CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Rememorando a Doutrina Católica – Por que o pecado grave se chama mortal?

Rememorando a Doutrina Católica – Por que o pecado grave se chama mortal?
O pecado grave chama-se mortal, porque priva a alma da graça divina, que é a sua vida, tira-lhe os merecimentos e a capacidade de adquirir outros novos, e torna-a digna de pena ou morte eterna no inferno.
Explicação. – O pecado que se comete com a transgressão grave, advertida e voluntária da lei de Deus denomina-se mortal por várias razões:
1.° Porque priva a alma da graça divina que é a sua vida.
A alma tem duas vidas: a sua vida natural como espírito; e a vida sobrenatural, que lhe é conferida pela graça de Deus. O pecado grave priva-a da graça, mata-lhe a vida sobrenatural. Se a alma se separa do corpo, este morre; se a alma perde a graça de Deus, ela vive ainda como espírito, porém morre para a vida sobrenatural.
Compreenderemos melhor este ponto mediante uma comparação.
Um jardineiro enxerta uma árvore silvestre; daí em diante a árvore vive da vida do enxerto e produz frutos deliciosos. Mas, se se cortar o enxerto, a árvore morrerá para a nova vida que tinha adquirido e fica-lhe apenas o tronco silvestre.
O mesmo se dá com a alma. A graça santificante é como um enxerto que a elevou à vida sobrenatural. Se lhe sobrevém o pecado mortal, ela perde a graça santificante e daí em diante morre para a vida sobrenatural, para a graça, que era o seu ornamento, a sua beleza, a sua verdadeira vida, que lhe dava direito ao paraíso.
2º. Tira da alma os merecimentos e a capacidade de adquirir outros novos.
VEJA O RESTANTE CLICANDO AQUI:http://www.aascj.org.br/home/2012/01/16/rememorando-a-doutrina-catolica-por-que-o-pecado-grave-se-chama-mortal/?