    

TODOS: Rogai por nós!

Nossa Senhora da Salette, mensageira da Nova Aliança.                

TODOS: Rogai por nós!

 

A Aparição

Vós que apareceis como humilde serva.                                          

TODOS: Rogai por nós!

Vos que chorais sobre vossos filhos ingratos.                                  

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos libertais de todo medo.                                                

TODOS: Rogai por nós!

Vós que recordais a Palavra de Deus.                                                          

TODOS: Rogai por nós!

Vós que carregais as correntes de nossas injustiças.                        

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos despertais para as nossas responsabilidades.   

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos apresentais o Cristo Crucificado.                                

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos engajais na preparação do Reino de Deus.      

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos precedeis no caminho de nossas cruzes.                     

TODOS: Rogai por nós!

Vós que nos conduzis ao Cristo ressuscitado.                                 

TODOS: Rogai por nós!

 


A Mensagem

 

Nossa Senhora da Salette, filha do Povo de Deus…            

TODOS: Rogai por nós!

Mãe do único Senhor, a quem tudo foi submetido…                       

TODOS: Rogai por nós!

Virgem ao pé da Cruz do Filho Salvador…                                     

TODOS: Rogai por nós!

Mulher atenta aos que são abandonados…                                       

TODOS: Rogai por nós!

Súplica viva que não para de interceder por nós…                          

TODOS: Rogai por nós!

Amor  tão forte que jamais poderemos recompensar…                   

TODOS: Rogai por nós!

 

Após cada invocação, repetimos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

 

– Mãe, no meio de nossos trabalhos, nós nos esquecemos de santificar o dia que Deus reservou para o seu louvor…                     

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, nós desprezamos, o nome de Jesus, vosso Filho, a única pessoa que pode nos salvar…                                                    

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, nós desperdiçamos tantas energias, procurando as coisas deste mundo que passa…

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, nós deixamos as uvas apodrecer e o pão é dado aos animais, enquanto muitos irmãos nossos morrem de fome…           

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, nós não soubemos ver vosso Filho como esperança dentro de nossos desesperos…

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, convertei nossos corações para que construamos a paz, na justiça e no amor…

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, ensina-nos a pedir, todos os dias e sempre o pão da Páscoa Nova…

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

-Mãe, ensina-nos a repartir com os famintos o pão da vida que revela o amor de Deus-Pai…                                                                  

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Mãe, nós queremos comunicar ao vosso povo a alegria da Boa Nova..

Todos: Guiai-nos, ó Maria, ao Deus da Vida!

– Nossa Senhora a Salette, Reconciliadora dos Pecadores…

Todos: Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós!

 

Oremos: Senhor Jesus Cristo, na hora de vossa morte na cruz quisestes que nos tornássemos convosco, filhos da Virgem Maria: por sua fé inabalável, por sua prece incessante e sua atenção maternal, que ela nos leve a vos seguir até a glória da ressurreição, desde agora e para sempre. Amém!

ORAÇÃO VOCACIONAL

Nossa Senhora da Salette, vosso Filho morreu na cruz para reconciliar o mundo, acabar com as barreiras que nos separam e os conflitos que nos destroem.

Ó virgem Reconciliadora e mensageira da misericórdia divina, lançai um olhar compassivo sobre as Congregações nascidas de vossa aparição e encarregadas de “comunicar a todo o vosso povo” o apelo à reconciliação.

Por vossa poderosa intercessão, obtende-nos de vosso Filho, numerosas vocações sensíveis às angustias do mundo e disponíveis para servir ao seu designo de paz e reconciliação universal.   

AMÉM!

CONSAGRAÇÃO

Ó Bela Senhora, o amor de Mãe vos trouxe à montanha de La Salette onde chorastes amargamente por mim e pelo mundo.
 Vede que hoje me consagro a vós sem reserva. Desde agora, minha alegria será em saber que sou vosso filho.

Quero consolar vosso coração e acabar com vossas lágrimas.
Convosco ponho minha vida a serviço da reconciliação.
Encomendo à vossa proteção maternal todo o meu ser, toda minha esperança e alegria, todo obstáculo e dor.

Ofereço-vos toda minha vida até os fins dos tempos.
Peço-vos que guieis meus passos no caminho do evangelho. Que minha vida seja um serviço profético que  “derrube os poderosos de seus tronos e eleve os humildes”.

Assim amparado por vós, seguirei com entusiasmo e sem medo
no caminho do serviço deixado por vós e por vosso Filho. 

Amém.

TERÇO DE NOSSA SENHORA DA SALETTE

“Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais. Serás o nosso conforto na hora da agonia”. (Beato Bártolo Longo) 

 

A oração do terço é uma das mais belas maneiras de responder a pergunta de Maria em Salette, quando questiona os videntes sobre a vida de oração. Por meio dessa pratica milenar da Igreja, podemos meditar a vida de Cristo e de Maria, para alcançar muitas graças. Apenas acrescentamos em cada mistério uma parte da mensagem de Nossa Senhora da Salette, que pode motivar nossa meditação.

——————————————————————————–

Sinal da Cruz:

Pelo Sinal da Santa Cruz + Livrai-nos Deus, nosso Senhor + dos nossos inimigos + Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Oferecimento: Divino Jesus, nós vos oferecemos, este terço que vamos rezar, meditando os mistérios de nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta Santa devoção.

CREIO: Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Poncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde ha. de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Homenagem à Ssm. Trindade: Um Pai Nosso, três Ave-Marias e um Glória, a primeira Ave-maria em honra a Deus Pai que nos criou (caridade), a Segunda em honra ao Deus Filho que nos remiu (esperança) e a terceira ao Deus Espírito Santo que nos santifica (fé).

Jaculatória entre Mistérios: 
Nossa Senhora da Salette, reconciliadora dos pecadores.
Rogai sem cessar por nós que recorremos a vós.
OU
Oh! Cheia de graça, cheia de Luz!
Ave-Maria a Mãe de Jesus!

——————————————————————————–

Mistérios da alegria (gozosos) – (Segundas-feiras e Sábados) 

A característica destes Mistérios é convidar a todos a participar da alegria irradiada sobre o mundo pelos acontecimentos da Encarnação.
Nossa Senhora da Salette nos convida a superar o medo e viver com alegria a nossa vocação cristã.

——————————————————————————–

Primeiro Mistério Gozoso 

“Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade.”

No primeiro mistério, contemplamos a anunciação do Arcanjo São Gabriel a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Segundo Mistério Gozoso

“Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo.”

No segundo mistério, contemplamos a visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel . (Lc 1, 39-56)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Terceiro Mistério Gozoso

“Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar, e, quanto a vós, nem fazeis caso.”

No terceiro mistério, contemplamos o nascimento de Jesus na pobre gruta de Belém. (Lc 2, 1-21)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quarto Mistério Gozoso

“Os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho.”

No quarto mistério, contemplamos a Apresentação do menino Jesus no templo, e Simeão louva a Deus. (Lc 2, 22-38)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quinto Mistério Gozoso

“Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei- me o sétimo, e não mo querem conceder.”

No quinto mistério, contemplamos o encontro de Jesus no templo entre os doutores. (Lc 2, 40-50)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Mistérios da Luz (Luminosos) – (Quintas-feiras) 

Por estes Mistérios entramos em contato com Jesus em sua vida Pública, que manifesta a presença de Deus, luz para a vida do mundo.
Nossa Senhora da Salette aparece envolta em luz. Luz do Cristo Ressuscitado e nos faz reviver nossas “terras de Coin” onde se manifesta a Providência de Deus.

——————————————————————————–

Primeiro Mistério Luminoso 

 “Durante o inverno, quando não sabem o que fazer, vão à missa só para zombar da religião.” 

No primeiro mistério, contemplamos o Batismo de Jesus no Rio Jordão, por São João Batista. (Mt 3,13-17)

1 Pai Nosso, 10 Ave-marias e 1 Glória

——————————————————————————–

Segundo Mistério Luminoso

“Não Compreendeis, meus filhos! Vou dizê-lo de outro modo.”

No segundo Mistério, contemplamos a revelação de Jesus nas Bodas de Caná. (Jo 2,1-12)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Terceiro Mistério Luminoso

“Nunca vistes trigo estragado, meus filho.

No terceiro Mistério, contemplamos o anúncio do Reino de Deus e o convite à conversão. (Mc 1, 14-15)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quarto Mistério Luminoso

“Mas tu, meu filho, tu deve tê-lo visto uma vez, perto de Coin, com teu pai… Ele tomou duas ou três espigas de trigo entre as mãos, esfregou-as e tudo caiu em pó…”

No quarto Mistério contemplamos a transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Lc 9,28-36)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quinto Mistério Luminoso

“”…Lembra que teu pai te deu um pedaço de pão dizendo-te:’ Toma, meu filho, come pão este ano, pois não sei quem deles comerá no ano próximo, se o trigo continuar assim’…

No quinto Mistério contemplamos a Instituição da Eucaristia na Última Ceia. (Lc 22,14-23)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E 1 GLÓRIA.

——————————————————————————–

Mistérios da dor (Dolorosos)  – (Terças e Sextas-feiras) 

Estes Mistérios nos ajudam a contemplar o grande Amor de Deus manifestado através da paixão e morte de Jesus, a maior revelação do amor eterno, misericordioso e fiel de Deus, fonte de nossa Salvação.
Nossa Senhora da Salette aparece em lágrimas e nos convida à conversão a Deus e ao próximo.

——————————————————————————–

Primeiro Mistério Doloroso

“Há quanto tempo sofro por vós!… Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar por vós, e vós nem fazeis caso.”

No primeiro mistério, contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. (Lc 22, 39-46)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Segundo Mistério Doloroso

“Durante o verão, só algumas mulheres mais idosas vão à missa.”

No segundo mistério, contemplamos a Flagelação de Jesus Amarrado a uma coluna. ( Mc 15, 1-15)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Terceiro Mistério Doloroso

“Os outros trabalham no domingo, durante todo o verão.”

No terceiro mistério, contemplamos a Coroação de espinhos em Nosso Senhor. (Mt 27, 27-30)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quarto Mistério Doloroso

“Durante o inverno…vão à missa só para zombar da religião.”

No quarto mistério, contemplamos a Subida dolorosa de Jesus ao Calvário. (Mc 15, 20-23; Lc 23, 26-32)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quinto Mistério Doloroso

“…É isto que torna tão pesado o braço de meu Filho.”

No quinto mistério, contemplamos a crucificação e morte de Jesus. (MT 27, 45-50; Jo 19, 18-24)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Mistérios da glória (Gloriosos) – (Quartas-feiras e domingos) 

Contemplamos nestes Mistérios a Ressurreição e a Ascensão de Jesus e a Glorificação de sua Mãe Santíssima. Por eles, o Cristão redescobre as razões da própria fé.
Maria em Salette nos lembra da importância e da qualidade de nossa oração e do nosso compromisso missionário.

——————————————————————————–

Primeiro Mistério Glorioso

“Fazeis bem vossa oração, meus filhos”

No primeiro mistério, contemplamos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 28, 1-15; Jo 24, 1-18).

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Segundo Mistério Glorioso

“Ah! Meus filhos, é preciso fazê-la bem, à noite e de manhã.”

No segundo mistério, contemplamos a Ascensão admirável de Jesus Cristo ao Céu. (Mc 16,19-20; Lc 24,50-53)

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Terceiro Mistério Glorioso

“Quando puderdes rezar mais, dizei.”

No terceiro mistério, contemplamos a Vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Santíssima e os apóstolos. (At 2, 1-13) 

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quarto Mistério Glorioso

“Por mais que rezeis, por mais que façais, jamais podereis recompensar a aflição que sofro por vós.”

No quarto mistério, contemplamos a Gloriosa Assunção de Maria ao Céu.

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

——————————————————————————–

Quinto Mistério Glorioso

“Pois bem, meus filhos, comunicareis isso a todo o meu povo.”

No quinto mistério, contemplamos a coroação de Nossa Senhora como rainha do céu e da terra.

1 PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS E l GLÓRIA.

COROA DAS SETE DORES

Oferecimento da coroa

Meu Deus, vos ofereço esta coroa que vou fazer para vossa maior glória e para honrar vossa Santa Mãe, meditando suas dores.

Dignai-vos dar-me o espírito de arrependimento e de fervor dos quais necessito para ganhar as indulgencias; detesto toda negligencia e distração. Amém.

 

1º dor – A profecia de Simeão – Fruto: Darmos a Deus o nosso coração e submeter-nos à sua santa vontade.

2º dor – A fuga para o Egito – Fruto: Obedecermos prontamente à voz de Deus.

3º dor – A perda de Jesus no Templo – Fruto: Procurarmos a Jesus com uma verdadeira contrição.

4º dor – O encontro de Maria com Jesus carregando a cruz – Fruto: Suportarmos com paciência a Cruz desta vida.

5º dor – A crucificação de Jesus – Fruto: A mortificação de nossos sentidos.

6º dor – A deposição de Jesus da Cruz – Fruto: Alcançarmos, por uma sincera penitência, o perdão dos nossos pecados.

7º dor – O enterro de Jesus – Fruto: Pedirmos a graça da boa morte.

 

Oração a Nossa Senhora de La Salette


Mãe de amor, não posso meditar sobre as vossas dores sem pensar nas lágrimas que derramastes sobre a Montanha de La Salette. Fazei que, sensível às vossas queixas e dócil aos vossos avisos, possa por minha penitência, enxugar as vossas lágrimas e consolar o vosso aflito coração. Amém.

 

Extraído do compêndio de orações dos Missionários de N. Sra. de La Salette

NOVENA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE

1º DIA (2 Cor 5, 17-6, 2; Sl 81; Lc 12, 1-9)

PALAVRA DE MARIA: “Se meu povo não quer se submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não posso mais sustê-lo”.

MEDITAÇÃO: Grave advertência! A Virgem Maria chora sobre “seu povo”. Com ternura e firmeza, lembra-nos o essencial: só podemos ser salvos por Jesus, seu Filho,”a Quem Deus tudo submeteu” (1 Cor 15,26). Com a força de seu amor, Deus quer nos salvar: “Manifestando a força de seu braço, dispersa os homens de coração orgulhoso e exalta os humildes”. Cabe a nós escolher! Se recusarmos seguir seu Filho, MARIA nada poderá fazer por nós, a não ser chorar para nos convencer de nosso pecado.

OREMOS: Quando estamos desamparados, ensinai-nos, ó Mãe de Cristo, a olhar para vosso Filho. Queremos lhe submeter todos os nossos pensamentos e palavras, nossas ações e afeições. Que se manifeste em nós a força de seu amor. Fazei nosso coração semelhante ao de vosso Filho. E que Nele, vossos filhos, infiéis e dispersos, se tornem verdadeiramente “vosso povo”. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS, Ó NOSSA SENHORA DA SALETTE…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

2 º DIA (At 1,12-14; Sl 40; Jo 19,25-27)

PALAVRA DE MARIA: “Há quanto tempo sofro por vós! Se quero que meu Filho não vos abandone, sou incumbida de suplicá-lo sem cessar e, quanto a vós, nem fazeis caso”.

MEDITAÇÃO: As lágrimas e a Mensagem de Maria, em LA SALETTE, nos recordam duas realidades: ontem a Mãe das Dores, de pé, junto à Cruz de Jesus, recebia a missão de fazer de nós pessoas de fé: “Eis teu filho”; hoje, “o amor materno de Maria a torna atenta aos irmãos de seu Filho que ainda peregrinam rodeados de perigos e dificuldades” (LUMEN GENTIUM, 62). O próprio Jesus nos leva a contemplar Maria e a imitar sua fé inabalável, sua incessante oração e ativa caridade: “Eis tua Mãe”.

OREMOS: Lembrai-vos Mãe das Dores, de vossos sofrimentos por nós no Calvário, unida à Paixão de vosso Filho Jesus. Não cesseis de interceder por nós, junto a vosso Filho: que Ele não nos abandone em nosso pecado e indiferença, que rompa as correntes de nossas injustiças, fortaleça nossos corações e nos ensine a reconhecer seu Rosto sofredor em cada um de nossos irmãos doentes, marginalizados ou oprimidos. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

3º DIA (Hb 4, 9; Sl 46; Mt 12, 1-8.9-15)

PALAVRA DE MARIA: “Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não querem me concedê-lo”.

MEDITAÇÃO: Deixemo-nos questionar: sim, o sétimo dia a Deus pertence. Ele o quis para nos libertar das contrariedades do trabalho, do círculo vicioso da produção e do consumismo, para nos fazer tomar consciência de que somos pessoas livres, dotadas de uma liberdade que é dom de Deus. Ele reservou esse dia para que nos lembremos de que somos “filhos seus em Cristo”, conduzidos por seu Espírito (Rm 8, 16). Esse dia, que restitui nossa liberdade e dignidade, nos congrega também como irmãos, irmãos a se reconciliar! Que fazemos de nosso domingo?

OREMOS: Virgem Fiel, que quereis nos restituir nossa dignidade de pessoas livres e de filhos de Deus, ensinai-nos também os caminhos da reconciliação com nossos irmãos. Que brilhe sobre nós o Dia do Senhor, que ele dê sentido a nosso trabalho e a nossa solidariedade, a fim de que, em Jesus Cristo, rendamos graças a Deus que quer a salvação de todos. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

4º DIA (1 Tm 1,18-2,6; Sl 113; Mc 9, 2-10)

PALAVRA DE MARIA: “E também os carroceiros não sabem jurar sem abusar do Nome de meu Filho”.

MEDITAÇÃO: “Jurar como um carroceiro” é descarregar sobre Deus a responsabilidade de nossas desgraças, grandes ou pequenas. Ora, o Nome Jesus significa “Deus salva”. Que contradição! É o Nome do Filho de Deus, o Irmão Universal que passou por nossa vida e pela morte de cruz, conservando sua confiança no Pai, respeitando a liberdade de cada um de nós, até dos próprios inimigos, sendo sempre nosso Irmão! Batizados em nome de Jesus Cristo, somos nós verdadeiramente discípulos seus?

OREMOS: Mãe de Cristo ensinai-nos a depositar nossa confiança no Nome de Jesus, “o único nome pelo qual podemos ser salvos” (At 4, 12). Invocai sobre nós o Nome de vosso Filho. Que a santidade de nossa vida e o amor testemunhado a todos os nossos irmãos manifestem ao mundo a ternura de Deus, revelada em Jesus, o Cristo, Nosso Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

5º DIA (Tg 5, 1-8; Sl 51;Lc 12, 34-37)

PALAVRA DE MARIA: “Se a colheita se estraga é só por vossa causa. Eu vos mostrei no ano passado com as batatinhas: vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, praguejáveis… Os outros farão penitência pela fome”.

MEDITAÇÃO: Nossa Mãe não desvia nossa atenção, mas nos aponta os males desse mundo … e a nossa indiferença também! Hoje, dois terços da humanidade morrem ou sofrem de fome, os direitos humanos são violados, a injustiça está à nossa porta. E nós nem fazemos caso! Não é pelo que possuímos que seremos salvos, mas pela Palavra de Cristo: “Tive fome e me destes de comer…, era peregrino, doente, prisioneiro… e vós me visitastes (Mt 25, 31s).

OREMOS: Ó Virgem da SALETE, abri nosso olhar para a infelicidade de nossos irmãos. Abri nossos corações a fim de que, trabalhando nesse mundo que passa, se apeguem àquilo que não passa. Abri nossas mãos para partilhar com os mais pobres. Que através de nós, vosso Filho continue a alimentar e curar, a amar, perdoar e  construir um mundo conforme o coração do Pai. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

6º DIA (At 2,36-42; Sl 15; Mt 9, 1-8)

PALAVRA DE MARIA:  “Se se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo…”

MEDITAÇÃO: “Todo homem acorre a Vós, por causa de seus pecados. Oprime-nos o peso de nossas faltas. Vós nos perdoais” (Sl 64, 3- 4). Ao oprimido pelo pecado Jesus diz: “Levanta-te, toma teu leito e vai para casa” (Mc 2, 11). Reconhecemos Nele o Deus que perdoa, que nos levanta e nos põe a andar. Caminhemos no seguimento do Cristo. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Caminho a seguir. Verdade a descobrir. Vida a ser partilhada. A Vida que pode fazer germinar o deserto de nossos corações e de nosso mundo, em colheitas superabundantes…, se nos deixarmos converter!

OREMOS: Que vossa incessante oração, ó Virgem Reconciliadora, nos obtenha, de vosso Filho, o perdão de nossos pecados. Que vossas lágrimas de Mãe transformem em coração de carne nosso coração de pedra. Que vossa inabalável fidelidade sustente a nossa fé vacilante, e nos faça constantemente voltar àquele que é nosso único Salvador, vosso Filho Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

7º DIA (Cl 3,12-17; S1 127; Lc 11, 1-1.3)

PALAVRA DE MARIA: “Fazeis bem vossa oração, meus filhos?… É preciso fazê-la de noite e de manhã… Só vão à Missa para zombar da religião. Durante a Quaresma vão ao açougue como cães”.

MEDITAÇÃO: A Virgem Maria nos questiona sobre a qualidade dos gestos de fé que nos ligam a Deus, e que são fonte de nossa conversão. A cada dia, a oração da manhã e da noite, diálogo livre e constante com Deus! “Pai, não o que quero, mas o que Tu queres!” A cada semana, a assembleia eucarística dos cristãos: – memória da Morte de Cristo que suscita nosso amor, presença do Ressuscitado que reaviva nossa fé, espera de sua vinda que nutre nossa esperança! A cada ano, a Quaresma de penitência, de oração e de partilha, a Via Sacra onde Cristo nos ensina a dar a Deus nossa vida, no serviço a nossos irmãos.

OREMOS: Serva do Senhor, ensinai-nos a fazer de nossa vida uma oferenda agradável a Deus. Que nossa vida seja uma oração e que nossa oração seja fonte de vida. Mantende-nos junto a Vós no coração da Igreja, dispostos a partilhar das lutas e sofrimentos dos homens de nosso tempo, para que surja um mundo novo. Amém.      

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

8º DIA (Rm 12, 4-18, Sl 103,13-18; Mc 6, 34-44)

PALAVRA DE MARIA:  “…teu pai te deu um pedaço de pão, dizendo-te: – “Toma, meu filho, come pão neste ano ainda, pois não sei quem comerá pão no ano próximo se o trigo continuar assim”.

MEDITAÇÃO: O temor de um mal iminente, a despreocupação de uma criança, o cuidado de um pai, o pão partilhado: coisas da vida, presentes na memória e no coração de Maria. E por que não confiarmos Nela? “Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem?” (Mt 7,11).  Esse pão partilhado nos relembra todas as fomes dos homens, e também Aquele que é o Pão da Vida partido para saciar todas as nossas fomes.

OREMOS: Ó Mãe, atendei a todos os abandonados. Despertai-nos para a ternura. Renovai nossa confiança no Pai. Fazei-nos partilhar de seus cuidados em salvar seus filhos de todas as fomes do corpo, do coração e do espírito. Dai-nos fome do Pão da Vida, Jesus, vosso Filho, nosso Senhor. Amém.

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

9º DIA (At 1, 6-12; Sl 146; Jo 17, 6-21)

PALAVRA DE MARIA: “Pois bem meus filhos, comunicareis isso a todo o meu povo!”

MEDITAÇÃO: Depois de nos relembrar que vivemos diante de Deus, um Deus que ama e salva, que nos conhece mais do que nós a nós mesmos, Maria nos relembra também qual é a nossa missão: levar ao mundo a Boa Nova de Jesus Cristo. Impregnados de seu Espírito, consagrados na verdade e no amor, devemos participar, com todos os homens de boa vontade, das buscas e lutas para, com Deus, construir um mundo mais humano e um homem à imagem de Cristo. A Virgem Maria maternalmente nos acompanha e nos encoraja: “Vamos, meus filhos, comunicai isso a todo meu povo!”

OREMOS: Virgem da SALETTE, olhai para vosso povo tão frequentemente infiel. Não permitais que se percam as sementes do bem que germinam no coração e na mente dos homens e povos. Que o Espírito Santo cure, eleve e complete em nós, nossos esforços vacilantes para a liberdade, a justiça e a unidade. Mãe da Igreja, atraí-nos para vosso Filho Ressuscitado, fazei-nos viver de seu Espírito para a glória do Pai e a felicidade de todos. Desde agora e para sempre. Amém.                                                           

PAI NOSSO, AVE MARIA, LEMBRAI-VOS…

LEMBRAI-VOS, Ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós, no Calvário. Lembrai-vos também dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que, em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los.
Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, ei-nos aqui, suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei nosso coração para vosso, Filho.

Alcançai-nos a graça de amar Jesus acima de tudo, e de vos consolar por uma vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos.

AMÉM.

 

Fonte:https://portalsalette.com.br/novena/ 








 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário