CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

domingo, 29 de janeiro de 2023

TODAS AS NOSSAS SENHORAS
















 








ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Ó dulcíssima soberana, rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos que a vossa grandeza
não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.
Do alto desse trono em que reinais sobre todos os ...anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida.
Pelos merecimentos de vossa bendita morte, obtende-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu. Assim seja!
OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória.
Por Cristo, Senhor nosso. Amém!


Oração a Nossa Senhora Assunta ao Céu
(Para o dia 15 de agosto ou a qualquer tempo)



 

Ó Virgem Imaculada,
Mãe de Deus e Mãe dos homens.

1. Nós cremos, com todo o fervor de nossa fé, em Vossa Assunção triunfante em alma e corpo ao Céu, onde sóis aclamada Rainha por todos os Coros dos Anjos e por todas as hostes dos Santos;

e nós a eles nos unimos para louvar e bendizer o Senhor, que Vos exaltou sobre todas as outras puras criaturas, e para Vos oferecer o anseio de nossa devoção e de nosso amor.

2. Sabemos que o Vosso olhar, que maternalmente acariciava a humilde e sofredora humanidade de Cristo na Terra, se sacia no Céu na contemplação da gloriosa humanidade da Sabedoria incriada, e que a alegria da Vossa alma, ao contemplar face a face a adorável Trindade, faz palpitar o Vosso coração com beatificante ternura;

e nós, pobres pecadores, nós, a quem o corpo torna pesado o voo da alma, Vos suplicamos que purifiqueis os nossos sentidos, para que aprendamos, desde aqui embaixo, a provar Deus, e Deus tão somente, no encanto das criaturas.

3. Nós confiamos que Vossas pupilas misericordiosas se pousem sobre as nossas misérias e sobre as nossas angústias, sobre as nossas lutas e sobre as nossas fraquezas; que os Vossos lábios sorriam sobre as nossas alegrias e sobre as nossas vitórias; que Vós ouçais a voz de Jesus a Vos dizer, de cada um de nós, como já disse do discípulo amado: “Eis o Vosso filho”;

e nós, que Vos invocamos como Mãe nossa, nós Vos tomamos, como outrora o fez João, por guia, força e consolação de nossa vida mortal.

4. Nós temos a vivificante certeza de que os Vossos olhos, o quais choraram sobre a terra irrigada pelo Sangue de Jesus, se voltarão mais uma vez para este mundo sob o domínio da guerra, das perseguições, da opressão dos justos e dos fracos;

e nós, entre as trevas deste vale de lágrimas, esperamos do Vosso celestial lume e da Vossa doce piedade, o alívio às aflições dos nossos corações, às tribulações da Igreja e de nossa pátria.

5. Nós cremos, enfim, que, na glória onde Vós reinais vestida de sol e coroada de estrelas, Vós sóis, depois de Jesus, o júbilo e a alegria de todos os Anjos e de todos Santos;

e nós, desta Terra, onde passamos como peregrinos, confortados pela fé na futura ressurreição, olhamos para Vós, nossa vida, nossa doçura, nossa esperança; atraí-nos para Vós com a suavidade de Vossa voz, para nos mostrar um dia, depois de nosso exílio, Jesus, o bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Papa Pio XII


“Discursos e Radiomensagens de Sua Santidade Pio XII, n. XII, XII ano de Pontificado, de 2 de março de 1950 – a 1° de março de 1951, pp. 281 – 282. Tipografia Poliglotta Vaticana. A.A.S., vol. XXXXII (1950), n. 15, pp. 781 - 782.

Fonte: https://w2.vatican.va/content/pius-xii/it/prayers/documents/hf_p-xii_19501101_prayer-assunta.html.
Tradução: Giulia d’Amore. 

fonte:https://precantur.blogspot.com/2017/08/oracao-nossa-senhora-assunta-ao-ceu.html

É rainha porque excede todas as criaturas em santidade:

 “Ela encerra toda a bondade das criaturas”

 

A festividade de hoje, paralela à de Cristo Rei, foi instituída por Pio XII em 1955. Era celebrada, até a recente reforma do calendário litúrgico, a 31 de maio, como coroação da singular devoção mariana do mês a ela dedicado.

Para o dia 22 de agosto estava reservada a comemoração do Imaculado Coração de Maria, em cujo lugar entrou a festa de Maria Rainha para aproximar a realeza da Virgem à sua gloriosa Assunção ao céu. Este lugar de singularidade e de proeminência, ao lado de Cristo Rei, deriva-lhe dos vários títulos, ilustrados por Pio XII na carta encíclica À Rainha do Céu (11 de outubro de 1954): Mãe da Cabeça e dos membros do Corpo místico, augusta soberana e rainha da Igreja, que a torna participante não só da dignidade real de Jesus Cristo, mas também do seu influxo vital e santificador sobre os membros do Corpo místico. O latim regina, como rex, deriva de regere, isto é reger, governar, dominar.

Do ponto de vista humano é difícil atribuir a Maria a função de dominadora, ela que se proclamou a serva do Senhor e passou toda a sua vida no mais humilde escondimento. Lucas, nos Atos dos Apóstolos, coloca Maria no meio dos Onze, após a Ascensão, recolhida com eles em oração; mas não é ela que dá ordens, e sim Pedro. E todavia precisamente naquela circunstância ela constitui o vínculo que mantém unidos ao Ressuscitado aqueles homens ainda não robustecidos pelos dons do Espírito Santo. Maria é rainha porque é Mãe de Cristo, o Rei.

É rainha porque excede todas as criaturas em santidade: “Ela encerra toda a bondade das criaturas”, diz Dante na Divina Comédia. Todos os cristãos vêem e veneram nela a superabundante generosidade do amor divino, que a cumulou de todos os bens. Mas ela distribui real e maternalmente tudo o que recebeu do Rei, protege com o seu poder os filhos adquiridos em virtude da sua co-redenção, e os alegra com os seus dons, pois o rei determinou que toda graça passe por suas mãos de rainha.

Por isso a Igreja convida os fiéis a invocá-la não só com o doce nome de mãe, mas também com aquele reverente de rainha, como no céu a saúdam com felicidade e amor os anjos, os patriarcas, os profetas, os apóstolos, os mártires, os confessores, as virgens. Maria foi coroada com o dúplice diadema de virgindade e de maternidade divina: “O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus”.

Por Cléofas / Prof. Felipe Aquino

fonte:https://igrejadoscapuchinhos.org.br/santo-do-dia-22-de-agosto-nossa-senhora-rainha/ 


Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação

Paz e Bem

Instituída pelo Papa Pio XII, celebramos hoje a Memória de Nossa Senhora Rainha, que visa louvar o Filho, pois já dizia o Cardeal Suenens: “Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar”.

Paralela ao reconhecimento do Cristo Rei encontramos a realeza da Virgem a qual foi assunta ao Céu. Mãe da Cabeça, dos membros do Corpo místico e Mãe da Igreja; Nossa Senhora é aquela que do Céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja a salvação: “É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher” (Santo Anselmo).

Nossa Senhora Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina, por isso o evangelista São Lucas a identifica entre os primeiros cristãos: “Maria, a mãe de Jesus” (Atos 1,14). Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que influencia a Terra, podemos com toda a Igreja saudá-la: “Salve Rainha” e repetir com o Papa Pio XII que instituiu e escreveu a Carta Encíclica Ad Caeli Reginam (à Rainha do Céu): “A Jesus por Maria. Não há outro caminho”.

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

Confira a reflexão do Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM, do Convento da Penha.

ORAÇÃO:

“Maria Santíssima, Rainha do Céu e da Terra, é vencedora de todas as batalhas de Deus. Voltem-se os governantes do mundo para ela e o seu cetro fará triunfar a causa do bem, com o triunfo da Igreja e do Reino de Deus! Reze com devoção e confiança esta oração: ‘Oh, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me, neste dia, a ser sempre teu verdadeiro filho, para chegar um dia ao Deus da vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo, a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os anjos e santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a luz divina do Universo para me ajudar a resolver esses problemas’.” (descrever resumidamente as suas intenções).
 

fonte:https://conventodapenha.org.br/nossa-senhora-rainha-do-ceu-e-da-terra-22-de-agosto/

 











 


                           Nossa Senhora Divina Pastora


O Título de DIVINA PASTORA teve sua origem na cidade de Sevilha, Espanha. Surgiu a partir de uma”aparição” de Nossa Senhora naquele local, no dia 8 de dezembro de 1703, data em que se comemora a Imaculada Conceição da Virgem Maria. Sua imagem teria aparecido sentada numa rocha, vestida como pastora num local onde pastavam as ovelhas

Ela traz um cajado na mão, símbolo do pastoreio materno, da mãe que cuida de seus filhos. Inicialmente foi denominada “Virgem de Zagala” (que significa: pastora que cuida de seu rebanho), símbolo de uma mãe amorosa, está, como em toda sua presença na história da salvação, como aquela que colabora e conduz as ovelhas ao seu Filho Jesus, O Divino Pastor. As autoridades eclesiásticas aprovaram o culto à Divina Pastora em 1709, autorizando, assim, a criação de uma Irmandade da Divina Pastora.  Esta irmandade, baseada na devoção à Nossa Senhora Divina Pastora, conseguiu arrebanhar tantos membros que o próprio Rei quis fazer parte da mesma. Um dos maiores propagadores da devoção à N. Sra. Divina Pastora foi um religioso Capuchinho, chamado Frei Isidoro. O principal santuário da Divina Pastora na América Latina está situado da ilha de Trindade, nas Antilhas. Através dos frades capuchinhos, este título chegou também à Venezuela no ano de 1778, sendo que no Brasil é mais intensamente conhecido no Estado de Sergipe que dedica não só o nome da cidade: DIVINA PASTORA desde 1836, mas também, a belíssima Igreja matriz que traz a sua invocação como padroeira. Das diversas irmandades espalhadas pela Espanha, sobretudo Sevilha, e da comunicação com as mesmas, apresentamos algumas orações do culto desenvolvido durante os séculos em louvor a Nossa Senhora, sob o título de Divina Pastora.
 
“Mãe do Divino Pastor” - Homilia do Bispo de Sevilha por ocasião da festa da Divina Pastora em 16 de Maio de 2000
 
As horas do dia transcorrem e Maria sai ao entardecer vestida de Pastora, numa procissão sem fim. No início de minha homilia reflito sobre o fato da Virgem Maria ter nascido em Nazaré, mas em Sevilha, há que se demonstrar, obteve uma invocação que se espalhou ao mundo cristão: Pastora. Tal devoção nasceu em San Gil, pelo enorme acerto de Frei Isidoro em considerar a Virgem como “Mãe do Bom Pastor”. Se entendemos o vocábulo pastora como aquela que cuida e guia o seu rebanho, a Virgem Maria foi a Pastora do Verbo que se encarnou, dando-lhe o primeiro templo que Deus habitou sobre a Terra: o Seu ventre. Também foi Pastora ao dar-lhe seu coração: a primeira escola do menino-Deus. Terminada sua missão terrena, foi depois Pastora nossa, desde o momento da Assunção de seu corpo e alma ao céu. Divina Pastora de um redil sevilhano. Pastora dos capuchinhos que lhe veneraram primeiro sob essa invocação. Pastora de todas as ovelhas do rebanho de Cristo. Com seu cajado carinhoso ela nos orienta no caminho. Com a doçura de sua voz nos admoesta e intercede junto ao Bom Pastor. Chapéu, cajado, cabelos cacheados...Símbolos pastorais que a acompanham há mais de 300 anos.

Fonte- http://www.espacomaria.com.br/
fonte: http://senhorbomjesusdomonte.blogspot.com/2015/05/nossa-senhora-divina-pastora.html

Oração a Nossa Senhora Divina Pastora“Oh Divina Pastora, levai-me a Jesus, o Bom Pastor, para que nada me falte. Fazei-me repousar em verdes pastagens. Conduzi-me junto às águas refrescantes. 

Restaurai as forças de minha alma. Levai-me pelos caminhos retos, por amor ao nome de Jesus. Ainda que atravesse o vale escuro, que eu nada tema, pois estais comigo. Que o Vosso cajado seja meu amparo.” Amém!

Nossa Senhora Divina Pastora, rogai por nós!

http://senhorbomjesusdomonte.blogspot.com/2015/05/nossa-senhora-divina-pastora.html

 

História de Nossa Senhora Abadia 

https://patrocinioonline.com.br/media/uploads/2022/07/12/239427682_4259203000866527_636379679133539501_n.jpg

 Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

A imagem de Nossa Senhora da Abadia

A imagem de Nossa Senhora da Abadia representa Maria de pé, segurando nos braços o menino Jesus, que tem uma coroa na cabeça. Maria veste uma túnica branca com flores de cor rosa e azul. Um cinto vermelho passa por sua cintura. Por cima, um manto azul decorado com belas flores completa sua vestimenta. Na mão direita, Maria segura um cetro para guiar os seus filhos. Na cabeça, ela tem uma linda coroa.

Devoção a Nossa Senhora da Abadia

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é muito antiga. Ela pertenceu a uma abadia (mosteiro cujo superior é um abade), conhecida como Mosteiro das Montanhas, que ficava na região do Bouro por volta do ano 883. Quando os muçulmanos invadiram Espanha e Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa. Muito tempo passou.

Redescoberta milagrosa da imagem de Nossa Senhora da Abadia

Mais tarde, por volta do ano 1100, um nobre ancião da corte portuguesa, chamado Pelágio Amado recebeu a graça da conversão. Ele abandonou sua vida de riquezas na corte e foi para a Ermida de São Miguel, perto de Braga. Lá ele viveu com um velho eremita que já vivia ali há muitos anos. Certa noite, os dois viram uma luz diferente que vinha do meio de um vale perto de onde estavam. Na noite seguinte o fato se repetiu. Então, os dois resolveram ir até o local quando se fez dia, para ver o que poderia estar fazendo brilhar aquela luz. Foi então que  eles encontraram imagem de Nossa Senhora da Abadia escondida no meio das pedras. Os dois se prostraram agradecendo por esta graça tão especial.

A devoção recomeça

Por causa da redescoberta, os dois eremitas mudaram o casebre em que viviam para o local onde encontraram a Santa. Lá, eles ergueram uma pequena e rústica capela e colocaram a imagem de Nossa Senhora da Abadia. A notícia da descoberta correu e chegou aos ouvidos do arcebispo de Braga. Este foi visitar o local e, depois de ver a pobreza em que os dois eremitas viviam, mandou construir ali uma igreja de pedra lavrada, digna de abrigar os dois santos e a imagem de Nossa Senhora. Aos poucos, outros eremitas se uniram aos dois e a fama dos milagres de Nossa Senhora da Abadia se espalhou em Portugal. Peregrinações começaram a acontecer. Fiéis de todos os cantos vinham rezar, pedir e agradecer pelas graças alcançadas. D. Afonso Henriques, rei de Portugal, foi visitar o santuário e deixou ali uma grande doação para o culto e as necessidades daqueles servos de Deus.

Nossa Senhora AbadiaA devoção chega ao Brasil

A devoção a Nossa Senhora da Abadia chegou ao Brasil através dos portugueses e se instalaram primeiramente na região do Triângulo Mineiro. Nessa região, várias cidades têm como Padroeira Nossa Senhora da Abadia. Com o tempo, a devoção passou para Goiás, principalmente em Muquém e na antiga capital, Vila Boa, que ainda conserva sua Igreja Matriz, construída no século XVIII. Atualmente um dos locais mais famosos pelas romarias é o de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, antigo centro de garimpagem de diamantes. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia atrai todos os anos, no dia 15 de agosto, um grande número de devotos e a procissão é famosa. Em Uberaba também é grande a devoção a nossa Senhora da Abadia.

Significado e Simbolismo de Nossa Senhora Abadia 

Há notícia da devoção a Nossa Senhora da Abadia desde o ano 883, no Mosteiro das Montanhas, em Bouro, Portugal. Por causa da invasão muçulmana na península ibérica, os monges fugiram e deixaram a imagem escondida numa região desabitada. Após 217 anos, em 1100, a imagem foi encontrada milagrosamente por dois eremitas e a devoção recomeçou. No local onde encontraram a imagem construíram uma capela que, mais tarde, transformou-se num Santuário. Vamos conhecer os símbolos da imagem.

A coroa de Nossa Senhora da Abadia

A coroa de Nossa Senhora da Abadia nos lembra o Quinto Mistério Glorioso: a coroação de Maria como Rainha do céu e da terra. Ela é a Rainha dos Anjos, que está diante de Deus intercedendo por nós, seus filhos.

A túnica de Nossa Senhora da Abadia

A túnica de Nossa Senhora da Abadia é branca com flores cor de rosa. O branco simboliza a pureza da Virgem Maria. As rosas simbolizam a alegria. E o motivo da alegria está nas mãos da Mãe: o Menino Jesus que nasceu para a salvação da humanidade.

O menino Jesus no colo

O menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Abadia lembra-nos do amor de Deus, que entregou seu próprio filho para nos salvar. Esta é a razão de nossa maior alegria. Nesta imagem, Nossa Senhora como que nos apresenta seu Filho mostrando que Ele é o caminho. A auréola dourada ou, às vezes, coroa, sobre a cabeça do Menino Jesus simbolizam sua divindade. Ele é Deus.

O cinto e a gola vermelhos

O cinto simboliza a prontidão para anunciar o Evangelho. Isso nos lembra que Maria está sempre pronta para nos mostrar Jesus, como ela o faz nesta imagem. Jesus é o Evangelho, a Boa Notícia de Deus para o mundo. A cor vermelha simboliza o sangue. Por isso, o cinto e a gola em vermelho nos lembram que o anuncio do Evangelho tem que conter o sofrimento que Jesus viveu por nós. Anunciamos Jesus vivo, vencedor, mas Ele passou pelo sofrimento e a morte.

O manto azul de Nossa senhora da Abadia

O manto azul de Nossa senhora da Abadia tem dois significados: o céu e a verdade. Estes são os significados da cor azul nos símbolos cristãos. A imagem de Nossa Senhora com o manto azul nos fala do céu. Maria vem do céu e quer nos levar para o céu. O azul também nos diz que sua mensagem é verdadeira, é digna de confiança e fé. Quem crer nela não vai se decepcionar.

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia

Os três anjos aos pés de Nossa Senhora da Abadia simbolizam que a Virgem Maria está no céu e nos lembram que ela é a rainha dos anjos. Por isso, os anjos estão a seus pés. O número três é o símbolo da Santíssima Trindade. Por isso, os três anjos aos pés de Maria nos dizem que ela tem autoridade para trazer sua mensagem aos homens em nome da Trindade.

Oração a Nossa Senhora da Abadia

Senhora da Abadia, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a Vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo o que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho por vossas mãos de Mãe. Sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica, traindo a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho (filha) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém.

fonte:https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-nossa-senhora-abadia/20/103/

 https://santuariodaabadiacg.com.br/img/abadia.png

                     Oração a Nossa Senhora da Abadia

Senhora dos Navegantes, Filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador. Esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa Imagem, para consagrar-me inteiramente a vós.  Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé Católica sempre fiel a Jesus. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora da Abadia, aceitai-me como filho e guardai-me sob o vosso manto protetor. 

Amém.

Oração de Nossa Senhora da Abadia

 

Senhora D’Abadia, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus Cristo, Nosso Salvador, esposa do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a Vós. Trago-vos, Senhora,minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e sou, para oferecer a vosso Filho por vossas mãos de Mãe sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé católica, traindo a Jesus, dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de Cristão no mundo. Ó Senhora D’Abadia, aceitai-me como filho (a) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém.

 

Hino de Nossa Senhora da Abadia

 Ó filha do eterno Pai,  do Deus Filho, ó mãe Pia. 
Do Espírito Santo esposa,  Ó Senhora d’Abadia  (repete)
Agora Vos invocamos em devota melodia.
Levai aos céus os nossos votos, Ó Senhora d’Abadia  (repete)
Quando um anjo Vos saudou, cheia de Graça Maria.
Vosso amparo nos prestou, Ó Senhora d’Abadia  (repete)
Que o Senhor está convosco, a voz do céu anuncia
Sois bendita entre as mulheres, Ó Senhora d’Abadia ( repete)
Se vosso nome invocamos, nos momentos d’agonia
Mostrai que sois nossa mãe, Ó Senhora d’Abadia (repete)

fonte:https://www.senhoradabadia.com.br/pagina/hino-de-nossa-senhora-da-abadia 


A tradicional festa, realizada há mais de 150 anos, tem início no dia 6 de agosto e se estende até o dia 15. Nesse período, a cidade se mobiliza para organizar os festejos, preparando a igreja, para receber os fiéis, com decoração, barracas com produtos religiosos e culinária típica. (na fotografia acima do Deocleciano Mundim, fiéis concentrados em frente ao santuário de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja, em Romaria MG)

         As Congadas e Folia de Reis são também tradição na cidade, bem como a Cavalhada de São Benedito, que acontece em junho.
          Todos os anos, dezenas de milhares de fiéis comparecem à Romaria MG para celebrar, agradecer, pedir ou mesmo, participar da tradicional festa. Os romeiros vêm a pé, a cavalo, de bicicleta, carro, em carros de bois e de ônibus, de várias cidades mineiras e inclusive, de outros estados.
          É a maior festa católica do Triângulo Mineiro e uma das mais importantes de Minas Gerais. Durante os dias de festa, estima-se uma média de 40 a 50 mil peregrinos presentes, com esse número chegando a quadruplicar no último dia da festa, 15 de agosto
A cidade
          A cidade de Romaria fica no Triângulo Mineiro e conta atualmente com pouco mais de 3.500 habitantes. O município está a 490 km de Belo Horizonte, a 163 km de Araxá, a 87 km de Araguari e a 86 km de Uberlândia. Faz divisa com Estrela do Sul, Iraí de Minas e Monte Carmelo.
Sua economia tem como base a agricultura, como do café e soja, a pecuária de corte e leiteira, a agricultura familiar, pequenas indústrias e o turismo religioso. A cidade conta com uma boa estrutura urbana, com acesso fácil às grandes cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, bem como um comércio variado, pousadas e restaurantes com culinária típica e um setor de serviços de bom nível. (na fotografia acima de Jorge Nelson, a Igreja de Nossa Senhora da Abadia)
O povoado de Água Suja
          A povoação do que é hoje a cidade de Romaria teve início a partir de 1867, no século XIX, com a descoberta de jazidas de diamantes no leito de um córrego, de águas barrentas, por isso chamado de Água Suja, afluente do Rio Bagagem.
          Com a descobertas de diamante no córrego de Água Suja, garimpeiros de Estrela do Sul, que trabalhavam na extração do mineral nessa cidade, se mudaram para o local para explorar as novas jazidas.
         Às margens desse córrego, foi formando um povoado que passou a ser conhecido pelo nome Água Suja, em alusão ao nome do córrego.
Elevação à cidade emancipada
          Em 19/07/1872, a vila de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja foi elevada a distrito, subordinado a Monte Carmelo. O distrito passou a ser um local de fé, peregrinação e romaria à Nossa Senhora da Abadia, passando a se chamar, a partir de 17/12/1938, de Romaria.
          Em 30 de dezembro de 1962, o distrito de Romaria é elevado por lei à cidade emancipada, instalado em 1 de março de 1963, mantendo o nome de Romaria. O aniversário e festejos de emancipação do município é comemorado em 1 de março.
A padroeira
          Nossa Senhora da Abadia, é padroeira da cidade e também, padroeira da Arquidiocese de Uberaba, na qual Romaria MG está subordinada
          A cidade é bem tranquila, pacata e seu povo simples, trabalhador, hospitaleiro e acolhedor. A cidade tem origem na devoção à Nossa Senhora da Abadia.
A origem da devoção em Minas Gerais
          Os garimpeiros que vieram de Estrela do Sul, tinham forte devoção à Nossa Senhora da Abadia, introduzido no Brasil pelos portugueses, durante o período imperial.
          Para agradecerem ou fazerem pedidos à santa, o santuário mais próximo na região era em Muquém, distrito de Niquelândia, em Goiás. A distância dificultava a peregrinação à ermida de Muquém, mesmo assim, os devotos de Nossa Senhora da Abadia participavam da romaria anual ao local.
Construção da capela
          Com o crescimento do povoado e a longa distância percorrida até Goiás para louvar à Nossa Senhora da Abadia, os moradores de Água Suja decidiram construir uma capela dedicada à santa de sua devoção.
          Conseguiram a autorização de Dom Joaquim Gonçalves, bispo de Goiás e em 1870, deram início a construção do pequeno templo com o altar tendo ao centro, a imagem de Nossa Senhora da Abadia, que veio de Portugal de navio pelas mãos de Custódia da Costa Guimarães, viajante português.  
Após desembarcar no porto do Rio de Janeiro, o viajante seguiu com a imagem no lombo de cavalos até Barra do Piraí/RJ, seguindo a viagem por trem. Onde não passava trem, fazia-se baldeação em carro de bois, até chegar seu destino, no Triângulo Mineiro. A chegada da imagem da santa à Água Suja, foi recebida com enorme entusiasmo pelos moradores locais, em seguida, consagrada e colocada no altar-mor da capela.
          Com o passar do tempo e crescimento do povoado, a pequena capela deu lugar a outra maior, mas mesmo assim, ainda pequena para o crescente número de fiéis, que a cada ano aumentava, em milhares. 
 fonte:https://www.conhecaminas.com/2022/01/romaria-de-nossa-senhora-da-abadia-de.html
  
Oração a Nossa Senhora da Abadia (1)

Senhora, mãe de Deus, que no cenáculo, após a ascensão de Jesus ao céu, presidistes as orações suplicantes dos Apóstolos para a vinda do Divino Espírito Santo; agora, que estais no paraíso à frente dos coros dos anjos e santos, presidi, também, Senhora nossa rainha, toda a nossa vida, orientando-nos para a pátria celeste, onde desejamos estar convosco cantando, eternamente, as glórias de Jesus.

Que Assim Seja. Amém

https://www.senhoradabadia.com.br/uploads/imagens/oracao-de-nossa-senhora-da-abadia.jpg
Oração a Nossa Senhora da Abadia (2)

Ó Senhora da Abadia, aqui estão os vossos filhos que, cheios de gratidão, vieram vos agradecer: agradecer o Dom da vida; agradecer o Dom da fé; agradecer a vida divina; agradecer a vida de família e de amizades; agradecer a vida da Igreja; agradecer os cem anos de celebração desta festa.

Estes vossos filhos, Senhora e Mãe, vieram também pedir e suplicar: olhai, ó Mãe, estes vossos filhos e suas famílias; olhai, ó Mãe, esta Paróquia e seu Vigário; olhai, ó Mãe, esta diocese e seus bispos; olhai, ó Mãe, a Igreja e o Santo Padre, o papa.

Fazei, ó Mãe e Rainha, que estes vossos filhos sejam testemunhas das verdades libertadoras anunciadas no Evangelho de vosso filho Jesus realizando o seu reino também na terra. Ó Mãe, estes filhos querem gozar um dia de vossa presença na glória do céu, onde de corpo e alma estais com o Pai, reinais com vosso Filho Jesus e viveis com o Espírito Santo.

Que Assim Seja. Amém
fonte:https://www.oracoescatolicas.net/p/o-povo-mineiro-principalmente-do.html

 
 

https://difusora95.com.br/wp-content/uploads/2019/05/nossa-senhora-da-abadia-1.jpg 

Foto - https://difusora95.com.br/noticias/patrocinio-recebe-imagem-de-nossa-senhora-da-abadia-ate-o-final-de-junho/

Oração a Nossa Senhora da Abadia (3)

Ó Incomparável Senhora da Abadia, Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados!

Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável para que sejamos socorridos em todas nas necessidades em que nos achamos.

Lembrai-vos, Mãe Santíssima da Abadia que não consta de todos os que tem a Vós abandonado.

Animado com esta confiança a Vós recolho e tomo de hoje para sempre por minha Mãe, minha Protetora, minha Consolação, minha Guia, minha Esperança e minha Luz na hora da morte.

Livrai-me de todos os perigos, pestes, males, tempestades e outras desgraças que nos possam sobrevir.

Abençoai-me sempre e especialmente na hora da minha morte para que possa conseguir a eterna salvação.

AMÉM.





Nenhuma descrição de foto disponível.
 Santíssima Virgem Maria,
a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo:
do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra
e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei,
guardai como coisa vossa
as pessoas que vivem nesta casa.
Sobretudo, concedei-lhes a graça mais importante,
a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus
e para com todos aqueles
pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos,
rogai por todos os que moram nesta casa que Vos foi consagrada.
Amém.
 
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
que jamais se tem ouvido que deixásseis
de socorrer e consolar a quem vos invocou,
implorando a vossa proteção e assistência;
assim pois, animado com igual confiança,
como a Mãe amantíssima, ó Virgem das Virgens,
a Vós recorro, de Vós me valho,
gemendo sob o peso de meus pecados,
humildemente, me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas,
ó Virgem de Caravaggio,
mas dignai-vos de as ouvir propícia
e de me alcançar a graça que Vos peço.
Amém.

Ó Rainha e benigna Mãe do Céu, que sempre e tanto vos compadecestes dos pobres doentes e que, aparecendo em Caravaggio, a enriquecestes com uma fonte milagrosa onde acham refrigério todas as enfermidades, acolhei debaixo de vosso manto salvífico o enfermo (a enferma) que recomendamos à vossa proteção. Vede-lhes as dores, os padecimentos e as lágrimas de aflição e apiedai-vos do coração angustiado dos seus parentes e amigos. Dai que também nós, encorajados pela certeza de vossa salutar intercessão, clamemos repetido as invocações ardentes das turbas: “Jesus, Filho de Davi, tende piedade deste pobre enfermo! Senhor, se Vós quereis, podeis curá-lo!” “Ó Senhor, dizei uma só palavra e ele será curado!”

Ó Bem-aventurada Senhora de Caravaggio, restabelecei a saúde do enfermo que a Vós confiamos, a fim de que, seja restituído são e salvo ao carinhoso lar de sua família. Se for, porém desígnio divino que ele continue sofrendo, concedei-lhe tal paciência que possa suportar e santificar os sofrimentos para ser útil aos irmãos e depois receber a eterna recompensa. Por ele pois, e por nós, suplicamos a graça de um resignado e confiante abandono à Vontade Divina.

Nossa Senhora de Caravaggio, Saúde dos enfermos e Consoladora dos aflitos, rogai e intercedei por nós!

(3 Ave-Marias – Salve-Rainha)
PETIÇÕES DIÁRIAS
  1. Ó piedosíssima Virgem Maria, ó querida Mãe do Céu, que aparecestes à pobre Joaneta, em Caravaggio, fazendo lá surgir um manancial de graças para quem confiante a Vós recorre e revelando-vos benigna Consoladora dos aflitos, sede-me também a mim propícia nas enfermidades e nas aflições, impetrando-me paciência, consolação, saúde e merecimento durante minhas tribulações. Amém.

 Ó Advogada e Mãe nossa, Maria, que no colóquio com Joaneta vos revelastes Refúgio dos pecadores e Medianeira das graças, dignai-vos ser também para mim valiosa Advogada, alcançando-me um sincero arrependimento e o perdão de minhas culpas. Amém.

 Ó gloriosa Rainha, ó Celestial Maria, que vos mostrastes à camponesa Joaneta, auxílio dos cristãos, socorrei-me nos perigos e nas dificuldades. Acompanhai-me no caminho da vida, confortai-me e salvai-me na hora da morte, a fim de que eternamente grato cante no céu vossas glória sempiternas, junto com vosso Filho Jesus Cristo, que com o Pai vive e reúna na unidade do Espírito Santo. Amém.

  1. Fico-vos para sempre agradecido, ó querida Virgem de Caravaggio, diante das imensas misericórdias que sobre mim difundistes. Continuai, porém, a proteger-me sob o vosso manto. Não me abandoneis, mas acompanhai-me sempre com o vosso olhar maternal, socorrei-me dia e noite com vosso auxílio. Isso também vos peço para meus familiares e para toda a humanidade, remida pelo Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho. Amém.

 

  1. Ó Maria, Virgem Santa de Caravaggio, do presépio até a cruz cuidastes do vosso Filho e, para Joaneta, fostes consolação e fonte de paz. Mostrai-nos o Salvador, fruto do vosso ventre, e ensinai-nos a acolher Jesus e seguir seu Evangelho. À vossa proteção recorremos, ó cheia de graça, em nossas necessidades: livrai-nos dos perigos; ajudai-nos a vencer as tentações; levai ao Senhor nossa prece e mostrai que sois nossa Mãe, a Mãe que Ele nos deu. Rogai por nós, Nossa Senhora de Caravaggio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
 NOVENA

Virgem Mãe de Deus, Maria, intercedei a Jesus por mim.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Bendita seja a Virgem Maria, que trouxe em seu ventre o Filho de Deus.

 Leitura da carta de São Paulo aos Gálatas (4,4-5)

Irmãos, quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. Palavra do Senhor! Graças a Deus!

 Oração

Ó Deus, que enviastes do céu o vosso Filho Jesus pelo sim de Maria, concedei que a exemplo dela recebamos a Cristo, conservando no coração as suas palavras e celebrando na fé os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 Súplica

Ó Maria, Mãe de Deus, vós que ensinastes Joaneta a reconhecer Jesus Cristo, vosso Filho, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, fazei que também nós o reconheçamos assim e façamos tudo como Ele nos ensinou. Ó Mãe de Deus, intercedei pela graça que tanto necessitamos (fazer o pedido). Seja feita a vontade de Deus, assim na terra como no céu.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!

Serva do Senhor, rogai por nós!

Glória do Espírito Santo, rogai por nós!

 

Oração a Nossa Senhora de Caravaggio

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixásseis de socorrer e consolar a quem vos invocou, implorando a vossa proteção e assistência; assim, pois, animado com igual confiança, como a Mãe amantíssima, ó Virgem das virgens, a vós recorro, de vós me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente me prostro a vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar a graça que vos peço. Amém.

 Ave-Maria…

Por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, o Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

 Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Bendigamos ao Senhor. Graças a Deus.

Invocações à Nossa Senhora de Caravaggio

Nossa Senhora de Caravaggio, rogai por nós.Nossa Senhora de Caravaggio, abençoai o Santo Padre o Papa.

Nossa Senhora de Caravaggio, protegei a Santa Igreja.

Nossa Senhora de Caravaggio, abençoai os nossos bispos.

Nossa Senhora de Caravaggio, abençoai os sacerdotes.

Nossa Senhora de Caravaggio, fortalecei e multiplicai as vocações sacerdotais e religiosas.

Nossa Senhora de Caravaggio, abençoai e santificai as famílias.

Nossa Senhora de Caravaggio, protegei a inocência das crianças.

Nossa Senhora de Caravaggio, protegei a juventude.

Nossa Senhora de Caravaggio, dai-nos saúde para a glória da Santíssima Trindade.

Nossa Senhora de Caravaggio, convertei os pecadores.

Nossa Senhora de Caravaggio, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Nossa Senhora de Caravaggio, rogai por nós ao Vosso Bendito Filho!

Nossa Senhora de Caravaggio, dai alívio às almas de nossos falecidos.

Nossa Senhora de Caravaggio, dai descanso eterno às almas de vossos fiéis.

Nossa Senhora de Caravaggio, livrai-nos das penas eternas do inferno.

Nossa Senhora de Caravaggio, sede nossa proteção na vida e na hora da morte.

Nossa Senhora de Caravaggio, recebei-nos na pátria celestial.

Amém.

 Invocações à Santíssima Trindade (para usar durante o dia)

  1. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Só a Deus a honra e a glória.

 Bendigamos ao Pai e ao Filho com o Espírito Santo; louvemo-lo e exaltemo-lo pelos séculos sem fim.

  1. Nós vos invocamos, vos louvamos e vos adoramos, ó Trindade santa. Nossa esperança, nossa salvação e nossa honra, ó Trindade santa. Livrai-me, salvai-me e vivificai-me, ó Trindade santa.

 Santo, Santo, Santo, Senhor Deus todo-poderoso, vós que éreis, que sois e que vireis.

 A vós o louvor, a vós a glória, a vós a ação de graças pelos séculos sem fim, ó Trindade santa.

  Invocações ao Senhor (para usar durante o dia – ao mencionar a cruz, fazer o sinal da cruz)

 Salvai-me, ó Cristo salvador, pela força da santa Cruz (+). Vós que salvastes a Pedro no mar, tende piedade de mim.

 Pelo sinal da santa Cruz (+) livrai-nos, nosso Deus, dos nossos inimigos.

 Pela vossa santa Cruz (+) salvai-nos, ó Cristo redentor, vós que, morrendo, destruístes a nossa morte e, ressurgindo, reparastes a vida.

 Nós adoramos (+) a vossa santa Cruz, Senhor Jesus, e recordamos a vossa gloriosa paixão. Vós, que por nós padecestes, tende piedade de nós.

 Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa (+) santa Cruz remistes o mundo.

 

Invocações à bem-aventurada Virgem Maria (para usar durante o dia)

 Permiti que eu vos louve, Virgem santa; dai-me força contra os vossos inimigos.

 Minha mãe, a minha esperança!

 Virgem Mãe de Deus, Maria, intercedei a Jesus por mim.

 Digníssima rainha do mundo, Virgem perpétua, Maria, intercedei por nossa paz e salvação, vós, que gerastes o Cristo Senhor e Salvador de todos.

  1. fonte:https://caravaggio.org.br/preces-e-oracoes

 http://www.santuariodecaravaggio.com.br/img/estampa_original.jpg

Corria o ano de 1432, época marcada por divisões políticas e religiosas, ódio e heresias. Caravaggio era uma cidade que se encontrava nos limites de Milão e Veneza. A localidade era assolada por bandidos, agitada por facções e crimes. É nesse cenário que surge a devoção a Nossa Senhora do Caravaggio.

Pouco antes da aparição de Nossa Senhora, em 1432, uma batalha entre os dois estados assustou o país, pois a cidade também foi palco da segunda guerra entre a República de Veneza e o ducado de Milão.

Nesse cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora.

A causa de seu sofrimento era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que, na sua descrição, parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade.

A senhora anuncia-se como "Nossa Senhora" e diz: "Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz". Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali foram derramadas, ao lado de onde estavam seus pés brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje, e nela muitos doentes recuperam a saúde.

Os efeitos da mensagem de paz logo apareceram. A paz aconteceu na pátria e na própria Igreja. Até mesmo Francisco Varoli melhorou nas suas atitudes para com a esposa.

Que Nossa Senhora da Caravaggio promova a paz em todo o mundo, que todos os doentes e os que sofrem encontrem em Nossa Senhora o conforto da sua fé, a certeza para a sua esperança e a força para oferecer, em prol da paz no mundo, os seus sofrimentos. Amém!

 fonte:https://www.a12.com/santuario/campanha-dos-devotos/noticias/rezando-com-maria-nossa-senhora-caravaggio

 Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterra ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos. No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha. Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode.

O local onde repousava Nossa Senhora da Penha

No norte da Espanha havia uma serra muito alta e íngreme, com pontas de rochas no alto. A serra se chamava Penha de França e ficava na província de Salamanca. Ali, acredita-se que o Rei Carlos Magno teria lutado contra a invasão dos mouros.

À procura da imagem, Simão caminhou três dias e três noites ininterruptamente. Ele fez isso porque, segundo sua própria narrativa, em seus êxtases, ele ouvia sempre a advertência divina dizendo-lhe: Simão, vela e não durma! Por essa razão ele passou a ser chamado de Simão Vela.

O encontro com a Virgem Maria

Passados os três dias, já exausto, escalando montanhas íngremes, Simão parou para descansar. Nesse momento, ele viu uma formosa senhora com o filho ao colo sentada perto dele. Esta Senhora lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Assim, ajudado por alguns pastores da região, Simão Vela conseguiu encontrar a imagem que tinha avistado em sonho. Foi um momento de profunda alegria e de reconhecimento da revelação divina. Emocionado e grato, Simão Vela reconheceu também que aquela Senhora que lhe revelara o lugar era, na verdade, Maria com Jesus em seu colo.

Capela de Nossa Senhora da Penha

Simão Vela construiu uma capelinha muito simples naquele local e começou a viver ali, pensando que teria uma vida de monge, isolada e tranquila. O lugar, porém, logo ficou famoso pelo grande número de milagres e graças alcançadas por intermédio de Nossa Senhora da Penha, como passou a ser chamada a Virgem Maria por causa de sua aparição na serra Penha de França. Simão Vela não poderia imaginar que, mais tarde, seria construído um dos mais ricos e grandiosos templos da Cristandade em honra a Maria da Penha, o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Nossa Senhora da Penha e seus milagres

Pouco tempo depois da capelinha de Simão Vela começar a ficar famosa, a Espanha foi vítima de uma grande peste que matou grande parte da população. O povo, apavorado, recorreu à intervenção de Nossa Senhora da Penha e sem explicação a peste desapareceu. Mas, um tempo depois, a mesma praga começou a fazer vítimas em Portugal, que faz divisa com a Espanha. Assim, sabendo do acontecido na Espanha, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu à Mãe de Deus construir um grandioso templo, se ela livrasse o país da moléstia. A epidemia extinguiu-se quase que imediatamente. Cumprindo a promessa, a Câmara mandou construir um grandioso santuário de louvor a Nossa Senhora da Penha na capital Lisboa.

Milagres em Portugal

O Santuário português começou a atrair milhares de peregrinos. Então, aconteceu que um devoto subiu até o alto onde ficava o templo, muito cansado, adormeceu.

Pouco depois, uma grande serpente aproximou-se para picá-lo. Mas neste exato momento, um grande lagarto pulou sobre o homem e o acordou. O homem logo viu a serpente e a matou com seu cajado. É por isso que em algumas representações, a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.

A devoção a Nossa Senhora da Penha nasceu na Espanha, por causa de um sinal do céu dado a um monge francês chamado Simão. Este sonhou que havia uma bela imagem de Nossa Senhora enterrada num grande penhasco (daí a palavra 'Penha') para que não fosse destruída pelos muçulmanos. Simão procurou esta imagem por cinco anos, sem sucesso. Então, descobriu que existia um penhasco tal qual ele sonhara na região de Salamanca, na Espanha. Simão partiu para lá e, depois de três dias de busca exaustiva no grande penhasco, descobriu a imagem tal qual tinha visto em seu sonho. Ele construiu uma pequena Capela no local. Depois, por causa dos grandes milagres que aconteceram ali, o local transformou-se num grande Santuário. A imagem de Nossa Senhora da penha é cheia de Símbolos e significados. Vamos conhecê-los.

O manto azul de Nossa Senhora da Penha

O manto azul de Nossa Senhora da Penha simboliza o céu. O céu é onde ela está, é onde Deus está e é para onde ela quer nos conduzir.

O véu e a túnica brancos de Nossa Senhora da Penha

O véu e a túnica brancos de Nossa Senhora da Penha simbolizam sua pureza de coração. Ela é pura, sem a mancha do pecado. Por isso, é santa.

A sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha

A sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha simboliza a Paixão de Cristo, o sofrimento e o sangue que ele derramou pela salvação da humanidade. Nossa Senhora também passou por este sofrimento vendo seu filho sofrer. E hoje, embora vitoriosa, ela carrega o vermelho como lembrança do sofrimento e do amor provado pelo sangue.

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Penha

O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Penha é a razão pela qual a Virgem Maria é Senhora, rainha e mãe da humanidade. Ele é seu Filho e, ao mesmo tempo, Criador. E Ele também carrega símbolos importantes:

O cetro na mão direita do Menino Jesus

O cetro na mão direita do Menino Jesus afirma que Ele tem o poder, é rei e Senhor, dono. É ele quem manda. O cetro é o símbolo do poder real total.

O globo na mão esquerda do Menino Jesus

Este símbolo nos diz que Jesus é quem sustenta o mundo e quem o mantém. A cruz sobre o globo terrestre nos fala que foi através dela que Jesus salvou toda a humanidade.

A túnica verde do Menino Jesus

A túnica verde do Menino Jesus simboliza a vida que vence a morte. Ele padeceu, sofreu, morreu, como est áexpresso na sobretúnica vermelha de Nossa Senhora da Penha. Porém, Ele ressuscitou, venceu a morte. Por isso usa o verde.

As coroas de Nossa Senhora da Penha e do Menino Jesus

As coroas são o símbolo da realeza. Maria e Jesus são Rei e Rainha do céu e da Terra.

O homem aos pés de Nossa Senhora da Penha

O homem ajoelhado aos pés de Nossa Senhora da Penha representa um capitão brasileiro muito devoto de Nossa Senhora. Subindo certa vez num penhasco para ver seus animais de criação, ele foi atacado por uma grande serpente. Nesse instante, ele gritou chamando por Nossa Senhora. No mesmo instante, um lagarto enorme apareceu, lutou com a cobra e a devorou, salvando a vida do capitão. Por isso, ele ergueu no local uma pequena capela e a devoção se espalhou.

A pedra onde está a imagem de Nossa Senhora da Penha

A pedra onde está a imagem de Nossa Senhora da Penha representa o penhasco ou a 'Penha' onde a imagem foi encontrada pelo monge Simão.

Oração a Nossa Senhora da Penha

'Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grato(a) desde este momento. Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades 
fonte:fonte:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-penha/28/102/

 

Novena em Louvor de Nossa Senhora da Penha

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA
(para cada dia da novena)

Salve Senhora da Penha, Rainha dos céus e da terra! Mãe Imaculada do Redentor, fonte de misericórdia e refúgio dos pecadores, doçura e alívio de todos os nossos sofrimentos, que no monte sagrado da Penha vos dignastes revelar ao vosso servo Frei Pedro Palácios os prodígios de vosso coração de mãe, eis-me prostrado aos pés de vossa milagrosa imagem para expor-vos a minha aflição e reclamar o milagre da graça. A vós suspiro com fervoroso alento, gemendo e chorando a vossos pés e implorando a vossa compaixão. Enxugai benigna o pranto de quem vive desterrado neste vale de lágrimas. Sede minha advogada junto a vosso Filho Jesus e a Ele me levai, depois deste desterro da vida, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem da Penha, mãe, rainha e padroeira nossa.
Amém.

Três Ave-Marias – Consideração do dia

CONSIDERAÇÕES PARA CADA DIA DA NOVENA

PRIMEIRO DIA

Considera como Frei Pedro Palácios, da Ordem dos Frades Menores de São Francisco, achava-se cheio de amor de Deus. Embora irmão leigo, pede e obtém a ditosa sorte de ser mandado pelos seus superiores a missionar nestas paragens. Sai ele de Portugal com o seu coração exuberante de alegria e com um quadro de Nossa Senhora nas mãos, embarca em frágil nau e se aventura à incerteza do mar infiel para levar a luz da fé a terras desconhecidas e cheias de perigos. Mas pelo grande amor a Deus ele nada teme, a sua devoção para com a mãe dos homens o protege e guia até o venturoso porto de Vitória. Admira a caridade tão viva e uma confiança tão ilimitada deste bom servo de Deus e procura imitá-lo nas muitas virtudes que tanto o distinguiram.

E vós, Mãe terna, oceano de amor para com Deus e para com os homens, sede nosso amparo e fortaleza, e concedei-nos, por intercessão deste vosso Servo dedicado, que se acenda nos nossos corações uma centelha daquele fogo de caridade que abrasava o vosso servo Frei Palácios, e permiti que comecemos e prossigamos esta novena de tal modo que possamos obter um dos vossos olhares de misericórdia e ternura.

SEGUNDO DIA

Considera como a Senhora da Penha, desejando ensinar-nos a grande virtude da humildade, não quis que seu amoroso servo Frei Pedro Palácios tivesse chegado ao termo de sua viagem encontrando aí as riquezas e as comodidades que fazem no mundo os felizes.

Chegando à pequena e humilde Vila do Espírito Santo, depois de fervorosa visita feita à Matriz da localidade, começou Frei Pedro Palácios a procurar um abrigo. Dirigiu-se para fora do povoado, num recanto da Vila, onde sua alma mais facilmente pudesse entreter-se com o Criador e aí deparou com uma gruta natural, formada por uma pedra, que, descansando sobre um terreno desigual, deixava no centro pequeno espaço. Ali penetrou o grande servo de Deus e tirando o painel da Virgem osculou-o afetuosamente, agradeceu o favor que lhe havia concedido proporcionando-lhe o encontro tão fácil de uma morada de acordo com os seus desejos.

Admiremos a grande humildade de Palácios e peçamos à Senhora da Penha que nos consiga sempre a prática dessa virtude, base de toda a nossa espiritualidade.

Gravai em nossos corações o desejo sincero de possuir os mesmos amorosos afetos que teve esse vosso servo para coma a virtude que mais amais e como Mãe quereis em todos os vossos filhos.

TERCEIRO DIA

Considera que se a beleza externa tem os seus atrativos, maiores ainda são os da beleza interna.

Digno imitador da Senhora, cuja beleza interior fora recantada pelo real profeta. Frei Pedro Palácios era uma dessas criaturas singulares, que, em um corpo velho e alquebrado, encerrava uma alma sempre nova e sempre bela. Para todos, o bom Irmão tinha uma palavra de conforto e de amabilidade. Apenas estabelecido em sua gruta, tratou logo de preparar ao lado dela um pequeno oratório a Nossa Senhora, sendo tal ide ia aceita com imenso entusiasmo por todos.

Foi este o primeiro altar que teve a Senhora da Penha nestas paragens, graças à fácil correspondência que encontrou seu servo no coração de todos os habitantes.

Peçamos à mesma Senhora que não só enriqueça nossas almas da interior beleza das virtudes, como fez a seu abençoado filho, como também se digne usar dos nossos corações como outros tantos oratórios, em que sempre acesos se conservem o seu amor e a confiança em seu poderoso auxílio.

QUARTO DIA

Considera que as variações e os sofrimentos enviados por Deus devem ser aceitos por nossas almas com a maior conformidade possível.

Nem aos mesmos justos isenta Deus desse sagrado dever.

Apesar da contínua proteção da Virgem, devia, pois, Frei Palácios pagar também este tributo. Eis o motivo por que um dia o bom religioso notou que o quadro da Virgem não se achava como sempre no seu nicho.

Terríveis apreensões assaltaram o seu espírito. Podemos imaginar as agruras por que passou aquele santo varão, imaginando perdido o seu único tesouro; no entanto, apesar de suas aflições e de suas dores, nem uma queixa amarga escapa de seus lábios.

Aprendamos deste digno filho da Senhora da Penha a conformar-nos também com a vontade de Deus, em todos os nossos sofrimentos. Em vez de ofendermos a Deus com palavras de desespero, abençoemos a mão que nos fere e procuremos sempre tirar espirituais vantagens de todas as provações.

QUINTO DIA

Considera quanto esforço empregou Frei Palácios para encontrar o painel perdido.

Sem perder um instante, esquecendo seus anos e suas fraquezas, sobe e desce em todas as direções. Saltando de pedra em pedra, chega finalmente ao cume desta montanha, onde um grito de júbilo irrompe, espontâneo, de seu peito. Entre duas palmeiras que desafiavam a fúria dos ventos, encontra ele o seu querido painel.

Sempre que tivermos a infelicidade de perder, pelo pecado, a nossa boa Mãe, a Senhora da Penha, como o seu amoroso servo, não meçamos também as dificuldades.

Sejam quais forem os sacrifícios, façamo-los: contanto que recuperemos de novo sua valiosa proteção, verdadeiro tesouro para as nossas almas cristãs. Se grande foi a alegria de Frei Palácios, encontrando o seu painel perdido, não menor será a nossa, recuperando a graça divina e com ela o olhar amoroso de nossa boa Mãe.

SEXTO DIA

Considera como Frei Palácios, percebemos por mais de um desaparecimento do painel, que era desejo da Senhora da Penha ter uma ermida nestas alturas, sem medir dificuldades, tratou logo de levar a efeito este desejo que bem depressa foi coroado de magnífico êxito.

Aprendamos neste fato a consultar sempre o desejo de tão boa Mãe em todos os nossos empregos.

De preferência aos conselhos humanos, peçamos sempre em nossas orações a Nossa Senhora, que nos faça conhecer em tudo seu santíssimo desejo.

SÉTIMO DIA

Considera como, em certo dia, tendo começado Frei Palácios a fazer explorações preliminares para a construção da projetada ermida, retirando algumas pedras soltas que se achavam debaixo das palmeiras, descobriu inopinadamente um manancial suficiente para as obras. Era a Senhora da Penha que recompensava a fé de seu carinhoso servo. Confiemos nós também, sempre em tudo, na proteção da mesma Senhora, que iguais serão nossas recompensas.

OITAVO DIA

Considera como, preparada a nova ermida, não se esqueceu Frei Palácios de enriquecer o seu altar com uma venerável imagem, cuja existência tem sido uma série de prodígios e de proteções.

Desse trono de misericórdia volve ele o maternal olhar para os seus devotos.

Agradeçamos este grande favor que nos foi dispensado pela Misericórdia Divina e nunca nos esqueçamos em todas as nossas necessidades da proteção especial de Maria Santíssima.

NONO DIA

Considera como, havendo Frei Palácios cumprido sua nobre missão, mereceu a dita de morrer perto desta mesma imagem, tendo assim a certeza de que, em paga de sua fervorosa devoção, iria ao céu descansar ao lado daquela cuja efígie é venerada na terra.

Peçamos a Deus que nos conceda a graça de morrer também, senão aos pés da Imagem da Senhora da Penha, ao menos no seu agrado e sob sua especial proteção, para que tendo na terra contado seus prodígios, nos céus cantemos sua glória eterna.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus, rogai por nós.
Santa Virgem das Virgens, rogai por nós.
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da Igreja,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem benigna,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede da sabedoria,
Causa de nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insigne de devoção,
Rosa mística,
Torre de Davi,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha assunta ao céu,
Rainha do santo rosário,
Rainha da paz,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS
Concedei a vossos servos, nós vo-lo pedimos Senhor nosso Deus, que gozemos sempre da saúde da alma e do corpo, e pela intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos libres da presente tristeza e alcancemos a eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

SÚPLICA
Debaixo da vossa proteção nos refugiamos, ó Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa! Com vosso Filho reconciliai-nos; a vosso Filho recomendai-nos; a vosso Filho apresentai-nos.

Amém.

V. Rogai por nós, Virgem da Penha.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

ORAÇÃO FINAL
Ó Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe nossa, que vos dignastes abrir neste Santuário a fonte das vossas graças mais singulares, eis-me prostrado aos pés de vossa veneranda e milagrosa imagem. Suplico-vos, ó Nossa Senhora da Penha, com a mais filial confiança, livrai-nos, a mim e aos que me são caros, dos males que nos afligem, e concedei-nos os favores de que necessitamos.

Ó Mãe de Misericórdia, pela Sagrada Paixão de Vosso Divino Filho, pelas dores e angústias de vosso coração materno, tende compaixão de mim, não me deixeis sair deste vosso Santuário sem que primeiro tenhais apresentado ao vosso caro Jesus as minhas ardentes súplicas.

Abençoai-me, ó minha Mãe; espero em vós e não esperarei em vão!

(Pai-Nosso, Ave-Maria e Gloria ao Pai).

fonte:https://conventodapenha.org.br/novena/Num penhasco – de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar – que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção arquitetônica do Convento, incrustado na rocha do morro, abrindo as janelas de suas celas para o magnífico panorama da barra de Vitória e do oceano Atlântico, enquanto de sua fachada se tem bela vista panorâmica de Vila Velha.

No seu início, Frei Pedro Palácios encontrou abrigo numa gruta de pedra, atualmente denominada Gruta de Frei Pedro Palácios, que tem ao lado o oratório de construção anterior a sua chegado ao Espírito Santo, que abriga uma réplica do Painel de Nossa Senhora das Alegrias.

Em 1562, construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

A Capela de Nossa Senhora da Penha sofreu várias ampliações, e anexo, foi construído, em várias etapas, o Convento da Penha, juntamente com o prédio do museu que é a histórica ex-“Casa dos Romeiros”; residência de hóspedes e as ruínas das antigas senzalas, cuja pedra fundamental data de 1650.

No interior do Convento, o espaço mais expressivo é o da Igreja com sua preciosa Capela-Mor. O interior da igreja é revestido, parcialmente com madeira em cedro, entalhada com motivos fitomorfos, executada pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, inclusive o assoalho com trabalho de marchetaria que no ano de 1980 foi reformado.

No Altar Mor da Igreja, remodelado em 1910, há mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore que adornam o retábulo e colunas. Possui cuidadosa talha de madeira dourada do escultor italiano Carlo Crepaz, adotando a caligrafia de ornamental do ecletismo pontuada por capitéis, coríntios, festões, guirlandas com elementos vegetalistas, medalhões, anjos e frontão, datando do século XIX.

No centro do retábulo, o nicho de Nossa Senhora, que abriga a Imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, de 1569. A imagem é ladeada por anjos e querubins e honrada com as imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.

Enobrecem as paredes da capela as primorosas obras paisagísticas do Convento da Penha, realizadas por Vitor Meireles, encomendadas por Frei João Costa, entregues em 1877, e as obras sacras de Pedrina Calixto, que assinou as mesmas nos anos de 1926 a 1927.

Este santuário testemunha, desde os primórdios do povoamento da terra capixaba, a trajetória histórica evangelizadora dos religiosos da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo, que ultrapassa as barreiras do Estado, pois milhares de romeiros e devotos chegam ao Santuário para visita-lo, render graças e apresentar suas homenagens e pedidos.

Hoje o Santuário da Penha abrange uma área de 632.226 m2. No seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.

veja mais nesse link-  https://conventodapenha.org.br/conhecendo-o-convento/ 


https://i.ytimg.com/vi/i-auj2yvcUc/maxresdefault.jpg

 Oração à Nossa Senhora da Penha:

 Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos depositou Deus todos os tesouros das suas graças, constituindo-vos amorosa e larguíssima dispensadora a todos os que a vós recorrem com viva fé. Eis-me, cheio de esperança no vosso eficacíssimo patrocínio, solicitando, humildemente, vossa proteção e amparo. Não negueis o vosso favor, ó cara Mãe, a este amoroso, embora indigno filho. Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que, em vós, tem depositado toda a sua esperança, tenha ficado iludido. Consolai-me pois, ó amorosíssima Senhora, com vossas graças que tão instantemente peço, a fim de continuar a honrar-vos na terra, com meu cordial reconhecimento até que possa, um dia, no céu, mais dignamente agradecer-vos todos os benefícios recebidos, nos séculos dos séculos. Assim seja. Amém!

 


CONSAGRAÇÃO A CHAMA SAGRADA DE AMOR.

Óh, Imaculada Coração de Maria, peço humildemente que você tome o meu coração a Chama do Amor Sagrado, que é o retiro espiritual de toda a humanidade. Não vejo meus defeitos, sim, ele permite que essas iniquidades sejam queimadas por essa Chama purificadora. Pelo Santo Amor, ajuda-me para ser santificado no momento presente e para isso, dar a você, querida Mãe, cada um dos meus pensamentos, palavras e obras.

Leve-me a usar de acordo com o que é agradável para ti. Deixe-me ser teu instrumento no mundo, tudo para maior glória de Deus ao seu Reino vitorioso. Amém.

presente neste dia.
E obecer-lhe como o Senhor obedecia quando era criança.
Eu queria dar um grande presente para meu pai, mas sei que o melhor é o Senhor que pode lhe dar.
A saúde que ele tanto precisa para trabalhar, a graça de ter um coração agradecido como o meu, por ter um pai como eu tenho, meu avô o pai dele.
Senhor, livra meu papai de todo perigo, de toda doença, ajuda ele a dirigir, pois ele trabalha com o carro (coloque o trabalho de seu papai).
Trás ele de volta todo dia para casa, pois eu e a mamãe ficamos sempre esperando por ele e eu não gosto de dormir enquanto meu pai não chega.
Que entre meu pai e minha mãe sempre tenha amor e compreensão, eu não gosto de ver quando eles brigam, por isso, dá paciência para o papai e muito amor para mamãe, para que o nosso lar seja cada vez mais parecido com o Teu.
Quero também rezar por todas as crianças do mundo, que não tem um pai como eu neste dia.
Que Jesus possa emprestar o seu pai para elas, pois deve ser muito difícil não festejar o dia dos pais com seu papai.
Obrigado porque você Jesus dividiu o seu Pai com a gente e nos ensinou a rezar assim: Pai nosso que estais nos céus,
Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino.
Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Obrigado Papai do céu! Amém".

Ave Maria cheia de graça

O senhor é convosco, bendita sois vós entre as
mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre: Jesus.

Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores

Agora e na hora da nossa morte.

Amém.




Oração a "Nossa Senhora Desatadora dos Nós"

Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino e a imensa misericórdia que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero, a minha dor e o quanto estou amarrado por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus encarregou de desatar os nós da vida dos seus filhos, confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça e teu poder intercessor junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus, recebe hoje em tuas mãos este nó.........
Peço-te que o desates para a glória de Deus, e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha, sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças, a riqueza das minhas misérias, a liberdade, com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me, protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

 

Nossa Senhora da Saudade

O início da devoção

Nossa Senhora da Saudade é o título que representa a triste saudade que a Virgem Maria sentiu de seu Filho enquanto seu corpo esteve sepultado. A devoção a Nossa Senhora da Saudade começou no dia 30 de março de 1918, depois que a Virgem Maria apareceu para a Irmã Ignez do Sagrado Coração de Jesus em um sonho. A Irmã foi uma das responsáveis pela fundação do Carmelo de São José, que fica na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, onde fica sua única imagem, que foi esculpida em mármore branco. Assim, o Título de Nossa Senhora da Saudade é um título totalmente brasileiro.

Palavras de Mozart Monteiro sobre Nossa Senhora da Saudade

O jornalista Mozart Monteiro diz, em seu livro intitulado “Nossa Senhora da Saudade”, que “a devoção da Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires foi desde logo apresentada ao eminente teólogo Padre Dr. João Gualberto do Amaral, e por ele examinada. Declarou o ilustre sacerdote ser esta devoção perfeitamente ortodoxa, nada tendo que contrariasse a sã doutrina da Igreja; e acrescentou que o número 36, das horas do sepultamento de Cristo, se encontra no corpo da ‘Suma’, de São Tomás de Aquino – cuja obra é a expressão mais perfeita da ortodoxia católica” (p. 139).

O Bispo aprova a devoção

Naquele tempo, a cidade de Petrópolis era pertencente à Diocese de Niterói, onde o então Bispo Dom Agostinho Benassi aprovou a devoção a Nossa Senhora da Saudade, e autorizou que fossem impressos folhetos com a fórmula da Coroa de Saudades.

A Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires

Com isso, foi aprovada e instituída pelo bispo de Niterói a ‘Coroa da Saudade da Rainha dos Mártires’, uma espécie de terço com três mistérios, cada um contendo um ‘Pai Nosso’ e doze ‘Lembrai-vos’, que, multiplicados por três mistérios, resultavam em 36 ‘Lembrai-vos’, número que corresponde às 36 horas de sofrimento de Maria. Na medalha de Nossa Senhora, que marca o término da coroa, rezam-se três ‘Aves Marias’ e uma oração especial à Rainha dos Mártires.

A proibição da devoção a Nossa Senhora da Saudade

Depois que a Diocese de Petrópolis foi criada no ano de 1948, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, que foi o primeiro bispo, proibiu arbitrariamente, em 1950, a difusão da devoção a Nossa Senhora da Saudade. A devoção só foi autorizada dentro dos limites do Carmelo de São José.

A restauração do culto a Nossa Senhora da Saudade

Depois que o Papa Pio XII restaurou a Liturgia da Semana Santa, no ano 1956, trazendo o luto intenso para o Sábado Santo, ficou evidente o martírio da Saudade que Nossa Senhora sofreu durante o sepultamento de seu Filho Jesus. Com essa restauração, o bispo aceitou novamente o culto a Nossa Senhora da Saudade e ele passou a ser difundido novamente fora dos muros do Carmelo.

A única imagem de Nossa Senhora da Saudade

A única representação de Nossa Senhora da Saudade fica enclausurada no Carmelo de São José, em Petrópolis. Esculpida em Paris, usando mármore Carrara, a imagem possui 1,66 m de altura, além do globo terrestre que fica aos pés Nossa Senhora da Saudade. Ela representa Nossa Senhora da Saudade quase em tamanho real, com o globo terrestre aos seus pés, com a cabeça inclinada para baixo e um semblante triste, porém com um sorriso melancólico, simbolizando sua certeza da ressurreição de Jesus. Ela possui uma coroa de ouro na cabeça e aparece com a mão esquerda sobre seu peito transpassado por um punhal de ouro, e com a mão direita segurando a Coroa da Saudade, que também é de ouro. Logo acima da Imagem é possível ler a inscrição “Vinde a Ela, vós todos que sofreis, vós todos que chorais; e Ela vos consolará”. A imagem foi uma doação de uma senhora, que queria agradecer às graças concedidas a ela pela Nossa Senhora da Saudade.

Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires

(3 Pai Nossos/ 36 Lembrai-vos)

Lembrai-Vos, ó piedosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorreram à Vossa proteção, e imploraram o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas. ò Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.

Ao final: Lembrai-vos, ó Rainha dos Mártires, das saudades cruciantes que atormentaram o vosso Imaculado Coração durante 36 horas de sepultura do vosso divino Filho. Pelas dores acerbíssimas da vossa soledade, oh! acendei-nos na alma o desejo de ver a Deus no Céu, e alcançai-nos, um dia, a eterna Bem-aventurança. Enquanto, porém, neste desterro peregrinamos, obtende-nos as graças que nos são necessárias para amarmos e servirmos a Jesus com fidelidade até à morte; e, se for de sua vontade adorável, impetrai-me(nos) a mercê que imploro (vos imploramos) com inteira confiança. "Amém".

NOSSA SENHORA DA SAUDADE, rogai por nós!”

 fonte: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-saudade/470/102/

Nossa Senhora, Rainha dos Anjos - 2 de Agosto

Prof. Plinio Corrêa de Oliveira
Em 1863, uma Irmã Bernardina viu em espírito a vasta desolação causada pelo Demônio em todo o mundo. Ao mesmo tempo, ela ouviu a Virgem Maria dizendo a ela que era verdade, o Inferno havia sido solto na terra e que chegara a hora de rezar a ela como Rainha dos Anjos e pedir-lhe a assistência das Legiões Celestiais para lutar contra esses inimigos mortais de Deus e dos homens.





Nossa Senhora, o Menino Jesus e os Anjos
Detalhe do Díptico de Wilton, c. 1395

“Mas, minha boa Mãe," disse ela, "A Senhora que é tão bondosa, não poderia enviá-los sem a nossa oração?”

“Não,” respondeu Nossa Senhora, “porque a oração é uma das condições exigidas pelo próprio Deus para obter favores.”

Então, a Virgem Maria comunicou a oração a seguir, pedindo que ela fosse impressa e distribuída em todos os lugares.

Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos, Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, Nós vo-lo pedimos humildemente, Enviai vossas legiões celestes para que, sob vossas ordens, e por vosso poder, Elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte, Reprimindo lhes a insolência, e lançando-os no abismo. Quem é como Deus? Ó Mãe de bondade e ternura, Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança

Ó Mãe Divina, Enviai os Santos Anjos para nos defenderem, E repeli para longe de nós o cruel inimigo.

Santos Anjos e Arcanjos, Defendei-nos e guardai-nos. Amém. 
fonte: https://www.traditioninactiondobrasil.org/SOD/108_sd_QueenofAngels_8-02.htm



  • A Liturgia Sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos

    Nossa Senhora, verdadeira Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo, é invocada, hoje, com o título de Rainha do Céu e da Terra. Antigamente, a festa da realeza de Nossa Senhora era celebrada no dia 31 de maio. Hoje, a liturgia colocou a memória logo depois da Solenidade da Assunção de Maria ao céu, em 15 de agosto, sendo a festa de Nossa Senhora Rainha dos Anjos no dia 22 de agosto.
     

    A Liturgia Sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, Profetas, Apóstolos e Mártires, dos confessores, das Virgens e de todos os Santos. Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha assunta ao céu.
    Por que Rainha dos Anjos

    Esse título de Rainha exprime o pensamento de a Santíssima Virgem avantajar-se a todas as ordens de santidade e de virtude pelos méritos de ser a Mãe de Deus. Rainha dos meios que levam a Jesus Cristo e de que, sendo Rainha assunta ao Céu, já era sobre a terra, isto é, Rainha reconhecida pela terra e pelo céu como sendo a criatura mais perfeita e mais avantajada em toda a santidade e semelhança de Deus Criador! Mas, quando falamos no título da realeza de Maria Santíssima, trata-se da realeza que Lhe cabe por direito como soberana, deduzida das suas relações com Jesus Cristo, Rei por direito de tudo o que foi criado, visível e invisível, no céu e na terra.
  • Efetivamente, as prerrogativas de Jesus Cristo têm todos os seus reflexos na Santíssima Virgem, Sua Mãe admirável. Assim, Ele é o Autor da graça e Sua Mãe é a despenseira e intercessora de todas as graças. E assim, pelo reflexo da Realeza de Jesus Cristo, seu Filho, ela é a Rainha do Céu e da Terra, dos Anjos e dos homens, das famílias e dos corações, dos justos e dos pecadores que, na Sua Misericórdia real, encontram perdão e refúgio.

    “Oh! Se os homens aceitassem, de verdade prática, a Realeza da Santíssima Virgem, em todas as nações, em todos os lares, e, realmente, pelo seu governo maternal regulassem os interesses deste mundo material, buscando primeiro que tudo o Reino de Deus, o Reino de Maria Santíssima, obedecendo aos seus ditames e conselhos reais, como depressa se mudaria a face da Terra!”.

    Todas as heresias foram, em todos os tempos, vencidas pelo cetro da Santíssima Mãe de Deus. Nestes nossos tempos, tão conturbados pelas sumas das heresias, os homens debatem-se numa pavorosa luta em que vemos e apalpamos, da maneira mais trágica, serem insuficientes os meios humanos para restabelecer a paz na sociedade humana! De resto, demasiado puseram os homens a sua confiança nos sistemas sociais, nos meios do progresso científico, no poder das armas de destruição, no terrorismo; e tudo isso só serviu para o mundo assistir, agora desorientado, à maldição profetizada aos homens que põem a sua confiança nos homens, afastando-se de Deus e da ordem sobrenatural da graça!
     
  • Faça com fervor essa oração


    “Maria Santíssima, Rainha do Céu e da Terra, é vencedora de todas as batalhas de Deus. Voltem-se os governantes do mundo para ela e o seu cetro fará triunfar a causa do bem, com o triunfo da Igreja e do Reino de Deus! Reze com devoção e confiança esta oração: ‘Oh, Maria sem pecado concebida! A mais Preciosa Menina, Rainha das Maravilhas. Ajuda-me, neste dia, a ser sempre teu verdadeiro filho, para chegar um dia ao Deus da vida. És Rainha do Céu e da Terra, gloriosa e digna Rainha do Universo, a quem podemos invocar de dia e de noite, não só com o doce nome de Mãe, mas também com o de Rainha, como te saúdam no Céu com alegria e amor todos os anjos e santos. Nossa Senhora Rainha, Celeste Aurora, enviai a luz divina do Universo para me ajudar a resolver esses problemas’.” (descrever resumidamente as suas intenções).

    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

    Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!
  •  
  • fonte:https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/nossa-senhora-rainha-dos-anjos-dos-santos-e-dos-homens/

 NOSSA SENHORA DOS AFLITOS


Quando evocamos o nome de Nossa Senhora dos Aflitos, colocamos-nos em sua inconfundível e admirável proteção de Mãe, que quer a felicidade de seus filhos e intercede por suas aflições e seus anseios, sempre nos mostrando seu filho Jesus.



Ao remontar a esse titulo de Nossa Senhora, somos levados a o Grão Ducado de Luxemburgo, encravado entre a Alemanha, França e Países Baixos, pelo ano de 1626 , sofreu uma terrível peste. A cada dia aumentava o numero de vítimas. Dentre os doentes estava o padre Brocquart , Jesuíta, que percebendo que lhe restava pouco tempo de vida, fez uma promessa a Nossa Senhora: se Ela o curasse, ele se dirigiria descalço até a capela e lhe ofereceria um círio de duas libras de peso. Logo após a promessa, o sacerdote jesuíta ficou milagrosamente curado.


Tomado de entusiasmo empenhou-se em terminar a capela que havia sido edificada em 1625, num local chamado Glacis, e ficava anexo à igreja de São Miguel, mantida sob custódia dos padres dominicanos e sede da Confraria do Rosário. Em agosto de 1627, foi entronizada uma imagem de madeira da Santíssima Virgem com a invocação de Nossa Senhora da Consolação.

As pessoas começaram a acorrer a essa capela, apesar de encontrar-se afastada da cidade, pedindo a Nossa Senhora que as protegesse, bem como a suas famílias. E a partir daquele ano a devoção difundiu-se rapidamente.

A peste terminou e a capela foi solenemente consagrada em 1628, vendo-se num nicho a inscrição 'Maria, Mãe de Jesus, Consoladora dos Aflitos'.

A capelinha original foi destruída pela fúria anticatólica durante a Revolução Francesa. Foi então construída outra, em outro local, já dentro da cidade. Deste capela resta apenas uma lembrança, porque a imagem foi levada para a igreja de Nossa Senhora a cargo dos Jesuítas, atual Santuário de Nossa Senhora Consolatrix Aflictorum. Hoje esse templo é a catedral de Luxemburgo.

A devoção em Portugal

Mais recentemente em Portugal, precisamente em Pegarinhos, a devoção a Nossa Senhora dos Aflitos teve sua origem segundo a tradição, na devoção despertada numa imagem da Virgem, encontrada por caçadores no monte onde atualmente se encontra a Capelinha. O fato atraiu a atenção dos frades franciscanos que ali se fixaram, promovendo o culto à Senhora dos Aflitos, cuja primeira romaria data de 1835. Em 1838, construiu-se a referida Capelinha que ostenta as “Armas de São Francisco”, na aldeia do Santuário de Nossa Senhora dos Aflitos, conhecida também por Senhora Aparecida. As procissões organizadas em honra de Maria, intitulada, Senhora dos Aflitos, trazem consigo muitas pessoas que lhe prestam homenagem de uma forma calorosa.
Oração inicial da novena

Consoladora de todos os aflitos,
Maria Santíssima, mãe amorosíssima,
contemplai piedosamente as pobres almas aflitas!
Com vossa poderosa mediação,
intercedei por elas junto ao trono da divina misericórdia!
Para que sejam libertadas de suas duras penas e dores atrozes,
oferecei ao misericordioso Deus:
a vida, a paixão, a morte e o preciosíssimo Sangue de Jesus;
os sacrifícios, as comunhões, as orações,
as esmolas e as boas obras de todos os vivos!
Fazei com que sejam justificadas junto à divina Justiça,
e cada vez mais lembradas e sufragadas por todos os homens.
Assim seja. Amém.
 
Fonte:https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=virgem-consoladora-dos-aflitos


 
Oração à Nossa Senhora dos Aflitos

Lembrai-vos, ó Doce Mãe,
Nossa Senhora dos aflitos,
Que nos fostes dada por Jesus
para Nosso amparo e proteção!

Cheios de confiança na vossa bondade,
nós imploramos o vosso auxílio.

(No silêncio do seu coração,
apresente as suas intenções e os seus pedidos)

Mãe Querida, Senhora dos Aflitos,
acolhei benigna essas nossas súplicas
e dignai-vos atendê-las.

Estendei sobre nós a vossa intercessão,
voltai para nós vossos olhos misericordiosos.

(Ave Maria cheia de graça...)

Coração de Jesus Crucificado,
fonte de Amor e de Perdão,
tende piedade de nós!

Ó Virgem, Mãe dos Aflitos,
estendei vosso manto protetor
sobre mim e a minha família,
Ó Virgem gloriosa e Bendita.

Amém!

fonte:https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/oracao-a-nossa-senhora-dos-aflitos 
Esse título de Maria nos remete ao momento da morte de Jesus, quando o Mestre, em sua aflição de morte, entregou sua mãe como Mãe de toda a humanidade. E, na pessoa do Evangelista João, entregou toda a humanidade a ela. (Jo 19, 26)

Origens

A devoção a Nossa Senhora dos Aflitos começou quando Santo Euzébio, estando exilado na Terra Santa, encontrou uma pintura de Nossa Senhora dos Aflitos. Ao voltar do exílio, levou o quadro consigo e o deu de presente a São Máximo, então bispo de Turim, Itália. São Máximo construiu um altar dedicado à Virgem dos Aflitos dentro da Igreja de Santo André. A partir de então, a devoção começou na Itália e muitas graças aconteceram pela invocação de Nossa Senhora dos Aflitos. O quadro ficou exposto ali por mais de quatro Séculos.

Perseguição

No ano 820 a região de Turim foi invadida por bárbaros que destruíam tudo o que fizesse referência à fé cristã. Por isso, os religiosos escondiam todos os símbolos, imagens e artigos religiosos que podiam. Neste movimento, o quadro de Nossa Senhora dos Aflitos também foi escondido em catacumbas da igreja de Turim e ali ficou oculto por mais de um Século. O povo chegou a pensar que ele tinha sido destruído pelos invasores.

O quadro de Nossa Senhora dos Aflitos é redescoberto

Em 1014, Arduino, Marquês italiano, estando muito enfermo, teve uma visão de Nossa Senhora na qual a Virgem lhe pedia para construir uma igreja sobre as ruínas da igreja de Turim. Depois da visão, o Marquês ficou totalmente são. Então, em agradecimento, ele partiu para realizar o pedido de Nossa Senhora. Assim, ao escavar os escombros da igreja, encontraram o quadro de Nossa Senhora dos Aflitos intacto. E a pintura era exatamente como o Marquês Arduino tinha visto em suas visões da Virgem Maria. A igreja foi reconstruída e o quadro voltou para um lugar de destaque onde o povo ia fazer suas orações e agradecimentos pelas inúmeras graças recebidas. Porém, mais um Século se passou e eis que uma nova invasão assombrou Turim. O quadro de Nossa Senhora dos Aflitos foi escondido novamente e permaneceu assim por outros muitos anos.

O segundo grande milagre

Nossa Senhora dos Aflitos apareceu em sonhos a um cego longe da Itália, na França. Seu nome: John Ravais. No sonho, ela pediu que ele fosse a Turim escavar os escombros da igreja, encontrar a imagem e reconstruir a casa de Deus. John Ravais obedeceu, foi para Turim, falou com o bispo, este lhe deu todo apoio e começaram a escavar sob suas orientações. E, como a Virgem dos Aflitos tinha anunciado, encontraram o quadro intacto. Quando John Ravais tocou nele, ficou curado e voltou a enxergar.

Devoção a Nossa Senhora dos Aflitos

A partir deste milagre, o povo de Turim tomou Nossa Senhora dos Aflitos como padroeira. A devoção se espalhou pela região. Por causa dos milagres e graças alcançadas, a devoção se espalhou rapidamente pela Itália, pela Europa e pelo o mundo. O Santuário dedicado a Nossa Senhora dos Aflitos está conservado em Turim, para onde acorrem peregrinos de todas as partes do mundo.

Oração a Nossa Senhora dos Aflitos

“Lembrai-vos, ó doce mãe, Nossa Senhora dos Aflitos, que nos foi dada por Jesus para nosso amparo e proteção! Cheios de confiança na vossa bondade nós imploramos o vosso auxílio. Socorrei a mim e aqueles pelos quais eu rezo... (coloque a sua intenção, faça seu pedido). Mãe querida, Senhora dos Aflitos, acolhei benigna essas nossas súplicas e dignai-vos atendê-las estendei sobre nós a vossa intercessão, voltai para nós vossos olhos misericordiosos. Ave Maria, cheia de graça...

Coração de Jesus crucificado, fonte de amor e de perdão, tende piedade de nós! Ó virgem, mãe dos aflitos, estendei vosso manto protetor sobre mim e minha família, ó virgem gloriosa e bendita. Amém.”
 
fonte:https://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-dos-aflitos 



Oração ensinada por Nossa Senhora

·Durante uma aparição, a Mãe abençoada ensinou a Annie uma oração, e pediu que ela ensinasse a todos os povos

·Durante uma aparição, a Mãe abençoada ensinou a Annie uma oração, e pediu que ela ensinasse a todos os povos Durante uma aparição, a Mãe abençoada ensinou a Annie uma oração, e pediu que ela ensinasse a todos os povos


(Fonte: Livro Caminhando na Luz de Pe. Robert DeGrandis, S.S.J.)

Durante uma aparição, a Mãe abençoada ensinou a Annie uma oração, e pediu que ela ensinasse a todos os povos. Nossa Senhora recomendou que Annie rezasse essa oração pelo menos 3 vezes ao dia para proteger-se contra satanás e contra os maus espíritos e para honrar e glorificar a Santíssima Trindade:

1. Ao acordar, antes de se levantar, de modo que todo pensamento, palavra e ação sejam consagrados a Jesus.

2. Ao meio-dia, para lembrar-se de conservar a vida em Jesus.

3. Antes de dormir, para que seu subconsciente seja protegido da influência do mal durante o sono.

A oração é acompanhada por sinais-da-cruz que são tão importantes quanto as palavras, porque estaremos nos selando no precioso Sangue de Jesus e nos marcando com o sinal da vitória de Jesus sobre o pecado e morte.

Oração:

Sagrado Coração de Jesus, eu Te consagro minha mente (sinal da cruz na testa), minhas palavras (sinal da cruz nos lábios), meu corpo (sinal da cruz no meio do peito), meu coração (sinal da cruz abaixo do ombro esquerdo) e minha alma (sinal da cruz abaixo do ombro direito), a fim de que a Tua vontade se realize hoje através de mim. Amém.


Oração a Nossa Senhora da Uva

Ó Mãe Imaculada, tua sensibilidade aos projetos de Deus nos trouxe Jesus Cristo. Revelando a ternura de Deus e o exemplo de dedicação de Jesus, nos ensinas o caminho da fraternidade e da caridade solidária. Ó Senhora , Mãe de Cristo e Mãe dos homens, sob a invocação de Nossa Senhora da Uva protege todos os vitivinicultores, dá-lhes força para transformar a tristeza em alegria, o abatimento em esperança, o desânimo em fé e coragem. Faze que todos, herdeiros da redenção pela vida recebida no batismo, realizem suas vidas orientadas pela palavra de Jesus que diz: “ Eu sou a videira e vós os ramos. Quem fica unido a mim e eu a ele dará muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”.

Ó Imaculada, protege as famílias, fortalece a comunidade e, por Jesus, dá-nos sabedoria, saúde e paz. Amém.

http://nossasenhoradauva.blogspot.com.br





Laudes – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (trechos)

De sol, ó Virgem, vestida,
de branca lua calçada;
de doze estrelas-coroas
Coroada.

A terra toda te canta,
da morte Dominadora.
No céu a ti temos, todos,
Protetora.

Fiel, conserva os fiéis,
procura a ovelha perdida.
Brilha na treva da morte,
Luz e Vida.

Ao pecador auxilia,
ao triste, ao fraco e ao pobre.
Com o teu manto materno
Todos cobre!

Louvor à excelsa Trindade.
Que dê a coroa a quem
ele fez Mãe e Rainha
nossa. Amém.

R. Hoje a Virgem Maria
* Subiu para os céus. R.Hoje a Virgem.
V. E triunfa com Cristo sem fim, pelos séculos.* Subiu.
Glória ao Pai. R. Hoje a Virgem

Ant. Resplendente de beleza, fulgurante como a aurora,
ó Filha de Sião, vós subistes para os céus.

Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


                                   Nossa Senhora da Glória

"Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro". (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)

Ó dulcíssima soberana, rainha da Glória, bem sabemos que, miseravéis pecadores, não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco.

Do alto desse trono que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede a quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida!
Pelos merecimentos de vossa bendita morte obtendo-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.

Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai

Fonte da oração: Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Colatina, Espírito Santo.

fonte:https://www.padrereginaldomanzotti.org.br/oracao/nossa-senhora-da-glria/

Pintura do interior da Catedral de Maringá - PR

 

Oração a Nossa Senhora da

Glória

Aqui estamos, ó Mãe,
implorando a tua proteção
sobre cada um de nós e sobre todo o teu povo.

Volte para nós o teu olhar, cheio de misericórdia.
Estamos expostos a muitos perigos;
Afasta de nós todo o mal,
Ajuda-nos a lutar contra tudo o que ameaça
o bem da humanidade.

Que saibamos cultivar mais nossa fé
e nosso amor a Deus e ao próximo
e que saibamos praticar a justiça para com todos.

Com a tua proteção, Senhora da Glória,
queremos perseverar até o fim, 
fazendo o bem ao próximo
e seguindo o teu exemplo de fé e de amor, 
para merecer um dia, alcançar a glória eterna,
junto de ti, 
com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Amém!

fonte:https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/oracao-a-nossa-senhora-da-gloria 


Nossa Senhora da Glória – Padroeira de Maringá

Devemos a Paulo VI o título de “Mãe da Igreja” dado a Maria. “É um título que faz parte da mais autêntica piedade marial, pois se funda na própria maternidade divina do Verbo, que está na base de tudo que é de Maria” (Paulo VI, em discurso de 21/11/1964). Na Carta Apostólica de encerramento do Concílio Vaticano II (08/12/1965), Paulo VI proclamou deu a Maria o belíssimo título de Mãe da Igreja.

A maternidade divina é a maior prerrogativa de Maria. É verdade de fé definida pelo Concílio de Éfeso, em 431. A Igreja aí apenas reconheceu como artigo de fé aquilo que sempre foi professado pelo povo cristão. No Concílio de Éfeso, São Cirilo de Alexandria invocou Maria com o título de Theotókos, isto é Mãe de Deus. É sua a segunda parte da oração “ave-maria”, que rezamos desde então: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém”.

Da maternidade divina decorrem todas as prerrogativas de Maria. Ela gerou não só o corpo, mas a segunda Pessoa divina, o Verbo de Deus, com natureza divina e humana, que se tornou homem como nós. A Sagrada Escritura o confirma: “O santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35) e: “Como sou digna de que venha me visitar a mãe do meu Senhor?” (id 43).

Da maternidade de Maria decorre sua Imaculada Conceição. Deus não pode absolutamente conviver com o pecado. Se o seu Filho unigênito encarnou-se para redimir o pecado, como poderia sua mãe estar sujeita, ainda que por um único instante, ao domínio do pecado? Nascemos todos com o pecado original, herança que nos cabe por sermos descendentes de pais rebeldes. Maria, por privilégio único, foi preservada dessa herança, presente em todos nós, desde nossa origem.

Qualquer que seja a explicação dada por distintas correntes teológicas ao pecado original, trata-se de um artigo da fé católica. Cremos que houve, no início da existência humana livre e consciente sobre a terra, um episódio de rebeldia a uma ordem amorosa de Deus. Em vez de herdarmos então a plena comunhão com Deus rica de todos os dons, com que Ele tinha cumulado a humanidade, nascemos afastados de Deus pela marca de humanidade pecadora. O pecado atinge absolutamente a todos nós. Se não pela prática individual da falta de origem (nenhum de nós a cometeu), seguramente por descendência, isto é, por provirmos de pais que, lá na origem, recusaram obediência à vontade de Deus. Ao nos elevar, pelo batismo, à condição de filhos de Deus, Jesus nos purifica de todo pecado, portanto também do pecado original.

Como esteve no plano de Deus, desde toda a eternidade, enviar seu Filho para nos tornar seus filhos – e como, desde a origem, toda a humanidade é pecadora –, não haveria lógica em Jesus ser gerado por uma mulher sujeita, ainda que por um instante, ao pecado. Assim, desde o início da sua concepção por sua mãe, Santa Ana, era sumamente conveniente que Deus preservasse do pecado original aquela que seria a mãe do seu divino Filho. Esta foi sempre a convicção unânime da Igreja, desde o princípio. Pio IX definiu esta convicção como dogma de fé em 08 de dezembro de 1854. É o mistério da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

A Assunção de Maria à glória celeste em corpo e alma decorre, igualmente, da maternidade divina. Se o corpo de Cristo não se corrompeu, mas ressuscitou, não seria justo que se corrompesse o corpo do qual ele foi formado. Maria é a primeira a participar da glória da ressurreição de seu Filho. “Como o pecado entrou no mundo por um só homem e, por meio do pecado, entrou a morte; a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram” (Rom 5,12). Se Maria não pecou, mas foi preservada do pecado, ela não poderia sofrer a morte nem suas consequências (decomposição). Por isso, após sua vida terrena, seu corpo foi imediatamente elevado à glória celeste. Essa sua elevação à glória celeste em corpo e alma nós chamamos glorificação de Maria, assunção de Maria aos céus ou, simplesmente, Nossa Senhora da Glória. Esta foi também sempre crença da Igreja. O que o Papa Pio XII fez, em 1° de novembro de 1950, ao definir o dogma da Assunção de Maria, foi apenas ratificar a fé professada pelo povo cristão.

Em 02 de abril de 1950, em um único decreto, Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo de Jacarezinho, erigiu duas paróquias em Maringá: a Paróquia de Santa Cruz, no Maringá Velho, e a Paróquia da Santíssima Trindade, no Maringá Novo. Portaria do dia 03 de outubro de 1951 (um ano e meio depois), porém, reduziu Santa Cruz, no Maringá Velho, à condição de capela, que foi anexada à Paróquia da Santíssima Trindade. A cidade de Maringá ficou, assim, com somente uma paróquia, com sede no Maringá Novo.

Menos de dois anos após a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora à glória celeste em corpo e alma, o mesmo Dom Geraldo de Proença Sigaud, bispo diocesano, conferiu novo orago (padroeiro) à Paróquia de Maringá. Por decreto de 5 de agosto de 1952, ele estabeleceu:

Coube à nossa cidade assistir o momentoso acontecimento da Proclamação do Dogma da Assunção da Virgem Santíssima, Senhora Nossa, cujo Corpo bendito, unido à Alma Gloriosa, foi levado ao Céu pelo Divino Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim esta época atribulada e sacudida por tantos soffrimentos (sic) viu brilhar na noite escura do pecado e do desespero a luz suave da esperança que a Assunção da Virgem irradia. Desejosos de perpetuar em nossa Diocese este dulcíssimo acontecimento, decidimos consagrar a Paróquia de Maringá-Novo (sic) à Nossa Senhora da Glória, declarando e instituindo a Assunção da Virgem Maria titular da Igreja, e Nossa Senhora da Glória Padroeira da Paróquia.

Criada a Diocese de Maringá em 1° de fevereiro de 1956, a Paróquia Nossa Senhora da Glória foi alçada à condição de Catedral. Nela foi empossado, em 24 de março de 1957, o primeiro bispo, Dom Jaime Luiz Coelho. Hoje, Nossa Senhora da Glória é padroeira da Catedral, da cidade de Maringá e de toda a Arquidiocese de Maringá.

Com esse título honramos Maria, Mãe de Jesus, glorificada por Deus ao término de sua vida terrestre. Se o corpo do Filho eterno de Deus não passou pela corrupção após a morte, é justo que o corpo de sua Mãe, que o gerou no seu ventre, tenha tido igual sorte e tenha participado, desde o instante da morte, da glória da ressurreição. Faz parte da fé dos católicos a admissão que Maria, Mãe de Jesus, participa em corpo e alma da glória celeste.

Pe. Orivaldo Robles

fonte:https://catedraldemaringa.com.br/padroeira/

 


História de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é o titulo que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. São o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.
Dormição de Nossa Senhora

A Dormição de Maria é uma verdade de fé professada pela Igreja. Segundo a Tradição da Santa Igreja Católica Apostólica Romana: Maria faleceu por volta dos 58 anos de idade, em Jerusalém. Após sua morte, seu corpo foi velado com grande emoção e vigílias pelos cristãos. Vários apóstolos vieram de longe para se despedirem da mãe do Salvador. Depois, seu corpo foi sepultado, provavelmente no Horto da Oliveiras.
O túmulo de Nossa Senhora da Glória fica vazio

Porém, um dos apóstolos, provavelmente por estar distante fisicamente, chegou a Jerusalém algumas horas depois que o corpo de Maria tinha sido sepultado. E ele quis muito ver o corpo de Nossa Senhora pela última vez. Mas quando abriram o túmulo para que o apóstolo pudesse vê-la, o corpo da Virgem não estava mais lá. Todos, então, glorificaram a Deus reconhecendo que Maria tinha sido elevada ao céu não só em espírito, mas também em corpo físico. Por isso, desde os primórdios, os fiéis festejam a Assunção de Nossa Senhora e sua glorificação no céu. E é daí que se origina o título Nossa Senhora da Glória.

São João Damasceno (PG, I, 96) formula assim a tradição da Igreja de Jerusalém: São Juvenal, Bispo de Jerusalém, no Concílio de Calcedônia (451), levou ao conhecimento do Imperador Marciano e Pulquéria, que desejava possuir o corpo da Mãe de Deus, que Maria morreu na presença de todos os Apóstolos, mas que o seu túmulo, quando aberto, a pedido de St. Thomas, foi encontrado vazio; a partir do qual os Apóstolos concluiram que o corpo foi levado para o céu.
A Assunção de Nossa Senhora da Glória

Assunção quer dizer ser elevado(a), ou seja, Maria não subiu a céu pelo seu próprio poder, mas foi levada ao céu pelo poder de Deus. É o quarto Mistério Glorioso contemplado no Terço. A Assunção de Maria é também um dogma da Igreja Católica proclamado pelo Papa Pio XII em 1950. No documento eclesiástico promulgado em 1 de novembro de 1950, Festa de Todos os Santos, o Papa Pio XII declarou como dogma revelado por Deus que Maria, Mãe imaculada perpetuamente Virgem de Deus, após a conclusão da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória dos Céus . A Festa da Assunção de Nossa Senhora é celebrada no dia 15 de agosto.
Sinal para todo cristão

A Festa da Assunção de Maria, como Nossa Senhora da Glória é um sinal para nós que um dia, pela graça de Deus e os nossos esforços, também poderemos nos juntar à Mãe Santíssima, dando glória a Deus. A Assunção é uma fonte de grande esperança para nós, pois aponta o caminho para todos os seguidores de Cristo, que imitam a sua fidelidade e obediência à vontade de Deus. Onde Nossa Senhora está agora, nós também estamos destinados a estar e podemos esperar por isso contando com a graça divina. O fato de Maria ser elevada ao céu depois que sua vida na terra terminou é o resultado lógico de sua natureza imaculada, exclusivamente protegida - também pela graça de Deus - do pecado original. Procuremos imitar o seu abnegado amor, sua fé indestrutível e sua obediência perfeita.
Catecismo cita Nossa Senhora da Glória

O Catecismo da Igreja Católica, capítulo 3, 6, diz:

Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada e imune de toda mancha do pecado original, quando terminada sua vida terrena, foi levada em corpo e alma à glória celestial, e exaltada pelo Senhor como Rainha de todas as coisas, de modo que ela pode ser mais plenamente conformada com seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte. A Assunção da Virgem é uma participação singular na Ressurreição de Jesus e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.
Imagem de Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é representada com os braços abertos num ato de louvor a Deus, tendo sobre sua cabeça uma coroa de 12 estrelas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.
Nossa Senhora da Glória, um conforto nas dificuldades

Falando sobre Nossa Senhora da Glória, o Papa Bento XVI afirmou:

Ao contemplar Maria na glória celestial, entendemos que a terra não é a pátria definitiva para nós também, e que, se vivemos com o nosso olhar fixo nos bens eternos, a terra se tornará mais bela. Consequentemente, não devemos perder a serenidade e a paz mesmo no meio das milhares de dificuldades cotidianas. O sinal luminoso de Nossa Senhora recebida no céu brilha ainda mais intensamente quando as sombras tristes de sofrimento e violência parecem pairar no horizonte.

Podemos estar certos de que: do alto, Maria acompanha os nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a escuridão nos momentos de trevas e angústia, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Apoiados por esta consciência, vamos continuar confiantes no nosso caminho de compromisso cristão onde quer que a Providência nos levar. Vamos avançar em nossas vidas sob a orientação de Maria .

Papa Bento XVI, Audiência Geral, em Castel Gandolfo no dia 16 de agosto de 2006.
 
Oração a Nossa Senhora da Glória

Pai amoroso, Vós que elevastes a Virgem Maria ao céu para compartilhar a vossa comunhão de amor, fazendo com que ela se torne exemplo e esperança para cada um de nós, pela vossa misericórdia e pelo sacrifício de nossas orações, aceitai-nos para aquele abraço santo e definitivo na glória eterna, junto convosco e com a Virgem Maria. Isso nós vos pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.
FONTE:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-gloria/26/102/ 
Em Maringá no Paraná temos a Catedral Nossa Senhora da Glória.





 






fotos - https://www.facebook.com/suelyaparecida.santossanches/



NOSSA SENHORA DO DIVINO PRANTO

 

O início da devoção

A devoção a Nossa Senhora do Divino Pranto teve seu início nos primeiros anos do século passado. A jovem Irmã Elisabeth, que pertencia à congregação das irmãs Marcelinas, passava por gravíssimas enfermidades. Por conta da grave doença, a irmã não levantava da cama há anos, tinha perdido a visão e vivia com dores muito fortes, que deixavam a Irmã cada dia mais fraca.

A aparição misteriosa

Desenganada pelos médicos, a Irmã Elisabeth esperava sua morte. Porém, na madrugada do dia 6 de janeiro de 1924, enquanto reinava o mais profundo silêncio, a Irmã Elisabeth começou a falar, o que surpreendeu as outras irmãs. Elisabeth estava conversando com uma senhora, dizendo: “Como a senhora é bondosa! Mas tenho uma dor tão grande que nem sei oferecer a Deus... reze por mim!” Bem, a bela Senhora responde a Elisabeth: “Reza! Confia! Espera! Dá um sorriso e desaparece.”
A irmã entra em coma

Elisabeth não fazia ideia de quem era a misteriosa senhora, e as outras irmãs achavam que era um sonho ou delírio causado pelas enfermidades. Depois da primeira aparição, a jovem irmã entrou em coma, podendo falecer a qualquer momento.
A segunda aparição

Com o passar dos dias, a enfermidade da irmã só piorava. Foi então que, na noite do dia 22 de fevereiro de 1924, enquanto as enfermeiras faziam orações e velavam por Elisabeth, acontece um fato incrível. Em poucos segundos Elisabeth acorda e senta na cama. Com as mãos juntas e o olhar fixo, ela torna a conversar com a senhora, e finalmente reconhece a mesma, exclamando por 3 vezes que a tal senhora, na verdade, era Nossa Senhora com o Menino Jesus chorando em seus braços.

A mensagem

Elisabeth perguntou a Nossa Senhora o motivo do choro do Menino Jesus, e Ela respondeu: “o Menino está em prantos, porque não é bastante amado, procurado e desejado, também pelas pessoas que lhe são consagradas...”. Depois disso, pediu que Elisabeth divulgasse essa mensagem.
O milagre

A Irmã sentia que não era capaz de espalhar a mensagem. Achava que ninguém acreditaria nela. Por isso, pediu que Nossa Senhora lhe desse um sinal. Então, Nossa Senhora deu um carinhoso sorriso, se inclinou levemente e disse: “Devolvo-te a saúde!”, desaparecendo com o Menino Jesus logo em seguida. A jovem Irmã Elizabeth curou-se completamente e viveu por mais seis décadas, testemunhando e espalhando a mensagem de Nossa Senhora do Divino Pranto.
 

Nossa Senhora do Divino Pranto - São Paulo (SP) | Oração nossa senhora,  Oração, Católico 

Oração a Nossa Senhora do Divino Pranto

“Ó Maria, Virgem Mãe do Menino Jesus, quisestes mostrar vossa materna proteção à Congregação de Santa Marcelina.

A Vós confiamos, pois reconhecidas, nossas confiamos, pois reconhecidas, nossas famílias, as pessoas que se recomendam à vossa proteção e todas as nossas necessidades espirituais e temporais. Ó Mãe celeste, nós vós oferecemos as ações, as preces, os sofrimentos deste dia , em homenagem de reconhecimento e em espírito de reparação, enquanto vos pedimos,ó Virgem Mãe, fazer viver o vosso Jesus em nosso coração com a plenitude da graça divina, e à hora da
nossa morte.

Concedei-nos, enfim, a felicidade de louvar-vos e de gozar eternamente no céu com vosso Divino Filho. Amém.”
Jaculatória (Oração curta e fervorosa):

“Querido Menino Jesus, amar –Vos-ei muito para enxugar as lágrimas que Vos faz derramar a ingratidão dos homens, também das pessoas a Vós consagradas.” 

Fonte:https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-do-divino-pranto/500/102/



Aparição de Nossa Senhora do Divino Pranto a Irmã Elizabeth Redaelli
Cernusco, 23 de fevereiro 1924


Na comunidade das Irmãs Marcelinas, em Cernusco, na Itália, berço da Congregação, o médico Dr. Bino, no dia 6 de janeiro de 1924, apresenta seu diagnóstico a respeito de uma jovem religiosa enferma, Irmã Elizabeth: “Nada mais posso fazer por ela. A medicina já não tem recursos neste caso…”. Muito querida por todos, a irmã está cega, debilitada, prostrada por tremendas dores. Muitas vezes, fica, durante horas e horas, inconsciente. Imersa em dores, o sorriso permanece em seus lábios.
Às dez e trinta da noite, na casa religiosa todas dormem. Na enfermaria, Irmã Elizabeth respira com muita dificuldade. De repente, a religiosa começa a falar. As irmãs presentes escutam atônitas o que ela diz:
“Oh! Como a Senhora é boa! Mas eu tenho uma dor tão grande que nem sei oferecer direito a Deus… Reze a Senhora que é tão boa!”.

As religiosas estão atentas, mas não podem ouvir a resposta da ’Senhora’ que, no entanto, fala: “REZA! CONFIA! ESPERA! Voltarei de 22 para 23”. Em meio ao seu sofrimento, a enferma pensa na dor das outras irmãs enfermas: “Vá falar com Irmã Teresa, Irmã Amália e com Irmã Elisa Antoniani, que há tantos anos está doente!”. A boa ’Senhora’ sorri e desaparece.
Na manhã seguinte, as companheiras de quarto comentam: “Ontem, à noite, Irmã Elizabeth não parava de falar, sonhando”. Prontamente ela respondeu: “Não sonhei, falei com aquela ’Senhora’”. As religiosas sorriem penalizadas. A enfermeira, bondosa e enérgica, repreende a Irmã Elizabeth, dizendo: “Que pode ter visto, você, que está cega há um ano? Você sonhou e não invente tolices!…” A Superiora, Irmã Ermínia Bussola, também tenta convencê-la: “… Quero-lhe muito bem e não a engano. Repito que, aqui em casa não veio ninguém de fora. Você sonhou.” A pobre Superiora por toda a sua vida teve que lamentar-se de sua incredulidade. Foi, ao invés, no plano de Deus, uma das tantas provas que autenticaram a aparição.



Irmã Elizabeth prossegue tranqüila carregando sua cruz. Chega fevereiro, trazendo neve e frio intenso. A enferma aguarda um novo encontro com a ’Senhora’ para o dia 2. Não dorme, ouvindo as batidas do relógio e conta as horas. A noite passa sem nenhuma novidade. Vem a manhã do dia 3 e Irmã Elizabeth mal disfarça o choro. A Superiora pergunta-lhe a razão da tristeza. A enferma responde: “Ela não veio… tinha dito de 2 para 3… A Superiora fica preocupada com as faculdades mentais de Irmã Elizabeth que piora a cada dia. Novamente o médico é chamado. Sua opinião: “Desta vez é o fim. Não há nada mais a fazer. A Irmã tem poucas horas de vida”.No dia 22 de fevereiro, na enfermaria, Irmã Gariboldi vela pela agonizante acompanhada de outra religiosa. São vinte e três horas e quarenta e cinco minutos. As duas Irmãs rezam em voz baixa. Pedem misericórdia para a co-irmã que sofre tanto. Neste momento, Irmã Elizabeth tem um sobressalto. As Irmãs acodem, pensando que chegou o momento final. Mas, aquela que há quinze dias não fala, grita, agora: “Oh! a ’senhora’! a ’senhora’”! Trêmula, a Irmã Gariboldi convida a outra Irmã a ajoelhar-se e murmura: “Se for a Senhora, levá-la-á consigo!” Sem nada entender, as duas espectadoras ouvem atentamente: “Oh! a ’senhora’! De 22 para 23? Pois eu havia entendido de 2 para 3. E era de 22 para 23!…”


Irmã Elizabeth Redaelli (1980).

De repente, a Irmã Elizabeth se ergue um pouco mais e sua atitude é de espanto quando diz: “Mas, ’senhora’… é Nossa Senhora! É Nossa Senhora!” Ela vê que a Virgem traz o Menino Jesus nos braços e ele está chorando. “Chora por meus pecados? Chora porque não o amei bastante?…” As religiosas presentes nada ouvem mas pressentem que algo extraordinário está ocorrendo. A Senhora responde: “… O Menino chora porque não é bastante AMADO, PROCURADO, DESEJADO, também pelas pessoas que Lhe são consagradas… Tu deves dizer isto!”


Cernusco sul Naviglio (Milão): capela de de de Nossa Senhora do Divino Pranto.

Irmã Elizabeth ainda não percebe a missão que a Senhora lhe confia. Ela julga que a Virgem viera levá-la ao paraíso, no que se equivoca. Maria quer dar-lhe uma missão e para tanto lhe dá um sinal: devolve-lhe a saúde e desaparece com seu Menino. Alguém se lembra de chamar a Superiora que se levanta, achando que vai encontrar a enferma dando seu último suspiro. Ao invés disso, vê a doente luminosa, de olhos radiantes. Irmã Elizabeth corre a abraçar a Superiora, exclamando: “Nossa Senhora curou-me e mandou-me dizer que Jesus chora porque não é bastante AMADO, PROCURADO, DESEJADO, também pelas pessoas que lhe são consagradas!”



O médico que a acompanhou sempre afirmou: “A cura de Irmã Elizabeth não pode ser explicada pela ciência”. Antes, ateu, converteu-se e tornou-se um cristão fervoroso. Mais tarde, conseguida a aprovação da Igreja para este culto de Nossa Senhora, foi modelada uma imagem, de acordo com a descrição feita por Irmã Elizabeth.
Ainda hoje, em Cernusco e em vários países, as Irmãs Marcelinas espalham esta devoção à Virgem Santíssima. A afluência de peregrinações ao local da aparição é grande. A capela já não é suficiente para conter todos aqueles que, cheios de fé, diante da Virgem do Divino Pranto, REZAM, CONFIAM e ESPERAM.
fonte:https://www.marcelline.org/pt-br/nossa-senhora-do-divino-pranto/



NOSSA SENHORA DA CONFIANÇA

 


História de Nossa Senhora da Confiança


A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 24 de fevereiro, a festa de Nossa Senhora da Confiança.
  Esta devoção, que se originou há quase três séculos na Itália, é vinculada à venerável Irmã Clara Isabella Fornari, monja clarissa falecida em 1744. A religiosa, que era Abadessa do mosteiro da cidade de Todi, foi agraciada por inúmeras graças místicas de Deus. Uma das principais foi a de receber em seus membros os estigmas da Paixão.
Cópia se tornou mais célebre que a original

Sua devoção à Mãe de Deus, fazia com que ela sempre levasse consigo um milagroso quadro representando o Menino Jesus nos braços de sua Mãe Santíssima. A essa pintura já eram atribuídas inúmeras graças e curas. Por conta dessa fama, no século XVIII começou a circular pela Itália cópias dela e assim se iniciou a devoção à Nossa Senhora sob o título de ‘Madonna della Fiducia’ (Mãe da Confiança).

Uma das cópias, que acabou se tornando mais célebre do que a original, foi levada para o Seminário Maior de Roma, considerado o principal do mundo, de onde se tornou a padroeira. Anualmente os Papas a veneram na festa de Nossa Senhora da Confiança, celebrada no dia 24 de fevereiro.


Episódios que comprovam a proteção de Nossa Senhora da Confiança

Dois episódios demonstraram aos seminaristas que eles poderiam recorrer à Nossa Senhora da Confiança e contar com o seu auxílio nas piores situações. O primeiro deles ocorreu no ano de 1837, quando a Cidade Eterna foi assolada por uma epidemia de cólera e o seminário foi poupado milagrosamente.

Outro fato ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando por volta de cem seminaristas foram enviados à frente de batalha. Colocando-se sob a especial proteção da Madonna della Fiducia, todos retornaram vivos. Como forma de agradecimento, entronizaram o venerável quadro numa nova capela de mármore e prata.
Mensagem sobre o quadro da Madonna della Fiducia

Este famoso quadro chegou ao Seminário Romano acompanhado de um antigo pergaminho que trazia a seguinte mensagem da Irmã Clara Isabel: “A divina Senhora dignou-Se conceder- me que toda alma que com confiança se apresentar ante este quadro, experimentará uma verdadeira contrição dos seus pecados, com verdadeira dor e arrependimento, e obterá de seu diviníssimo Filho o perdão geral de todos os pecados. Ademais, essa minha divina Senhora, com amor de verdadeira Mãe, se comprouve em assegurar-me que a toda alma que contemplar esta sua imagem, concederá uma particular ternura e devoção para com Ela”.


Oração à Nossa Senhora da Confiança

Minha Mãe, uni-me cada vez mais a Vós, e uni-Vos cada vez mais a mim. Eu Vos agradeço a graça da confiança, mas Vos peço que a torneis cada vez mais intensa diante de cada fraqueza que eu sinta. Nossa Senhora da Confiança, dai-me forças!

Peço-Vos, ó Mãe, que do alto do Céu desçam sobre vossos filhos, transpondo suave e vitoriosamente camadas espessas de poluição e de pecado, vossas bênçãos maternais.

Como os discípulos de Emaús ao Divino Redentor, nós Vos pedimos que essas bênçãos fiquem conosco, porque se faz noite sobre o mundo.

A cada instante, a cada angústia, a cada necessidade, ajudem-nos elas a manter a mais inteira e filial confiança em Vós. Nossa Senhora, rogai por nós. Amém! 

Fonte:https://gaudiumpress.org/content/historia-de-nossa-senhora-da-confianca/