CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SANTO EXPEDITO

ORAÇÃO
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós, que sois um Santo Guerreiro, vós, que sois Santo dos Aflitos, vós, que sois Santo dos Desesperados, vós, que sois Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (diga o que deseja). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha familia, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranquilidade. Serei grato(a) pelo resto da minha Vida e levarei o seu nome a todos que têm fé. Obrigado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém." 
Santo Expedito
Alguns acham que Santo Expedito não existiu. Na verdade existiu, mas teria outro nome. Um santo foi martirizado e morto em Roma, e após seus seguidores coloca-lo em um caixão resolveram despacha-lo para um Mosteiro na Espanha onde teria um enterro mais condizente e seguro, e assim um caixão contendo o corpo do santo foi despachado com urgência e com o nome "spedito" escrito, do lado de fora, significando "urgência" no despacho. Mas aqueles que receberam o caixão, confundiram o nome como sendo o nome do mártir (Expedito é um nome muito comum na Espanha) e com grande vigor e energia propagaram o seu culto como sendo o santo das causas expeditas ou seja das causas urgentes.
Já havia na antiga Alemanha, por volta do século 18, a existência de uma devoção ao Santo Expedito como sendo o santo das causas urgentes é tão antiga quanto em 1781 onde já era invocado como padroeiro da cidade de Acireale na Sicília. Na Espanha ele tem muitos devotos e varias capelas dedicadas a ele em especial principalmente na Catalunha.
Sua festa é celebrada no dia 19 de abril
Cumpre observar que existe outra versão também aceita por muitos que diz que Santo Expedito teria sido soldado junto com Hermógenes e Caio, possivelmente no principio do século IV e que foi martirizado como nos indica a palma – a palma do laurel do martírio-que segura na mão esquerda, e teria sofrido o martírio na cidade de Metilene, situada na republica Armênia região conhecida com Capadócia. Segundo esta versão a origem do nome
é porque os soldados romanos de ataque rápido-tipo os comandos de hoje- tinham armas leves e pouca armadura-e eram chamados"expeditus".
O motivo do seu martírio foi porque ele não quis render culto aos deuses pagãos e o próprio imperador Diocleciano foi quem ordenou o seu martírio para que cedesse. Em alguns livros de santos se narra os martírio que sofreu junto com outros soldados para renunciar a sua fé cristã.
Os atos dos martírios na época narram o martírio com grandes prensas de madeira que esmagavam os ossos dos joelhos e pés, a roda que esticava o corpo até arrancar os braços e finalmente queimaduras com óleos e brasas, até a morte. Assim só não cedia quem tivesse a fé de um santo, o que foi o caso de Santo Expedito.
FONTE:PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO