CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - IMACULADA CONCEIÇÃO - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

(Foto de  Pedrina)

           História de Nossa Senhora da Glória



Nossa Senhora da Glória é o titulo que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. São o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.

Dormição de Nossa Senhora

A Dormição de Maria é uma verdade de fé professada pela Igreja. Segundo a Tradição da Santa Igreja Católica Apostólica Romana: Maria faleceu por volta dos 58 anos de idade, em Jerusalém. Após sua morte, seu corpo foi velado com grande emoção e vigílias pelos cristãos. Vários apóstolos vieram de longe para se despedirem da mãe do Salvador. Depois, seu corpo foi sepultado, provavelmente no Horto da Oliveiras.

O túmulo de Nossa Senhora da Glória fica vazio

Porém, um dos apóstolos, provavelmente por estar distante fisicamente, chegou a Jerusalém algumas horas depois que o corpo de Maria tinha sido sepultado.  E ele quis muito ver o corpo de Nossa Senhora pela última vez. Mas quando abriram o túmulo para que o apóstolo pudesse vê-la, o corpo da Virgem não estava mais lá. Todos, então, glorificaram a Deus reconhecendo que Maria tinha sido elevada ao céu não só em espírito, mas também em corpo físico. Por isso, desde os primórdios, os fiéis festejam a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação no céu. E é daí que se origina o título Nossa Senhora da Glória.
São João Damasceno (PG, I, 96) formula assim a tradição da Igreja de Jerusalém: São Juvenal, Bispo de Jerusalém, no Concílio de Calcedônia (451), levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; a partir do qual os Apóstolos concluiram que o corpo foi levado para o céu.

A Assunção de Nossa Senhora da Glória

Assunção quer dizer ser elevado(a), ou seja, Maria não subiu a céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao céu pelo poder de Deus. É o quarto Mistério Glorioso contemplado no Terço. A Assunção de Maria é também um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio XII em 1950. No documento eclesiástico promulgado em 1 de novembro de 1950, Festa de Todos os Santos, o Papa Pio XII declarou como dogma revelado por Deus que Maria, Mãe imaculada perpetuamente Virgem de Deus, após a conclusão da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória dos Céus . A Festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrada no dia 15 de agosto.

Sinal para todo cristão

A Festa da Assunção de Maria, como Nossa Senhora da Glória é um sinal para nós que um dia, pela graça de Deus e os nossos esforços, também poderemos nos juntar à Mãe Santíssima, dando glória a Deus. A Assunção é uma fonte de grande esperança para nós, pois aponta o caminho para todos os seguidores de Cristo, que imitam a sua fidelidade e obediência à vontade de Deus. Onde Nossa Senhora está agora, nós também estamos destinados a estar e podemos esperar por isso contando com a graça divina. O fato de Maria ser elevada ao céu depois que sua vida na terra terminou é o resultado lógico de sua natureza imaculada, exclusivamente protegida - também pela graça de Deus - do pecado original. Procuremos imitar o seu abnegado amor, sua fé indestrutível e sua obediência perfeita.

Catecismo cita Nossa Senhora da Glória

O Catecismo da Igreja Católica, capítulo 3, 6, diz:
Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada e imune de toda mancha do pecado original, quando terminada sua vida terrena, foi levada em corpo e alma à glória celestial, e exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas, de modo que ela pode ser mais plenamente conformada com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte. A Assunção da Virgem é uma participação singular na Ressurreição de Jesus e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.

Imagem de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.

Nossa Senhora da Glória, um conforto nas dificuldades

Falando sobre Nossa Senhora da Glória, o Papa Bento XVI afirmou:
Ao contemplar Maria na glória celestial, entendemos que a terra não é a pátria definitiva para nós também, e que, se vivemos com o nosso olhar fixo nos bens eternos, a terra se tornará mais bela. Consequentemente, não devemos perder a serenidade e a paz mesmo no meio das milhares de dificuldades cotidianas. O sinal luminoso de Nossa Senhora recebida no céu brilha ainda mais intensamente quando as sombras tristes de sofrimento e violência parecem pairar no horizonte.
Podemos estar certos de que: do alto, Maria acompanha os nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a escuridão nos momentos de trevas e angústia, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Apoiados por esta consciência, vamos continuar confiantes no nosso caminho de compromisso cristão onde quer que a Providência nos levar. Vamos avançar em nossas vidas sob a orientação de Maria .
Papa Bento XVI, Audiência Geral, em Castel Gandolfo no dia 16 de agosto de 2006.

Orações a Nossa Senhora da Glória

Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.

EM MARINGÁ NO PARANÁ TEMOS A CATEDRAL COM O NOME DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA.
CONHEÇA A HISTÓRIA:


 ANTIGA IGREJA, ANTES DA CONSTRUÇÃO DA CATEDRAL



A Catedral Basílica de Maringá é a mais alta catedral da América Latina. Foi inspirada e idealizada na era dos "Sputniks" (a palavra "poustinikki" designa o peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus[carece de fontes]). Sua arquitetura é moderna e arrojada, foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci. É o 10º monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul.De forma cônica, possui um diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros. O cone possui uma altura externa de 114 metros, sustentando uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Sua capacidade é de 3.500 pessoas, que podem ser distribuídas em duas galerias internas superpostas.
A porta principal está voltada para o norte; a Capela do Santíssimo para o sol nascente e a do Batistério para o poente. Ao sul a grande porta que leva a cripta, onde serão sepultados os Bispos, e que está sob o altar mor. No interior dos dois cones a 45 metros de altura, encontra-se o ossário, com 1.360 lóculos, que os fiéis adquirem para guardar os restos mortais de seus entes queridos.
Sua pedra fundamental, um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro pelo Papa Pio XII, foi lançada em 15 de agosto de 1958 em cerimônia promovida pelo Bispo Diocesano, Dom Jaime Luiz Coelho, e presidida pelo então Arcebispo de Curitiba, dom Manuel da Silveira D'Elboux. A Catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Sua obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 recebeu o título de Catedral Basílica Menor.
Contornando a Catedral estão os espelhos d’água, fontes luminosas com chafariz que jorram suas águas a mais de 5 m de altura. Localiza-se na Avenida Tiradentes, Zona 1.
Ficheiro:Cathedral of Maringá 02 2007 8712.JPG
FONTE:
           pt.wikipedia.org/.../Catedral_Basílica_Menor_de_Nossa_Senhora_da_Gl...







  ORAÇÃO

Nossa Senhora da Glória


"Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)


Ó dulcíssima soberana, rainha da Glória, bem sabemos que, miseravéis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.

Do alto desse trono que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida!
Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtendo-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.

Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai
Fonte da oração: Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Colatina, Espírito Santo.
Padre Reginaldo Manzotti

PARA TERMINAR, UMA HOMENAGEM AO BISPO DOM JAIME LUIZ COELHO, 1º BISPO DE MARINGÁ-PR,  FOI QUEM TEVE A IDÉIA DA CONSTRUÇÃO, E CONCLUIU A OBRA.


Pode ser uma imagem de 1 pessoa



Novena da Imaculada Conceição
Oração inicial:
Ave, Maria, cheia de graça e bendita mais que todas as mulheres, Virgem singular, Virgem soberana e perfeita, escolhida para ser a Mãe de Deus e preservada por Ele de toda culpa desde o primeiro instante da sua Concepção! Assim como por Eva nos veio a morte, assim nos vem a vida por ti, que, pela graça de Deus, foste escolhida para ser a Mãe do novo povo que Jesus Cristo formou com o Seu Sangue.
A ti, Mãe puríssima, restauradora da linhagem decaída de Adão e Eva, nos dirigimos confiantes e suplicantes nesta novena para rogar que, pela tua intercessão, nos obtenhas de Deus a graça de ser verdadeiros filhos teus e do teu Filho Jesus Cristo, livres de toda mancha de pecado.
Lembra-te, Virgem Santíssima, de que foste escolhida Mãe de Deus não somente para a tua dignidade e glória, mas também para a nossa salvação e o proveito de todo o gênero humano. Lembra-te ainda de que jamais se ouviu dizer que tenha sido desamparado um só dentre todos os que recorreram à tua proteção e imploraram o teu socorro. Não deixes, portanto, a mim tampouco, porque, se me deixas, me perderei; eu tampouco quero te deixar – quero, sim, crescer cada dia mais na tua verdadeira devoção.
Alcança-me principalmente estas três graças: a primeira, de jamais cometer pecado mortal; a segunda, de ter um grande apreço pela virtude cristã; a terceira, a de uma boa morte.
Além disso, concede-me a graça particular que te peço nesta novena (fazer aqui o pedido particular).
Oração de cada dia:
Primeiro dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria do pecado original em sua Imaculada Conceição e concedeste a nós o grande benefício de nos livrarmos dele por meio do Teu Santo Batismo, assim te rogamos, humildemente, que nos dês a graça de sermos sempre bons cristãos, regenerados em Ti, nosso Deus Altíssimo.
Segundo dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado mortal em toda a sua vida e a nós concede tanto a graça para evitá-lo quanto o Sacramento da confissão para remediá-lo, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de jamais cometer pecado mortal, e, se tão terrível desgraça acontecer, a de sair dele o antes possível por meio de uma boa confissão.
Terceiro dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como preservaste Maria de todo pecado venial em toda a sua vida e pedes a nós que purifiquemos mais e mais a nossa alma para sermos dignos de Ti, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a graça de evitar os pecados veniais e de procurar e obter a cada dia mais pureza e mais delicadeza de consciência.
Quarto dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como livraste Maria da inclinação ao pecado e lhe deste perfeito domínio sobre todas as suas paixões, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Maria Imaculada, que nos dês a graça de ir domando as nossas paixões e destruindo as nossas más inclinações, para podermos servir-Te com verdadeira liberdade de espírito, superando as nossas imperfeições.
Quinto dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro instante de sua Concepção, Tu deste a Maria mais graça que a todos os santos e anjos do céu, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos inspires singular apreço pela Divina Graça que nos concedeste com o Teu Sangue e nos permitas aumentá-la sempre mais com as nossas boas obras e com a recepção dos Teus Santos Sacramentos, em especial o da Comunhão.
Sexto dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como, desde o primeiro momento, deste a Maria, com toda a plenitude, as virtudes sobrenaturais e os dons do Espírito Santo, assim te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos dês a abundância desses mesmos dons e virtudes, para podermos vencer toda tentação e realizarmos muitos atos de virtude à altura da nossa profissão da fé cristã.
Sétimo dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria, entre todas as demais virtudes, a exímia pureza e castidade pela qual é chamada Virgem das virgens, assim te suplicamos, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas a dificílima virtude da castidade, que tantos conservaram mediante a devoção à Virgem Santíssima e graças à Tua proteção.
Oitavo dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de uma ardentíssima caridade e amor a Deus sobre todas as coisas, assim te rogamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe Imaculada, que nos concedas um sincero amor a Ti, ó Deus, Senhor nosso, nosso Bem verdadeiro, nosso Benfeitor, nosso Pai, e que prefiramos tudo perder a ofender-Te com um só pecado.
Nono dia
Ó Santíssimo Filho de Maria Imaculada e Benigníssimo Redentor nosso, assim como deste a Maria a graça de ir para o Céu e ser nele colocada no primeiro lugar depois de Ti, nós Te suplicamos, humildemente, pela intercessão de Tua Mãe, Maria Imaculada, que nos concedas uma boa morte; que recebamos bem os últimos sacramentos; que expiremos sem mancha alguma de pecado na consciência e que cheguemos ao Céu, para sempre desfrutar da Tua companhia e da de nossa Mãe, com todos os que foram salvos.
fonte;https://www.miliciadaimaculada.org.br/.../novena-da...

Novena da Assunção da Bem-Aventurada Sempre-Virgem Maria Ao Céu

de 6 a 14 de Agosto  -
Festa dia 15 de Agosto




Primeiro dia: DIA 6

Ó Virgem Imaculada, Mãe de Jesus e nossa Mãe, nós acreditamos em vossa Assunção triunfante ao céu, onde os anjos e santos vos aclamam como Rainha do Céu e da terra.

Nós unimos a eles para vós louvar e abençoar o Senhor que vos elevou acima de todas as criaturas. Com eles, oferecemos-vos nossa devoção e amor.

Estamos confiantes de que vós vigiais nossos esforços diários e rogamos para que vós possais interceder por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido).

Confortamo-nos na fé na Ressurreição vindoura e olhamos para vós, nossa vida, nossa doçura e nossa esperança. Depois desta vida terrena, mostrai-nos Jesus, o bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Segundo dia: DIA 7

Ó Maria, Assunta ao Céu, nós vos veneramos como a Rainha do Céu e da terra.

Vosso próprio Filho vos levou a um trono de glória no Céu, ao lado Dele próprio.

Por terdes experimentado a amargura da dor e da tristeza com Ele na terra, vós agora desfrutais da bem-aventurança eterna com Ele no Céu.

Qual nossa Rainha amorosa, intercedeis por nós em nossas necessidades (mencionar o pedido).

Somos gratos a Jesus por ter colocado a mais belas das coroas em vossa cabeça, enquanto todos os Anjos e Santos vos aclamam como sua Rainha.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Terceiro dia: DIA 8

Ó Mãe, Assunta ao céu, porque estivestes em todos os mistérios da nossa Redenção aqui em baixo, Jesus vos coroou não apenas com glória, mas com o poder.

Pela vossa mais gloriosa e poderosa intercessão, ajudai-nos, ó Mãe amorosa e apresentai a Jesus o nosso pedido (mencionar o pedido).

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Quarto dia: DIA 9

Ó Querida Mãe Maria, Deus vos colocou à Sua mão direita para que vos possais dispor dos tesouros da graça por um título singular - o de Mãe de Deus.

No meio de todos os Santos, vós sois Rainha deles e nossa - mais cara para o Coração de Deus do que qualquer criatura no Reino Dele.

Vós rezais por vossos filhos e distribui para nós toda a graça conquistada pelo nosso amado Salvador na Cruz.

Com o vosso mais sagrado título, intercedei por nós em nossas necessidades e solicitais a Jesus nos conceda este pedido, se for para o bem de nossas almas (mencionar o pedido).

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Quinto dia: DIA 10

Ó Mãe misericordiosa e amorosa, possa a vossa beleza gloriosa encher nossos corações com um desgosto para as coisas terrenas e um desejo ardente pelas alegrias do céu.

Que vosso olhar misericordioso olhe com compaixão para nossas lutas e nossa fraqueza neste vale de lágrimas.

Ouvis, então, Mãe amorosa, a nossa súplica e rogai a Jesus por nós (mencionar o pedido).

Cobri-nos com o puro manto da inocência e da graça aqui na terra, e com o da imortalidade e da glória no Céu.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...

Sexto dia: DIA 11


Ó Maria, nossa querida Mãe e poderosa Rainha, tomai e recebei nossos pobres corações com toda sua liberdade e os seus desejos, todo amor, todas as virtudes e as graças com que podem ser adornados.

Tudo o que somos e tudo o que podemos ser, tudo o que temos e tudo o que possuímos por natureza assim como por graça, nós recebemos de Deus através de vossa amorosa intercessão.

Ajudai-nos querida Mãe a devolver a Deus tudo o que temos, incluindo nossos pedidos (mencionar o pedido).

Ó Nossa Senhora e Rainha, em vossas mãos soberanas confiamos tudo que possa ser devolvido à sua nobre origem.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Sétimo dia: DIA 12

Ó Maria, Rainha de todo coração, recebei tudo o que somos e que nos une a vós pelos laços do amor, para que possamos ser vossos para sempre e sejamos capazes de dizer com toda a verdade: "Eu pertenço a Jesus por Maria".

Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu e Rainha do Universo, Sempre-Virgem Mãe de Deus, obtende-nos o que vós pedimos, se for para a glória de Deus e bem de nossas almas (mencionar o pedido).

Ó Nossa Mãe, Assunta ao Céu, nós vos amamos, mas dê-nos um maior amor por Jesus e por vós.

Ó Rainha Assunta ao Céu, rogai por nós. Amém.

Ave Maria...


Oitavo dia: DIA 13

Ó Maria, Rainha Assunta ao céu, nós nos regozijamos com o vosso título de Rainha do Céu e da Terra.

Vos deste vosso santo Fiat a Deus e vos tornaste a Mãe de nosso Salvador.

Obtende-nos a paz e a salvação através de vossas orações, por terdes dado à luz a Cristo nosso Senhor, o Salvador da humanidade.

Intercedei por nós e levai nossas petições diante do Trono de Deus (mencionar o pedido).

Através de vossas orações, possam nossas almas ser preenchidas com um intenso desejo de ser como vós, um humilde vaso do Espírito Santo e uma serva de Deus Todo-Poderoso.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria...


Nono dia: DIA 14


Ó Mãe Santíssima Assunta ao Céu, depois de anos de martírio heroico na terra, nos alegramos que Vós foste finalmente levada ao trono preparado para vós no Céu pela Santíssima Trindade.

Elevai os nossos corações convosco na glória de vossa Assunção, acima do toque terrível do pecado e da impureza.

Ensinai-nos como a terra se torna pequena quando vista do céu.

Faça-nos perceber que a morte é a porta triunfal pela qual iremos passar até o vosso Filho, e que algum dia os nossos corpos irão se juntar às nossas almas na infinita felicidade do Céu.

Desta terra, sobre a qual pisamos como peregrinos, nós olhamos para vós em busca de auxílio.

Em honra da vossa Assunção ao Céu nós pedimos a graça de (mencionar o pedido).

Quando a hora da nossa morte vier, levai-nos com segurança à presença de Jesus para contemplar a visão de Deus por toda a eternidade, junto convosco.

Rogai por nós, ó Rainha Assunta ao Céu, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ave Maria... 
fonte:https://precantur.blogspot.com/2011/08/novena-da-assuncao-da-bem-aventurada.html


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Ó dulcíssima soberana, rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.
Do alto desse trono em que reinais sobre todos os ...anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida.
Pelos merecimentos de vossa bendita morte, obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu. Assim seja!
OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória.
Por Cristo, Senhor nosso. Amém!


Oração a Nossa Senhora Assunta ao Céu
(Para o dia 15 de agosto ou a qualquer tempo)



 

Ó Virgem Imaculada,
Mãe de Deus e Mãe dos homens.

1. Nós cremos, com todo o fervor de nossa fé, em Vossa Assunção triunfante em alma e corpo ao Céu, onde sóis aclamada Rainha por todos os Coros dos Anjos e por todas as hostes dos Santos;

e nós a eles nos unimos para louvar e bendizer o Senhor, que Vos exaltou sobre todas as outras puras criaturas, e para Vos oferecer o anseio de nossa devoção e de nosso amor.

2. Sabemos que o Vosso olhar, que maternalmente acariciava a humilde e sofredora humanidade de Cristo na Terra, se sacia no Céu na contemplação da gloriosa humanidade da Sabedoria incriada, e que a alegria da Vossa alma, ao contemplar face a face a adorável Trindade, faz palpitar o Vosso coração com beatificante ternura;

e nós, pobres pecadores, nós, a quem o corpo torna pesado o voo da alma, Vos suplicamos que purifiqueis os nossos sentidos, para que aprendamos, desde aqui embaixo, a provar Deus, e Deus tão somente, no encanto das criaturas.

3. Nós confiamos que Vossas pupilas misericordiosas se pousem sobre as nossas misérias e sobre as nossas angústias, sobre as nossas lutas e sobre as nossas fraquezas; que os Vossos lábios sorriam sobre as nossas alegrias e sobre as nossas vitórias; que Vós ouçais a voz de Jesus a Vos dizer, de cada um de nós, como já disse do discípulo amado: “Eis o Vosso filho”;

e nós, que Vos invocamos como Mãe nossa, nós Vos tomamos, como outrora o fez João, por guia, força e consolação de nossa vida mortal.

4. Nós temos a vivificante certeza de que os Vossos olhos, o quais choraram sobre a terra irrigada pelo Sangue de Jesus, se voltarão mais uma vez para este mundo sob o domínio da guerra, das perseguições, da opressão dos justos e dos fracos;

e nós, entre as trevas deste vale de lágrimas, esperamos do Vosso celestial lume e da Vossa doce piedade, o alívio às aflições dos nossos corações, às tribulações da Igreja e de nossa pátria.

5. Nós cremos, enfim, que, na glória onde Vós reinais vestida de sol e coroada de estrelas, Vós sóis, depois de Jesus, o júbilo e a alegria de todos os Anjos e de todos Santos;

e nós, desta Terra, onde passamos como peregrinos, confortados pela fé na futura ressurreição, olhamos para Vós, nossa vida, nossa doçura, nossa esperança; atraí-nos para Vós com a suavidade de Vossa voz, para nos mostrar um dia, depois de nosso exílio, Jesus, o bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Papa Pio XII


“Discursos e Radiomensagens de Sua Santidade Pio XII, n. XII, XII ano de Pontificado, de 2 de março de 1950 – a 1° de março de 1951, pp. 281 – 282. Tipografia Poliglotta Vaticana. A.A.S., vol. XXXXII (1950), n. 15, pp. 781 - 782.

Fonte: https://w2.vatican.va/content/pius-xii/it/prayers/documents/hf_p-xii_19501101_prayer-assunta.html.
Tradução: Giulia d’Amore. 

fonte:https://precantur.blogspot.com/2017/08/oracao-nossa-senhora-assunta-ao-ceu.html

 


Laudes – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (trechos)

De sol, ó Virgem, vestida,
de branca lua calçada;
de doze estrelas-coroas
Coroada.

A terra toda te canta,
da morte Dominadora.
No céu a ti temos, todos,
Protetora.

Fiel, conserva os fiéis,
procura a ovelha perdida.
Brilha na treva da morte,
Luz e Vida.

Ao pecador auxilia,
ao triste, ao fraco e ao pobre.
Com o teu manto materno
Todos cobre!

Louvor à excelsa Trindade.
Que dê a coroa a quem
ele fez Mãe e Rainha
nossa. Amém.

R. Hoje a Virgem Maria
* Subiu para os céus. R.Hoje a Virgem.
V. E triunfa com Cristo sem fim, pelos séculos.* Subiu.
Glória ao Pai. R. Hoje a Virgem

Ant. Resplendente de beleza, fulgurante como a aurora,
ó Filha de Sião, vós subistes para os céus.

Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

  Nossa Senhora da Glória

"Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

Ó dulcíssima soberana, rainha da Glória, bem sabemos que, miseravéis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.

Do alto desse trono que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida!
Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtendo-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.

Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai

Fonte da oração: Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Colatina, Espírito Santo.

fonte:https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/oracao/nossa-senhora-da-glria/

 

Pintura do interior da Catedral de Maringá - PR

 

Oração a Nossa Senhora da

Glória

Aqui estamos, ó Mãe,
implorando a tua proteção
sobre cada um de nós e sobre todo o teu povo.

Volte para nós o teu olhar, cheio de misericórdia.
Estamos expostos a muitos perigos;
Afasta de nós todo o mal,
Ajuda-nos a lutar contra tudo o que ameaça
o bem da humanidade.

Que saibamos cultivar mais nossa fé
e nosso amor a Deus e ao próximo
e que saibamos praticar a justiça para com todos.

Com a tua proteção, Senhora da Glória,
queremos perseverar até o fim, 
fazendo o bem ao próximo
e seguindo o teu exemplo de fé e de amor, 
para merecer um dia, alcançar a glória eterna,
junto de ti, 
com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Amém!

fonte:https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/oracao-a-nossa-senhora-da-gloria 


Nossa Senhora da Glória – Padroeira de Maringá

Devemos a Paulo VI o título de “Mãe da Igreja” dado a Maria. “É um título que faz parte da mais autêntica piedade marial, pois se funda na própria maternidade divina do Verbo, que está na base de tudo que é de Maria” (Paulo VI, em discurso de 21/11/1964). Na Carta Apostólica de encerramento do Concílio Vaticano II (08/12/1965), Paulo VI proclamou deu a Maria o belíssimo título de Mãe da Igreja.

A maternidade divina é a maior prerrogativa de Maria. É verdade de fé definida pelo Concílio de Éfeso, em 431. A Igreja aí apenas reconheceu como artigo de fé aquilo que sempre foi professado pelo povo cristão. No Concílio de Éfeso, São Cirilo de Alexandria invocou Maria com o título de Theotókos, isto é Mãe de Deus. É sua a segunda parte da oração “ave-maria”, que rezamos desde então: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.

Da maternidade divina decorrem todas as prerrogativas de Maria. Ela gerou não só o corpo, mas a segunda Pessoa divina, o Verbo de Deus, com natureza divina e humana, que se tornou homem como nós. A Sagrada Escritura o confirma: “O santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35) e: “Como sou digna de que venha me visitar a mãe do meu Senhor?” (id 43).

Da maternidade de Maria decorre sua Imaculada Conceição. Deus não pode absolutamente conviver com o pecado. Se o seu Filho unigênito encarnou-se para redimir o pecado, como poderia sua mãe estar sujeita, ainda que por um único instante, ao domínio do pecado? Nascemos todos com o pecado original, herança que nos cabe por sermos descendentes de pais rebeldes. Maria, por privilégio único, foi preservada dessa herança, presente em todos nós, desde nossa origem.

Qualquer que seja a explicação dada por distintas correntes teológicas ao pecado original, trata-se de um artigo da fé católica. Cremos que houve, no início da existência humana livre e consciente sobre a terra, um episódio de rebeldia a uma ordem amorosa de Deus. Em vez de herdarmos então a plena comunhão com Deus rica de todos os dons, com que Ele tinha cumulado a humanidade, nascemos afastados de Deus pela marca de humanidade pecadora. O pecado atinge absolutamente a todos nós. Se não pela prática individual da falta de origem (nenhum de nós a cometeu), seguramente por descendência, isto é, por provirmos de pais que, lá na origem, recusaram obediência à vontade de Deus. Ao nos elevar, pelo batismo, à condição de filhos de Deus, Jesus nos purifica de todo pecado, portanto também do pecado original.

Como esteve no plano de Deus, desde toda a eternidade, enviar seu Filho para nos tornar seus filhos – e como, desde a origem, toda a humanidade é pecadora –, não haveria lógica em Jesus ser gerado por uma mulher sujeita, ainda que por um instante, ao pecado. Assim, desde o início da sua concepção por sua mãe, Santa Ana, era sumamente conveniente que Deus preservasse do pecado original aquela que seria a mãe do seu divino Filho. Esta foi sempre a convicção unânime da Igreja, desde o princípio. Pio IX definiu esta convicção como dogma de fé em 08 de dezembro de 1854. É o mistério da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

A Assunção de Maria à glória celeste em corpo e alma decorre, igualmente, da maternidade divina. Se o corpo de Cristo não se corrompeu, mas ressuscitou, não seria justo que se corrompesse o corpo do qual ele foi formado. Maria é a primeira a participar da glória da ressurreição de seu Filho. “Como o pecado entrou no mundo por um só homem e, por meio do pecado, entrou a morte; a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram” (Rom 5,12). Se Maria não pecou, mas foi preservada do pecado, ela não poderia sofrer a morte nem suas consequências (decomposição). Por isso, após sua vida terrena, seu corpo foi imediatamente elevado à glória celeste. Essa sua elevação à glória celeste em corpo e alma nós chamamos glorificação de Maria, assunção de Maria aos céus ou, simplesmente, Nossa Senhora da Glória. Esta foi também sempre crença da Igreja. O que o Papa Pio XII fez, em 1° de novembro de 1950, ao definir o dogma da Assunção de Maria, foi apenas ratificar a fé professada pelo povo cristão.

Em 02 de abril de 1950, em um único decreto, Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo de Jacarezinho, erigiu duas paróquias em Maringá: a Paróquia de Santa Cruz, no Maringá Velho, e a Paróquia da Santíssima Trindade, no Maringá Novo. Portaria do dia 03 de outubro de 1951 (um ano e meio depois), porém, reduziu Santa Cruz, no Maringá Velho, à condição de capela, que foi anexada à Paróquia da Santíssima Trindade. A cidade de Maringá ficou, assim, com somente uma paróquia, com sede no Maringá Novo.

Menos de dois anos após a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora à glória celeste em corpo e alma, o mesmo Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo diocesano, conferiu novo orago (padroeiro) à Paróquia de Maringá. Por decreto de 5 de agosto de 1952, ele estabeleceu:

Coube à nossa cidade assistir o momentoso acontecimento da Proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Santíssima, Senhora Nossa, cujo Corpo bendito, unido à Alma Gloriosa, foi levado ao Céu pelo Divino Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim esta época atribulada e sacudida por tantos soffrimentos (sic) viu brilhar na noite escura do pecado e do desespero a luz suave da esperança que a Assunção da Virgem irradia. Desejosos de perpetuar em nossa Diocese este dulcíssimo acontecimento, decidimos consagrar a Paróquia de Maringá-Novo (sic) à Nossa Senhora da Glória, declarando e instituindo a Assunção da Virgem Maria titular da Igreja, e Nossa Senhora da Glória Padroeira da Paróquia.

Criada a Diocese de Maringá em 1° de fevereiro de 1956, a Paróquia Nossa Senhora da Glória foi alçada à condição de Catedral. Nela foi empossado, em 24 de março de 1957, o primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Hoje, Nossa Senhora da Glória é padroeira da Catedral, da cidade de Maringá e de toda a Arquidiocese de Maringá.

Com esse título honramos Maria, Mãe de Jesus, glorificada por Deus ao término de sua vida terrestre. Se o corpo do Filho eterno de Deus não passou pela corrupção após a morte, é justo que o corpo de sua Mãe, que o gerou no seu ventre, tenha tido igual sorte e tenha participado, desde o instante da morte, da glória da ressurreição. Faz parte da fé dos católicos a admissão que Maria, Mãe de Jesus, participa em corpo e alma da glória celeste.

Pe. Orivaldo Robles

fonte:https://catedraldemaringa.com.br/padroeira/ 

História de Nossa Senhora da Glória
Nossa Senhora da Glória é o titulo que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. São o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.
Dormição de Nossa Senhora

A Dormição de Maria é uma verdade de fé professada pela Igreja. Segundo a Tradição da Santa Igreja Católica Apostólica Romana: Maria faleceu por volta dos 58 anos de idade, em Jerusalém. Após sua morte, seu corpo foi velado com grande emoção e vigílias pelos cristãos. Vários apóstolos vieram de longe para se despedirem da mãe do Salvador. Depois, seu corpo foi sepultado, provavelmente no Horto da Oliveiras.
O túmulo de Nossa Senhora da Glória fica vazio

Porém, um dos apóstolos, provavelmente por estar distante fisicamente, chegou a Jerusalém algumas horas depois que o corpo de Maria tinha sido sepultado. E ele quis muito ver o corpo de Nossa Senhora pela última vez. Mas quando abriram o túmulo para que o apóstolo pudesse vê-la, o corpo da Virgem não estava mais lá. Todos, então, glorificaram a Deus reconhecendo que Maria tinha sido elevada ao céu não só em espírito, mas também em corpo físico. Por isso, desde os primórdios, os fiéis festejam a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação no céu. E é daí que se origina o título Nossa Senhora da Glória.

São João Damasceno (PG, I, 96) formula assim a tradição da Igreja de Jerusalém: São Juvenal, Bispo de Jerusalém, no Concílio de Calcedônia (451), levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; a partir do qual os Apóstolos concluiram que o corpo foi levado para o céu.
A Assunção de Nossa Senhora da Glória

Assunção quer dizer ser elevado(a), ou seja, Maria não subiu a céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao céu pelo poder de Deus. É o quarto Mistério Glorioso contemplado no Terço. A Assunção de Maria é também um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio XII em 1950. No documento eclesiástico promulgado em 1 de novembro de 1950, Festa de Todos os Santos, o Papa Pio XII declarou como dogma revelado por Deus que Maria, Mãe imaculada perpetuamente Virgem de Deus, após a conclusão da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória dos Céus . A Festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrada no dia 15 de agosto.
Sinal para todo cristão

A Festa da Assunção de Maria, como Nossa Senhora da Glória é um sinal para nós que um dia, pela graça de Deus e os nossos esforços, também poderemos nos juntar à Mãe Santíssima, dando glória a Deus. A Assunção é uma fonte de grande esperança para nós, pois aponta o caminho para todos os seguidores de Cristo, que imitam a sua fidelidade e obediência à vontade de Deus. Onde Nossa Senhora está agora, nós também estamos destinados a estar e podemos esperar por isso contando com a graça divina. O fato de Maria ser elevada ao céu depois que sua vida na terra terminou é o resultado lógico de sua natureza imaculada, exclusivamente protegida - também pela graça de Deus - do pecado original. Procuremos imitar o seu abnegado amor, sua fé indestrutível e sua obediência perfeita.
Catecismo cita Nossa Senhora da Glória

O Catecismo da Igreja Católica, capítulo 3, 6, diz:

Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada e imune de toda mancha do pecado original, quando terminada sua vida terrena, foi levada em corpo e alma à glória celestial, e exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas, de modo que ela pode ser mais plenamente conformada com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte. A Assunção da Virgem é uma participação singular na Ressurreição de Jesus e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.
Imagem de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.
Nossa Senhora da Glória, um conforto nas dificuldades

Falando sobre Nossa Senhora da Glória, o Papa Bento XVI afirmou:

Ao contemplar Maria na glória celestial, entendemos que a terra não é a pátria definitiva para nós também, e que, se vivemos com o nosso olhar fixo nos bens eternos, a terra se tornará mais bela. Consequentemente, não devemos perder a serenidade e a paz mesmo no meio das milhares de dificuldades cotidianas. O sinal luminoso de Nossa Senhora recebida no céu brilha ainda mais intensamente quando as sombras tristes de sofrimento e violência parecem pairar no horizonte.

Podemos estar certos de que: do alto, Maria acompanha os nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a escuridão nos momentos de trevas e angústia, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Apoiados por esta consciência, vamos continuar confiantes no nosso caminho de compromisso cristão onde quer que a Providência nos levar. Vamos avançar em nossas vidas sob a orientação de Maria .

Papa Bento XVI, Audiência Geral, em Castel Gandolfo no dia 16 de agosto de 2006.
 
Oração a Nossa Senhora da Glória

Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
FONTE:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-gloria/26/102/ 
Em Maringá no Paraná temos a Catedral Nossa Senhora da Glória.





 






fotos - https://www.facebook.com/suelyaparecida.santossanches/

 




 
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.