CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

quinta-feira, 10 de abril de 2014

NOVENA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

O bem-aventurado Padre José de Anchieta foi proclamado santo por meio de um decreto que o Papa Francisco Francisco assinou no dia 3 de abril de 2014.

O religioso Jesuíta da Companhia de Jesus, Padre José de Anchieta, com o então provincial do Brasil, padre Manoel da Nóbrega, e outros religiosos jesuítas, fundaram em 25 de janeiro de 1554, no planalto de Piratininga, o Colégio de São Paulo de Piratininga. Nascia, no ponto mais avançado do planalto, sobre uma colina situada no encontro dos rios Anhangabaú e Tamanduateí, a cidade de São Paulo, a maior da América do Sul.

Anchieta desenvolveu uma intensa ação evangelizadora não só em São Paulo, mas também em outros estados brasileiros, como Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

A Arquidiocese de São Paulo está em festa pela canonização de José de Anchieta e acolhe com manifestações de júbilo e Ação de Graças a Deus. Na tarde de ontem, 2, às 14h, todas as igrejas e capelas da Arquidiocese tocaram os sinos, na mesma hora, além de estarem realizando celebrações espontâneas de louvor e agradecimento a Deus. O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu Solene Oração em Ação de Graças pela Canonização de Anchieta, às 18h na Catedral da Sé; o mesmo aconteceu às 19h30 no Pátio do Colégio.

Às 14h30, no Pátio do Colégio, Dom Odilo e os Padres Jesuítas: Mieczyslaw Smyda, Provincial da Província Centro-Leste do Brasil, da Companhia de Jesus; e Carlos Contieri, Diretor do Pátio do Colégio/ SP, concederam entrevista coletiva à imprensa para falar sobre a Canonização de Anchieta.

Dois banners grandes foram expostos com a imagem de José de Anchieta em frente à Catedral da Sé e ao Pátio do Colégio.

No próximo domingo, 6, às 9h30, haverá concentração no Pátio do Colégio com apresentação breve da biografia do Padre Anchieta, intercalada com orações e cantos e um trecho do musical “Anchieta para todos os Povos”, da Comunidade Shalom. Às 10h15, todos sairão em procissão com a relíquia do Padre Anchieta, em direção à Catedral da Sé, onde, às 11h, haverá Missa Solene em Ação de Graças pela Canonização, na Catedral da Sé, presidida pelo Cardeal Scherer e com as presenças do Prefeito Fernando Haddad e do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

A programação será transmitida, ao vivo, por um pool de emissoras: TV Cultura, TV Canção Nova, Rede Vida, Rede Século 21, TV Aparecida, Rede Evangelizar, além da transmissão articulada pela Rede Católica de Rádios, coordenada pela Rádio 9 de Julho da Arquidiocese de São Paulo. Os internautas também poderão acompanhar a Missa da Catedral da Sé no site da Arquidiocese.

Em 24/4, às 18h (horário de Roma), o Papa Francisco presidirá Missa em Ação de Graças pela Canonização de Anchieta, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma.

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, reitera a importância de Anchieta na evangelização de São Paulo e no Brasil. “Esta canonização, há muito esperada por nós, é motivo de especial alegria para todo o Brasil, uma vez que Anchieta é o ‘Apóstolo do Brasil’, assim proclamado já no seu funeral, em 1597. Ele marcou profundamente o início da evangelização, não apenas em São Paulo, mas em boa parte do Brasil. No centro histórico da capital paulista, o Páteo do Colégio lembra que Anchieta foi um dos fundadores desta cidade e também um dos iniciadores da Igreja nesta metrópole”.

“Deus nos oferece uma ocasião singular para o testemunho eloquente do Evangelho do Reino e da ação amorosa de Deus junto de seu povo na cidade. Ao mesmo tempo, a Providência nos convida a renovar-nos na dimensão missionária e da caridade pastoral, olhando para São José de Anchieta”, concluiu Dom Odilo.
A Canonização

No processo de sua canonização, São José de Anchieta não teve reconhecido oficialmente um 2ª milagre, conforme as regras ordinárias da Igreja. No entanto, o Papa Francisco, através do dispositivo chamado “Canonizzazione Equipollente” (Canonização equivalente), e, após certificar-se que Anchieta está em conformidade com os requisitos, estendeu seu culto à Igreja no mundo todo, pois, enquanto Beato, limitava-se aos locais onde atuou.

Padre Cesar Augusto dos Santos, sj, vice-postulador do processo de canonização de Anchieta, e outros responsáveis, redigiram um relatório a fim de demonstrar que o novo santo preenchia os três requisitos para este tipo de canonização: Culto antigo; Testemunho confiável ao longo da história em relação às suas virtudes; e Fama ininterrupta de graças.

São José de Anchieta é o primeiro santo de 2014 e o segundo jesuíta canonizado pelo Papa Francisco. Em dezembro de 2013, o sacerdote francês São Pedro Fabro (1506-1546) foi proclamado santo.
São José de Anchieta (breve histórico)

Nascido na cidade de São Cristóvão da Laguna, na ilha de Tenerife, do arquipélago das Canárias, Espanha, no dia 19 de março de 1534, Anchieta era um jovem inteligente, alegre, estimado e querido por todos. Exímio escritor, sempre se confessou influenciado pelos escritos de são Francisco Xavier. Amava a poesia e mais ainda, gostava de declamar. Por causa da voz doce e melodiosa, era chamado pelos companheiros de "canarinho".

Também tinha forte inclinação para a solidão. Tinha o hábito de recolher-se na sua cela ou de retirar-se para um local ermo a fim de dedicar-se à oração e à contemplação. Certa vez, isolou-se na catedral de Coimbra e, quando rezava no altar de Nossa Senhora, compreendeu a missão que o aguardava. Naquele mesmo instante, sentiu o chamado para dedicar sua vida ao serviço de Deus. Tinha dezessete anos e fez o voto de consagrar-se à Virgem Maria.

Ingressou na Companhia de Jesus e, quando se tornou jesuíta, seguiu para o Brasil, em 1553, como missionário. Chegou na Bahia junto com mais seis jesuítas, todos doentes, inclusive ele, que nunca mais se recuperou. Em 1554, chegou à capitania de São Vicente, onde, junto com o provincial do Brasil, padre Manoel da Nóbrega, fundou, no planalto de Piratininga, aquela que seria a cidade de São Paulo, a maior da América do Sul. No local foi instalado um colégio e seu trabalho missionário começou.

Com a morte do padre Manoel da Nóbrega em 1567, o cargo de provincial do Brasil passou a ser ocupado pelo padre José de Anchieta. Neste posto mais alto da Companhia de Jesus, viajou por todo o país orientando os trabalhos missionários.

José de Anchieta morreu no dia 9 de junho de 1597, na pequena vila de Reritiba, atual cidade de Anchieta, no Espírito Santo, sendo reconhecido como o "Apóstolo do Brasil". Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 1980. A festa litúrgica foi instituída no dia de sua morte.
FONTE:http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/

NOVENA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

"SENHOR, nosso PAI, através do SANTO Padre José de Anchieta, evangelizastes o nosso Brasil. Ele amou os pobres e sofredores, amenizando e curando seus males, e soube ser solidário com os índios, ajudando-os a VOS conhecer e amar em seu próprio idioma e costumes".

"Por esta razão, PAI querido, pela intercessão do santo Padre José de Anchieta, que admiro e estimo, venho VOS suplicar a graça que necessito (faz aqui o seu pedido...), fortalecido pela mediação carinhosa e eficaz de NOSSA SENHORA, que ele também muito amou ao longo de sua existência. Amém".

PAI NOSSO + AVE MARIA + GLORIA + (um ato de piedade, amor ou misericórdia para um pobre necessitado ou doente)
imagens do google:







VIA SACRA ENVIADA PELO PADRE MARCELO ROSSI EM 2013 - PODENDO SER REZADA AINDA