CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

SANTA GERTRUDES


O SAGRADO CORAÇÃO DIVINO 
Resultado de imagem para Como foi a visão de Jesus contada por santa gertrudes
Ela também exercitou de modo consciente e profundo a prática da caridade, que lhe deram forças para suportar os próprios sofrimentos da doença que debilitava progressivamente o seu organismo. Sempre serena, desapegava-se das suas próprias vontades, direcionando integralmente todo o seu amor ao adorado JESUS. NOSSO SENHOR, bondade sem limites, apreciando as suas virtudes, permitiu a sua confidente divulgar para conhecimento da humanidade, a imensidão da Sua infinita Misericórdia, albergada no aconchego carinhoso do CORAÇÃO DIVINO, em benefício de todos os pecadores.
Na realidade, a Devoção ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS é um acontecimento mais recente para a nossa fé. Mesmo assim, para Gertrudes, NOSSO SENHOR antecipou e lhe ofereceu a experiência do Seu Misericordioso Coração que está sempre aberto a humanidade de todas as gerações.
Desde o ano de 1282, quando teve a primeira e inesquecível visão de JESUS, Santa Gertrudes foi agraciada até o dia da sua morte, com diversas visões do CRISTO SENHOR, face a face, quando ELE a desposou por meio de sete magníficos e preciosos anéis, que simbolizavam as suas sete virtudes mais esplendorosas, e em sinal da sua mística, da sua vida religiosa e contemplativa, trocou o Seu Divino CORAÇÃO com o dela. Desse momento em diante, a existência da jovem Monja tão abençoada, tornou-se sobrenatural e misteriosa. Desta experiência admirável e indescritível, nasceu em Santa Gertrudes um imenso e incomensurável amor ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Assim, muito antes daquelas extraordinárias Aparições do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (1647-1690) a Santa Margarida Maria Alacoque, religiosa da Ordem da Visitação em Paray-le-Monial, na França, Santa Gertrudes de Helfta teve maravilhosas e extraordinárias experiências do Amor de DEUS, 400 anos antes.
Para Santa Gertrudes, o CORAÇÃO DE JESUS aparecia-lhe como um tesouro que encerrava todas as riquezas; outras vezes aparecia como uma lira tangida pelo ESPÍRITO SANTO, entoando enternecedoras músicas para delícia da SANTÍSSIMA TRINDADE e da corte celeste; em outras oportunidades também aparecia como uma linda nascente jorrando águas para alívio das almas que estão no Purgatório, infundindo fortaleza aos que lutam na terra e delícias aos bem-aventurados no Céu; outras vezes, o SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS lhe aparecia como um lindo turíbulo de ouro, do qual subiam ao PAI ETERNO tantas colunas de perfumado incenso, quantas são as classes de homens pelas quais ELE deu a vida.

CONVITE INIGUALÁVEL
Certo dia, São João Evangelista apareceu a Santa Gertrudes e a convidou repousar com ele junto do SENHOR, ficando ela do lado da “Chaga Aberta pela Lança”, para melhor entrar no íntimo do CORAÇÃO DIVINO, considerando que ela ainda não era um espírito na eternidade. Apontando o peito de JESUS, disse São João: “Eis o SANTO dos SANTOS que atrai para SI todos os bens do Céu e da Terra”. Assim, unidos ao SENHOR, João Evangelista e Gertrudes sentiram as suaves palpitações do CORAÇÃO do SALVADOR, tal como ele, João, havia sentido na Última Ceia. Foram muitas as experiências admiráveis e maravilhosas que Santa Gertrudes teve o privilégio santificado de realizar com o SENHOR DEUS, e que na realidade, colocava a sua alma num patamar tão elevado, como os Anjos no Céu.

OBRA DE GERTRUDES
Imagem relacionada
Ela escrevia em latim, e sua primeira obra foi “REVELAÇÕES” também conhecida pelo nome “Mensagem da Misericórdia Divina” (Legatus Divinae Pietatis). Depois escreveu “EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS” e por último escreveu “PRECES GERTRUDIANAS”.
Suas obras são essencialmente constituídas com os relatos das visões. Algumas delas podem parecer estranhas, com representações difíceis, mas, na realidade fazem parte de uma experiência mística, testemunhos concretos de uma existência espiritual muito especial e em perfeita união com DEUS. Algo muito íntimo, que na sua humildade a faziam chorar quando meditava os sofrimentos da Paixão do seu amado JESUS.

Nos “EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS”, ela quis proporcionar as suas Irmãs de hábito um meio para crescimento da vida espiritual. São sete os Exercícios, como se fosse uma escada, de forma que cada degrau vai auxiliando de modo concreto a se alcançar um acréscimo espiritual. Os Exercícios representam também a “Semana da Criação”(os sete dias utilizados por DEUS), onde ela coloca o ser humano, como imagem perfeita do CRIADOR.

Os “EXERCÍCIOS” na realidade, são um verdadeiro “Manual Gertrudiano”, o qual engloba sete pequenas obras, uma independente da outra, mas, que se completam, pois faz considerações abrangendo a vida inteira da humanidade, desde o nascimento até a morte. É um conjunto de instruções e estímulos, para o fiel elaborar um fecundo caminho de procedimento, com orações e meditações.
O “Primeiro Exercício” considera a renovação da graça Batismal. O Sacramento do Batismo é a porta que permite a entrada e recepção de todos os demais Sacramentos. Assim sendo, Santa Gertrudes considera o Batismo como a “base sobrenatural da santidade”. Sobre ela (a santidade) deve erguer o edifício Divino da vida humana.
O “Segundo Exercício” conduz o fiel à suprema vocação, ou seja, a Vocação do Estado Religioso. É onde acontece à verdadeira “conversão” , com o estado de consagração da alma a DEUS.
O “Terceiro Exercício” está, por assim dizer, perfeitamente ligado ao anterior, pois se trata do propósito definitivo da conversão, que no caso religioso, é celebrado solenemente através do pacto da “santa profissão dos votos”.
O “Quarto Exercício” vem estimular o fiel a recordar a renovação do seu total abandono a DEUS, oportunidade em que simultaneamente, a alma se torna participante da riqueza dos tesouros das graças que a Igreja concede ao fiel.
O “Quinto Exercício” é uma escola de instrução, indicando direções seguras e sugestões animadoras, para o fiel trilhar consciente o seu caminho e possuir meios e suportes para cumprir dignamente o maior de todos os Mandamentos, o “Mandamento do Amor”.
O “Sexto Exercício” consiste na indicação mais perfeita, na mais resplandecente beleza da chama do amor que se eleva aos Céus, como louvor e agradecimento, numa adoração mais luminosa a DEUS, no exercício de um culto fervoroso, mais sublime e mais desinteressado da criatura ao seu CRIADOR. È, portanto, o exercício por excelência, no qual acontecem os êxtases de amor.
O “Sétimo Exercício” assegura tornando legítimos todos os anteriores e os aperfeiçoa, porque se fundamenta na humildade, que verdadeiramente é a raiz de todas as virtudes, e primordialmente o temor a DEUS. Esta última parte focaliza em evidência, as cenas dolorosas da Sangrenta Paixão de NOSSO SENHOR.
A piedade de Santa Gertrudes se revela luminosa nos Exercícios. Ela é realçada com a sua percepção sobre a transcendência de DEUS que é principio e fim da criação; sua devoção ardente a SANTÍSSIMA TRINDADE e por cada pessoa Divina, realçando um amor intenso, repleto de gratidão e dedicação ao SALVADOR, que é o Mediador Supremo e Caminho para o PAI ETERNO. Por fim, culmina com a demonstração de um sentimento profundo de admiração e de confiança filial a NOSSA SENHORA, nossa MÃE SANTÍSSIMA, assim como o seu desejo da união eterna e de ver a “Volta de JESUS”.

As “PRECES GERTRUDIANAS” não foram escritas por Santa Gertrudes, mas foram compostas por um jesuíta de Colônia em 1670. As orações têm uma função auxiliar, de levar personalidade aos escritos da Santa. Elas estão fundamentadas em escritos de opúsculos feitos por ela mesma, sobre diversas passagens bíblicas, sobre a Liturgia, sobre a Regra de São Bento e sobre as obras de São Bernardo de Claraval. Alguns hagiógrafos acrescentam que ela deve ter conhecido alguns escritos de Franciscanos, porque existem referências em parágrafos das “Preces” que sugerem esta possibilidade.
Toda a sua Obra e sua espiritualidade passaram despercebidos do povo em geral, até o ano de 1536, quando os Padres Cartuxos de Colônia, também na Alemanha, imprimiram o famoso Memorial. A aceitação e o êxito foram completos, sendo criada uma entusiasmada corrente espiritual em torno dos escritos da Monja, os quais foram traduzidos em diversas edições, realçando também a sua biografia. Acompanhando o êxito dos escritos, Santa Gertrudes passou a ser denominada "a Grande", ou "a Magna".

IDEAL MONÁSTICO - VISÕES
Santa Gertrudes é considerada modelo ideal de vida a ser seguido pelos religiosos, porque ela soube viver de maneira competente e admirável a vida monástica. Dom Colomba Marmion, Monge do Mosteiro de Singeverga, na região do Porto, em Portugal, fala do amor singular que NOSSO SENHOR JESUS CRISTO lhe testemunhava através da declaração: “Não existe na Terra criatura para a qual ELE se inclinava com tanto prazer”. E acrescentava, “... que O encontrariam sempre no coração de Gertrudes, cujos menores desejos ELE se comprazia em satisfazer”. Um dia, certa alma que conhecia tão grande intimidade, de NOSSO SENHOR com Santa Gertrudes, ousou perguntar ao SENHOR, que espécie de atrativos Santa Gertrudes possuía para merecer tais preferências? JESUS respondeu: “Amo-a assim, por causa da liberdade do seu coração, em que não entrou coisa alguma que possa ME disputar a soberania”.
Sempre ela estava desapegada inteiramente de toda criatura e de todas as coisas, porque em tudo, ela somente buscava o DEUS da Vida.
Um dia, no fim da Santa Missa de um Domingo de Ramos, ela meditava no modo como os amigos de JESUS o tinham recebido em Betânia, para onde ELE havia se retirado à tarde. E assim pensando, Gertrudes sentiu lhe acender o desejo de hospedar NOSSO SENHOR em seu coração. Logo de imediato JESUS apareceu e disse: “Aqui estou. E tu o que é que ME vais dar?” Santa Gertrudes respondeu: “Ah SENHOR! Sede bem-vindo, salvação da minha alma, meu único tesouro! Mas, que situação SENHOR! Não tenho nada preparado que seja digno da VOSSA magnificência. E assim, ofereço-VOS todo o meu ser, e peço-VOS que VÓS Mesmo prepareis em mim o que mais agradar o VOSSO CORAÇÃO”. E JESUS respondeu: “Uma vez que me dás liberdade, farei o que me pedes; mas, preciso da chave, para que possa encontrar e dispor de tudo quanto desejo”. Perguntou a Santa: “Meu SENHOR, que chave é essa de que necessitas e que eu VOS tenho de entregar?” Respondeu JESUS: “A tua própria vontade”. A Santa passou a compreender que NOSSO SENHOR se deleita numa alma que se entrega totalmente a ELE e nada reserva de si mesma; pela obediência perfeita, entrega a CRISTO a chave que ELE pede.
Num outro dia, depois que rezou as Vésperas da SANTÍSSIMA TRINDADE, Gertrudes pedia a NOSSO SENHOR que corrigisse certos defeitos, por demais manifestos, em um dos seus Superiores da Comunidade Religiosa. JESUS respondeu: “Não é só este que tem defeitos, mas todos os que governam a tua Congregação, tão grata aos MEUS Olhos, apesar disso. Pois cada um tem os seus defeitos. Não sabias? Ninguém neste mundo está isento de misérias. Mas deves ver nesta realidade, um dos efeitos da MINHA Misericórdia, que desta maneira aumenta o mérito de todos. Os súditos para se sujeitarem, precisam de maior virtude quando o representante da autoridade é imperfeito do que quando o procedimento dele é irrepreensível”.
Gertrudes raciocinando concluía: “JESUS vive em nós a realidade dos Seus Mistérios e, quando temos fé e nos unimos a ELE com amor, arrasta-nos CONSIGO, fazendo-nos participar na virtude própria para cada situação”. Ela ouviu bem no interior do seu coração as palavras do SENHOR: “Tudo tem a sua hora nas adoráveis decisões da MINHA Previdente Sabedoria”.

ACONTECIMENTO ADMIRÁVEL
Na vida da grande Monja encontramos outro fato bem significativo. Num Domingo, antes da Festa da Ascensão do SENHOR, na enfermaria onde se encontrava, Gertrudes levantou ao primeiro sinal da Comunidade, apressando-se a rezar piedosamente as Matinas, para sobrar mais tempo que queria dedicar a Oração. Tinha terminado a quinta lição das Matinas, quando uma Irmã, também muito doente, aproximou-se dela. Esta Irmã não podia se unir ao Oficio porque ninguém o lia perto dela. Mas, cheia de compaixão, Santa Gertrudes interrompeu o seu Ofício e disse ao SENHOR: “JESUS, bem vedes que já fui além das minhas forças. Todavia, gostaria que fosse o SENHOR Mesmo a fazer esta caridade.” E recomeçou as Matinas para a Irmã enferma. Depois, estando a recitar o Ofício, CRISTO confirmou com suas palavras: “O que fazeis ao menor dos meus irmãos, considero como se fosse feito a MIM mesmo”. Nesse momento, ELE apareceu a Gertrudes e LHE deu ali mesmo provas tão grande de ternura, que a palavra é incapaz de encontrar o vocábulo correto para traduzir o adorável sentimento do SENHOR. Aliás, durante toda a sua vida, esta digna Monja, revelou uma caridade imensa e uma condescendência inesgotável, tão grande, que o SENHOR DEUS presente em sua vida, apreciava os seus virtuosos dons.

FIM DA CAMINHADA EXISTENCIAL
Em Fevereiro de 1288, atravessou um período de severas enfermidades com grandes sofrimentos. Ela dizia interiormente ao SENHOR: “Embora eu seja uma insignificância da VOSSA criação, meu amoroso desejo é morrer, enfim, estar junto de VÓS, meu adorado DEUS, e VOS oferecer a minha mais fervorosa homenagem da minha alegria, em união com a feliz sociedade bem-aventurada no Paraíso, que juntos, cantam e celebram louvores a VÓS no Céu, por toda eternidade”.
A Monja Matilde, sua íntima amiga, e que também era outra Santa querida de NOSSO SENHOR, concluída a sua missão existencial, no ano de 1298 partiu para os braços eternos do CRIADOR.
No ano de 1300, na festa de São Martinho, no dia 11 de Novembro, Santa Gertrudes perguntou ao Divino esposo: “SENHOR, quando me chamarás para VÓS”? JESUS respondeu: “Muito em breve EU tirarei você do mundo”. Ao ouvir as palavras de NOSSO SENHOR, Gertrudes sentiu uma imensa alegria.
No ano seguinte, durante a Páscoa, JESUS enviou dois Anjos para lhe anunciar: “Que estava prestes à hora da sua libertação”. Também lhe apareceram espíritos celestiais, alegres e sorridentes, cantando as mais belas e suaves melodias, convidando Gertrudes às alegrias do Paraíso Divino.
Apesar dos sofrimentos da doença, que raramente lhe davam uma trégua, Santa Gertrudes com decisão e vontade, ampliou as suas orações e os sacrifícios, em beneficio de todos. Finalmente na manhã do dia 16 de Novembro de 1302, com 46 anos de idade, sua alma como uma linda e feliz pombinha branca, partiu para eternidade, deixando muitas saudades no coração das Irmãs suas amigas e companheiras de ideal no Mosteiro Santa Maria de Helfta.
GERTRUDES DE HELFTA foi CANONIZADA no Vaticano, pelo Papa Clemente XII, no dia 20 de Julho de 1738. 
 FONTE: http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/misdetru.html
------------------------------------------------------------------------

SANTA GERTRUDES E SUAS VISÕES E ORAÇÕES PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO




VISÃO DA ALMA DE UM IRMÃO LEIGO

Tendo morrido um irmão leigo, de nome João, que estava a serviço do convento,ao qual mostrara sempre grande dedicação, Gertrudes  viu todos os trabalhos e obras do irmão figurados  por uma escada. Por ela, suabia a alma do irmão João, mas, apenas tinha passado alguns degraus, começou a tremer, como se a escada ameaçasse cair.
A escada trêmula significava a imperfeição com que o irmão João praticara certos atos.  Gertrudes orou; e as suas orações, qual mão de amigo que se estendia afetuosa ajudaram aquela alma na sua penosa ascensão.


"Que morreu por nós, para que, quer vigiemos (VIVOS), quer durmamos (MORTOS), vivamos juntamente com ele. "
1 Tessalonicenses 5,10





VISÃO DA ALMA DE UM CAVALEIRO

Certa ocasião, Santa Gertrudes orava por todas as almas do Prugatório, quado apareceu a alma de um cavaleiro morto há catorze anos. Suspensa na boca de um abismo profundo, apoiada  do lado esquerdo apenas por uma tênue tábua, aquela alma tinha a forma de uma besta monstruosa cujo corpo estava eriçado de tantos chifres quanto são os pêlos dos animais. O inferno vomitava contra ela, sob a forma de turbilhões de fumo, toda a espécie de sofrimentos e penas que lhe causavam indizíveis tormentos. Os chifres significavam o orgulho e ambição que dominara toda a vida daquele cavaleiro. A tábua que o impedia de cair no abismo significava alguns movimentos de boa vontade, de que, em raros intervalos, dera prova. Até aquele momento as orações da Igreja não tinham aproveitado aquela alma. Gertrudes orou com todo o fervor de sua alma; e daí a pouco teve a alegria de ver aquela besta horrenda ser transformada numa criancinha toda coberta de manchas e ser trasladada para uma casa onde várias almas já estavam reunidas. Desde aquele momento a alma do cavaleiro podia já sentir os efeitos das orações da Igreja.


"Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor."
 Romanos 14,8




VISÃO DA IMPORTÂNCIA DE ORAR PELAS ALMAS

O modo de expiação das faltas de desobediência foi mostrado a Gertrudes pela seguinte visão. A alma sobre quem pesavam tais faltas pareceu-lhe revestida de diversos ornatos sobos quais se ocultavam pedras de tamanho peso que eram necessárias várias pessoas ajudarem-na a subir até o Senhor. Estas pessoas que a conduziam eram as almas do Purgatório por quem a defunta tinha orado em vida, os adornos, as orações pelas almas dos Purgatório, as pedras pesadas as desobediências cometidas.


"Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito." 
(1 Pedro 4,6)




VISÃO DA ALMA DE UMA DEFUNTA

Outra defunta apareceu a Gertrudes com as orelhas cobertas de uma espécie de lepra que ela devia raspar com as unhas até desaparecer inteiramente. Expiava deste modo as faltas cometidas por escutar palavras de murmuração e maledicência. Além disso, a boca estava coberta interiormente de uma pele grossa que a impedia de saborear as doçurs divinas, em castigo das palavras com que maldiçera seu próximo. Soube Gertrudes por revelação especial que as faltas daquela defunta foram cometidas por uma certa simplicidade de que muitas vezes se arrependera. Nosso Senhor deu a conhecer à Santa que as pessoas que cometem, por hábito, tais faltas de murmuração serão muito mais severamente punidas. Aquela pele espessa que cobre a língua estará eriçada de pontas agudas que, subindo e descendo, ferem o céu da boca fazendo sair dele uma matéria muito desagradável ao paladar.


"O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu será açoitado com numerosos golpes. Mas aquele que, ignorando a vontade de seu senhor, fizer coisas repreensíveis será açoitado com poucos golpes. Porque, a quem muito se deu, muito se exigirá. Quanto mais se confiar a alguém mais se há de exigir." ( Lucas 12, 45-48).


 "13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será reveldada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 
14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo. ( O Purgatório)"

(1 Cor 3, 13-15)

O ATO HERÓICO

Era tal a devoção desta Santa pelas almas que chegou a fazer o que se chama de ato heróico, isto é, ofereceu de uma vez para sempre, todos os seus merecimentos de orações e boas obras em sufrágio e alívio das das almas. Tendo a Santa renovado o ato heróico em favor de uma determinada alma, disse ao Senhor: " Espero que a vossa terna misericórdia se dignará olhar favoralmente para minha indigência e nudez".
Jesus respondeu-lhe com a seguinte comparação que bem mostra quão agradável é a Deus e quão bem recompensada é a oferta generosa de todos os merecimentos próprios em favor das almas do Purgatório: 
"A mãe contenta-se em sentar a seus pés as filhas que, estand já em idade de se vestirem, sabem preserva-se do frio; mas sustenta no braço e aquece com seus próprios vestidos a filhinha recém-nascida."
E ajuntou: "Terás porventura alguma coisa a invejar aos que estão sentados junto das fontes dos rios, tu que estás sentada à beira do oceano?"
Sentar-se junto da imensidade do oceano, ser aquecido pelos vestidos da mãe significa que Deus reserva uma grande recompensa para as almas que, num rasgo de heroicidade, se despojam dos vestidos de seus merecimentos para com eles cobrirem a nudez das almas prisioneiras do Purgatório.


"Assume logo uma atitude reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho, para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de justiça e, assim, sejas lançado na prisão.
 Em verdade te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo" 
(Mateus 5,22.25-26)


"Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito.
19. É neste mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes,"
(I Pedro 3, 18-9)


"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."
Romanos 8,38-39
FONTE; 




ORAÇÃO DE SANTA GERTRUDES
pelas almas do Purgatório.
(Jesus prometeu à Santa Gertrudes
que salvaria  (1000) mil almas do purgatório cada vez,
que cada pessoa rezar com fervor esta Oração)
 
              Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.
 
Terço de jaculatórias
pelas almas do Purgatório:
(Com a oração ditada por Nosso Senhor à Santa Gertrudes.)
 
- Faz-se o sinal da Santa Cruz.
 
- Reza-se o ato penitencial (“Confesso a Deus Todo Poderoso que pequei...”)
 
- Evocação a Deus Espírito (“Vinde Espírito Santo, Vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria...”)
 
- Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
 
Nas Contas do Pai-Nosso, reza-se a Oração ditada por Nosso Senhor à Santa Gertrudes:
 
“Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue do Vosso Divino Filho JESUS, em união com todas as santas Missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as santas almas do Purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores na Igreja Católica, pelos pecadores em todas as outras igrejas, pelos de minha casa e meus vizinhos. Amém!”
 
Nas contas da Ave-Maria:
 
“Jesus, Maria e José eu Vos amo, salvai almas!”
 
Na conta da salve Rainha:
 
- “Sagrado Coração de Jesus, sede nosso Amor”!
- “Doce Coração de Maria, sede nossa Salvação”!
 
No encerramento:
        
“Dai-lhes Senhor o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.


Terço de oferecimento
dos méritos infinitos das Santas Chagas
de Nosso Senhor Jesus Cristo
pelas almas do Purgatório
 
Disse Nosso Senhor Jesus Cristo à Santa Gertrudes:
 
“Muitíssimo grata Me é a oração pelas almas do Purgatório, porque por ela tenho ocasião de libertá-las das suas penas e introduzi-las na gloria eterna”.
 
“Certa vez pregava São Domingos sobre a importância de rezarmos o Rosário, quando um homem que o ouvia atenta e piedosamente, teve uma visão espiritual, concedida por Deus, para comprovar a veracidade das palavras de São Domingos: Ele viu muitas almas dos que estavam morrendo, adentrarem profundamente no purgatório. Ao mesmo tempo via Nossa Senhora com uma laçada de ouro, era o Rosário, através do qual a Mãe de Misericórdia retirava desse local de forte purificação, as pobres almas sofredoras.

“Tudo o que damos por caridade às almas do Purgatório, converte-se em graças para nós, e após a morte encontramos o seu valor centuplicado.” (Santo Ambrosio)

“Socorrendo as almas, praticamos a caridade em toda a sua extensão. A devoção às almas do purgatório encerra todas as obras de misericórdia, cuja prática, elevada ao sobrenatural, nos há de merecer o Céu. (São Francisco de Sales)

“Poupai Vossas lágrimas pelos defuntos e dai-lhes mais orações”. (São José Crisóstomo)
 
 
Início do terço:

(Propício para rezar todos os dias; em especial nos cemitérios, dia de finados e velórios.)
 
- Fazer cinco vezes o sinal da sana cruz em honra as cinco grandes Chagas do Senhor
- Ato penitencial (Confesso a Deus, Todo Poderoso, que pequei muitas vezes...)
- invocação ao Espírito Santo (vinde Espírito Santo, vinde por meio da poderosíssima intercessão do Imaculado Coração de Maria, Vossa amadíssima Esposa!) repetir três vezes
- Salmo 129:
“Do profundo abismo em que me encontro, clamo a Vos! Sejas Vossos Ouvidos atentos a voz de minhas súplicas. Se olhardes, Senhor, para as nossas iniqüidades, quem poderá, Senhor, subsistir em Vossa presença?
Porém, Vós sois cheio de misericórdia, e eu espero em Vós, Senhor, por causa de Vossa Lei.
Coloquei minha confiança no Senhor e em sua palavra.
Espere assim todo Israel no Senhor, desde a aurora ate a noite. Porque o Senhor é cheio de misericórdia e Nele se encontra copiosa redenção. E Ele mesmo há de remir Israel de todas as iniqüidades.
 
- “O descanso eterno concedei-lhes, Senhor! E a luz perpetua as ilumine. Amem”.
- “Senhor, ouvi as minhas orações! E meus clamores cheguem até Vós! Amem.
-“Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da Vossa Dolorosíssima Paixão. Concedei-me, por intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que nos são necessárias para bem rega-lo e a graça de ganharmos as indulgências anexas a esta santa devoção. Assim seja. Amém.
 
“Tende misericórdia, ó Senhor, das almas dos fieis que padecem no purgatório. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. Amém.
“Pai eterno, eu Vos ofereço o Sangue preciosíssimo de nosso Senhor Jesus Cristo em expiação dos meus pecados, pelas necessidades da Santa Igreja Católica, pelas almas do Purgatório pela alma de.... que pela misericórdia Vossa descanse em paz. Amém.
 
Pai Nosso...
 
Na 1ª Ave-Maria: “Glorifico-vos ó Pai Criador e pelo Imaculado e puríssimo Coração de Vossa Filha predileta, a Santíssima Virgem Maria, peço-vos pelas almas do purgatório e pela alma de......., que pela Vossa Misericórdia descanse em paz”. Ave-Maria...
Na 2ª Ave-Maria: “Glorifico-vos ó Filho Redentor do mundo, nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo Imaculado e puríssimo Coração de Vossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, peço-vos pelas almas do purgatório e pela alma de ....., que pela Vossa misericórdia descanse em paz”! Ave-Maria...
Na 3ª Ave-Maria: “Glorifico-vos ó Espírito Santo de Deus, nosso santificador, e pelo Imaculado e puríssimo Coração de Vossa amadíssima Esposa, a Santíssima Virgem Maria, peço-vos pelas almas do purgatório e pela alma de ......, que pela Vossa misericórdia descanse em paz”. Ave-Maria...
 
 
1° Mistério doloroso: A agonia do Senhor no Horto das Oliveiras.

Ofereço-vos ó Divino Salvador, os vossos preciosissimos suor e sangue, que derramastes em vossa santa agonia, pelas almas de meus parentes, em todos os graus.
- Pai-nosso, 10 Ave-Marias (ao final de cada uma, acrescentar a seguinte jaculatória: “Misericordiosissimo Jesus, dai-lhes o repouso eterno”)
 
2° Mistério doloroso: A Flagelação do Senhor.

Ofereço-vos ó Divino Salvador, o Vosso preciosissimo Sangue derramado na impiedosa, brutal e dolorosissima flagelação pelas almas dos meus benfeitores espirituais e materiais, principalmente por aquelas almas que mais padecem por minha causa.
- Pai-nosso, 10 Ave-Maria (ao final de cada uma.....)
 
3° Mistério doloroso: A Coroação de espinhos do Senhor.

Ofereço-vos ó Divino Salvador, o Vosso preciosissimo sangue derramado na dolorosissima Coroação de espinhos pelas almas do purgatório, especialmente pelas mais aflitas e abandonadas.
- Pai-nosso, 10 Ave-Marias (ao final de cada uma.....)
 
4° Mistério doloroso: O Senhor carrega a pesada Cruz.

Ofereço-Vos ó Divino Salvador, o Vosso preciosissimo Sangue derramado de vosso sagrado Ombro, de Vossa sagrada Face, de todo o Vosso Santo Corpo, ferido por terríveis golpes e torturas as vossas fadigas, incontáveis e inimagináveis dores e sofrimentos que suportastes ao levar a pesada cruz ao calvário, por todas as almas que entram neste momento nas chamas do purgatório, pelas almas dos sacerdotes, religiosos e profetas dos últimos séculos, autênticos videntes e confidentes de Jesus e Maria; enfim, por todas aquelas almas que me foram recomendadas.
- Pai-nosso, 10 Ave-Marias (ao final de cada uma.....)
 
5° Mistério doloroso: A Crucificação e Morte do Senhor.

Ofereço-vos ó Divino Salvador, o Vosso preciosissimo sangue derramado desde o despojar de suas vestes, coladas em vossas feridas, das vossas mãos e dos vossos pés perfurados e todas as vossas agonias na hora de vossa morte, pela alma de....... Que o sangue precioso e a água sagrada emanada de vosso puríssimo coração lanceado e trespassado pela dura lança, abram-lhe a porta dos céus, a fim de que unida aos santos anjos, santos e principalmente a vossa mãe santíssima, vos bendiga para sempre junto ao eterno Pai na unidade do Espírito Santo, Amém.
- Pai-nosso, 10 Ave-Marias (acrescentando ao final de cada uma: “Misericordiosissimo Jesus, dai-lhes o repouso eterno”)
 
- Salve Rainha.
 
http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/As%20Devo%C3%A7%C3%B5es/3.%20ORA%C3%87%C3%95ES%20GERAIS/Ora%C3%A7%C3%B5es%20pelas%20almas%20do%20purgat%C3%B3rio.htm




BREVIÁRIO: VISÃO DO PURGATÓRIO DE SANTA CATARINA DE GÊNOVA

BREVIÁRIO: VISÃO DO PURGATÓRIO DE SANTA CATARINA DE GÊNOVA:    Texto do Tratado sobre o Purgatório,  escrito por Santa Catarina de Gênova: A voz de Jesus se faz sentir no íntimo ...