CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus Redi

Conheça a história de Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus Redi

Nascida na Itália, Arezzo, no dia 15 de julho de 1747 Ana Maria Redi foi uma dos treze filhos do nobre casal Inácio Fernando Redi e Maria Camila.

Em sua dócil infância seus pais e irmãos a surpreendem, em diversas situações, isolada para conversar com Deus em suas orações enquanto executava pequenos trabalhos (costura e tricô), ou entregue a algumas práticas de mortificação as quais ela fazia no escondimento, e quando era surpreendida dissimulava fingindo ser alguma brincadeira de criança. Seu pai Inácio, a qual tinha profunda intimidade e que foi um verdadeiro “diretor espiritual” ao encaminhá-la desde sempre ao Senhor, relata que em seus cinco anos de idade ela já desenvolvera a predileção do amor de Deus a qualquer outro, e perguntava com frequência a seus pais como poderia agrada-Lo.

Estudou dos seus nove aos dezessete anos na Escola de Santa Apolônia em Florença, pertencente às monjas beneditinas, a qual era conhecida por seu método disciplinar rígido e intenso. Foi neste ambiente que Ana fez o discernimento de seu estado de vida e só confirmou, enfim, o que sentia de mais pulsante em seu interior desde a infância: seu desejo era de entregar-se a Deus plenamente na vida religiosa. Ela cogitou entrar no mosteiro das beneditinas, mas ao saber do Carmelo Descalço por uma companheira de estudo, ouviu subitamente a voz de Santa Teresa D’Ávila em dois momentos distintos dizendo que a queria como uma de suas filhas e que a esperava lá. Tal experiência mística a fez discernir, sem sombra de dúvidas, para onde Deus a destinava.

Ingressou no Carmelo aos dezessete anos no Mosteiro de Santa Teresa em Florença para o probandato e rapidamente é admitida ao noviciado, obtendo o nome de Teresa Margarida do Coração de Jesus Redi. Teresa devido à sua experiência sobrenatural com a Santa Madre; Margarida por ter como grande modelo inspirador Santa Margarida Maria Alacoque; Coração de Jesus por seu fidelíssimo amor à manifestação do Coração Incandescente do Senhor (mesmo em uma época impregnada pela heresia de Jansen que por sua vez consistia no acentuado Juízo Divino anteposto à Misericórdia Eterna); e Redi como demonstração de seu amor pela família, principalmente ao seu querido pai.

Sua caminhada foi totalmente marcada pela ascese contínua e insaciável em direção a Deus e, posteriormente, pelo matrimônio espiritual atingido no silêncio de pouquíssimas experiências místicas. A santa sempre rogava a Deus que não lhe abrandasse o peso da caminhada, mas sim que lhe fortalecesse para que ela tudo suportasse sem esperar qualquer consolo, e desta maneira Deus agiu de acordo com seu inefável Desígnio em preservar-lhe de gozos espirituais.

Podemos sintetizar a sua vida em três grandes pilares, a saber: a íntegra obediência, o zeloso absconder-se e a imanente caridade.

Pela santa obediência colocava-se à disposição total das colocações de suas superioras e de seus confessores e diretores espirituais, dos quais se destaca Frei Idelfonso. A Madre Teresa Maria de Jesus a submetia em todos os tipos de provação para além de verificar até onde ia sua dedicação, fortifica-la ainda mais no exercício da humildade, justificado por isso recorrentemente a ordenava que desfizesse o trabalho e recomeçasse novamente e dentre várias outras situações. Em sua cela foram encontrados vários lembretes escritos por ela para que lembrasse sempre das ordens que recebia, visando guardar o mais puro e estrito abandono às vontades de seus superiores.

Seu diretor espiritual, Frei Ildefonso, outorgou o pedido que a santa lhe fizera solicitando permissão para que escrevesse frases com seu próprio sangue, mas colocou a condição de serem breves e não ultrapassar três tênues linhas. Após a morte da santa encontraram que tais escritos seguiram firmemente à observância da concessão, e absolutamente nenhum deles ultrapassou o limite estabelecido.

Por seu amor ao Coração Manso, Humilde e Obediente de Jesus ela escreveu (e viveu plenamente segundo todas as testemunhas) em seu caderno de propósitos: “Conservai sempre no interior esta máxima que é seguríssima: quando não tiverdes nem fizerdes coisa alguma por vossa satisfação, então estará tudo de acordo com a vontade de Deus “.

O absconder-se era para santa uma fiel tentativa de imitação de Cristo (O qual tinha como aspiração e modelo sua vida eclipsada antes de suas atividades públicas) e de sua Mãe (a qual guardava e meditava tudo em seu coração). Sua natureza era contrária a seu propósito, ela era explosiva e isso era perceptível pela incontrolada ruborização de sua face. Para tanto tinha como lema de vida a seguinte expressão tirada de Colossenses 3,3-4: “porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.

Com o véu do sorriso dissimulava sua constante virtude pondo-se a pedir permissão para realizar as tarefas menos estimadas por todas as monjas e as mais cansativas com a justificativa que ela tinha facilidade para tal. Também aderiu o propósito de jamais desculpar-se ou defender-se mesmo não havendo em si culpa (novamente tomando como modelo Jesus Cristo ante Pilatos – Mat 27, 14). Para ela o padecer em silêncio favorecia o diálogo entre  Deus e a alma, também a servia como reconhecimento que era a menor de todas, fato que considerava com tanta veemência que ao receber qualquer elogio a fazia sofrer intensamente, pois achava que as pessoas viam nela virtudes as quais não possuía. Ela dizia em seus propósitos: “Padecer tudo quanto Ele houver disposto, em altíssimo silêncio entre mim e o próprio Deus”.

A caridade sempre foi sua principal característica. Ela adiantava o máximo que podia de seus afazeres para auxiliar as demais irmãs em todos os tipos de serviço, até mesmo quando estava exausta. Exercia caridade também ao que cerne o interior do próximo, procurando sempre ver as características positivas das pessoas em detrimento de qualquer coisa negativa. As monjas diziam: “Com a Teresa Margarida todos têm suas costas protegidas”.

A santa que já demonstrava desde o início peculiar inclinação à caridade foi designada, desde o noviciado, como auxiliar das atividades de enfermagem as quais eram extremamente desgastantes para alguém de sua tenra idade (dezoito anos), privando-a muitas vezes dos momentos de recreio e do tempo que dedicava à contemplação de Deus no céu, na pequena horta e no estimado jardim. O cume de sua caridade visível era perceptível no auxílio constante a uma irmã que tinha problemas mentais e a agredia com toda sorte de ofensas verbais e físicas. Tal situação só foi notada pelos barulhos que a irmã fazia ao jogar na santa os objetos que conseguia em mãos, tais como os pratos de comida, e também por testemunhas oculares dos fatos. Já a santa por si mesma jamais havia dito uma palavra sequer contra a enferma para que ela não fosse penalizada ou privada de algo como consequência.

Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus Redi, nos últimos anos de sua vida, teve uma experiência mística com Deus. Em um domingo de 1767 enquanto rezavam no coro sua alma entrou em êxtase ao ouvir as palavras de São João Evangelista: “Deus é Caridade, e quem permanece na caridade permanece em Deus, e Deus nele”. Teve sua alma arrebatada pela ciência do Amor Divino, e ficou três dias em uma espécie de transe, os quais todas as monjas a viam perfeitamente compenetrada, recitando silenciosamente: “Deus Charitas est!” (Deus é caridade). Depois de tal honrosa experiência e passada aquele transe, sentiu-se em um permanente deserto, com sede muito mais insaciável de amá-Lo por ter notado a discrepância do amor de Deus e das migalhas que chamamos de “amor” com que nós O retribuímos. Escreveu, por fim, um poema que exprimia tal dissabor de sua alma.

“…

Anseio por aprender

Como amar aquele Bem

….

Procuro-o sem encontrá-Lo

Esforço-me por amá-Lo

Mas como amar, não atino”.

Sua morte foi tal qual sua vida, um completo eclipse do seu ser. No dia 04 de março de 1770 ela pediu ajoelhada à Madre que lhe apontasse seu maior defeito, posteriormente solicitou uma confissão geral e extraordinária com Frei Ildefonso, na qual rompeu-se em lágrimas acusando-se de não sentir que amava a Deus como Ele merecia, e instou que o referido Padre rogasse por sua morte, pois não havia nada que ela mais desejasse. No dia seguinte ela comungou com tal devoção e ardor que foi perceptível por todas as suas companheiras, foi como se fosse sua última comunhão devido àquela explosão de amor visível. Ela faleceu no dia 07 de março de 1770, aos vinte e três anos, beijando o Coração de Jesus de seu Crucifixo e voltada com o rosto para o Sacrário (como sempre dormira desde sua chegada ao mosteiro) três dias depois da referida confissão. A causa da morte foi uma gangrena interna e repentina que atingiu sem qualquer sinal prévio ou explicação até mesmo dos médicos da época.

Seu corpo logo após a morte exalou um odor forte de flores, o qual podia sentir-se de longe e durou por cerca de 20 dias e da qual a forte fragrância provinha além de seu corpo, do peito do crucifixo que morreu beijando. Logo após sua morte seu corpo adquiriu um semblante tão natural quando viva, e chamaram uma pintora de renome para representá-la como se estivesse em plena consciência, uma vez que parecia estar dormindo. Atualmente seu corpo encontra-se incorrupto.

Foi beatificada em 9 de junho de 1929,  e canonizada no dia 19 de março de 1934 pelo Papa Pio XI definindo-a como “neve ardente”.

O referido Papa também declarou a seu respeito: Santa Teresa Margarida, ardente do amor divino, mais se assemelhou a um anjo que a uma criatura humana, podendo assim ajudar muitas almas a alcançar as virtudes.

Por: Victor Hugo Peixoto de Oliveira, postulante carmelita 

FONTE: https://carmelitas.org.br/conheca-a-historia-de-santa-teresa-margarida-do-coracao-de-jesus-redi/

Santa Teresa Margarida do Coração de Jesus

https://institutohesed.org.br/wp-content/uploads/2019/08/630448c05b4a31caffe75841d4616d4c.jpg

Ana Maria Redi nasceu na Itália, na cidade de Arezzo, de nobre família, na vigília da Festa de Nossa Senhora do Carmo, dia 15 de julho de 1747. Seus pais, Inácio Fernando Maria Redi e Maria Camila Ballati, tiveram 13 filhos, Ana Maria foi a segunda. Teve três irmãs religiosas e dois irmãos sacerdotes. Foi alma contemplativa desde menina. Frequentemente enchia-se de entusiasmo e questionava: Diga-me, quem é esse Deus?” Desde muito pequenina, gostava de colher flores para oferecê-las a Jesus. Na adolescência, procurava exercitar cada dia uma virtude. Na juventude, gostava de rezar diante do sacrário, onde dizia palpitar não só o Amor, mas o Coração do Amor.

Aos nove anos, junto com a irmã, Eleonora Catarina, foi mandada para Florença para receber formação com as Beneditinas de Santa Apolônia. Recebeu a Primeira Comunhão no dia da Assunção de 1757.  Após ter lido a vida de Santa Margarida Maria Alacoque nasceu nela uma grande devoção ao Sagrado Coração.

Tinha 17 anos quando ouviu uma voz que lhe dizia: «Sou Teresa de Jesus e quero-te entre as minhas filhas». Foi o seu chamamento ao Carmelo, à «casa dos Anjos», como gostava de chamar os conventos de carmelitas, assim como Santa Teresa de Jesus lhes chamava «pombais de Nossa Senhora». A exemplo da amiga Cecília Albergotti resolveu entrar no Carmelo. A separação da família foi dolorosíssima. No dia 1° de setembro de 1764 foi recebida no Mosteiro de Santa Maria dos Anjos de Florença, recebendo o nome de Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus.

Quando era postulante uma doença provocada por um tumor maligno a fez sofrer muito. Uma vez restabelecida, iniciou o Noviciado tomando o véu em 11 de março de 1765. Fez a profissão religiosa em 12 de março de 1766.

Por ocasião da sua profissão religiosa, por amor a Jesus, renunciou a manter a troca de correspondência com seu pai. Custou-lhe muitíssimo, mas eles combinaram que a partir daquela data todas as noites, antes do repouso, se encontrariam no Coração de Jesus.

Quando ainda jovem professa desejou profundamente conhecer a vida escondida de Jesus. Apagar a sede de Deus através da imitação de Cristo se tornou o objetivo de sua existência. Nasceu assim a singular expressão: “Que bela escada, que escada preciosa, indispensável é o nosso Bom Jesus!”, Mestre, modelo e instrumento para compreender e entrar no Mistério Divino.

O mistério da Cruz e os espinhos que rodeavam o Coração de Cristo atraíam-na fazendo-a humilde, alegre e caridosa. No dizer das Irmãs, era um anjo do Céu no convento de Florença.

Durante toda a sua vida viveu o lema: “Escondida com Cristo em Deus”. Mais que mestra foi um contínuo e magnífico testemunho de vida espiritual. Outro lema que lhe era muito caro, como fiel herdeira do espírito do Carmelo, era “padecer e calar”.

No domingo 28 de junho de 1767, encontrando-se no coro para o Ofício de Terça, ouviu a leitura breve: Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus (Ep. Jo. 1, 4-16). Um sentimento sobrenatural a invadiu e por vários dias ficou abalada. Doou então o seu coração a Cristo, oferecendo-se para ser consumida por Seu amor. Havia chegado ao último degrau da escada… Pediu ao confessor a permissão para fazer a oferta de Santa Margarida Maria Alacoque: colocar a sua vontade própria na Chaga do Lado de Cristo e entrar em Seu Coração.

O amor de Deus se concretizou no ofício de auxiliar de enfermeira, cargo que exerceu com extraordinária abnegação, em particular com uma irmã que devido a problemas psíquicos havia se tornado violenta. A sua caridade foi silenciosa e heroica.

Ardente foi também seu amor pela Eucaristia: “No Ofertório renovo a profissão (religiosa): antes que elevem o Santíssimo, rogo a Nosso Senhor que assim como Ele opera o milagre de tornar aquele pão e aquele vinho no Seu preciosíssimo Corpo e Sangue, assim também se digne transmudar-me nEle mesmo. Quando O elevam, O adoro e renovo ainda a minha profissão, depois peço o que desejo dEle”.

A festa do Sagrado Coração foi celebrada pela primeira vez na comunidade por sua influência, pondo ela todo empenho em que a festa fosse solene. Nisto foi apoiada pelo pai e pelo tio, o jesuíta Diego Redi. Eram os anos em que essa devoção começava a se propagar, nem sempre bem acolhida devido à influência dos jansenistas.

No dia 4 de março de 1770 pediu ao confessor que a ouvisse em confissão geral, pois queria comungar no dia seguinte tão preparada como se fosse a última vez. No dia 5 de março, depois de comungar fervorosamente, caiu doente. A doença degenerou em gangrena que lhe provocava dores horríveis e insuportáveis. O Crucifixo, que sempre teve nas mãos, foi a sua força. Morreu dois dias depois da doença se ter declarado, aos 23 anos, no dia 7 de março de 1770. Expirou abraçada a seu crucifixo. O seu corpo emanava um perfume suave e ainda hoje permanece incorrupto no Mosteiro das Carmelitas Descalças de Florença, no passado antiga herdade da família Redi.

Um século antes, outra carmelita, Santa Maria Madalena de Pazzi, tinha glorificado Florença com a sua santidade. Teresa Margarida hauriu nas chagas de Cristo e no seu Coração o segredo da sua pureza, simplicidade, amor e caridade.

O papa Pio XI a beatificou no dia 9 de junho de 1929 e a canonizou no dia 19 de março de 1934, definindo-a como neve ardente. A ata de beatificação chama-a “jovem flor do Carmelo, a imitar a brancura das açucenas”.

A seu respeito, disse o papa Pio XII: Santa Teresa Margarida, ardente do amor divino, mais se assemelhou a um anjo que a uma criatura humana, podendo assim ajudar muitas almas a alcançar a virtude”. 

Fonte: http://heroinasdacristandade.blogspot.com

FONTE:https://institutohesed.org.br/santa-teresa-margarida-do-coracao-de-jesus/

 

Santa Teresa Margarida Redi

santa_teresa_margarita_redi

Ana Maria Redi nasceu em Arezzo, Itália, a 15 de Julho de 1747. Foi a segunda de treze irmãos. Com exceção do primogénito e dos cinco que faleceram na infância, todos se consagraram a Deus. Teve uma infância muito feliz. Era notável a sua inclinação para a piedade, os seus desejos de santidade e a sua compaixão para com os pobres.

Com nove anos foi internada no colégio de Santa Apolónia das Beneditinas de Florência onde, de 1756 a 1763, recebeu uma esmerada educação. Aos 14 anos faz exercícios espirituais. Torna-se uma menina responsável e afável.

Sentiu a chamada para a vida religiosa. Pensou ser Benedictina. Após uma conversa com uma amiga que ia ingressar no Carmelo, Ana sentiu a vocação de ser carmelita (que ela antes não apreciava). Saiu do colégio para amadurecer a sua decisão. Quando completou 17 anos comunicou a sua resolução.

Entrou no Carmelo de Florencia a 1 de setembro de 1764 e tomou o hábito a 10 de março de 1765. Fez o propósito de viver a oração, a obediência e o silêncio. Professou a 12 de março de 1766 com o nome de Teresa Margarida do Coração de Jesus.

Tinha um temperamento entusiasta. Aprendeu a controlar-se e, desde o início viveu uma vida de admirável fidelidade. A relação que tinha com o seu pai, de mútua ajuda espiritual, fez-se mais profunda a partir da sua entrada no Carmelo.

Sabia latim. Por isso compreendia melhor os textos bíblicos e litúrgicos. Gostava de recitá-los frequentemente. Desejava viver a Regra do Carmelo meditando “dia e noite a Palavra de Deus”. Tinha especial simpatia pelos textos de São Paulo como por exemplo: “a vossa vida está com Cristo, escondida em Deus”.

Tinha constante memória de Cristo Crucificado, “capitão do amor” que levanta “o estandarte da Cruz”. A partir dos exercícios espirituais de 1768, propôs-se, em todas as suas ações não ter outro fim que não fosse o amor e o unir a sua vontade com a de Deus. Foi perseverante em pequenos serviços às irmãs e não consentia murmurações nem críticas. Exclamava constantemente: “Deus é amor”. Vivia em contínua ação de graças: Quem não acredite e não se atreva a aproximar-se a Ele faça a experiência de quão bom e generoso é o nosso amorosíssimo Deus!”

Era solícita no exercício da caridade. Oferecia-se para cuidar das irmãs idosas e doentes nas quais via o próprio Jesus Cristo. Especialmente pedia para atender as mais difíceis. Havia uma irmã demente e agressiva que outras temiam, mas que ela sabia cuidar com grande paciência e sem se lamentar.

No final da sua vida, teve grande aridez na oração. Experimentou repugnância, insensibilidade, temores, tentações e antipatia para a virtude. Ela redobrava a sua fé, vivia em abandono confiado a Deus e recitava salmos, frases bíblicas ou a expressão: “Pai bom!” Amante da leitura desde a infância, no final da vida só podia ler os escritos de Santa Teresa.

Faleceu a 7 de março de 1770.

fonte;https://www.carmelitaniscalzi.com/pt-br/quem-somos/nossos-santos/santa-teresa-margarida-redi/ 

( PESQUISA DE TRÊS SITES.)

FRASES:

https://www.carmelodesantos.com.br/vocacional/santos-carmelitas-descalcos/262-santa-teresa-margarida-do-sagrado-coracao-de-jesus imagem:https://www.carmelodesantos.com.br/vocacional/santos-carmelitas-descalcos/262-santa-teresa-margarida-do-sagrado-coracao-de-jesus

“Jesus, Vós já sabeis que não ambiciono outra coisa, se não ser uma vítima do vosso Sagrado Coração, toda consumida em holocausto pelo fogo do vosso Santo Amor, e para isso Vosso coração deve ser o altar onde se realizará essa consumação de mim, em Vós. Oh! Meu Esposo Amado, Vós sereis o sacerdote que imolará esta vítima nos ardores do vosso Coração Santo”.

“Já vejo que tomais o caminho para o calvário... Eis a vossa esposa que prontamente vos segue... Se, meu Deus, outro desejo não tenho a não ser tronar-me uma perfeita cópia de Vós, e como a Vossa vida não foi senão uma vida escondida de humilhação, de amor, de sacrifício, assim, de agora em diante, deve ser a minha. Por isso: agora e para sempre pretendo encerrar-me no vosso Amabilíssimo Coração, como um Deserto...”

“Deus será tanto mais glorificado em sua misericórdia, quanto mais vil e desprezível sou em meu próprio nada, em meus pecados e em minhas fraquezas”.
 Quem mais recebe de Deus, muito mais é obrigado a corresponder”.

“Deus jamais falhará em dar-vos ajudas especialíssimas, pois ele não é escasso com aquele que o serve fielmente”.

“Recordemo-nos de que não obteremos nada na via da santidade senão combatendo”.

“Deus está sempre presente em nós e sempre pensa em nos beneficiar”.

“Se queremos ser santas, trabalhemos e soframos em silêncio, tendo sempre nossas almas em paz”.

“Que bela coisa pedir a quem tem tanta vontade de dar-nos!”

“Com nosso bom Papai, basta abrir a boca e mostrar-lhe simplesmente nosso desejo para sermos ouvidos!”

“De qualquer maneira que vão as coisas, tudo irá bem, já que o bom Deus dispõe sempre o melhor para nós”.

“Adoremos continuamente no segredo do coração a augustíssima Trindade, que aí habita”.

“Quando não se pode encontrar remédio para as coisas, as melhores coisas são o silêncio e a oração”.

“Quanto mais pobre e miserável me vejo, mais rica e forte sou em Deus”.

“Vim ao Carmelo para vencer na corrida do amor”.

“Confia em Deus! Confia em Deus! Ele é tão bom, Ele deseja tanto o nosso bem! Ele jamais nos abandonará, não duvidemos disso”.

Creditos: Coração Místico.
Disponivel: http://coracaomistico.blogspot.com.br/2009/09/santa-teresa-margarida-redi-1747-1770.html

 FONTE:http://escritosdossantos.blogspot.com/2013/05/pensamentos-de-santa-teresa-margarida.html

[redi1.jpg]

O CORPO DE SANTA TERESA ENCONTRA-SE INCORRUPTO

Quando comungar, reze:
“Fazei, Senhor, que a comunhão do Corpo e Sangue do vosso Filho, nos afaste das coisas efémeras deste mundo, para que, a exemplo de Santa Teresa Margarida, servindo-Vos com sincera caridade na terra, contemplemos eternamente o vosso rosto no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.”
fonte:https://floresnotempo.blogs.sapo.pt/633258.html 

1º de setembro

Sta. Teresa Margarida do Sagrado Coração de Jesus (Redi)
Virgem de nossa Ordem

Nasceu em Arezzo (Toscana) da nobre família Redi, no ano 1747. Entrou para as Carmelitas Descalças de Florença no dia 1º de setembro de 1764. Enriquecida com a singular experiência contemplativa da expressão do Apóstolo S. João «Deus é amor», sentiu o chamamento à vida oculta pelo caminho do amor e da imolação de si mesma. Consumou a sua vocação e confirmou-a com o heroico exercício da caridade fraterna. Entrou na posse plena do amor de Deus no ano 1770 no Carmelo de Florença.

INVITATÓRIO
Ant. Vinde, adoremos o Senhor, Rei das virgens.

LAUDES
Hino
De perfume, ó flor da graça,
do Carmelo encheste as celas;
no céu, hoje, coroada,
brilhas, joia das mais belas.

Ó Margarida, que fulguras
entre os coros virginais
que vão seguindo o Cordeiro,
entre cantos nupciais.

Concede-nos que andemos
no amor íntimo do Esposo,
para ser, Cristo somente,
nossa vida, paz e gozo.

Faze-nos sempre sentir,
do Pai, a excelsa ternura,
que é primeiro amor e único,
fonte de pura doçura.

Por ti nos infunda o Espírito,
da vida eterna, o caudal;
retribuir desejamos,
o seu amor paternal.

Tu, que sentiste a Trindade,
dá-nos tal graça também,
e, contigo, a sua glória
cantemos para sempre. Amém.

Salmodia do dia corrente.

Leitura breve - Cl 3,1-4
Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus', aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres, pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós também aparecereis com ele, revestidos de glória.

Responsório breve
R. Falou-me o coração, * procurei a vossa face. R. Falou-me.
V. A vossa face eu procuro, Senhor. * Procurei. Glória ao Pai.
R. Falou-me.

Cântico evangélico
Ant. Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém chega ao Pai senão por mim.

Preces
Adoremos a Cristo, chave de todos os segredos do Pai; e digamos com fé:

R. Senhor, mostrai-nos o Pai!

Cristo, que sois o Caminho, a Verdade e a Vida,
- sede o nosso caminho para chegarmos ao Pai. R.

Vós, que sois a Luz do mundo e o Esplendor da glória do Pai,
- iluminai a noite escura da nossa fé, enquanto caminhamos para o Pai. R.

Cristo, Palavra do Pai, que vos fizestes carne, e chamastes Santa Teresa Margarida para imitar pela fé vossa intimidade com o Pai,
- concedei-nos perseverar sempre na vida escondida convosco em Deus. R.

Jesus, espelho e prêmio da humildade, que viestes não para ser servido, mas para servir,
- ensinai-nos hoje a realizar os serviços mais humildes, agradáveis ao Pai, que vê no segredo. R.

Cristo, Palavra de Deus, que vos fizestes passível e paciente no meio de nós,
- fazei que, a exemplo de Santa Teresa Margarida, sigamos a vós crucificado por amor da vossa Igreja, que é o vosso Corpo. R.

Jesus, que tanto amastes a vossa Mãe, companheira fiel na obra da Salvação,
- fazei que, por intercessão de Maria, estejamos prontos a realizar com amor a vontade do Pai. R.
(intenções livres)

Pai Nosso

Oração
Senhor, Nosso Deus, que concedestes a Santa Teresa Margarida encontrar no Coração do Salvador tesouros inestimáveis de humildade e caridade, concedei-nos, por sua intercessão, jamais nos separarmos do amor de Jesus, vosso Filho, que é um só Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Hino
Ó santa virgindade,
Imagem do Deus incorruptível,
Arvore da vida!

Ó santa virgindade,
Coroa de glória e cetro do Reino,
Espelho do Deus imortal!

Ó santa virgindade,
Harmonia de um mistério admirável,
Como são belas as coroas
E as vitórias dos teus combates!

Ó santa virgindade,
Luz da liberdade e vida celeste,
Templo de Deus e morada do grande Rei!

Ó santa virgindade,
Paraíso do Onipotente,
Herança da família do Deus imortal!

Ó santa virgindade,
Glória de Deus, fraternidade dos Anjos,
Árvore florescente de perpétua santidade!

Ó santa virgindade,
Em ti se completa a vitória de Cristo,
Em ti resplandece o poder do Onipotente,
Em ti repousa o Espírito de Deus.

Leitura breve - 1Jo 4,16b
Deus é Amor: quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

Responsório breve
R. Águas torrenciais'* jamais apagarão o amor! R. Águas.
V. Nem os rios poderão afogá-lo! * Jamais. Glória ao Pai.
R. Águas.

Cântico evangélico
Ant. Assim como o Pai me amou também eu vos amei: permanecei no meu amor.

Preces
Louvemos a Cristo, que no amor de Deus e do próximo nos legou o seu mandamento supremo; confiantes supliquemos:

R. Concedei-nos, Senhor, o vosso amor.

Cristo, que no vosso Coração nos revelastes o amor eterno do Pai,
- fazei-nos testemunhas vivas do Divino Amor. R.

Cristo, que viestes trazer o fogo à terra,
-inflamai-nos na fogueira deste amor, que abrasava o coração de Santa Teresa Margarida. R

Vós, que sempre fizestes o que agrada ao Pai,
- fazei que a nossa vida seja em tudo uma homenagem de amor filial ao Amor do Pai. R.

Vós, que fizestes do nosso próximo o sacramento da vossa presença,
- concedei que vos sirvamos com amor em todos os irmãos e irmãs, e vos descubramos em cada um deles. R.
(intenções livres)

Vós, que vos apressastes em chamar na flor da idade Santa Teresa Margarida abrasada no vosso amor,
_ apressai-vos em receber quanto antes no Reino eterno do Amor os nossos irmãos e irmãs falecidos. R.

Pai Nosso

Oração
Senhor, Nosso Deus, que concedestes a Santa Teresa Margarida encontrar no Coração do Salvador tesouros inestimáveis de humildade e caridade, concedei-nos, por sua intercessão, jamais nos separarmos do amor de Jesus, vosso Filho, que é um só Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
 
fonte:http://wwww.ordemterceiradocarmose.com.br/2017/08/1-de-setembro.html
https://carmelitasdescalcos.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Veneravel-Tereza-Margarida.jpg 

Um coração seduzido por Jesus!

Um coração seduzido por Jesus! É o que descreve o coração de nossa querida Serva de Deus, irmã Tereza Margarida do Coração de Maria, porque como Jeremias que se sentia incapaz e pequeno para realizar as obras que Deus lhe pedia, ela não só pôde dizer com as palavras, mas sobretudo testemunhar com a vida: ‘Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo: desfaleci, sem forças para suportar” (Jr. 20,7-9). Como foi e é o fogo do amor de Deus que impulsiona os discípulos a testemunharem que Jesus Cristo é o Senhor, irmã Tereza Margarida nada negou a Jesus, deu-lhe tudo, deu-Lhe a vida.

Como as vocações, os “eleitos” de Deus nascem e se fazem no seio de uma família, porque todos somos chamados à santidade, não foi diferente com a “Nossa Mãe”, carinhosamente chamada posteriormente. A serva de Deus nasceu no século Maria Luiza, no dia 24 de dezembro de 1915 na cidade da Borda da Mata, quinta filha de Francisco Marques da Costa Júnior e D. Mariana Resende Costa, que buscaram viver a vocação do matrimônio com fidelidade e generosidade, formando um lar com laços de sincero amor. Foi neste lar fecundo que Maria Luiza nasceu, porque seus pais tiveram a graça de acolherem 12 dons (filhos) vindos do Senhor, até mesmo seu segundo irmão, o primeiro dentre os homens, João, sentiu-se chamado por Deus para a vida sacerdotal, chegando anos depois a ser nomeado bispo e logo arcebispo de Belo Horizonte (1967).

O nascimento da Serva de Deus vem envolvido de providências do Céu, pois veio ao mundo na noite de Natal, dia Daquele que desde ali da simples manjedoura reverberava sua luz radiosa, alcançando e seduzindo o coração dessa menina; outra providência foi que a batizaram numa Igreja dedicada a Nossa Senhora do Carmo, “a 10 de fevereiro de 1916, dia consagrado no calendário litúrgico a Santa Escolástica, monja beneditina, irmã de São Bento” (COTTA, p. 10). Anos depois, seus pais, desejando que seus filhos estudassem e seguissem um rumo melhor na vida, resolvem se mudar de Borda da Mata para Cruzeiros -SP. Como uma faca de dois gumes a atingir o coração, como foi difícil para Maria Luiza pensar ter que deixar seus amigos, seus avós, seus cantos e encantos da cidade natal, mas seu pai foi esperto, foi criativo, motivando seus filhos com ideias de que a nova casa estava envolvida de belezas primaveris, de um grande jardim. Já na nova casa a meninada arteira não perdeu tempo, entre brincadeiras e descobertas, foram se adaptando. Mesmo entre as brincadeiras seu jeito arteiro e sensível (da Maria Luiza) ainda lhe faziam pensar na antiga casa e vida, até mesmo em seus estudos viram-se notar este estado de ânimo, tendo ela que repetir a primeira série; mais adiante, numa nova etapa de sua vida, suas irmãs mais velhas convencem seus pais a enviá-la para o Colégio Bom Conselho, onde ali, mesmo às custas e choradeiras, aprendeu o valor e o amor ao estudo, se dedicando cada vez mais, amadurecendo lentamente auxiliada com uma ótima formação cristã e pedagógica da época. Neste ambiente estudantil tornou-se filha de Maria, amando ainda mais a Mãe de Deus, São José e conhecendo num exemplar de cada a vida através da História de uma Alma de Sta. Teresinha, atuando também ardorosamente da Ação Católica de sua Paróquia.

Jesus não perde tempo! Quando Ele quer todo o coração de uma pessoa sempre arruma jeitos e trejeitos para conquistar aqueles e aquelas para viverem ainda mais próximos Dele; intimamente unidos numa amizade misteriosa. Assim foi com Maria Luiza aos pés do Santíssimo Sacramento numa de suas visitas com a família no Santuário Nacional de Aparecida, sentindo seus primeiros apelos para a vida religiosa. Mas como saber se isso vem de Deus? Numa Vigília Pascal de Cruzeiro sente de maneira mais clara, como a voz chamando Samuel durante a noite, mas mesmo assim ainda quer mais uma confirmação. Num ato um tanto peculiar, pensa em pegar diante de uma estante um livro que servisse de sinal, quando no ato da procura uma moça desconhecida lhe aparece e lhe convence pegar o livro sobre Memórias de Elisabeth da Trindade. Pronto! Ali estava a confirmação! Ali estava como uma abelha atraída pela doçura do néctar. Revela ao pai seu desejo de consagrar-se no Carmelo, mas no princípio seu pai nega, aceitando depois, entrando na clausura do Carmelo de Mogi das Cruzes (que viria ser transferido para uma nova sede, Carmelo de santa Teresinha em Aparecida), com seus 22 anos, no dia 28 de maio de 1937. Poderíamos perguntar: O que faz uma moça dotada de tantos dons se esconder numa clausura? O amor! A consciência de ser profundamente amada por Deus e querer devotar a Ele a única vida que tem, imolando-se numa constante oração aos Seus pés pela humanidade, pois a carmelita com a sua oração abraça o mundo e entrega-o para Deus.

Na nova vida de carmelita descalça não lhe faltaram sacrifícios, superações, aceitando-os todos num profundo espírito de fé e paciência. Acostumada com as atividades da Ação Católica, dos seus dotes para o piano, a nova vida exigiu-lhe humildade, tendo que trabalhar em serviços simples, como o de “desfiar sacos de estopa e enovelar fios para fazer as solas” das alpargatas de suas co-irmãs. O nome novo que lhe deram expressava a vida e missão que no Carmelo Teresiano e na Igreja assumiria, chamando-se então de Ir. Tereza Margarida do Coração de Maria, tendo como sua padroeira a filha de Arezzo-Itália, a Santa Teresa Margarida, que viveu uma vida simples, silenciosa, voltada à contemplação do amor do Coração de Jesus. Passados os anos de formação enfim chega a tão esperada profissão solene (votos perpétuos) que emite no dia 02 de fevereiro de 1942. Não saberia ela que mais tarde assumiria lugares de serviço como auxiliar de mestra de noviças e aos 30 anos sendo eleita sub-priora, tendo que receber de Roma autorização. E quando tudo parecia sossegar, mais uma vez o Senhor a surpreende com um novo pedido, como a Pedro, que sendo novo se cingia a si mesmo, mas quando velho, outros lhe cingiriam e lhe enviariam para onde ele não queria ir: chega-lhe o pedido de fundação de um novo Carmelo, o Carmelo de São José em Três Pontas – MG. Como mulher de fé e confiança em Deus, verdadeira filha de santa Teresa, uma vez decidida a empreitada disse: “Para São José, eu nada posso negar, porque Ele nunca me recusou nada”. E para lá foi e lá ficou com as suas irmãs fundadoras, semeando na terra fértil a semente do carisma carmelitano nessa nova casa, que não lhe pouparam esforços para fincar raízes profundas. Bendito seja Deus! No dia 22 de janeiro de 1969 a nova casa estava nos moldes para a vida conventual carmelitana.

De todo esse percurso o que podemos aprender com essa mulher de corpo frágil, mas de espírito forte? Que importância para o Carmelo e para a Igreja a vida e modelo da Serva de Deus Tereza Margarida, Nossa Mãe, nos deixou? É perceptível que na vida de Nossa Mãe se cumpriu aquelas palavras cantadas pela Virgem Maria em seu Magnificat: “Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes”. Sim, como um amigo que não nega nada ao amigo, entregando-se livremente sem esperar recompensas, a vida de Nossa Mãe testemunhou a beleza da humildade, a beleza daqueles que vão, vendem tudo o que tem e O seguem, a beleza do testemunho de quem encontrou aquela pedra preciosa no terreno da vida e não guardou só para si, multiplicou, triplicou, transbordou vida por onde passou. E para o Carmelo? Ah! Resgatou mais uma vez aquela profundidade, aquele encanto da maternidade espiritual, que independentemente de quem fosse, ela estava ali, como a virgem prudente, com sua lâmpada da oração acesa, iluminando os passos de seus filhos nas sendas da vida, com um sorriso, com uma palavra, com o seu silêncio, com o seu jeito carinho e firme de ser. E por fim, que testemunho deixa para a Igreja e para o mundo? Nos corações onde reinam muitas vezes aquelas sequidões e vozes áridas, desnorteamentos e desuniões, o testemunho de vida da serva de Deus Tereza Margarida, Nossa Mãe, como boa monja carmelita e cristã que foi, vem trazer à tona aquele convite de Jesus – “Já não vos chamo servos, mas amigos”! -; sim, é a partir daí, dessa amizade sincera com Jesus através da oração, do trato amoroso, do trato amigável com Jesus que as trevas darão lugar à luz, que os embates sem fim darão lugar à comunhão, que os olhos ferozes darão lugar a novos olhares cheios de bondade e compaixão, mirando o irmão que sofre no meio do caminho, sensibilizando com ele, passando da dimensão do apenas ver, mas nutrido desde dentro dessa amizade com Jesus, olha, para, cura-lhe as feridas, toma-o em suas mãos e o leva para dentro, para dentro do coração, para dentro de um cuidado interior, para dentro de um ambiente de diálogo, de partilha, de cura. Porque como diz santa madre Teresa de Jesus para suas filhas e filhos: “Recordai-vos de que é necessário alguém que faça a comida do Senhor, e considerai-vos felizes por O servirdes como Marta. Vede que a verdadeira humildade reside em nossa disposição de nos contentar com aquilo que o Senhor quiser de nós e em nos considerar sempre indignas de ser tidas por servas Suas. Se contemplar, ter oração mental, ter oração vocal, curar os enfermos, servir nas coisas da casa e trabalhar – mesmo nas tarefas mais humildes – é servir ao Hóspede que vem ter conosco, ficando em nossa companhia, comendo conosco e conosco se recreando, que nos importa servi-Lo mais de uma maneira do que de outra?” (Caminho de Perfeição, 17, 6). É o testemunho de quem se deixou amar por Deus, se deixou transformar por Deus e numa explosão de amor não suportou, abraçou o “Ide” e foi para dentro, para o alto, para as águas profundas da misericórdia divina e por isso alcançou tantos corações que até hoje rezam: Nossa Mãe, Tereza Margarida, cuida de nós!

Com orações,

Fr. Luiz Maria de Santa Teresa de Jesus, ocd

Infunde Amórem Córdibus

Referências:

Livro: Testemunha do Deus Amor, Madre Tereza Margarida do Coração de Maria, “Nossa Mãe”, escrito por Augusta de Castro Cotta, CDP (Irmã Camélia).

fonte:https://carmelitasdescalcos.com.br/veneravel-tereza-margarida-do-coracao-de-jesus/

 

HINO - VERSOS - LAUDES -VÉSPERAS

 BOM DIA!

Criador das alturas celestes,

vós fixastes o caminho da luz

para a lua, rainha da noite,

para o sol, que de dia reluz.

Vai-se a treva, fugindo da aurora,

e do dia  se espalha o clarão.

Nova força também nos desperta

e nos une num só coração.

O nascer deste dia convida

a cantarmos os vossos louvores.

Do céu jorra uma paz envolvente

harmonia de luz e de cores.

Ao clarão desta luz que renasce, 

fuja a treva e se apague a ilusão.

A discórdia não trema nos lábios, 

a maldade não turve a razão.

Quando o sol vai tecendo  esse dia, 

brilhe a fé com igual claridade, 

cresça  a espera nos bens prometidos

e nos una uma só caridade.

Escuta-nos, ó Pai piedoso,

e vós, Filho, do Pai esplendor,

que reinas, com o Espírito Santo,

na manhã sem ocaso do amor.  


 

Já o dia nasceu novamente.

Suplicamos, orando, ao Senhor 

que nos guarde do mal neste dia

e por atos vivamos o amor.

Ponha freios à língua e a modere,

da discórdia evitando a paixão;

que nos vele o olhar e o defenda

da vaidade e de toda a ilusão.

Sejam puros os seres no íntimo,

dominando os instintos do mal.

Evitemos do orgulho o veneno,

moderando o impulso carnal.

Para que no final deste dia,

quando a noite, em seu curso, voltar,

abstinentes e puros, possamos 

na sua glória e louvores cantar.

Glória ao Pai, ao seu Unigênito

e ao Espírito Santo também.

Suba aos Três  o louvor do universo

hoje e sempre, nos séculos.Amém! 

 


São José, do céu a glória, 

esperança verdadeira

que reluz na nossa vida,

proteção de todo o mundo,

ouve os cantos e louvores

da Igreja agradecida.

A ti, filho de Davi,

como esposo de Maria

escolheu o criador.

Quis que fostes o pai do Verbo

e da nossa salvação

diligente servidor 

Reclinando no presépio,

o Esperado dos profetas,

Redentor do mundo inteiro,

tu contemplas, venturoso,

e, unido à Virgem Mãe,

e adoras por primeiro.

O Senhor e Deus do mundo,

Rei dos reis, a cujo aceno

se ajoelha o céu fulgente

e os infernos estremecem,

revestindo a nossa carne,

fez-se a ti obediente.

Glória eterna à Divindade,

Unidade na Trindade,

Deus imenso, Sumo Bem,

que te deu tão grande graça.

Por ti, dê-nos sua vida

e alegria eterna. Amém.  


Lá do alto envia-nos, ó Cristo,

vosso anjo da paz, São Miguel.

Sua ajuda fará seu povo

crescer mais, prosperando, fiel.

Gabriel, o anjo forte na luta,

nosso tempo sagrado visite,

lance fora o antigo inimigo

e, propício, conosco habite.

Envia-nos do céu Rafael.

o bom anjo que cura os doentes,

para a todos os males sarar

e guia nossos atos e as mentes.

Cristo, glória dos coros celestes,

vossos anjos nos venham guiar,

para,unidos a eles um dia,

glória eterna ao Deus Trino cantar.

fonte: Paulus - 2004 

 

LAUDES
Hino
De perfume, ó flor da graça,
do Carmelo encheste as celas;
no céu, hoje, coroada,
brilhas, joia das mais belas.

Ó Margarida, que fulguras
entre os coros virginais
que vão seguindo o Cordeiro,
entre cantos nupciais.

Concede-nos que andemos
no amor íntimo do Esposo,
para ser, Cristo somente,
nossa vida, paz e gozo.

Faze-nos sempre sentir,
do Pai, a excelsa ternura,
que é primeiro amor e único,
fonte de pura doçura.

Por ti nos infunda o Espírito,
da vida eterna, o caudal;
retribuir desejamos,
o seu amor paternal.

Tu, que sentiste a Trindade,
dá-nos tal graça também,
e, contigo, a sua glória
cantemos para sempre. Amém.
Oração
Senhor, Nosso Deus, que concedestes a Santa Teresa Margarida encontrar no Coração do Salvador tesouros inestimáveis de humildade e caridade, concedei-nos, por sua intercessão, jamais nos separarmos do amor de Jesus, vosso Filho, que é um só Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

VÉSPERAS
Hino
Ó santa virgindade,
Imagem do Deus incorruptível,
Arvore da vida!

Ó santa virgindade,
Coroa de glória e cetro do Reino,
Espelho do Deus imortal!

Ó santa virgindade,
Harmonia de um mistério admirável,
Como são belas as coroas
E as vitórias dos teus combates!

Ó santa virgindade,
Luz da liberdade e vida celeste,
Templo de Deus e morada do grande Rei!

Ó santa virgindade,
Paraíso do Onipotente,
Herança da família do Deus imortal!

Ó santa virgindade,
Glória de Deus, fraternidade dos Anjos,
Árvore florescente de perpétua santidade!

Ó santa virgindade,
Em ti se completa a vitória de Cristo,
Em ti resplandece o poder do Onipotente,
Em ti repousa o Espírito de Deus.
 
ração
Senhor, Nosso Deus, que concedestes a Santa Teresa Margarida encontrar no Coração do Salvador tesouros inestimáveis de humildade e caridade, concedei-nos, por sua intercessão, jamais nos separarmos do amor de Jesus, vosso Filho, que é um só Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
fonte:http://wwww.ordemterceiradocarmose.com.br/2017/08/1-de-setembro.html

 

 Já  surge a luz dourada,

a treva dissipando,

qua as almas do abismo

aos poucos vai levando.

Dissipa-se a cegueira

que a todos envolvia;

alegres caminhemos

na luz de um novo dia.

Que a luz nos traga paz,

pureza ao coração,

longe a palavra falsa

o pensamento vão.

Decorra calmo o dia;

a mão, a língua, o olhar.

Não deixa nosso corpo 

na culpa se manchar.

Do alto, nossos atos

Deus vê, constantemente;

solícito nos segue

da aurora ao sol poente.

A glória seja ao Pai,

ao Filho seu também;

ao Espírito igualmente,

agora e sempre. Amém.

 

 

Raiando o novo dia,

as vozes elevamos,

de Deus a graça e glória

em Cristo proclamamos.

Por ele o Criador

compôs a noite e o dia,

criando a lei eterna

que os dois alternaria.

A vós, Luz dos fiéis,

nenhuma lei domina.

Fulgis de dia e de noite,

clarão da luz divina.

Ó Pai, por vossa graça,

vivamos hoje bem,

servindo o Cristo e cheios

do vosso Espírito. Amém.


Senhora gloriosa.

bem mais que o sol brilhais.

O Deus que vos criou

ao seio amamentais.

O que Eva destruiu,

no Filho recriais;

do céu abris a porta

e os tristes abrigais.

Da luz brilhante porta,

sois pórtico do Rei.

Da Virgem veio a vida.

Remidos, bendizei!

Ao Pai e ao Espírito,

poder, louvor, vitória,

e ao Filho, que gerastes 

e vos vestiu de glória.


 

 

 

 

 

 

Eis que e a noite já foge a sombra

e a luz da aurora refulge, ardente.

Nós, reunidos, a Deus oremos

e invoquemos o Onipotente

Deus compassivo, nos salve a todos

e nos afaste de todo mal.

O Pai bondoso, por sua graça,

nos dê o reino celestial.

Assim nos ouça o Deus Uno e Trino,

Pai, Filho e Espírito Santo Consolador.

Por toda a terra vibram acordes

dum canto novo em seu louvor.  

 

Da luz Criador

vós mesmo sois luz

e dia sem fim.

vós nunca da noite 

provastes as trevas:

Só Deus é assim.

A noite já foge

e o dia enfraquece

dos astros a luz.

As estrelas da aurora,

surgindo formosa,

no céu já reluz.

Os leitos deixando,

a vós damos graças

com muita alegria,

porque novamente,

por vossa bondade,

o sol traz o dia.

Ó Santo pedimos

que os laços do Espírito

nos prendam a vós,

e, assim, não ouçamos

as vozes da carne

que clamam em nós.

Às almas não fira

a flecha da ira

que traz divisões.

Livrai vossos filhos

da própria malícia

dos seus corações.

Que firmes na mente

e castos no corpo,

do espírito fiel,

sigamos a Cristo,

Caminho e Verdade,

doçura do céu.

O Pai piedoso

nos ouça bondoso,

e o Filho também.

No laço do Espírito

unidos dominam

os tempos. Amém. 



 

 


A estrela d'alva  já brilha

já nova aurora reluz,

o sol nascente vem vindo

e banha o mundo de luz.

Cristo é o sol da justiça.

Maria, aurora radiante.

Da lei a treva  expulsando,

ó Ana, vais adiante.

Ana fecunda raiz,

que de Jessé germinou,

produz o ramo florido

do qual o Cristo brotou.

Mãe da Mãe santa de Cristo,

e tu, Joaquim santo pai,

pelas grandezas da Filha,

nosso pedido escutai.

Louvor a vós, jesus Cristo,

de quem uma Virgem nascestes.

Louvor ao Pai e ao Espírito, 

lá nas alturas celestes.


  

 

 

 


(imagem- arquivo - orkut)

Louvor à mulher forte,

firme de coração.

Em glória e santidade 

refulge o seu clarão

Calcando aos pés o mundo

das coisas transitórias,

por santo amor ferida,

caminha para a glória.

Domina por jejuns

da carne a rebeldia.

O pão da prece nutre

sua alma de alegria.

Só vós fazeis prodígios,

ó Cristo, Rei dos fortes.

A prece desta santa

na luta nos conforte.

Jesus, a vós a glória!

A nós guiai  também,

com vossa humilde serva,

a vida eterna. Amém!


 

 

 

 

Por várias santas mulheres: 

 Ó Cristo, autor dos seres,

que a tudo governais,

daqueles que vos louvam

as culpas apagais.

Guardai em vasos frágeis

as pedras preciosas.

Mulheres muito fracas

tornastes valorosas.

Sensíveis, delicadas,

mas fortes pelo amor,

recebem  coroa

no Reino do Senhor.

Ao Pai e ao Filho glória,

ao seu Amor também,

poder, louvor, vitória

agora e sempre. Amém.

 

 Transfiguração do Senhor




Laudes da Festa da Transfiguração do Senhor

Jesus, suave lembrança,
nome mais doce que o mel,
dais a perfeita alegria
ao coração do fiel.

Nada mais terno se canta,
nem pode ouvir-se nos céus,
nada mais doce se pensa
do que Jesus, Homem-Deus.

Jesus, doçura das mentes,
do coração claridade,
vós superais todo anseio,
fonte de eterna verdade.

Ao visitardes os seres,
neles reluz a verdade,
do mundo o brilho se apaga
e o amor ardente os invade.

Dai-nos perdão generoso,
conforme inspira o amor.
Dai-nos em vossa presença
ver vossa glória, Senhor.

Louvor ao Filho dileto,
do Pai eterno esplendor,
que pelo laço do Espírito
vive na glória do Amor.

Ant. 1 Neste dia, Jesus Cristo sobre o monte
brilhou em sua face como o sol,
e suas vestes eram brancas como a neve.

Salmo 62(63),2-9

Sede de Deus

Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *
Desde a aurora ansioso vos busco!
= A minh’alma tem sede de vós, †
minha carne também vos deseja, *
como terra sedenta e sem água!

–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, *
para ver vossa glória e poder.
–4 Vosso amor vale mais do que a vida: *
e por isso meus lábios vos louvam.

–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, *
e elevar para vós minhas mãos!
–6 A minh’alma será saciada, *
como em grande banquete de festa;
– cantará a alegria em meus lábios, *
ao cantar para vós meu louvor!

–7 Penso em vós no meu leito, de noite, *
nas vigílias suspiro por vós!
–8 Para mim fostes sempre um socorro; *
de vossas asas à sombra eu exulto!
–9 Minha alma se agarra em vós; *
com poder vossa mão me sustenta.

Ant. Neste dia, Jesus Cristo sobre o monte
brilhou em sua face como o sol,
e suas vestes eram brancas como a neve.

Preces

Oremos ao nosso Salvador, que maravilhosamente se transfigurou no monte diante de seus discípulos; e peçamos cheios de confiança:

R. Na vossa luz, Senhor, vejamos a luz!

Pai clementíssimo, que transfigurastes vosso amado Filho no monte e vos manifestastes no meio da nuvem luminosa,
– fazei-nos ouvir fielmente a palavra de Cristo. R.

Senhor Deus, que saciais os vossos eleitos com a abundância da vossa casa e lhes dais a beber da torrente do vosso amor,
– concedei-nos encontrar no corpo de Cristo a fonte de nossa vida. R.

Senhor Deus, que fizestes resplandecer a luz no meio das trevas e iluminastes os corações para contemplar a vossa claridade no rosto de Jesus Cristo,
– tornai conhecida à humanidade inteira a vida imortal, por meio da pregação do Evangelho. R.

Pai de bondade, que no vosso infinito amor nos destes a graça de nos chamarmos e sermos realmente filhos de Deus,
– concedei que sejamos semelhantes a Cristo quando ele vier na sua glória. R.

(intenções livres)

Pai nosso…

Oração

Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.Conclusão


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Fonte: https://liturgiadashoras.online/laudes-da-festa-da-transfiguracao-do-senhor/


Do Rei avança o estandarte,

fulge o mistério da Cruz,

onde por nós foi suspenso,

o autor da vida, Jesus.

Do lado morto de Cristo,

o golpe que lhe vibraram,

para lavar meu pecado

o sangue e a água jorraram.

Árvore esplêndida e bela,

de rubra púrpura ornada,

de os santos membros tocar

digna, só tu foste achada.

Ó Cruz feliz, dos teus braços

do mundo o preço pendeu;

balança foste do corpo

que ao duro inferno venceu.

Salve, ó altar. salve vítima,

eis que a vitória reluz:

a vida em ti fere a morte,

morte que à vida conduz.

Salve, ó Cruz doce esperança,

concede aos réus remissão;

dá-nos o fruto da graça,

que floresceu na Paixão.

Louvor a vós, ó Trindade,

fonte de todo perdão,

aos que na Cruz foram salvos,

dai a celeste mansão.   

 




 Memória de Nossa Senhora Rainha

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Filha de reis, estirpe de Davi,
como é gloriosa a luz em que fulguras!
Sobre as regiões celestes elevada,
Virgem Maria, habitas nas alturas.

No coração, ó Virgem, preparaste,
para o Senhor dos céus, habitação.
E no sagrado templo do teu seio
Deus toma um corpo e faz-se nosso irmão,

perante quem o mundo se ajoelha
a quem a terra adora, reverente,
a quem pedimos venha em nosso auxílio,
radiosa luz, que as trevas afugente.

Tal nos conceda o Pai de toda a luz
e o Filho que por nós de ti nasceu,
com o Espírito, Sopro que dá vida,
reinando pelos séculos, no céu.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
 

fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-memoria-de-nossa-senhora-rainha/
 

Hino

Sob o peso dos pecados,
oprimidos, te invocamos.
Junto a ti, do céu Rainha,
um refúgio procuramos.

Tu, da vida eterna porta,
ouve o povo em seu clamor.
Restitui a esperança
que a mãe Eva nos tirou.

Ó Princesa e mãe do Príncipe,
pela tua intercessão,
dá-nos ter a vida eterna,
e no tempo a conversão.

Quando oras, ó santíssima,
os eleitos também oram.
O Senhor, por tuas preces,
dá a graça aos que lhe imploram.

Ó Rainha e Mãe de todos,
dos teus filhos ouve a voz,
e, depois da vida frágil,
a paz reine sobre nós.

Honra e glória ao Pai, ao Filho
e ao Espírito também,
que de glória te vestiram
no esplendor dos céus. Amém.


Ant. Excelsa Rainha do mundo, Maria, ó Virgem perpétua,
gerastes o Cristo, Senhor, de todos o Deus Salvador.

Preces

Celebremos nosso Salvador, que se dignou nascer da Virgem Maria; e peçamos:

R.Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!

Oração

Ó Deus, que fizestes a Mãe do vosso Filho nossa Mãe e Rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o Reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
 

Fonte:https://liturgiadashoras.online/vesperas-da-memoria-de-nossa-senhora-rainha/

 


Nasceu em Lima (Peru) no ano 1586; já durante o tempo que viveu em sua casa, dedicou-se de modo invulgar à prática das virtudes cristãs; mas quando tomou o hábito da Ordem Terceira de São Domingos, fez os maiores progressos no caminho da penitência e da contemplação mística. Morreu no dia 24 de agosto de 1617.

Oficio das Leituras

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras.

Hino

Ó anjos do céu,
cantai esta Rosa,
brotada na terra,
tão bela e formosa!

Foi ela que a América
ao céu ofertou,
mas que a todo o mundo
de amor perfumou.



Aos mudos e cegos
dá voz e visão,
e a todos socorre
com sua oração.

Com Rosa a Trindade,
na terra, louvemos;
com ela no céu,um dia cantemos.


 Virgem sábia e vigilante, já brilhais na eterna glória
com Jesus, o eterno Verbo, vosso Esposo imaculado.


Oração

Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

fonte:https://liturgiadashoras.online/oficio-das-leituras-da-festa-de-santa-rosa-de-lima/

 

SANTA MÔNICA

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Na nobre serva de Cristo
com grande esplendor brilhou
da mulher forte a beleza,
que a Santa Bíblia cantou.

Viveu a fé, a esperança
e a caridade integral,
raiz das obras perfeitas
de puro amor fraternal.

Por suas preces movido,
Jesus, salvai os culpados,
e assim a vós louvaremos
de corações renovados.

Glória e poder a Deus Pai,
do qual o mundo provém,
a vós, ó Cristo, e ao Espírito,
agora e sempre. Amém.
 FONTE: Liturgia das Horas
 

Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes misericordioso as lágrimas de Santa Mônica pela conversão de seu filho Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria-das-horas/dia-27-quarta-feira-3/

 

. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino


Doutor eterno, vos louvamos, Cristo,
que revelais a salvação aos povos.
Só vós, Senhor, tendes palavras vivas
que nos dão vida e geram homens novos.

Nós proclamamos, Bom pastor do orbe,
que vós, do alto, confirmais a Esposa
e suas palavras, pelas quais, constante,
está no mundo como luz radiosa.

Também nos destes refulgentes servos,
que resplandecem como estrelas de ouro,
e nos explicam a doutrina santa
da vida eterna, singular tesouro.

Por isso, ó Mestre, a vossa glória soa,
pois dos doutores pela voz nos dais
maravilhosos bens do Santo Espírito,
mostrando a luz com que no céu brilhais.

Implore o justo, celebrado agora,
que o vosso povo possa andar também
pelos caminhos de uma luz crescente,
até vos ver na plena luz. Amém.

Oração

Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-memoria-de-santo-agostinho-bispo-e-doutor-da-igreja/



Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja

LAUDES (Manhã)

1. Hino

Fulge nos céus o grande sacerdote, / brilha e corusca a estrela dos doutores, / e do Universo em todos os quadrantes / da luz da fé espalha os esplendores.

Sião feliz, por filho tão notável / bendize a Deus, Senhor da salvação, / que une a si de modo admirável / e o faz brilhar na luz do seu clarão.

Firmou a fé e, sempre vigilante, / venceu do erro as armas com destreza. / Purificou costumes degradantes / pela doutrina exposta com clareza.

A todo o clero brilhas como exemplo, / da grei de Cristo, ó guarda vigilante. / Por tua prece, torna-nos benigna / do Deus supremo a face fascinante.

Glória e louvor aos Três, de quem na terra / sondar quiseste a grande profundeza. / Seu esplendor, agora, eternamente / bebes, na fonte eterna da beleza.

fonte:https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria-das-horas/dia-28-quarta-feira-2/

Laudes do Nascimento de São João Batista

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Logo ao nasceres não trazes mancha,
João Batista, severo asceta,
Mártir potente, do ermo amigo,
grande profeta.

De trinta frutos uns se coroam;
a fronte de outros o dobro cinge.
Tua coroa, dando três voltas,
os cem atinge.

Assim cingido de tanto mérito,
retira as pedras do nosso peito,
torto caminho, chão de alto e baixo,
torna direito.

Faze que um dia, purificados,
vindo a visita do Redentor,
possa em noss’alma, que preparaste,
seus passos pôr.

A vós, Deus Único, o céu celebra,
Trino em pessoas canta também.
Mas nós na terra, impuros, pedimos
perdão. Amém.



Oração

Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-do-nascimento-de-sao-joao-batista/

Laudes da Memória do Martírio de São João Batista

 

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Logo ao nasceres não trazes mancha,
João Batista, severo asceta,
mártir potente, do ermo amigo,
grande Profeta.

De trinta frutos uns se coroam.
A fronte de outros o dobro cinge;
Tua coroa, dando três voltas,
os cem atinge.

Assim cingido de tanto mérito,
retira as pedras do nosso peito,
torto caminho, chão de alto e baixo,
torna direito.

Faze que um dia, purificados,
vindo a visita do Redentor,
possa em noss’alma, que preparaste,
seus passos pôr.

A vós, Deus Único, o céu celebra,
Trino em pessoas canta também.
Mas nós na terra, impuros, pedimos
perdão. Amém.


Oração

Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-da-memoria-do-martirio-de-sao-joao-batista/

EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
 

 V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Por toda a terra fulgura
a silhueta da Cruz,
de onde pendeu inocente
o próprio Cristo Jesus.

Mais altaneira que os cedros,
ergue-se a Cruz triunfal:
não traz um fruto de morte,
dá vida a todo mortal.

Que o Rei da vida nos guarde
sob o estandarte da cruz,
broquel que a todos protege,
farol que a todos conduz.

De coração celebremos
a Cruz de nosso Senhor:
Moisés de braços abertos,
orando em nosso favor.

A Cruz de Cristo abraçando,
reinar possamos nos céus,
com o Pai, o Espírito e o Filho,
Trindade Santa, um só Deus.

Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

fonte:https://liturgiadashoras.online/laudes-festa-da-exaltacao-da-santa-cruz/



Hino

Salve, salve Cruz santa,
salve, glória do mundo,
verdadeira esperança,
nosso gozo profundo.

Salvação nos perigos,
és da graça o sinal.
Dás a todos a vida,
doce lenho vital.

Santa Cruz adorável,
de onde a vida brotou,
nós, por ti redimidos,
te cantamos louvor.

Doce glória do mundo,
nos teus braços abertos
os escravos do lenho
são, no lenho, libertos.

Honra e glória a Deus Pai
pela Cruz de seu Filho,
que, no lenho elevado,
a vestiu com seu brilho.

Honra e glória ao Espírito,
da Trindade na luz.
E nos céus e na terra
brilhe a glória da Cruz.


Eis a Cruz do Senhor: inimigos, fugi!
Triunfou e venceu o Leão de Judá,
a Raiz de Davi! Aleluia.

fonte:https://liturgiadashoras.online/oficio-das-leituras-da-festa-da-exaltacao-da-santa-cruz/



HINO TE DEUM (A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS)

A vós, ó Deus, louvamos,
a vós, Senhor, cantamos.
A vós, Eterno Pai,
adora toda a terra.

A vós cantam os anjos,
os céus e seus poderes:
Sois Santo, Santo, Santo,
Senhor, Deus do universo!

Proclamam céus e terra
a vossa imensa glória.
A vós celebra o coro
glorioso dos Apóstolos,

Vos louva dos Profetas
a nobre multidão
e o luminoso exército
dos vossos santos Mártires.

A vós por toda a terra
proclama a Santa Igreja,
ó Pai onipotente,
de imensa majestade,

e adora juntamente
o vosso Filho único,
Deus vivo e verdadeiro,
e ao vosso Santo Espírito.

Ó Cristo, Rei da glória,
do Pai eterno Filho,
nascestes duma Virgem,
a fim de nos salvar.

Sofrendo vós a morte,
da morte triunfastes
abrindo aos que têm fé
dos céus o reino eterno.

Sentastes à direita
de Deus, do Pai na glória.
Nós cremos que de nov
vireis como juiz.

Portanto, vos pedimos:
salvai os vossos servos,
que vós, Senhor, remistes
com sangue precioso.

Fazei-nos ser contados,
Senhor, vos suplicamos,
em meio a vossos santos
na vossa eterna glória.

(A parte que se segue pode ser omitida, se for oportuno).

Salvai o vosso povo.
Senhor, abençoai-o.
Regei-nos e guardai-nos
até a vida eterna.

Senhor, em cada dia,
fiéis, vos bendizemos,
louvamos vosso nome
agora e pelos séculos.

Dignai-vos, neste dia,
guardar-nos do pecado.
Senhor, tende piedade
de nós, que a vós clamamos.

Que desça sobre nós,
Senhor, a vossa graça,
porque em vós pusemos
a nossa confiança.

Fazei que eu, para sempre,
não seja envergonhado:
Em vós, Senhor, confio,
sois vós minha esperança!

Oração

Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

fonte:https://liturgiadashoras.online/oficio-das-leituras-da-festa-da-exaltacao-da-santa-cruz/