CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 5 de junho de 2023

PERDÃO - ORAÇÕES, TERÇO E MENSAGENS












 

 

Oração do Terço do Perdão

  • Fazer o Sinal da Cruz
  • Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
  • Creio
  • Pai Nosso
  • 3x Ave Maria
  • Glória

1ª Dezena do Terço o Perdão

Primeiro Mistério

No primeiro mistério peço perdão a Jesus, pois Ele orou e suou sangue no horto.
Porque, muitas vezes, me deixo levar pelo orgulho, egoísmo, vaidade, raiva e ódio.

  • 1xPai Nosso
  • 10x Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo
  • Glória

Oração

Senhor Jesus, abençoe as pessoas às quais estou perdoando e ajuda-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são.

2ª Dezena do Terço do Perdão

Segundo Mistério

No segundo mistério peço perdão a Jesus, pois Ele foi açoitado na casa de Pilatos.
Porque, muitas vezes, me deixo levar pelo ciúme, inveja, auto-suficiência, hipocrisia, pecados da língua, preguiça e mentira.

  • Pai Nosso
  • 10x Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo
  • Glória

Oração

Senhor Jesus, abençoe as pessoas às quais estou perdoando e ajuda-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são.


3ª Dezena do Terço do Perdão

Terceiro Mistério

No terceiro mistério peço perdão a Jesus, pois Ele foi coroado de espinhos.
Porque me deixo levar pelos maus pensamentos, más palavras, julgamentos e condenações, impurezas e infidelidades.

  • Pai Nosso
  • 10x Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo
  • Glória

Oração

Senhor Jesus, abençoe as pessoas às quais estou perdoando e ajuda-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são.

4ª Dezena do Terço do Perdão

Quarto Mistério

No quarto mistério peço perdão a Jesus, pois Ele carregou a cruz.
Porque, muitas vezes, cometo pecados por falta de aceitação, por reclamar, murmurar, recusando-me a carregar a minha cruz.

  • Pai Nosso
  • 10x Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo
  • Glória

Oração

Senhor Jesus, abençoe as pessoas às quais estou perdoando e ajuda-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são.

5ª Dezena do Terço do Perdão

Quinto Mistério

No quinto mistério peço perdão a Jesus, pois Ele foi crucificado para perdoar os meus pecados, mas eu, infelizmente, não perdôo àqueles que erraram comigo. Senhor Jesus, do alto da cruz o Senhor me ensinou a perdoar. Ajuda-me a perdoar e a amar as pessoas.

  • Pai Nosso
  • 10x Eu amo e perdôo, eu perdôo e amo
  • Glória

Oração

Senhor Jesus, abençoe as pessoas às quais estou perdoando e ajuda-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Magnificat

Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, a partir de agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço. Desconcertou os corações soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua posteridade, para sempre. (cf. Lc 1, 46-55)


 PADRE MARCELO:
ORAÇÃO DO PERDÃO II (Pe. Robert DeGrandis - Livro Caminhando na Luz)

"Pai celestial, peço-Te a graça de perdoar todas as pessoas em minha vida.
Sei que Tu vais me dar a graça e a força para perdoar.
Renuncio a todos os ressentimentos que tenho contra Ti e perdoo-Te quaisquer problemas, morte ou doenças que atingiram a mim ou à minha família.
Sei que Tu não os enviaste como castigo e peço Teu perdão por ter Te acusado, pois Tu és todo o bem e todo o amor ( Ágape ).
Hoje entrego- me a Ti com fé e confiança. Tu me amas mais do que eu amo a mim mesmo (a) e queres a minha felicidade
mais do que a desejo para mim mesmo (a).
Senhor Jesus Cristo, Tu és o Senhor da minha vida.
Por favor, entra mais intimamente no meu coração. Ajuda-me a cooperar Contigo para tirar tudo o que bloqueia o fluxo do Teu amor ou que pode bloquear a ação do Teu Espírito Santo em mim e através de mim.
Por favor, ajuda-me a me abrir para aceitar a graça de repousar em Teu Sacratíssimo coração e permite-me ser amado (a) por Ti.
Senhor, porque me perdoaste, posso perdoar a MIM MESMO (A) por todos os pecados e falhas, por tudo o que acho que é mau em mim.
Senhor Jesus Cristo, perdoo-me por toda busca ao ocultismo:
Senhor Jesus, eu também me perdôo por toda invocação de poderes, que se opõem a Ti ou que não Te honram, junto ao ocultismo.
Senhor Jesus Cristo, também perdoo a MIM MESMO (A) por não ter Te colocado como centro de minha vida, permitindo que outras pessoas ou coisas se tornassem meu deus.
Perdoo a MIM MESMO (A) por ter tomado Teu Santo Nome em vão, pelo uso de linguagem vulgar, pelos mexericos, pelo
incentivo a boatos, por ter contado anedotas obscenas e por ter feito gestos ou comentários impuros.
Perdôo a MIM MESMO (A) por qualquer envolvimento em adultério, por qualquer fornicação ou pecado contra a pureza.
Senhor, eu me perdoo pelo abuso de álcool ou de drogas; pelo abuso de MIM MESMO (A) e de outros, especialmente de meu pai e minha mãe, de meus irmãos e irmãs, de meu cônjuge e de meus filhos.
Perdoo-me por ter mentido, trapaceado, roubado ou por qualquer ato de violência que cometi, especialmente aborto.
Senhor Jesus Cristo, entrego-Te toda a negatividade autodirigida.
Confio-me inteiramente a Ti, peço Teu perdão e sinceramente me perdôo por não ter amado a MIM MESMO (A) e por não ter Te amado dentro de mim.
Senhor Jesus, perdôo à minha MÃE e ao meu PAI por todas as vezes que consciente ou inconscientemente me magoaram; por qualquer falta de afeição, de atenção, de comunicação, de amor, de apoio (emocional ou financeiro) ou de compreensão.
Perdoo-lhes por terem dito, por meio de palavras ou atos, que eu não era desejado (a), mas sim, um acidente, uma carga, um erro, ou que não correspondia ao que esperavam de mim.
Perdoo-lhes por terem abusado de bebida ou de drogas; por terem abusado emocional, física, sexual ou verbalmente um do outro, de meus irmãos ou de mim.
Também perdoo ao meu pai e à minha mãe por terem me abandonado ou dado por adoção; por terem me criticado, embaraçado; por terem esperado demais de mim; por terem me julgado com severidade; por terem me manipulado ou controlado; por não me terem protegido quando precisei de proteção; por terem me punido injustamente; por terem me ofendido ou rejeitado; por terem mantido casos extraconjugais, divorciando-se ou casando-se novamente.
Senhor Jesus, perdoo à minha mãe e ao meu pai, quero pedir-lhes perdão pelas vezes que eu os ofendi e magoei, e que Tu os abençoe no dia de hoje.
Perdoo às MINHAS IRMÃS e aos MEUS IRMÃOS por qualquer ato de desamor ou de negatividade.
Perdoo-lhes pela rejeição a mim, pelas mentiras a meu respeito, pelas ofensas, pelas mágoas que sofri física ou emocionalmente, pela competição no amor de meus pais.
Também perdôo a todos os PARENTES (consanguineos
ou não) por qualquer interferência em meus negócios, em minha família ou em meus assuntos pessoais, por qualquer abuso ou expressão de negatividade.
Rezo por todas essas pessoas e peço a bênção de Deus para cada uma delas.
Perdoo ao meu CÔNJUGE e aos meus FILHOS por qualquer falta de afeição, de comunicação, de consideração, de amor, de obediência, de respeito, de apoio ou de compreensão.
Perdoo-lhes qualquer comportamento abusivo para com eles mesmos, para com os outros ou para comigo: por qualquer abuso de álcool ou de drogas; pelas brigas e discussões e por quaisquer ações que tenham me magoado e
preocupado.
Rezo por todos eles e peço a bênção de Deus para eles.
Perdoo aos meus AMIGOS e aos meus VIZINHOS por qualquer falta de consideração ou de apoio; pelas fofocas sobre mim e sobre minha família; por qualquer prejuízo; por qualquer empréstimo de dinheiro ou de outro bem não devolvido; por quaisquer atos indelicados ou incentivadores à conduta pecaminosa.
Senhor Jesus, perdoo-lhes e peço que Tu os abençoe no dia de hoje.
Senhor Jesus, perdoo a todos os PADRES, RELIGIOSOS, BISPOS e ao PAPA por qualquer falta de bondade, amizade ou apoio.
Perdoo-lhes pela mediocridade, por quaisquer comentários ou ações duras, sermões ruins, ensinamentos de má qualidade ou por qualquer mágoa que possam ter me infligido intencionalmente ou não.
Também perdoo a todos os PAROQUIANOS por qualquer falta de aceitação, por discriminação, mexerico ou ridicularização.
Rezo por eles, Senhor, e peço a Tua bênção sobre eles.
Perdoo ao meu PATRÃO e a todos os patrões anteriores por não apreciarem o meu trabalho; por serem indelicados ou injustos, zangados ou pouco gentis; por não me promoverem; por não me elogiarem por meu trabalho ou por me dispensarem.
Também perdoo a todos os meus COLEGAS DE TRABALHO por mexericarem contra mim, por empurrarem seu trabalho sobre mim, por não cooperarem comigo, por competirem comigo no trabalho ou por tentarem infernizar a minha vida.
Rezo por todos eles e peço a Deus que os abençoe.
Senhor Jesus, agora peço a graça de perdoar, através de um ato de vontade, A PESSOA QUE MAIS ME MAGOOU na vida, a quem eu afirmei que não poderia perdoar, a quem eu disse que jamais perdoaria, a quem me é mais difícil perdoar.
Eu agora quero perdoar-lhe.
Senhor Jesus, peço a Tua bênção para essa pessoa e para todos os meus inimigos, aqueles que me perseguem ou me desejam o mal.
Obrigado, Jesus, por me ajudares a me abrir ao dom e à graça, a aceitá-los e a corresponder a eles, de modo que posso começar a me sentir livre da falta de perdão.
Obrigado (a) Espírito Santo, por iluminares o meu coração e minha mente, por me revelares aqueles a
ORAÇÃO JESUS, EU AMO E PERDOO, EU PERDOO E AMO (Ágape)

"Pai Celestial, inflama em mim o fogo do amor divino (Ágape), Conduze-me a uma união mais profunda com o Senhor através do perdão.
Abre meus olhos e dá-me uma nova visão. Ajuda-me a enxergar as áreas de minha vida que estão em escuridão pela falta de perdão.
Senhor Jesus, ajuda-me a ser obediente, a perdoar. Ajuda-me a amar e a perdoar como Tu amas e perdoas – incondicionalmente (Ágape).
...Ajuda-me a mudar a tendência do meu coração para que as outras pessoas vejam Tua paz reinando vitoriosamente em mim e desejem esta paz que vem de Ti.
Ó doce Espírito Santo, ilumina meu corpo, minha mente, meu coração e minha alma.
Não permitas que nenhuma área do meu ser permaneça em escuridão. Revela-me todas áreas onde há falta de perdão, onde há amargura, ressentimento, ódio e raiva.
Dá-me a força e o desejo de me abrir ao dom e à graça do perdão, de aceitá-los e de agir de acordo com eles.
Toda a glória, honra e louvor ao Senhor, Pai amoroso, agora e por toda a eternidade. Amém".
Oração do Perdão:
"Senhor, Jesus, quero abrir meu coração para perdoar a todos que me ofenderam: Eu perdoo meu pai, minha mãe, e meus irmãos por qualquer atitude de desafeto.
Eu perdoo meu esposo por qualquer falta de atenção, amor e fidelidade.
Eu perdoo as pessoas que me marcaram negativamente, na infância e na adolescência.
Eu perdoo colegas de trabalho, pessoas que tentaram me prejudicar e armaram contra mim.
...Eu perdoo pessoas da Igreja, padres, religiosos, coordenadores de pastoral ou de grupos de oração que me magoaram profundamente.
(Em oração, vá recordando das pessoas que ofenderam você e libere o perdão. Se perdoe por tudo o que você fez no passado e que lhe trouxe tristeza, culpa ou remorso)
Amém.


Oração diante da Cruz de Cristo - Perdão aos inimigos

"Ó meu Jesus, perdôo aos meus inimigos por amor de Ti, perdôo-lhes porque mais gravemente a Ti eu tenho ofendido do que eles a mim.
Meu Jesus, faze que eu Te ame bastante e que não me ame tanto. Ensina-me a dominar as rebeldias da minha natureza e a crucificar as minhas paixões.
Ensina-me a prática da humildade, da vigilância e da oração, para que, em Ti, me fortaleça na obediência à Tua santa lei. Amém".

Jesus, eu amo e Perdôo, eu perdôo e amo
"Pai Celestial, inflama em mim o fogo do amor divino (Ágape).
Conduza-me a uma união mais profunda com o Senhor através do perdão.
Abra meus olhos e dá-me uma nova visão. Ajuda-me a enxergar as áreas de minha vida que estão em escuridão pela falta de perdão.
Senhor Jesus, ajuda-me a ser obediente, a perdoar. Ajuda-me a amar e a perdoar como Tu amas e perdoas....
Ajuda-me a mudar a tendência do meu coração para que as outras pessoas vejam a Tua paz reinando vitoriosamente em mim e desejem esta paz que vem de Ti.
Ó doce Espírito Santo, ilumina meu corpo, minha mente, meu coração e minha alma.
Não permitas que nenhuma área do meu ser permaneça em escuridão. Revela-me todas áreas onde há falta de perdão, onde há amargura, ressentimento, ódio e raiva.
Dá-me a força e o desejo de me abrir ao dom e à graça do perdão, de aceitá-los e de agir de acordo com eles.
Toda a glória, honra e louvor ao Senhor, Pai amoroso, agora e por toda a eternidade. Amém.


Oração de perdão a si mesmo e aos outros


Meu Senhor e meu Deus, cheio de amor e bondade, eu aceito perdoar todas as pessoas em minha vida, a começar por mim mesmo, porque sei que o Senhor me perdoou primeiro. E se o Senhor já me perdoou, também eu me perdoo por todos os meus pecados, faltas e falhas, especialmente por esta situação (apresente a Deus o que o incomoda).

Eu me perdoo por não ser perfeito, por não acertar sempre, eu me aceito como sou e decido deixar de me criticar e ser eu mesmo o meu pior inimigo. Porque o Senhor está em mim, sei que posso viver reconciliado comigo mesmo. Liberto-me de tudo o que guardei contra mim mesmo. Liberto-me dessa prisão para ficar em paz comigo mesmo. Hoje, pelo poder do Espírito Santo, eu me perdoo e me reconcilio comigo mesmo.

Senhor, não quero desperdiçar a minha vida amarrado pela falta de perdão. Mas, às vezes, sinto-me fraco para perdoar. Não consigo perdoar com minhas próprias capacidades. Socorre-me com a tua força!

Sei que o Senhor não permitirá que os relacionamentos difíceis da minha vida se tornem ainda piores. Peço, Senhor, que cure as minhas raivas reprimidas, minhas amarguras e ressentimentos.

Eu tomo a firme decisão de viver reconciliado com as pessoas em minha vida.

Eu perdoo todas as pessoas ligadas a mim. Perdoo-as por todo negativismo e desamor que, querendo ou mesmo sem querer, passaram para mim no decorrer de minha vida. Perdoo especialmente esta pessoa (diga a Deus o nome dela) por esta situação (apresente ao Senhor o motivo). Eu a perdoo de todo o meu coração por qualquer tipo de abuso e decepção. Eu a perdoo, agora, por não ter me dado o amor e o respeito profundos, inteiros e suficientes de que eu tanto precisava. Eu a liberto e me reconcilio hoje com ela.

Sobretudo, meu Deus, peço agora a graça de perdoar a pessoa que mais me feriu na vida. Aquela que é mais difícil de perdoar. Quero perdoá-la agora, mesmo que ainda me sinta ferido e com raiva.

Mostra-me, Senhor, entre os meus amigos, na minha família, e naqueles que já exerceram alguma autoridade sobre mim, a quem em meu coração eu ainda preciso dar o meu perdão. Dá-me essa graça!

Abençoa cada uma dessas pessoas neste dia de hoje, Senhor! Que elas possam sentir-se especialmente livres e amadas por ti, neste momento. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!



Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
fonte:https://blog.cancaonova.com/saojosedoscampos/sem-categoria/oracao-de-perdao-a-si-mesmo-e-aos-outros/

 

“Temos que compreender a todos, temos que conviver com todos, temos que desculpar a todos, temos que perdoar a todos. Não diremos que o injusto é justo, que a ofensa a Deus não é ofensa a Deus, que o mau é bom. No entanto, perante o mal, não responderemos com outro mal, mas com a doutrina clara e com a ação boa: afogando o mal em abundância de bem (cfr. Rom 8, 21)” 9. Não cometeremos o erro daquele servo mesquinho que, tendo-lhe sido perdoado tanto, não foi capaz de perdoar tão pouco.

III. A CARIDADE dilata o coração para que caibam nele todos os homens, mesmo aqueles que não nos compreendem ou não correspondem ao nosso amor. Ao lado do Senhor, não nos sentiremos inimigos de ninguém. A seu lado, aprenderemos a não julgar as intenções íntimas das pessoas.

Das intenções dos outros, não captamos senão umas poucas manifestações externas, que muitas vezes ocultam os verdadeiros motivos da sua conduta. “Ainda que vejais algo de errado, não julgueis imediatamente o vosso próximo – aconselha São Bernardo –, mas desculpai-o no vosso interior. Desculpai a intenção, se não puderdes desculpar a ação. Pensai que terá sido levado a ela por ignorância, por surpresa ou por fragilidade. Se a coisa for tão clara que não vos seja possível dissimulá-la, ainda assim procurai crer desse modo e dizei no vosso interior: a tentação deve ter sido muito forte” 10.

Quantos erros cometemos nos pequenos atritos da convivência diária! Muitos deles se devem a que nos deixamos levar por juízos e suspeitas temerárias. Quantas tensões familiares se converteriam em atenções, se compreendêssemos que esse pormenor indelicado ou esse gesto inoportuno se deveu ao cansaço daquela pessoa depois de um dia longo e difícil! Além disso, “enquanto interpretares com má-fé as intenções alheias, não terás o direito de exigir compreensão para ti mesmo” 11.


A compreensão inclina-nos a viver amavelmente abertos aos outros, a olhá-los com simpatia; alcança as profundezas do coração e sabe encontrar a parte de bondade que há sempre em todas as pessoas.


Só é capaz de compreender quem é humilde. Caso contrário, até as menores faltas dos outros se vêem aumentadas, ao mesmo tempo que se tende a diminuir e justificar as maiores faltas e erros pessoais. A soberba assemelha-se a esses espelhos curvos que deformam a verdadeira realidade das coisas. Quem é humilde é objetivo; e então desculpa com facilidade os defeitos alheios.

O humilde não se escandaliza. “Não há pecado nem crime cometido por outro homem – escreve Santo Agostinho – que eu não seja capaz de cometer pela minha fragilidade; e, se ainda não o cometi, é porque Deus, na sua misericórdia, não o permitiu e me preservou no bem” 12. Além disso, sendo humildes, “aprenderemos também a descobrir muitas virtudes naqueles que nos rodeiam – dão-nos lições de trabalho, de abnegação, de alegria… –, e não nos deteremos demasiado nos seus defeitos, a não ser quando for imprescindível para os ajudarmos com a correção fraterna” 13.

Se assim o pedirmos à Virgem, Ela nos ensinará a saber desculpar – em Caná, Nossa Senhora não critica a falta de vinho, mas ajuda a resolvê-la –, como nos ensinará também a lutar por adquirir essas mesmas virtudes que, por vezes, nos pode parecer que faltam aos outros. Então estaremos em excelentes condições de poder prestar a todos a nossa ajuda.

fonte:https://institutohesed.org.br/perdoar-e-desculpar-2/ 













– Somos pecadores. O pecado é sempre e sobretudo uma ofensa a Deus.
– Sempre encontraremos o Senhor disposto a perdoar. Todo o pecado pode ser perdoado se o pecador se arrepende.
– Uma condição para sermos perdoados: perdoar os outros de coração. Como deve ser o nosso perdão.

I. PAI, PERDOAI-NOS as nossas ofensas, pedimos todos os dias no Pai-Nosso. Somos pecadores, e se dissermos que não temos pecado, nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós1, escreve São João na sua primeira Epístola. A universalidade do pecado aparece com freqüência no Antigo Testamento2 e é sublinhada também no Novo 3. Todos os dias temos necessidade de pedir perdão ao Senhor pelas nossas faltas e pecados. Ofendemo-lo ao menos em coisas pequenas, talvez sem uma expressa voluntariedade atual, mas não há dúvida de que o ofendemos com as nossas ações e com as nossas omissões; por pensamentos, palavras e obras. “O que a Revelação divina nos diz concorda com a experiência. O homem, olhando o seu coração, descobre-se também inclinado para o mal e mergulhado em múltiplos males que não podem provir do seu Criador que é bom […]. Por isso o homem está dividido em si mesmo” 4.
Hoje, enquanto fazemos a nossa oração com o Senhor, como também ao longo do dia, podemos fazer nossa aquela jaculatória do publicano que não se atrevia a levantar os olhos no Templo e que reconhecia, como nós, ter ofendido o Senhor: Meu Deus – dizia, cheio de humildade e de arrependimento –, tem piedade de mim, pecador 5. Quanto bem nos pode fazer esta breve oração, se for repetida com um coração humilde! O Senhor colocou-a na boca do publicano da parábola para que nós a repetíssemos.

Muitas vezes, os homens costumam confundir o pecado com as suas conseqüências. Ficam tristes com o fracasso que introduz na sua vida pessoal ou com a humilhação de terem faltado a um dever ou pelos danos causados a outra pessoa. Vêem o pecado em função das sombras que projeta na imagem que fazem de si próprios ou do dano que causa aos outros. Mas o pecado é sobretudo uma ofensa a Deus, e só secundariamente é que se relaciona com a própria pessoa, com os outros e com a sociedade. Pequei contra o Senhor 6, afirma o rei Davi quando repara no delito que cometeu fazendo que Urias – um amigo e um dos seus melhores generais e com cuja esposa praticara adultério – fosse ao encontro da morte. No entanto, o adultério, o crime perpetrado, o abuso de poder, o escândalo dado ao povo, por mais graves que tivessem sido, julgou-os inferiores em malícia à ofensa que fizera a Deus.
O descumprimento da lei pode acarretar desastres e sofrimentos, mas só existe pecado propriamente dito perante Deus. Pequei contra o céu e contra ti 7, confessa o filho pródigo quando volta arrependido à casa paterna. “Sem esta palavra: Pequei, o homem não pode verdadeiramente penetrar no mistério da morte e da ressurreição de Cristo, para tirar deles os frutos da redenção e da graça. É uma palavra-chave. Evidencia sobretudo a grande abertura do interior do homem para Deus: Pai, pequei contra ti […].

“O Salmista fala ainda mais claramente: Tibi soli peccavi, foi só contra Ti que pequei (Sl 50, 6). “Esse Tibi soli não anula as outras dimensões do mal moral, como é o pecado em relação à condição humana. O pecado, no entanto, é um mal moral de modo principal e definitivo em relação ao próprio Deus, ao Pai no Filho. Assim, pois, o mundo (contemporâneo) e o príncipe deste mundo trabalham muitíssimo para anular e aniquilar este aspecto do pecado.

“Pelo contrário, a Igreja […] trabalha sobretudo para que cada um dos homens se examine a si próprio, com o seu pecado, diante de Deus somente, e para que acolha a penitência salvífica do perdão contida na paixão e na ressurreição de Cristo”8.

Que grande dom do Céu é podermos reconhecer os nossos pecados, sem desculpas nem mentiras, aproximarmo-nos da fonte inesgotável da misericórdia divina e dizer: Pai, perdoai-nos as nossas ofensas! Que paz tão grande nos dá o Senhor!

II. NÃO BASTA reconhecermos os nossos pecados; “é necessário que a sua recordação seja dolorosa e amarga, que fira o coração, que mova a alma ao arrependimento. E ao sentir-nos angustiados, recorramos a Deus nosso Pai pedindo-lhe com humildade que tire os espinhos do pecado cravados na nossa alma”9.

O Senhor está disposto a perdoar tudo de todos. Aquele que vem a mim, não o lançarei fora10. Não é vontade do vosso Pai que está nos céus que pereça um só destes pequeninos11. Mais ainda: como ensina São Tomás, a Onipotência de Deus manifesta-se, sobretudo, em perdoar e usar de misericórdia, porque a maneira que Deus tem de mostrar que possui o supremo poder é perdoar livremente12. No Evangelho, a misericórdia de Jesus para com os pecadores aparece como uma constante: recebe-os, atende-os, deixa-se convidar por eles, compreende-os, perdoa-lhes. Às vezes, os fariseus criticam-no por isso, mas Ele recrimina-os dizendo-lhes que os sãos não necessitam de médico, mas os pecadores, e que o Filho do homem veio buscar e salvar o que tinha perecido13.

A ofensa deve ser perdoada pelo ofendido. O pecado só pode ser perdoado pelo próprio Deus. Assim o fizeram notar a Jesus uns fariseus: Quem pode perdoar os pecados senão unicamente Deus? 14 Cristo não rejeitou essas palavras, mas serviu-se delas para lhes mostrar que Ele tem esse poder precisamente por ser Deus. Depois da Ressurreição, transmitiu-o à sua Igreja, para que Ela pudesse exercê-lo até o fim dos tempos por meio dos seus ministros. Recebei o Espírito Santo – disse aos Apóstolos –; àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos 15.

No sacramento da Confissão, sempre encontraremos o Senhor disposto ao perdão e à misericórdia. “Podemos estar absolutamente certos – ensina o Catecismo Romano – de que Deus se inclina para nós de tal modo que com muitíssimo gosto perdoa a quem se arrepende verdadeiramente. Não há dúvida de que pecamos contra Deus […], mas também é verdade que pedimos perdão a um pai carinhosíssimo, que tem poder para perdoar tudo, e não somente disse que queria perdoar, mas além disso anima os homens a pedir perdão, e até nos ensina com que palavras devemos pedi-lo. Por conseguinte, ninguém pode duvidar de que – porque Ele assim o dispôs – está em nossas mãos, por assim dizer, recuperar a graça divina” 16.

III. PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, rezamos todos os dias. O Senhor espera de nós essa generosidade que nos assemelha a Ele próprio. Porque, se perdoardes aos outros as suas faltas, também o vosso Pai celestial vos perdoará a vós 17. Esta disposição faz parte de uma norma freqüentemente afirmada pelo Senhor ao longo do Evangelho: Absolvei e sereis absolvidos. Dai e ser-vos-á dado… Com a medida com que medirdes, também vós sereis medidos 18.


Deus tem-nos perdoado muito, e por isso não devemos guardar rancor de ninguém. Temos que aprender a desculpar com mais generosidade, a perdoar com mais rapidez. Perdão sincero, profundo, de coração.

Às vezes, sentimo-nos magoados sem uma razão objetiva: apenas por suscetibilidade ou por amor próprio. E ainda que alguma vez se trate de uma ofensa real e de importância, por acaso não ofendemos nós muito mais a Deus? O Senhor “não aceita o sacrifício dos que vivem em discórdia; manda-lhes que comecem por retirar-se do altar e vão reconciliar-se com o seu irmão, para depois poderem apaziguar a Deus com as preces de um coração pacífico. O melhor sacrifício é, para Deus, a nossa paz e a nossa concórdia fraternas, a unidade de todo o povo fiel no Pai, no Filho e no Espírito Santo” 19.

Devemos fazer com freqüência um exame para ver como são as nossas reações em face das contrariedades que a convivência pode ocasionar de vez em quando. Seguir o Senhor na vida corrente é encontrar, também neste ponto, o caminho da paz e da serenidade. Devemos estar vigilantes para evitar a menor falta de caridade externa ou interna. As ninharias diárias – normais em toda a convivência – não podem ser motivo para que diminua a alegria no trato com as pessoas que nos rodeiam.

Se alguma vez temos que perdoar uma ou outra ofensa real, compreendamos que estamos diante de uma ocasião muito especial de imitar Jesus, que pede o perdão para os que o crucificam. Assim saboreamos o amor de Deus, que não busca o proveito próprio; e o nosso coração dilata-se e adquire maior capacidade de amar. Não devemos esquecer então que “nada nos assemelha tanto a Deus como estarmos sempre dispostos a perdoar” 20. A generosidade com os outros conseguirá que a misericórdia divina nos perdoe tantas fraquezas nossas.

fonte:https://institutohesed.org.br/o-perdao-das-nossas-ofensas/