CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

terça-feira, 26 de setembro de 2023

DEVOÇÃO AO DIVINO MENINO JESUS - ORAÇÕES E IMAGENS






 



O dia em que o Menino Jesus apareceu para consolar Santo Antônio

É por causa desta história que Santo Antônio passou a ser representado junto ao Menino Jesus

Aleteia / Ricardo Sanches

Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica. Ficou conhecido como padroeiro dos namorados, dos pobres, dos objetos perdidos… Era um pregador excelente, um Doutor da Igreja.

Seus inúmeros milagres e histórias fizeram devotos em várias partes do planeta. Tanto que ele ficou conhecido como “o santo de todo mundo”.

Um desses “milagres” está relacionado ao Menino Jesus, ao qual o santo sempre teve muita devoção, assim como a Nossa Senhora.

Santo Antônio e o Menino Jesus

Diz-se que, certa vez, Santo Antônio precisou ficar hospedado em Pádua. Foi a família de um senhor nobre que o acolheu em sua casa. Uma noite, o fidalgo, vendo do lado de fora do quarto de Frei Antônio alguns raios de luz, decidiu-se aproximar dos aposentos. O homem ficou surpreso com o que viu: o santo estava segurando nos braços um gracioso menino que suavemente o acariciava.

O senhor, então, entendeu que o próprio Menino Jesus apareceu ao santo para consolá-lo pelas fadigas sofridas em suas missões e pregações. Depois do êxtase, o Frei Antônio procurou o nobre senhor, dizendo que sabia que ele o havia observado durante a aparição. Pediu, então, que o homem não revelasse o que tinha visto. O senhor assim o fez, somente revelando o fato depois da morte do Santo.

A imagem de Santo Antônio





A história acima teria motivado a representação de Santo Antônio com o Menino Jesus nos braços.


De fato, representam-se o Menino Jesus e o Santo Antônio de três formas: 
1- O Menino sobre a Bíblia, lembrando que o santo anunciava Jesus Cristo através de inúmeras citações do Evangelho;
2- O Menino Jesus no colo do santo, representando a intimidade do frei com Jesus;

3. O Menino sendo mostrado ao santo por Nossa Senhora, lembrando também a devoção de Antônio à Mãe de Deus.

fonte:https://igrejadoscapuchinhos.org.br/o-dia-em-que-o-menino-jesus-apareceu-para-consolar-santo-antonio/ 




São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome 'Cristóvão', que significa: 'Aquele que carrega Cristo'. A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Vamos conhecer sua imagem.

O menino Jesus


O menino Jesus nos ombros de São Cristóvão significa que cada vez que o santo atravessou alguém no rio, atravessou o próprio Jesus. 'Tudo o que fizerdes ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazeis' disse Jesus. A caridade e o amor que damos a alguém jamais será esquecido. Todas as vezes que ajudarmos a alguém, saibamos que estamos ajudando ao próprio Jesus. Que São Cristóvão interceda por nós a graça de sempre ajudarmos que quem precisa e com amor.

O globo na mão do Menino Jesus

O globo na mão direita do Menino Jesus simboliza que Jesus é o Senhor. Ele é o dono de tudo e de todos, o mais poderoso. São Cristóvão sentiu em seus ombros uma pequena parte do peso do mundo. Quem realmente tem o mundo em suas mãos é Jesus Cristo. São Cristóvão nos ensina que o cristão também compartilha um pouco do peso do mundo com Jesus. Nossos problemas, às vezes, tem o peso do mundo. Que saibamos leva-lo com a honra de São Cristóvão e com fé no Senhor Jesus.

fonte:https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-sao-cristovao/286/103/

Oração de São Cristóvão

Oração a São Cristóvão

'Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós.'

 




Oração de Santa Teresinha ao Menino Jesus


Santa Teresinha era apaixonada pelo Menino Jesus. A Santa conta em sua autobiografia, que a maior cura que ela recebeu foi a cura do Natal. Onde, ela que antes era uma menina mimada, cresceu em maturidade e graça!

Esquecendo-se de si mesma, Santa Teresinha decidiu fazer de sua vida um holocausto de amor, entregando-se sem reservas ao Deus que se fez criança. Assim, Santa Teresinha passou a viver não com um olhar egoísta, voltado para si e para as suas necessidades, mas com um olhar voltado para Deus. A fim de que cada um dos seus atos fosse realizado com e através do Amor!

Essa memória de Deus, nutriu a vida espiritual de Teresinha durante toda a sua vida. Não à toa, foi devido a essa grande graça que ela adotou o nome “Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face”, quando recebeu o hábito religioso de freira carmelita.

Nesse momento propício de preparação para o Natal, rezemos com amor e devoção esta oração de Santa Teresinha ao Menino Jesus:


“Oh, Pequeno Menino Jesus, meu único tesouro, eu me entrego a todas as suas vontades. Não busco outra alegria que não seja o seu doce sorriso. Concedei-me as graças e as virtudes da sua Santa Infância, para que, no dia do meu nascimento no Céu, os anjos e santos possam me reconhecer como Sua pequena esposa. Amém”.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

SANTA TERESA DO MENINO JESUS E DA SANTA FACE, Carmelita Descalça e Doutora da Igreja: PERFEITA ADORADORA DA INFÂNCIA DE JESUS.


Acredito que praticamente todos os leitores de nosso site são conhecedores da imensa e terna devoção que Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face tinha pela divina Infância de Jesus. Sua espiritualidade, chamada de "Pequena Via" ou caminho da Infância Espiritual, foi toda baseada na contemplação que a Santa fazia deste imenso mistério de amor: um Deus que se fez carne: sendo gerado pelo Espírito Santo no ventre puríssimo da Virgem Maria, nascido pobre e indefeso em Belém de Judá e vivendo uma vida simples em Nazaré da Galileia.


Hoje, noite do Natal do Senhor, trago algumas frases sobre o Menino Jesus ditas por esta que foi, no dizer do Papa São Pio X, a "maior santa dos tempos modernos": Santa Teresinha do Menino Jesus, que na sua simples, porém, profundíssima doutrina, tornou-se uma das poucas santas mulheres proclamadas pela Igreja com o título de "doutora".




"Ó Menino Jesus, meu único Tesouro, eu me abandono a teus divinos caprichos, não quero outra alegria a não ser a de te fazer sorrir".

"Teresa do Menino Jesus da Santa Face, eis aí seus títulos de nobreza, sua riqueza e sua esperança". (MA.85v)

        "Pai eterno, vosso Filho único, o doce Menino Jesus é meu, pois vós mo destes".  (Or.13)





           "Desde algum tempo, eu me oferecera ao Menino Jesus para ser seu brinquedinho, dissera-lhe para não se  servir de mim como de um brinquedo de valor, que as crianças se contentam  em olhar sem ousar tocá-lo, mas como de uma bolinha sem nenhum valor que podia jogar no chão, pisar com o pé, furar, deixar em um canto ou, então, apertar sobre seu coração se isso lhe desse prazer"...  (MA.64r)


 "Eu sou a bolinha do Menino Jesus; se ele quiser quebrar seu brinquedo ele é livre; sim, quero tudo que ele quiser".   (CT.36)


"Quer ser  nesta terra
  O brinquedo do Menino divino?...
  Minha irmã, deseja agradar-lhe?
  Fique na sua mãozinha.

  Se o amável Menino a acaricia
  Se ele a aproxima do seu coração,
  E se, por vezes, ele a deixa
  De tudo faça sua felicidade.

  Procure sempre seus caprichos
  Você encantará os olhos divinos
  A partir de agora todas suas delícia
  Serão seus desejos infantis"... 






        "Na manhã do dia em que eu devia ir ao locutório, refletindo sozinha no meu leito, eu me perguntei que nome teria quando estivesse no Carmelo; sabia que havia uma Irmã Teresa de Jesus, contudo meu belo nome de Teresa não podia ser-me tirado. De repente, pensei no Menino Jesus, que amava tanto e me disse:  'Oh, como seria feliz chamar-me Teresa do Menino Jesus'"!   (MA.31r-31v)


"Aquele que alimenta os eleitos
 Com sua Santa e Divina Essência
 Se fez por vós o Menino Jesus
 Ele reclama vossa assistência
 No Céu sua felicidade é perfeita
 Mas na terra Ele é pobre.
 Dai, minha irmã, um pouco de Leite
 A Jesus, vosso Irmãozinho.
 Ele vos sorri
 E baixinho vos repete:
 'É a simplicidade que amo'" (RP.5,1v)



Quadro pintado por Santa Teresinha: o Divino
Menino sonha com sua Paixão e Morte,
causa da redenção das almas. 


         "Uma cruz! Uma lança! Uma coroa de espinhos!... Eis o que o Menino Jesus escolheu para mostrar à sua esposa quanto Ele a ama! Mas, não é ainda bastante, seu rosto infantil e tão belo, Ele o vê desfigurado, sangrento, irreconhecível! Jesus sabe bem que sua esposa O reconhecerá sempre, que ela estará a seu lado, quando todos o abandonarem, por isso o Menino Jesus sorri para essa imagem sangrenta".  (CT.156)





          "Durante esta provação, compreendi, melhor do que nunca, a provação da Santíssima Virgem e de São José procurando o Menino Jesus"... (MA.51r)





        "Que o divino Menino Jesus encontre em sua alma uma morada toda perfumada dos rosas do amor, que ele encontre ainda a lâmpada ardente da caridade fraterna, que aquecerá seus pequenos membros gelados, que alegrará seu pequeno coração, fazendo-lhe esquecer a ingratidão das almas, que não o amam bastante".   (CT.246)


"Como uma branca margarida
 Que olha sempre o céu
 Seja também a simples florzinha
 Do pequeno Menino de Natal"!  (PN.13,8)


         


    "Eu queria divertir o Menino Jesus, agradar-lhe, queria me entregar a seus caprichos infantis"...   (MA.64r)

"Não se esqueça de rezar por mim durante o mês do querido Menino Jesus, peça-lhe que eu permaneça pequena, bem pequena!... Farei por você a mesma oração, pois conheço seus desejos e sei que a humildade é a sua virtude preferida". (CT.154)


"Minha irmã, você quer saber
 O que deseja o Menino Jesus!
 Pois bem, eu vos direi esta noite
 Como você o fará sorrir.

 Pegue pássaros encantadores
 Faça-os voar no estábulo
 Eles são a imagem das crianças
 Que encantam o Verbo adorável"...
 (RP.5, 3)

"Vinde ao pobre estábulo
 Vossa alma é um cristal brilhante
 Refleti o Verbo adorável
 Os encantos do Deus feito criança". (RP.5,16)
fonte:http://www.santosebeatoscatolicos.com/2017/12/santa-teresa-do-menino-jesus-e-da-santa.html



 
 



 
Oração ao Menino Jesus

Menino Deus,
Eis-nos aqui diante de Tua manjedoura.
Como os reis magos, apresentamos os nossos presentes.
Obrigado por ter se encarnado para nos salvar!

Pedimos pelas famílias que hoje se encontram divididas,
Pais separados e filhos mergulhados nas drogas e no pecado.
Olha para Teus filhos, ouve nossa prece.
Criança abençoada, pedimos por outras crianças,
Que também como Tu não têm onde nascer.

Peça ao Menino Jesus muito amor

Menino Jesus, no Teu aniversário, refaz o
milagre da distribuição do pão do amor,
porque os homens se esquecem de que também
são capazes de realizar o que Tu ensinaste.

Príncipe da paz, devolve ao mundo a Tua paz.
Reavive, Menino, no coração dos homens,
a compaixão, o amor e a misericórdia,
para que eles cuidem das crianças do mundo.
Que sejam alimentadas, não sofram nem chorem.
Que o Menino Jesus cuide de nossas crianças

Menino Jesus, toma em Tuas mãos as crianças.
Livra-as da guerra, da fome, da morte antecipada,
da morte em vida e da dor que não podem
compreender nem deveriam sentir.

Cuida das mulheres grávidas e daquelas que querem engravidar.
Que os homens sejam como São José, e as mulheres como Maria.
Livra o nosso mundo do trauma do aborto, Vós que sois a Vida.
Devolve o sentido de viver àqueles que perderam a felicidade.

Menino que é, coloca no rosto das outras crianças
o sorriso, o amor e a segurança.
Na boca, coloca a comida e a Tua Palavra.

Obrigada, Menino Deus!

Oremos: “Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dá-nos alcançar, por uma vida santa, Teu eterno convívio. Por Cristo nosso Senhor. Amém”.
FONTE:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/oracao-ao-menino-jesus/


Oração de entronização do Menino Jesus no Presépio
 
Deus, Pai de Jesus Cristo, neste Natal,
nós estamos aqui diante do Presépio, da manjedoura onde Jesus nasceu, junto a Maria Santíssima, São José e todos os Anjos e Santos do Céu, para entronizar Jesus em nossos corações, nos corações de nossos familiares e nos corações de todas as pessoas do mundo.

Meu Salvador! Nosso presente a Vós é nossa vida.
Filho do Deus vivo! Olhando Vossa imagem de Menino Jesus,
nosso coração Vos adora; a Vós, que estais no Céu e aqui conosco.
Nós Vos agradecemos porque, nascendo da Virgem Maria,
Vós, o Verbo eterno, fez-se carne e habitou entre nós.

Jesus! Neste Natal, nós Vos ofertamos nossos corpos, mentes e almas,
e Vos pedimos: nascei, crescei e vivei em cada um de nós,
de modo que não sejamos mais nós vivendo, e sim Vós, vivendo em nós.

Jesus! Neste Natal, apoderai-Vos de toda a criação.
Assumi Vosso senhorio sobre todas as vidas e pedi a Deus Pai que venha a nós o Seu Reino.
Amém!
fonte:https://vocacaodejesus.com/oracoes/oracao-de-entronizacao-do-menino-jesus-no-presepio/ 





Oração de súplica ao Menino Jesus
Ó Menino Jesus, a Vós recorro e Vos suplico, pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima: assisti-me nesta necessidade, porque creio firmemente que a Vossa Divindade pode me socorrer! (Pedir a graça) Espero com toda a confiança obter a Vossa santa graça. Amo-Vos de todo o meu coração e com todas as forças de minha alma.Arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados e Vos imploro, ó Bom Jesus, que me fortaleçais para ser vitorioso. Proponho-me não mais Vos ofender e a Vós me ofereço, dispondo-me a sofrer antes de fazer-Vos sofrer.Quero de agora em diante Vos servir com toda a fidelidade, e, pelo Vosso Amor, ó Menino Deus, amarei o meu próximo como a mim mesmo.Ó Menino Onipotente, Senhor Jesus, mais uma vez eu Vos suplico: atendei-me nesta necessidade! (Recordar com grande confiança e certeza a graça que se deseja alcançar) Concedei-me, principalmente, a graça de Vos possuir eternamente, na companhia de Maria Santíssima e de São José, para Vos adorar com todos os anjos na Corte Celestial. Amém.
FONTE:https://pt.aleteia.org/2019/12/24/oracao-ao-menino-jesus-para-pedir-uma-graca-especial/



Consagração dos filhos feita pelas mães

Ó Menino Jesus, Divino Reizinho, pelas mãos da vossa Santíssima Mãe, eu Vos consagro o meu filho (a minha filha / os meus filhos). Dignai-Vos tomá-lo sob a vossa poderosa proteção, preservai-o da doença e de toda a influência má, conservai-o puro e que a vosso exemplo ele cresça em graça e virtudes, diante de Deus e dos homens!

Divino Menino Jesus, abençoai o meu filho!

Divino Menino Jesus, protegei o meu filho!

Divino Menino Jesus, santificai o meu filho!

fonte:

https://meninojesus.pt/oracoes/







Oração de São João Paulo II ao Menino Jesus

A bela e atual oração foi recitada durante a homilia da Missa de Natal de 2003. As épocas do Advento e do Natal proporcionam oportunidades para nos humilharmos diante do Menino Jesus. Existem muitas orações que refletem essa santa humildade.

Uma delas foi escrita por São João Paulo II, proferida durante a homilia da Missa da Noite de Natal de 2003. É uma bela oração, que reflete as muitas dimensões espirituais do Natal e pode nos ajudar a entrar em uma experiência mais profunda da celebração. Reze:

“Ó Menino, que teve como berço uma manjedoura,

Ó Criador do universo, que se despiu da glória divina,

Ó Redentor, que ofereceu seu corpo vulnerável em sacrifício pela salvação da humanidade!

Que o brilho do seu nascimento ilumine a noite do mundo.

Que o poder da sua mensagem de amor frustre as armadilhas orgulhosas do maligno.

Que o dom da sua vida nos faça entender cada vez mais claramente o valor da vida de cada ser humano.

Muito sangue ainda está sendo derramado na terra!

Muita violência e muitos conflitos perturbam a coexistência pacífica das nações!

O Senhor vem para nos trazer a paz.

O senhor é a nossa paz!

O Senhor pode fazer de nós “um povo purificado” e pertencer a vós para sempre, um povo “zeloso por boas ações”.

Pois para nós não é só uma criança que nasce, para nós um filho é dado!

Que mistério insondável está oculto na humildade desta criança!

Nós gostaríamos de tocá-la; nós gostaríamos de abraçá-la.

Maria, que vigia seu Filho todo-poderoso, conceda-nos seus olhos para contemplá-lo com fé; conceda-nos o seu coração para adorá-lo com amor.

Em sua simplicidade, o Filho de Belém nos ensina a redescobrir o verdadeiro significado de nossa existência; ele nos ensina “a viver vidas sóbrias, retas e piedosas neste mundo”. 

Ó Noite Santa, tão esperada, que uniste para sempre Deus e o homem! Tu nos renovas a esperança. Tu nos enches de assombro extasiante. Tu nos garantes o triunfo do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte”

Por esse motivo, permaneçamos em oração.

No luminoso silêncio da tua Natividade, Tu, Emmanuel, continuas falando conosco. E estamos prontos para te ouvir. Amém!”

fonte:https://paroquiarosamistica.org/paroquia/oracao-de-sao-joao-paulo-ii-ao-menino-jesus/

( / Via Aleteia, por Philip Kosloski | Dez 23, 2019)









Oração ao Menino Jesus

Adoro-vos, dulcíssimo Menino Jesus, verdadeiro Filho de Deus desde toda a eternidade e verdadeiro Filho de Maria Virgem na plenitude dos tempos. Adorando a vossa divina pessoa e a humanidade que vos está unida, não posso deixar de venerar o pobre presépio, em que vos reclinastes, ó Santíssimo Menino, e que verdadeiramente foi o primeiro trono de vosso amor. Oh! Possa eu prostrar-me diante vós, com a simplicidade dos pastores, com a fé de São José, com o amor da Bem-aventurada Virgem Maria.
Ó Senhor, que, apenas recém-nascido, vos dignastes repousar neste berço, dignai-vos também derramar no meu coração uma porção, ainda que pequena, daquele júbilo, que deveriam produzir não só a vista da vossa amável infância, mas também as maravilhas que acompanharam o vosso nascimento, em virtude do qual vos suplico que enfim concedais a todo mundo a paz e a boa vontade e, em nome de todo o gênero humano, deis todas as graças e toda a glória ao Pai e ao Espírito Santo que convosco vive e reina como um só Deus por todos os séculos dos séculos. 
Amém!
FONTE https://franciscanos.org.br





“O Verbo se faz Carne — Deus habitou entre nós, o Verbo de Deus — a Misericórdia Encarnada. Vós nos elevastes à Vossa Divindade pela Vossa humilhação. É o excesso do Vosso amor, é o abismo da Vossa misericórdia. Assombram-se os céus com esse excesso do Vosso amor, agora ninguém teme aproximar-se de Vós. Sois o Deus de misericórdia, tendes compaixão da nossa miséria. Sois nosso Deus, e nós, o Vosso povo.” (Diário de Santa Faustina, 1745).⁣

Retire-se, em um instante, para uma oração silenciosa, aproxime-se do Deus de misericórdia que tem tanta compaixão por sua miséria. Tente não se distrair em sua programação diária ou no meio de suas orações. Se puder, na presença do Senhor, reflita sobre o amor de Deus por você ao enviar Seu Filho. Ao acordar e ao dormir, reserve alguns minutos para agradecer a Deus pelo grande presente de Seu Filho. Peça a Ele para lhe encher de alegria ao se preparar para a vinda do Menino Jesus, o Salvador.⁣

Considere a maravilha e a alegria de Santa Faustina ao encontrar o Menino Jesus na véspera de Natal de 1937:⁣

“Quando vim para a Missa do Galo, já no começo da santa Missa, mergulhei toda em profundo recolhimento e vi a gruta de Belém repleta de muita luz. A Virgem Santíssima envolvia Jesus em faixas, inteiramente absorta em grande amor, mas São José ainda dormia. Foi somente quando a Mãe de Deus acomodou Jesus na manjedoura que a claridade de Deus acordou São José que também se pôs a rezar. Porém, em seguida, fiquei a sós com o Menino Jesus que estendia para mim os Seus bracinhos, e compreendi que era para eu tomá-Lo em meus braços. Jesus recostou a Sua cabecinha em meu coração e com o Seu profundo olhar me deu a conhecer que estava sentindo-se bem junto ao meu coração.” (Diário, 1442)

2. Nosso Senhor deixou o céu e se tornou uma criança por nossa causa. Seguindo este exemplo, Ele nos convida a nos tornarmos como criancinhas, crescendo em uma confiança infantil em Deus.

Todos nós, muito facilmente, esquecemos que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade deixou de lado Sua glória e majestade para se tornar pequena por nossa causa. E é assim que Ele nos chama a também vivermos e confiarmos nos planos dEle em nossas vidas. ⁣

Santa Faustina teve uma visão poderosa, após a Sagrada Comunhão, em que o véu foi levantado e ela reconheceu o Menino Jesus como o Senhor do universo:⁣

“Vi de repente o Menino Jesus, em pé ao lado do meu genuflexório, apoiando-se nele com ambas as mãozinhas. Embora fosse um Menino, o temor e o medo invadiram a minha alma, pois vejo Nele meu Juiz, Senhor e Criador, diante de Sua santidade tremem os anjos. Por outro lado, a minha alma foi inundada por um amor inconcebível; pareceu-me que estava morrendo sob a sua influência. Vejo agora que primeiro Jesus fortalece a minha alma e depois a torna capaz de conviver com Ele, porque de outra forma não suportaria o que experimento em determinados momentos”. (Diário, 566)

Não é nenhuma surpresa, então, que o Menino Jesus venha a Ir. Faustina na Missa, em outra visão, para ensinar sua infância espiritual – para pedir-lhe que se torne pequena como Ele:⁣


“Hoje, durante a santa Missa, vi junto ao meu genuflexório o Menino Jesus, como se tivesse um ano de idade, e Ele me pedia que O pegasse nos meus braços. Quando O tomei nos braços, reclinou-se no meu coração e me disse: Sinto-Me bem junto do teu coração. Porque quero ensinar-te a infância espiritual. Quero que sejas muito pequena, porque, quando és pequena, Eu te carrego junto ao Meu Coração, da mesma maneira como tu neste momento Me seguras junto ao teu coração.” (Diário, 1481).

fonte:https://terradamisericordia.com.br/ensinamentos-de-santa-faustina-para-um-natal-misericordioso/

 

 Terço do Menino Jesus

Nas três primeiras contas:“ Pai-Nosso, Ave Maria e Glória.”

Nas contas grandes:“ Ó Meu Jesus, Divino Redentor, amo-vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável”

Nas contas pequenas: “ Divino Menino Jesus, nascei em meu coração e reinai na minha vontade.”

Nas três últimas contas:“Glória ao Pai”

fonte;https://www.mensageiradapaz.org/post/terco-do-menino-jesus 




https://soutodoteumaria.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Divino-Menino-Jesus-retangular.jpg
Esta devoção, ainda pouco conhecida e difundida no Brasil, é constituída de súplicas ao Menino Jesus a fim de que, pelos doze principais mistérios de sua divina infância, Ele se digne abençoar-nos e ter piedade de nó

A seguinte devoção, dedicada aos mistérios da infância de Nosso Senhor, teve origem na França e costuma ser atribuída ao cardeal Pierre de Bérulle (1575-1629), fervoroso defensor do culto ao Menino Jesus. A pedido de inúmeros bispos e pastores, o Papa Pio VII enriqueceu-a de muitas indulgências, a fim de estimular os fiéis a imitarem as amáveis virtudes do divino Infante.

A devoção, da qual oferecemos abaixo uma nova tradução ao português, divide-se em três partes, cada uma das quais consta de quatro invocações ao Menino Jesus, fazendo-nos percorrer os doze principais mistérios da infância de Cristo. Queira Deus que este piedoso exercício, talvez pouco conhecido, ganhe mais espaço entre as devoções do povo fiel, sobretudo na época do Natal.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Apressai-vos, Senhor, em me socorrer.

V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pai-Nosso.

1.º A Encarnação. Ó dulcíssimo Menino Jesus, que para nossa salvação descestes do seio do Pai e, concebido do Espírito Santo, não rejeitastes o útero da Virgem; e, sendo Verbo encarnado, tomastes a forma de servo, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

2.º A visitação. Ó dulcíssimo Menino Jesus, que por meio de vossa Virgem Mãe, ao visitardes Isabel, enchestes a São João Batista, vosso Precursor, do Espírito Santo e o santificastes ainda no ventre materno, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

3.º À espera do parto. Ó dulcíssimo Menino Jesus, encerrado no útero por nove meses, aguardado ansiosamente pela Virgem Maria e por São José, oferecido a Deus Pai pela salvação do mundo, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

4.º O nascimento. Ó dulcíssimo Menino Jesus, nascido da Virgem Maria em Belém, envolto em faixas, posto numa manjedoura, anunciado pelos anjos, visitado pelos pastores, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

A vós, Jesus, que nascestes da Virgem,
seja dada toda glória,
com o Pai e o Espírito criador.
Pelos séculos dos séculos. Amém.

V. Cristo está entre nós.
R. Vinde, adoremos.

Pai-Nosso.

5.º A circuncisão. Ó dulcíssimo Menino Jesus, circuncidado aos oito dias, chamado com o glorioso nome de Jesus e profetizado, no nome e também no sangue, como o nosso Salvador, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

6.º A Epifania. Ó dulcíssimo Menino Jesus, manifestado aos reis magos pela Estrela guia, adorado no colo da Mãe, presenteado com os dons místicos do ouro, do incenso e da mirra, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

7.º Apresentação no Templo. Ó dulcíssimo Menino Jesus, apresentado no Templo pela Virgem Mãe, abraçado por Simeão, revelado a Israel pela profetisa Ana, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

8.º Fuga para o Egito. Ó dulcíssimo Menino Jesus, perseguido pelo iníquo Herodes, deportado para o Egito com vossa Mãe por São José, salvo de uma morte cruel e glorificado pelo testemunho dos Santos Inocentes, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

A vós, Jesus, que nascestes da Virgem,
seja dada toda glória,
com o Pai e o Espírito criador.
Pelos séculos dos séculos. Amém.

V. Cristo está entre nós.
R. Vinde, adoremos.

Pai-Nosso.

9.º Permanência no Egito. Ó dulcíssimo Menino Jesus, que permanecestes no Egito com Maria Santíssima e o patriarca São José até a morte de Herodes, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

10.º De volta a Israel. Ó dulcíssimo Menino Jesus, que voltastes do Egito para a terra de Israel com vossos pais suportando muitas dificuldades no caminho e entrastes na cidade de Nazaré, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

11.º A vida em Nazaré. Ó dulcíssimo Menino Jesus, que vivestes santamente na bendita casa de Nazaré, obediente a vossos pais, cansado pela pobreza e muitos trabalhos, mas confortado por vosso crescimento em sabedoria, idade e graça, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

12.º O reencontro no Templo. Ó dulcíssimo Menino Jesus, conduzido a Jerusalém aos doze anos, procurado com dor por vossos pais e, três dias depois, encontrado com alegria entre os doutores da Lei, tende piedade de nós!
R. Tende piedade de nós, Menino Jesus, tende piedade de nós!

Ave Maria.

A vós, Jesus, que nascestes da Virgem,
seja dada toda glória,
com o Pai e o Espírito criador.
Pelos séculos dos séculos. Amém.

No Natal e sua Oitava (ao longo do ano, omite-se o Aleluia):
V. O Verbo se fez carne, aleluia
R. E habitou entre nós, aleluia.

Na Epifania e sua Oitava:
V. Cristo se manifestou a nós, aleluia
R.Vinde, adoremos, aleluia.

Oremos. Ó Deus eterno e todo-poderoso, Senhor do céu e da terra, que vos revelais aos pequeninos, concedei-nos, nós vo-lo pedimos, que, venerando com dignas homenagens os santos mistérios da infância do vosso Filho Jesus e imitando-os como convém, possamos chegar ao Reino dos Céus prometido aos pequeninos. Pelo mesmo Cristo, Senhor Nosso.
R. Amém.

fonte:https://soutodoteumaria.com.br/uma-devocao-em-honra-aos-misterios-da-infancia-de-cristo/



















Esta "Coroinha" deve a sua origem à venerável religiosa carmelita Margarida do Santíssimo Sacramento, falecida em 26 de março de 1648, em Beaume (França), na idade de 27 anos. Irmã Margarida tornou-se célebre pela sua devoção ao Menino Deus. Compôs, por inspiração divina, um pequeno rosário constituído de três Pai-Nossos em honra da Sagrada Família, e de doze Ave-Marias em memória dos doze anos da infância de Jesus. Jesus mostrou à dedicada serva o quanto esta prática lhe era agradável: fez-lhe ver, numa revelação, estes pequenos terços brilhando com uma luz sobrenatural, prometendo-lhe que a quem o trouxesse e recitasse com devoção, daria graças especiais, sobretudo de pureza e inocência. A recitação desta Coroinha obtém prodígios de graças espirituais e temporais, e é um poderoso escudo contra os Espíritos infernais.

Beijar a medalha (ou imagem) dizendo: Divino Menino Jesus, abençoai-nos.

Nas três contas grandes rezar: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Pai-Nosso.

Nas doze contas pequenas rezar: Ave-Maria.

Depois das doze Ave-Marias, termina-se beijando novamente a medalha (ou imagem) dizendo: Divino Menino Jesus, abençoai-nos. Coroinha ao Menino Jesus de Praga

Pelo sinal da Santa Cruz, de nossos inimigos livrai-nos Senhor, Deus Nosso.

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, criador, Pai e Redentor meu. Por ser Vós quem sois, Bondade infinita, e porque Vos amo sobre todas as coisas, me pesa de todo coração de haver-Vos ofendido. Também me pesa porque podeis castigar-me com as penas eternas do inferno. Ajudado por Vossa divina graça, proponho firmemente nunca mais pecar, confessar-me e cumprir a penitência que me for imposta. Amém.

Abri, Senhor, meus lábios.
E minha boca anunciará Vosso louvor.

Acudi, Oh! Deus, em meu auxílio.
Apressai-vos Senhor a socorrer-me.

Adorada e glorificada seja a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Adorado e glorificado seja o Pai.

O verbo se fez carne. E habitou entre nós.

PAI NOSSO

Primeiro Mistério

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de vossa Encarnação. Ave-Maria

Segundo Mistério

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de vossa Visitação.
 Ave-Maria

Terceiro Mistério

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de vosso Nascimento. Ave-Maria

Quarto Mistério

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério da adoração dos pastores. Ave-Maria

Adorado e glorificado seja o Filho.

O verbo se fez carne. E habitou entre nós.

PAI NOSSO

Quinto Mistério

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de vossa Circuncisão. Ave-Maria

Sexto Mistério:

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério da Epifania. Ave-Maria

Sétimo Mistério:

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de Vossa apresentação no templo. Ave-Maria

Oitavo Mistério:

Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de Vossa fuga ao Egito. Ave-Maria

Adorado e glorificado seja o Espírito Santo.

O verbo se fez carne. E habitou entre nós.

PAI NOSSO

Nono Mistério:Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de Vossa permanência no Egito. Ave-Maria

Décimo Mistério: Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de Vosso regresso a Nazaré. Ave-Maria

Décimo Primeiro Mistério: Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério no mistério de Vossa vida oculta em Nazaré. Ave-Maria

Décimo Segundo Mistério: Divino Menino Jesus, bendito e adorado sejas no mistério de Vossa perda e encontro no Templo. Ave-Maria

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém

Seja bendito o nome do Senhor. Agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém
fonte:https://quemrezasesalva.com.br/oracao/pequena-coroa-do-menino-jesus 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbHGLLWl1Tz-L_2lFa1o7EUX1IvYF0dCCIU8kCn45fqw&sSanta Gemma Galgani

Em 1902, a santa presenciou uma aparição em plena Missa do Galo. Na hora do ofertório, o Menino Jesus se aproximou dela e a apresentou à Virgem desta maneira:
“Vi Jesus, que me ofereceu como vítima ao Pai Eterno. Eu fiquei muito feliz. Ele me atraiu para ele; então ele me levou à nossa Mãe e me apresentou a ela dizendo: “Esta minha filha querida, tu deves considerá-la como filha da minha Paixão”.

Ela escreveu toda a sua experiência mística ao seu diretor espiritual. No final, ela disse: “Padre, meu coração continua batendo forte”.
 

São Francisco de Assis


São Boaventura, redator da biografia de São Francisco de Assis, escreveu como o Menino Jesus apareceu na frente de uma multidão que observava o presépio feito por São Francisco:

“O homem de Deus [São Francisco] estava diante da manjedoura, cheio de devoção e misericórdia, banhado em lágrimas e radiante de alegria; O Santo Evangelho foi encantado por Francisco, o levita de Cristo. Então ele pregou ao povo em torno da natividade do pobre rei; e incapaz de pronunciar seu nome por causa da ternura do seu amor, ele o chamou de “bebê de Belém”. Um corajoso soldado, John de Greccio, que, pelo amor de Deus, havia abandonado a guerra deste mundo e se tornado um amigo querido desse homem santo, disse que viu a criança maravilhosamente linda dormindo na manjedoura, a quem o abençoado pai Francisco abraçou com os dois braços, como se o despertasse do sono.”

fonte: https://pt.churchpop.com/estes-4-santos-receberam-como-presente-de-natal-o-menino-jesus/


https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/files/2012/05/hermann_joseph-blog-copy.pngSão Germano José
O santo que brincava desde pequeno com o menino Jesus


Germano nasceu no ano 1.150 em Colônia, na Alemanha. Era de família poderosa e abastada, que, ainda na sua infância, perdeu todas as suas posses e passou a viver na pobreza.

Mas o que marcou mesmo os tempos de criança de Germano foram as aparições da Virgem Maria, que são contadas em muitas passagens de sua vida. Os fatos foram registrados pela Igreja e narrados pela tradição dos fiéis. Esses registros não ocorreram só na sua juventude, mas durante toda a sua vida. Apesar da falência da família, graças aos próprios esforços, ele estudou e se formou em ciências humanas, assim como, depois, conseguiu o que mais desejava: ingressar num convento para sua formação religiosa. Germano pertenceu à Ordem dos Premonstratenses.

Quanto às revelações, narra a tradição que, desde muito pequeno, Germano conversava horas e horas com Nossa Senhora. Certa vez, teria trazido uma maçã para oferecer a ela e ela estendeu a mão para apanhar a fruta.

Em outra ocasião, teria brincado com o Menino Jesus sob o olhar da Virgem Mãe, que lhe teria apontado uma pedra do piso da igreja, sob a qual Germano sempre acharia dinheiro para seus calçados e roupas, já que o pai não podia mais lhe oferecer nem o mínimo necessário para sobreviver.

Mais velho, conta-se que, ao rezar diante do altar de Maria, uma estranha luz o cercava e ele entrava em êxtase contemplativo.

No fim da vida, ao visitar um convento de religiosas, vizinho ao seu, determinou o lugar onde queria ser enterrado. Era mais um aviso antecipado, pois ali morreu dias depois, durante uma missa, no dia 7 de abril de 1241. Foi enterrado onde desejava.

Desde então, sua sepultura se tornou um local de peregrinação, onde os devotos agradeciam e obtinham graças por sua intercessão, até com a cura de doenças fatais, segundo a tradição dos fiéis. Entretanto, muito tempo depois, quando do seu traslado para o convento onde vivera e trabalhara, por ordem do bispo, Descobriu-se que seu corpo ainda não tinha sinais de decomposição.


Germano José teve sua beatificação em 1958, através do Papa Pio XII e, dois anos depois, o Papa João XXIII aprovou seu culto litúrgico para o dia de sua morte, 7 de abril, autorizando que, ao lado do seu nome, fosse inserida a palavra “santo”.

A igreja de Steinfeld, que ainda hoje guarda suas relíquias, foi declarada basílica menor, sendo ainda local de peregrinação dos fiéis.

Via AASCJ
fonte:https://pt.aleteia.org/2017/04/28/voce-sabe-qual-e-o-santo-que-brincava-desde-pequeno-com-o-menino-jesus/ 

Beato Herman Joseph, o Germano José de Maria

Nossa Senhora sempre olhou com muito amor às crianças, principalmente, as que sofrem. Já reparou que as crianças que foram visitadas por ela eram sempre pequenos pastores muito pobres?!

Pois é. Foi assim com o beato Germano José.

Como Germano José amava muito a Maria, quando tinha 12 anos, no Convento onde ele vivia, os outros noviços, passaram a chamá-lo de o “José de Maria”. Germano não gostou: Mas, eu não mereço este nome, eu não sou digno.”

Mas, Nossa Senhora achou graça e ordenou que aceitasse o lindo nome. Sua amizade com Nossa Senhora começou quando ele era bem pequeno. Ia à escola no inverno (e ele morava na Alemanha onde até nevava) com um sapato furado e sofria muito, até que… Se você quiser saber, assista à história de Germano José…

Germano aprendeu com a Mãezinha que na Igreja o que existe de mais importante é a presença de Jesus na Eucaristia. Muitas vezes, durante o dia ou a noite, ia até onde estava o Sacrário, ajoelhava-se e ficava lá adorando Jesus.

Quando já era um padre, todas as vezes que celebrava a Santa Missa, chorava de tão emocionado que ficava. Às vezes, o povo via em volta dele uma grande luz e o Padre Germano “fora do ar” com o sorriso mais lindo, olhando Jesus na Eucaristia.

Curiosidades

. Germano José era também cantor e compositor. Escreveu muitas canções à Virgem Maria, poesias e o hino mais antigo que existe para o Sagrado Coração de Jesus;

. Até hoje as crianças levam maçâs aos pés da imagem de Nossa Senhora que falou com Germano, na igreja de Santa Maria de Capitole de Colônia, na Alemanha, onde aconteceu essa história, lá pelo ano de 1157.
fonte:https://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/germano-jose/ 


 
Santa Teresa de Ávila estava certo dia caminhando
pelos corredores de seu mosteiro quando,
de repente, viu um Menino de encantadora beleza.
Dirigiu-se a Ele então (sem saber Quem era):
- Como foi que você entrou aqui?
Ele disse:
- E você, quem é?
- Ora, eu sou Teresa de Jesus.
Então Ele, sorrindo, disse:
- E Eu, Eu sou Jesus de Teresa.
E desapareceu...
"...Contigo louvamos o Filho,
Que ao Pai do Céu nos conduz.
Ele é Jesus de Teresa,
Tu, Teresa de Jesus".
 
fonte:http://a-grande-guerra.blogspot.com/2011/12/santa-teresa-e-o-menino-jesus.html
 
A devoção de Santa Teresa d’Ávila ao Menino Jesus

Até hoje, é muito comum vermos a imagem do Menino Jesus nos conventos carmelitas. Entre os grandes tesouros de valor espiritual que Santa Teresa deixou no Carmelo, há várias imagens do pequeno Jesus. Entre estas, uma chama a atenção: a imagem conhecida como “El Lloroncito” (O Chorãozinho).

A bela imagem, que recorda o Menino Jesus de Praga, – que com sua mão direita abençoa e com a esquerda sustenta um globo representando o universo – se encontra no Convento São José, em Toledo; uma das fundações de Teresa de Jesus. A pequena imagem, que mede apenas 20 centímetros de altura, foi talhada em madeira no século XVII. Teresa levou-a para Toledo quando fundou o Convento, em 1569.

De acordo com uma tradição carmelitana, a pequena imagem é chamada “El Lloroncito” por que quando Santa Teresa saía do Convento de Toledo, o rosto do Menino Jesus se transformava.

No dia 8 de Junho de 1580, Santa Teresa se despedia de suas irmãs religiosas de Toledo, para dirigir-se à Segóvia. O coração, naturalmente afetuoso de Teresa, sofria cruelmente nestas despedidas, principalmente quando pensava que não veria novamente suas filhas espirituais. Desta vez, nem ela nem suas queridas irmãs se enganavam, pois todas pressentiam que a Madre chegava ao fim de sua missão aqui na terra. Segundo uma piedosa tradição, até uma imagem do Menino Jesus se juntou às monjas, derramando lágrimas na despedida da Santa de seu querido convento de Toledo. Desde então, as carmelitas chamam esta imagem do Menino Jesus com o carinhoso nome do “Niño Lloroncito”.

Noutra tradição, conta-se que Santa Teresa encontrou-se com o Menino Jesus no Mosteiro da Encarnação, em Ávila. Certo dia, a Madre descia as escadas e tropeçou, enquanto um belo menino lhe sorria. Irmã Teresa, surpresa por ver uma criança dentro do Convento, lhe perguntou: “Quem sois?”. Por sua vez, o menino responde com outra pergunta: “E quem sois vós?”. A Madre lhe disse: “Eu sou Teresa de Jesus”. E o menino, com um amplo e luminoso sorriso, lhe diz: “Pois, eu sou Jesus de Teresa”

Imagem de São João José da Cruz 
A devoção de São João da Cruz ao Menino Jesus

À semelhança de Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz é também um enamorado do Menino Jesus. Como Teresa, João da Cruz gostava das meditações sobre os mistérios da Santa Infância de Jesus, para que os seus irmãos religiosos vissem o amor infinito de Deus ao homem. Estas e outras práticas de devoção ao Menino Jesus passaram de geração em geração e chegaram até aos nossos dias, para modelar os religiosos carmelitas nas casas de formação.

No tempo do Advento, a devoção ao divino Infante era vivida com particular atenção. Enquanto mestre de noviços, São João da Cruz fazia todos os dias a procissão do Menino Jesus pelo claustro, pelas celas dos religiosos, deixando a imagem cada dia na cela dum religioso. Este passava o dia e a noite velando o Menino Jesus.

Uma das cenas mais reveladoras desta devoção de São João da Cruz ao Menino Jesus acontece em 1585, no convento das Carmelitas de Granada. O Santo, extasiado diante de uma belíssima imagem do Menino Jesus, toma-a nos braços e, dançando, canta: “Meu doce e terno Jesus, se amores me hão de matar, agora têm lugar”
https://carmelitas.org.br/a-devocao-de-tres-santos-carmelitas-ao-menino-jesus/

 



















Oração de João XXIII ao Menino Jesus

Uma prece simples e poderosa que pode transformar muitos corações

Doce Menino de Belém,

fazei que penetremos

com toda a alma

neste profundo mistério do Natal.

Colocai no coração dos homens

essa paz que buscam,

às vezes com tanta violência,

e que somente Vós podeis dar.

Ajudai-os a conhecer-se melhor

e a viver fraternalmente

como filhos do mesmo Pai.

Mostrai-lhes também vossa beleza,

vossa santidade e vossa pureza.

Despertai em seu coração

o amor e a gratidão à vossa infinita bondade.

Uni-os em vossa caridade.

E dai a todos nós vossa paz celestial.

Amém.

fonte:https://comunidadeoasis.org.br/oracao-de-joao-xxiii-ao-menino-jesus/

 

 




























Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 14, 1-12)
Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: "É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele".

De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido tê-la como esposa". Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Celebramos neste primeiro sábado do mês de agosto a festa da dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, sob cujo altar-mor se encontra uma relíquia da manjedoura em que teria nascido o Menino Jesus — Deus que se fez carne e se dignou apequenar-se, assumindo a condição de uma criança pobre e frágil, a fim de que tivéssemos a confiança de aproximar-nos dEle. Eis porque é tão salutar a devoção ao divino Infante, já que por ela aprendemos não só a ter doces afetos pelo Senhor, mas também a tratá-lO com simplicidade e ternura, como a um Amigo que, embora infinitamente superior a nós, não recusa fazer-se pequeno para estar conosco (cf. Mt 1, 23; Is 7, 14). Esta devoção é ainda mais proveitosa na medida em que nos permite recordar que Jesus, desde o primeiro instante de sua concepção no ventre puríssimo de Maria, pensava em cada um de nós, amando-nos com um amor singular e infinito. De fato, aquela Criança que contemplamos deitada no estábulo de Belém não é um ser inconsciente, desentendido de tudo quanto O rodeia; é, pelo contrário, o próprio Verbo encarnado, cuja alma esteve sempre desperta e pronta para entregar-se àqueles cuja salvação viera operar. Aproveitemos, pois, este primeiro sábado do mês para correspondermos com mais generosidade à caridade de Nosso Senhor. Ao fazermos hoje nossa comunhão reparadora, dirijamos à Virgem bendita esta doce oração:


"Ó Maria, Virgem e Mãe Santíssima, eis que recebi o vosso amadíssimo Filho, a quem concebestes no vosso seio imaculado, criastes e alimentastes em vosso peito, e abraçastes amorosamente.

 Eis que vos apresento e ofereço com amor e humildade Aquele que vos alegrava contemplar e que vos enchia de delícias, para que O aperteis em vossos braços, O ameis em vosso coração e O ofereçais em supremo culto de adoração à Santíssima Trindade, para vossa honra e glória e pelas minhas necessidades e pelas de todo o mundo. 

Suplico-vos, piedosíssima Mãe, que me alcanceis o perdão de todos os meus pecados e graça abundante para servir o Senhor desde agora com maior fidelidade; e por último a graça da perseverança final, para que possa louvá-lO convosco pelos séculos dos séculos. Amém."

fonte:https://padrepauloricardo.org/episodios/a-devocao-catolica-ao-menino-jesus

 

Relíquia da manjedoura onde Jesus nasceu será restaurada


Conservado na Basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma, o berço sagrado do Menino Jesus está em risco de deterioração. As cinco hastes de aço, que fariam parte da manjedoura, onde Jesus ficou logo depois de nascer, foram encontradas na Terra Santa por Santa Helena, mãe do imperador Constantino.

O Prefeito da sacristia de Santa Maria Maior, o bispo emérito de Terni-Narni-Ameia, Dom Franco Gualdrini, diz que "é necessário uma restauração urgente, não somente da relíquia, mas também do cofre que a guarda, pois se tornou muito vulnerável".

Dom Gualdrini declarou em entrevista à Rádio Vaticano, contou um pouco da história do berço sagrado e afirmou que, logo após as festas, as peças da manjedoura serão entregues a uma comissão de especialistas. O bispo conta ainda um pouco da história do berço sagrado.

"O berço de Jesus já era venerado na Palestina. Em 642, Teodoro, de origem palestina, se torna Papa e então São Sofrônio, que era Patriarca de Jerusalém e seu amigo, lhe doou as relíquias da manjedoura sagrada, que estavam em Belém. Assim chegaram em Roma, e o Papa as envia à Igreja de Santa Maria Maior em 650. Santa Maria Maior desde então foi chamada Santa Maria do Presépio. Durante séculos, os peregrinos que vinham à Roma, veneraram o berço sagrado".

fonte:https://noticias.cancaonova.com/mundo/reliquia-da-manjedoura-onde-jesus-nasceu-sera-restaurada/ 

Relíquia da manjedoura de Jesus Cristo volta para a Terra Santa

Fragmento de madeira passou quase 1400 anos em Roma. Relíquia ficará definitivamente em Belém, onde Jesus nasceu segundo a tradição cristão. 


Após ter passado quase 1400 anos em Roma, um pequeno fragmento de madeira que teria sido tirado da manjedoura de Jesus Cristo foi exposta em Jerusalém nesta sexta-feira (29).
29/11/2019

A relíquia, considerada uma das importantes para os católicos, voltará definitivamente para a cidade de Belém, cidade onde Jesus nasceu (e dormiu na manjedoura) há mais de 2000 mil anos, de acordo com a tradição cristã.

Há relatos de que a relíquia foi enviada a Roma para que ficasse em um local depois que os muçulmanos conquistaram a região ou de que teria sido oferecida como presente para o papa. O fato é que, desde então, ela era propriedade do Vaticano.

Atualmente, o fragmento de poucos centímetros estava exposto na Basílica de Santa Maria Maggiore, na capital italiana.

Foi o Papa Francisco decidiu que o fragmento de madeira, envolto em prata, seria entregue à Custodia Terrae Sanctae, a ordem franciscana responsável pela administração dos locais católicos na Terra Santa.

No sábado, a relíquia deve ser colocada na Igreja de Santa Catarina, perto da Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia.
  
A procedência das relíquias antigas é frequentemente questionada, porém são reverenciadas pelos católicos e sua volta é bastante simbólica para eles.

"Estamos empolgados e agradecemos ao Papa Francisco pelo presente e pelo direito de guardar a santa relíquia", disse Francesco Patton, custódio da Terra Santa para a Igreja Católica, em comunicado. 
fonte:https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/11/29/reliquia-da-manjedoura-de-jesus-cristo-volta-para-a-terra-santa.ghtml

 


 

Deus Se fez teu Filho pequenino; diz-me o que falar!"

A poética conversa com Nossa Senhora que apresentamos a seguir foi composta por Mary Dixon Thayer e divulgada na década de 1950 pelo venerável dom Fulton Sheen, arcebispo norte-americano cuja causa de canonização foi aberta em 2002.

Livre tradução ao português

Querida Senhora vestida de azul, ensina-me a rezar!

 Deus Se fez teu Filho pequenino; diz-me o que falar! 

 Não costumavas, nos teus joelhos, sentá-Lo com afeição? 

 Não Lhe cantavas, tu também, como a mamãe, uma canção? 

 A Sua mãozinha, de noite, tu segurava

s? Contavas a Ele histórias do mundo?

 Ele não chorava? 

Se eu conto a Ele pequenas coisas que me acontecem, tu achas mesmo que essas coisinhas O enternecem?

 Fazem barulho, as asas dos anjos? 

 Tu, que já sabes, conta pra mim! 

 Será que Ele escuta quando eu sussurro?

 Será que Ele entende, agora, se eu falo assim?

 Querida Senhora vestida de azul, ensina-me a rezar! 

 Deus Se fez Teu filho pequenino, tu sabes me ensinar!

fontehttps://pt.aleteia.org/2019/06/14/poema-prece-a-maria-querida-senhora-vestida-de-azul-ensina-me-a-rezar/