quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FINADOS E MENSAGENS DE CONFORTO
















PADRE MARCELO ROSSI
ORAÇÃO DE CURA DA PERDA DE ENTES QUERIDOS
Deus Pai, obrigado pela vida do meu ente querido (diga o nome de seu ente querido).
Na vossa infinita bondade, quisestes que ele fizesse parte de minha vida.
Creio que foi o Senhor quem lhe deu a vida e que ele (a) morreu não por vossa culpa, mas terminou seu tempo neste mundo. Como eu gostaria que ele (a) estivesse aqui comigo.
Deus Pai, não quero mais r...
eclamar e exigir a presença dele (a) comigo. Isto já não é mais possível.
Deus pai, eu vos agradeço e vos louvo pelo tempo que ele (a) esteve comigo.
Quero vos entregar para sempre meu ente querido (diga o nome).
Ele saiu das vossas mãos.
Acolhei-o, agora, em vossos braços e perdoai seus pecados, como acolhestes e perdoastes o filho pródigo.
Pai, enviai vosso Espírito Santo, para que Ele cure meu coração desta dor. Vinde, Espírito Santo, preenchei o vazio que ficou em mim pela falta deste meu ente querido.
Espírito Santo, apagai dentro de mim a imagem de quando o vi morto. Não quero mais lembrá-lo desfigurado, frio e sem vida.
Espírito Santo, limpai-me destas imagens negativas. Fazei-me relembrar, agora, aquelas imagens mais lindas que tive dele.
Jesus, curai meu coração, para que eu sempre lembre do meu ente querido (diga o nome) com essas imagens lindas. (Nome do ente querido), eu o perdôo, por você ter morrido, por não estar mais comigo e me causar esta dor.
E eu me perdôo por todas as coisas que fiz contra você (diga o nome).
Não pude pedir-lhe perdão, por isso, onde quer que você esteja, eu lhe peço perdão, por aquilo que o ofendi.
Maria, colocaram Jesus em vossos braços, quando o tiraram da cruz, e eu também entrego e consagro para sempre este meu ente querido e minha vida para vós.
Cuidai dele e de mim. Maria minha Mãe, ajudai-me seguir a Jesus, para que, por toda a eternidade, eu possa viver feliz junto com este meu ente querido. Amém.

Termine esta oração rezando 1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e leia Eclesiástico, capítulo 38, versículos de 16 à 24).


TERÇO DAS ALMASNas contas do Pai-Nosso:
Meu Bom Jesus, não me deixeis morrer sem receber os últimos sacramentos.

Nas três contas pequenas:
Meu Jesus misericordioso, meu Deus: creio em Vós porque sois a mesma verdade. Espero em Vós porque sois fiel às vossas promessas. Amo-Vos porque sois infinitamente bom e amável.

Nas contas da Ave-Maria:
Doce coração de Maria, sede a minha salvação.
 ORAÇÃO DA SAUDADEÓ Deus, Pai de Amor e Bondade!
Amanheceu e logo me dispus em meu coração a vir a este lugar onde a minha esperança se renovou como o orvalho da manhã; as lágrimas de meus olhos secaram e o meu pranto se converteu em júbi...
lo; minha alegria entremeou-se com a saudade.
Ouço canções de louvor.
Elas reconstituem a glória de um passado que habita minha consciência.
Minha memória volta no tempo... Vejo os rostos daqueles heróis que semearam a boa semente do evangelho e pavimentaram a estrada para que eu pudesse caminhar com segurança.
Eles falavam com facilidade de Ti e irrompiam em oração sem aviso-prévio; caíam de joelhos em quebrantamento e se levantavam para servir.
Seus lábios sempre tinham um novo cântico, embora a canção fosse a mesma.
Lembro-me que muitas vezes estive a desesperar-me da vida e a entregar-me a paixões fortuitas, mas delas fui demovido pela força da Tua Palavra expressa em poesias e canções de pessoas que me amaram mesmo sem me conhecer.
Hoje, meus olhos contemplam o cenário que abriga as lembranças de um romance sagrado. Vejo aqueles que não me viram...
Suas poesias saltam das páginas do hinário e adentram o meu coração como flechas velozes, aprofundando ainda mais minha saudade... Doce saudade!
Como jambuzeiro bravo que não dava bom fruto, eu fui enxertado na Oliveira, tornando-me um participante da morte e da ressurreição de Jesus.
Ó, Senhor! Não foi sem razão que Teu Filho Jesus estimulou a saudade-lembrança quando deixou-nos o legado da Santa Ceia: “Fazei isto em memória de mim” (1 Coríntios 11. 24).
Senhor... Que doce saudade!
Doce saudade!
Como jambuzeiro bravo que não dava bom fruto, eu fui enxertado na Oliveira, tornando-me um participante da morte e da ressurreição de Jesus.
Ó, Senhor! Não foi sem razão que Teu Filho Jesus estimulou a saudade-lembrança quando deixou-nos o legado da Santa Ceia: “Fazei isto em memória de mim” (1 Coríntios 11. 24).
Senhor... Que doce saudade!
ORAÇÃO PELOS NOSSOS ENTES QUERIDOSBom Jesus, que durante Vossa vida Vos compadecestes das dores alheias, tende piedade das almas de nossos entes queridos que estão no purgatório.
Vós amastes aos Vossos com grande predileção: escutai, pois...
, nossa súplica e concedei em Vossa bondade, aos que levastes de nosso meio, a beatitude no gozo eterno de Vosso infinito amor (Ágape), Amém!

Jaculatórias:

Padre: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
Fiéis: E brilhe para eles a luz perpétua.

Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.
FINADOS
A dor da Separação
A sabedoria popular afirma que uma das certezas absolutas de nossa vida é a de que um dia iremos morrer. No entanto, passamos toda a nossa vida sem nos preocuparmos com a preparação desse momento que, embora o desconheçamos, sabemos que chegará.

Todas as experiências humanas exigem uma reflexão. Em se tratando da experiência da perda de um ente querido, podemos considerá-la como uma das mais difíceis da nossa vida.
A morte da pessoa amada provoca muitos sentimentos: perplexidade, perda do sentido da vida, vazio, depressão, raiva, revolta contra Deus, culpabilidade, impotência... Esses sentimentos podem ser vividos de uma forma adequada, permitindo o desempenho do trabalho cotidiano, apesar sofrimento.

A perda da pessoa amada tem repercussões na experiência da fé. Daí a necessidade da solidariedade na promoção de espaços que propiciem acolhimento, ajuda afetiva e espiritual. Na Sagrada Escritura podemos perceber, principalmente nos salmos, a expressão dos sentimentos inerentes às perdas e aos sofrimentos.

Se você está passando por momentos de dor, crise e sofrimentos pela morte de um ente querido, mantenha sua mão segura nas mãos de Deus, pois, só Ele pode sustenta-lo e dar-lhe forças nessas ocasiões dolorosas.

Que a Palavra do Senhor: “Eu estarei convosco todos os dias...”, “Não se perturbe o vosso coração...” e a certeza de que seu ente querido já se encontra junto de Deus, confortem o seu coração e o de toda a sua família. Saiba que sempre há alguém rezando por você. Tenha fé e confiança no Senhor, Ele jamais o abandonará.

Se necessitar de ajuda espiritual, procure-nos ou comunique-se conosco.
Com a bênção e a paz do Sagrado Coração de Jesus, o nosso abraço e preces.

Ir. Maria Eugênia da Silva, ASCJ
Pato Branco, PR
irmamesilva@bol.com.br
ENXUGAR LÁGRIMAS
Enxugar Lágrimas
Por mais que se diga que a morte faz parte do ciclo da vida,
sempre temos a impressão de que ela chega cedo demais,
surpreendendo nossos sentimentos e atitudes,
nossa vida toda.

Por mais que se diga que a morte não mata o amor,
quando a separação física acontece
e sem a possibilidade de retorno,
nossa sensibilidade estremece
e precisamos da ajuda dos amigos.

Por mais que se diga que a alma é imortal e a vida continua,
quando temos que devolver ao Céu uma pessoa querida,
nossos sentimentos tão humanos
afloram confusos em variadas gamas.

Sei que você acredita, sim, na vida eterna,
acredita que Deus é Pai
e somos filhos amados... mas você precisa de um tempo
para se adaptar a esta nova fase da vida sem essa pessoa
da qual você é herdeira de bens genéticos,
espirituais, culturais e materiais.

Que Deus acolha seus sentimentos de filha e suas preces feitas
de silêncio e lágrimas! Que Deus ilumine você e cada um de sua família
nos assuntos que devem resolver e que as bênçãos do Céu
sejam ainda mais abundantes.

Que a saudade, a tristeza, raiva, o medo e a insegurança,
sejam apenas o paciente prenúncio de um revigorar na fé,
na compreensão da vida, na esperança e no amor!

Que você possa chorar enquanto for necessário
e ao mesmo tempo ir descobrindo
as razões para enxugar suas lágrimas!
Cristalinas e silentes as lágrimas são preces que sobem
ao céu orvalhando os caminhos percorridos,
lavando lembranças, purificando a alma.

Ensine sua SAUDADE a abraçar a ESPERANÇA
de em encontro feliz e esteja atenta para receber os PRESENTES que vêm do CÉU!

Que você tenha sonhos lindos e que a realidade
acolha a sua dor e lhe devolva flores de SERENIDADE e PAZ
NOVENA DAS ALMAS
Oração para todos os dias
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.
Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em Paz. Amém.

Pai eterno, eu vos ofereço o Sangue Precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, para alívio das almas sofredoras que ainda padecem no purgatório.

Suplico a Vós meu Jesus Cristo, Salvador do mundo que lhes devolvais a luz perdida.
Peço que todos os Méritos da Paixão e Morte de Jesus, que as lágrimas e as dores de sua Mãe Santíssima, dêem alívio às almas do purgatório e incluo meus entes queridos nesta novena.

(Diga o nome dos seus falecidos)

Nossa Senhora da Boa Morte, Protetora e Intercessora pelas Almas, Rogai por Elas.

E Vós, Almas Santas e Benditas, ide perante Deus apresentar estas suplicas que faço hoje, neste dia da novena.

(Diga a sua intenção nesta novena)

Rogo-vos, Benditas Almas, que leveis até Deus a minha prece.

Dai-lhes Senhor, o descanso eterno. E a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém
.
FONTE: Padre Reginaldo Manzotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário