TODAS AS POSTAGENS SÃO DO FACEBOOK.
O P. Francisco Torres Ruiz, exorcista e especialista em liturgia da Diocese de Plasencia (Espanha), explica por que San José é invocado como "o terror dos demônios".GRUPO - AFILHADOS DE SÃO JOSÉ
Logo a sua partida, a Virgem Maria aproximou-se de José e pediu-lhe que a abençoasse como marido que era. Seu marido disse-lhe: "Bendita sois vós entre as mulheres e escolhida entre todas as criaturas. Los Angeles e os homens vos louvem, todas as gerações conheçam, magnifiquem e engrandecem a vossa dignidade”
Então São José dirigiu-se a Jesus e tentou ajoelhar-se com profunda reverência, mas Nosso Senhor o tomou em seus braços para segurá-lo.
Naquele momento, seu pai adotivo disse-lhe solenemente: “Senhor meu e Deus Altíssimo, dai a vossa bênção eterna ao vosso escravo e feitura das vossas mãos; perdoai, Rei piedíssimo, as culpas que, como indigno, cometi em vosso serviço e companhia.
Eu vos confesso, engrandeco e de coração rendido vos dou eternamente graças, porque entre os homens me escolheu Vossa inefável dignação para marido de vossa verdadeira Mãe; vossa grandeza e glória sejam meus agradecimentos por todas as eternidades.”
Quando São José acabou de dizer isto, Jesus deu-lhe a bênção e disse-lhe com grande amor:
"Meu pai, descanse em paz e na graça de meu Pai celestial e minha, e aos meus profetas e santos, que vos esperam no limbo, dareis alegres novas de que a sua redenção está chegando"
E São José faleceu em seus braços.
Não será morte, mas um doce sono para ti, minha alma, se ao morreres Jesus e a Virgem Maria te receber! 🕊️🦅🙏🤗❤️ 🩸
"Ó glorioso São José, guardião fiel de Jesus e marido virgem de Maria, com humildade e devoção recorremos a vós neste dia. Tu, que foste escolhido pela Divina Providência para ser o pai terreno do Salvador e proteger a Sagrada Família, intercedei por nós junto ao teu Filho Jesus. Conceda-nos a graça de um coração puro e humilde, capaz de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos..
Ajude-nos a imitar sua fé inabalável, sua obediência silenciosa e seu trabalho incansável. Que, assim como você, saibamos aceitar a vontade de Deus em nossas vidas, mesmo quando os caminhos pareçam incertos e difíceis. Seja nosso guia na vida familiar, protegendo nossos lares de todo mal e promovendo neles o amor, a paz e a concórdia.
Nos momentos de prova e dificuldade, seja nosso porto seguro, nosso conforto nas adversidades e nossa esperança no desespero. Confiamos-te as nossas necessidades espirituais e materiais, as nossas alegrias e as nossas tristezas. Pedimos-te especialmente
(mencione aqui o seu pedido específico).
Glorioso São José, modelo de pai, trabalhador e servo fiel, rogai por nós. "
Amém!
“Todos os dias, durante mais de quarenta anos, depois de Laudes, recito uma oração a São José retirada de um livro de devoções francês do século XIX, da Congregação das Religiosas de Jesus e Maria, que expressa devoção, confiança e um certo desafio a São José”, conta em um dos rodapés, dia 10, desta carta dedicada ao marido de Maria. A oração diz:“Glorioso patriarca São José, cujo poder sabe tornar possíveis as coisas impossíveis, venha em meu auxílio neste momento de angústia e dificuldade.
Leve sob sua proteção as situações tão graves e difíceis que eu confio em você, para que tenham uma boa solução. Meu amado Pai, toda a minha confiança está depositada em ti. Que não se diga que eu te invocei em vão e, como podes fazer tudo com Jesus e Maria, mostra-me que a tua bondade é tão grande quanto o teu poder. "
Amém.
~ PAPA FRANCISCO.
* SÃO JOSÉ, PAI DE JESUS, ROGAI POR NÓS.
SÃO JOSÉ,
CUSTÓDIO DO SENHOR JESUS CRISTO. 🌾São José, rogai a Jesus que venha ao meu coração e o inflame de caridade.
São José, rogai a Jesus que venha à minha inteligência e a ilumine.
São José, rogai a Jesus que venha em minha vontade e a fortaleça.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus pensamentos e os purifique.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus afetos e os ordene.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus desejos e os direcione.
São José, rogai a Jesus que venha em minhas ações e as abençoe.
São José faça Jesus me doar seu Santo Amor.
São José fazei Jesus me doar a imitação de suas virtudes.
São José fazei Jesus me doar a verdadeira humildade de espírito.
São José faça Jesus me doar a paz da alma.
São José que Jesus me doe o santo temor a Deus.
São José que Jesus me doe o desejo da perfeição.
São José faça Jesus me doar a doçura de caráter.
São José que Jesus me doe um coração puro e caridoso.
São José fazei Jesus me doar a graça de suportar com paciência os sofrimentos da vida.
São José, pelo amor que deste a Jesus, ajuda-me a amá-lo de verdade.
São José, receba-me e proteja-me como seu fiel devoto.
São José, eu me coloco em suas mãos, aceite-me e socorra-me.
San Jose, não me abandone na hora da minha morte.
Amém.
Pai celestial, agradecemos por este novo sábado que colocaste em nossas mãos. Obrigado pela vida que pulsa em nós, pelo sopro divino que nos sustenta, pela oportunidade de contemplar o teu rosto em cada amanhecer. Nós te louvamos porque a tua misericórdia se renova a cada manhã como o orvalho que fecunda a terra.
Maria Santíssima, Mãe da Igreja e Rainha dos Mártires, que soubeste não temer perante o anúncio do Anjo e disseste o teu “sim” confiante, ensina-nos a viver sem medo das provas deste mundo. Você que permaneceu firme aos pés da Cruz, interceda por nós para que saibamos abraçar nossa cruz diária com a mesma força e abandono na Divina Providência.
Colocamos em suas mãos sagradas, e no coração de São José, nossas vidas: cada batida do coração, cada pensamento, cada decisão. Entregamos-te nossas famílias, que sejam santuários do teu amor; nossas provas, que se tornem degraus para a santidade; nossas dificuldades, que se transformem em oportunidades de crescimento espiritual.
Consagramos-te por interseção de São José nossos trabalhos, que sejam instrumentos de tua glória; nossos projetos, que sejam sempre orientados para o teu Reino; nossos sonhos, que se alinhem com a tua perfeita vontade.
Espírito Santo, fortaleça-nos com seus dons. Que a sabedoria nos ilumine, a força nos sustente, o temor a Deus nos guie, e o amor divino nos inflame. Que esta terça-feira seja um dia de encontro profundo com você, de oração contemplativa, de serviço generoso ao próximo.
° CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ."Ó Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos perante a vossa presença, para pedir a vossa proteção.
A partir de agora, escolho-te como meu pai, protetor e guia.
Sob o teu abrigo coloco meu corpo e alma, propriedade, vida e saúde.
Aceite-me como seu filho.
Preserve-me de todos os perigos, asseitudes e laços do inimigo.
Me assiste em todos os momentos e principalmente na hora da minha morte. "
Amém.
GLORIOSO E PATRIARCA SÃO JOSÉ, AUMENTE NOSSA FÉ."Eu venho a Vós, peço-vos que me protejais juntamente com meu filho e família, nos proteja deste mundo cheio de provações, assim como protegestes a Sagrada Família mantendo Jesus e a Santíssima Virgem Maria longe do perigo.
Sua Graça perante Deus é imensa, sua intercessão nunca é rejeitada, rogai por mim para que na aflição eu encontre Paz, na fraqueza eu encontre Fortaleza e na minha solidão eu sinta a Presença amorosa de Deus.
Conceda-me a Graça de aprender a praticar seu exemplo, dê-me a Graça de me sentir verdadeiramente Feliz.
Ajude-me São José a pensar menos em mim e abrir espaços no meu coração para que você possa ocupar.
Amado São José, dai-me a Graça de ir adquirindo pouco a pouco um Coração Manzo, Humilde, Paciente e bom como o vosso. "
Amém. 🙌🙏
A Vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio a Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio.
Por esse laço Sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da Divina família, o povo eleito de Jesus Cristo.
Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.
Assisti-nos do Alto do Céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de Seus inimigos e de toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio, a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados com o Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no Céu a Eterna bem-aventurança. Amém!
Ó Glorioso São José,suplico a vós que cubra a Mim e a minha família com seu Manto Sagrado,este mesmo Manto que acolheu,aqueceu e protegeu o pequenino Deus o menino Jesus. Guarda-me neste Santo Manto,assim debaixo dele estarei protegido de todos os perigos e ataques dos inimigos.Eu quero estar debaixo dele em todos os momentos da minha vida, para assim também estar protegido de todas as doenças e pestes,dos perigos visíveis e invisíveis.
São José eu confio no vosso amor e na vossa proteção. Velai por mim dia e noite, e advogai em meu favor e intercedei a Deus por minhas intenções.
Valei-Me São José! Amém.
São José Dormido você que ouve a voz de Deus com prontidão de praticá-la. Hoje confiante em sua poderosa intercessão, consagro-lhe as alegrias e tristezas de cada dia. Consagro a você minha vida, minha casa, minha família e meu trabalho. Ajude-me a imitar você sendo uma pessoa de bem vivendo o amor, o perdão e a verdade, quero seguir seu caminho de Fé.Agora eu te peço São José que dormindo sonhe com esta Petição junto a Deus interceda por mim alcançando esta Graça
( Com confiança se faz a petição)
Como és Padroeiro da Igreja, com o auxílio do Espírito Santo assumo perante Ti o Voto de não faltar à Missa Dominical, Rezar todos os dias com a palavra de Deus, confessar-me regularmente e viver como bom Cristão e devo todo teu.
Amém. 🙌
Oração ao Castíssimo Coração de São José⚜️Oh Castíssimo Coração de São José, pai adotivo de Jesus e esposo puríssimo da Virgem Maria, refúgio seguro das almas e guardião das famílias, acolha hoje a minha súplica com paternal bondade.
Inflama meu coração com tua pureza, fortalece minha fé com tua obediência, e ensina-me a amar Jesus e Maria com o mesmo zelo que ardia em teu coração silencioso e fiel.
Oh glorioso São José, defende-me de todo mal, guarda meu coração na paz e conduz-me sempre pelos caminhos de Deus. Amém.
Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o Anjo do Senhor? Valei-me, São José!
São José, rogai por nós!Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!
São José, cuja proteção é tão grande, tão forte e tão imediata diante do trono de Deus, a Vós confio todas as minhas intenções. Ajudai-me, São José, com a Vossa poderosa intercessão, a obter todos as graças espirituais por meio de Seu Filho Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me aqui na terra, ao Vosso poder Celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem. Ó São José, eu nunca me canso de contemplar-Vos com o Menino Jesus adormecido nos Vossos braços. Não ouso aproximar-me enquanto Ele repousa junto do vosso Coração. Abraçai-O em meu nome, beijai-O por mim seu delicado rosto e pedi-Lhe que devolva este beijo quando eu exalar o meu último suspiro. São José, Padroeiro das Almas que partem, rogai por nós!
Pai Nosso… Ave Maria… Glória ao Pai...
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!
SÃO JOSÉ,modelo de fé silenciosa e
obediência perfeita.
Escolhido por Deus para guardar.
ao Verbo Encarnado na Terra, você
você tornou-se o primeiro adorador.
de Jesus. Essa mesma presença
Divina que você segurou em seus braços, que
Você alimentou e protegeu, nós
entrega hoje na Santíssima Eucaristia.
Sua vida nos inspira a uma profunda
reverência e amor perante o Sacramento.
do altar. Ensina-nos, San Jose, a
adorar a Jesus Eucaristia com a mesma
fé, pureza e devoção com que você
Fizeste isso todos os dias.
Que sejamos fiéis guardiões de
este mistério inefável e fervoroso
em nossa adoração.
◦•✫•◦
São José, guardião e protetor dos
corações unidos e transferidos de
Jesus e Maria.
Inflama meu coração para que nele sozinho
reine, meu Deus, Jesus, como reinou em
o teu Santo Coração.
🤎🕊️Amém. 🤎🕊️
Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, escolhido por vós para ser o vosso representante na terra, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Eterno Filho, pelo amor que tens a São José, vosso guarda fidelíssimo, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Eterno Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, zelosíssimo guarda da Santíssima Virgem Maria, Vossa amada Esposa, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. São
José, meu amável protetor, que morrestes nos braços de Jesus e Maria,
socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas
principalmente na hora suprema vindo suavizar minhas dores, enxugar
minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os
dulcíssimos nomes:
Jesus, Maria, José, salvai a minha alma. Amém.
SÃO JOSÉ ABENÇOADO.
"São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra.
Sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de Pai e a quem te entregaste inteiramente.
Sua vida, tecida de trabalho e silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na escuridão, firme na fé.
Sete dores e sete alegrias resumem sua existência: foram as alegrias de Cristo e Maria, expressão de sua doação sem limites.
Que seu exemplo me acompanhe em todos os momentos, floresça onde a vontade do Pai me plantou, saiba esperar, me entregar sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha tristeza e minha alegria. "
Amém.
Palavras de Nossa Senhora à venerável Irmã Maria de Jesus Agreda:
As crianças do mundo ignoram os privilégios e direitos que o Altíssimo concedeu ao meu santo Esposo, e o poder da sua intercessão junto à divina Majestade e a mim. Mas garanto-te, minha filha, que no Céu está perto do Senhor e tem grande poder para evitar aos pecadores o castigo da Justiça Divina.
Em todas as provas, busque sua intercessão, pois o Pai Celestial concederá tudo o que meu Marido pedir.
No Dia do Juízo Final, os condenados chorarão amargamente por não terem compreendido quão poderosos e eficazes meios de salvação poderiam ter tido na intercessão de São José e por não terem feito tudo para conquistar a amizade do Juiz Eterno.
Santo Afonso Maria de Ligório, sobre São José padroeiro da Boa Morte: já que todos nós devemos morrer, devemos cultivar uma devoção especial a São José, para que ele nos dê uma morte feliz. Todos os cristãos o consideram o defensor dos moribundos que o honraram enquanto estava vivo, e o fazem por três razões:
1) Porque Jesus Cristo o amou não só como amigo, mas como pai e, portanto, sua mediação é muito mais eficaz do que qualquer outro santo.
2) Porque São José obteve um poder especial contra espíritos malignos que nos tentam com duplo vigor na hora da morte.
3) A ajuda que Jesus e Maria deram a São José em sua morte, ele merecia o direito de garantir uma morte santa e pacífica para seus servos.
É por isso que você é invocado na hora da morte, ele não só os ajudará, mas também obterá a ajuda de Jesus e de Maria.
Ó amabilíssimo patriarca São José! Desde o abismo da minha pequenez e miséria contemplo-vos com emoção e alegria da minha alma em vosso trono do céu, como glória e gozo dos bem-aventurados, mas também como pai dos órfãos na terra, consolador dos tristes, amparador dos desvalidos, auxiliador dos anjos e santos diante do trono de Deus, de vosso Jesus e de vossa Santa Esposa.
Por isso, eu, pobre, desvalido, triste e necessitado, a vós dirijo hoje e sempre minhas lágrimas e penas, minhas súplicas e clamores da alma, meus arrependimentos e minhas esperanças; e especialmente hoje, trago-vos diante do vosso altar e da vossa imagem uma pena que consoleis, um mal que remedieis, uma desgraça que impeçais, uma necessidade que socorrais, uma graça que obtenhais para mim e para meus seres queridos.
E para comover-vos e obrigar-vos a ouvir-me e obter-me estas graças, vo-las pedirei e demandarei durante trinta dias contínuos, em reverência aos trinta anos que vivestes na terra com Jesus e Maria, e o farei urgente e confiantemente, invocando todos os títulos que tendes para compadecer-vos de mim e de todos os motivos que tenho para esperar que não dilatareis ao ouvir minha súplica e remediar minha necessidade. Sendo tão certa minha fé em vossa bondade e poder, que ao senti-la, vos sentireis também obrigado a obter e dar-me ainda mais do que vos peço e desejo.
- Peço-vos pela bondade divina que obrigou ao Verbo Eterno a encarnar-se e nascer na pobre natureza humana, como Filho de Deus, Deus homem e Deus dos homens.
- Suplico-vos por vossa ansiedade imensa ao sentir-vos obrigado a abandonar a vossa Santa Esposa.
- Rogo-vos por vossa resignação dolorosíssima para buscar um estábulo e um presépio para palácio e manjedoura de Deus nascido entre os homens.
- Imploro-vos pela dolorosa e humilhante circuncisão de vosso Jesus; e pelo Santo, Glorioso e Dulcíssimo nome que lhe impusestes por ordem do Pai Celeste.
- Demando-vos por vosso sobressalto ao ouvir do anjo a morte decretada contra o vosso Filho Deus; por vossa obedientíssima fuga ao Egito, pelas penalidades e perigos do caminho, pela pobreza extrema do desterro e por vossas ansiedades ao voltar do Egito a Nazaré.
- Peço-vos por vossa aflição dolorosíssima de três dias, ao perder vosso Filho e por vossa consolação suavíssima ao encontrá-lo no templo; por vossa felicidade inefável dos trinta anos que tivestes em Nazaré com Jesus e Maria sujeitos à vossa autoridade e Providência.
- Rogo-vos e espero pelo heroico sacrifício com que oferecestes a vítima de vosso Jesus ao Deus Eterno, para a cruz e para a morte, pelos nossos pecados e nossa redenção.
- Demando-vos pela dolorosa previsão que fazíeis todos os dias ao contemplar aquelas mãos infantis perfuradas depois na Cruz por pregos agudos; aquela cabeça que se reclinava dulcissimamente sobre o vosso peito, coroada de espinhos; aquele divino corpo que apertáveis contra o vosso coração, despido, ensanguentado e estendido sobre os braços da Cruz naquele último momento em que lhe víeis expirar e morrer.
- Peço-vos por vossa dulcíssima passagem desta vida nos braços de Jesus e Maria, vossa entrada no Limbo dos Justos e ao fim nos céus.
- Suplico-vos por vosso gozo e vossa glória, quando contemplastes a Ressurreição do vosso Jesus, sua subida e entrada nos céus, seu trono de rei imortal dos séculos.
- Demando-vos por vosso inefável júbilo, quando vistes sair do sepulcro a vossa Santíssima Esposa ressuscitada e ser assunta ao céu pelos anjos, coroada pelo Eterno e entronizada num sólio junto ao vosso.
- Peço-vos e rogo-vos confiantemente pelos Vossos trabalhos, penalidades e sacrifícios na terra; e por vossos triunfos, glórias e feliz bem-aventurança nos céus, com vosso Filho Jesus e vossa esposa Santa Maria.
Ó meu bom patriarca São José! Eu, inspirado nos ensinamentos da Santa Igreja, de seus Doutores e Teólogos, e no sentido universal do povo cristão, sinto em mim uma força misteriosa, que me alenta e obriga a pedir-vos e suplicar-vos e esperar que me obtenhais de Deus a grande e extraordinária graça que vou pôr diante da vossa imagem e do vosso trono de bondade e poder nos Céus: (aqui se faz o pedido).
Obtende-me também para os meus e para os que pediram que rogue por eles, tudo quanto desejam e lhes é conveniente.
℟. Rogai por nós, ó glorioso patriarca São José.
℣. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS: Ó Deus, que em Vossa inefável Providência escolhestes São José para esposo de Maria, Mãe do Vosso Filho, fazei que, venerando-o na terra como protetor, mereçamos tê-lo como intercessor no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém
Ajudai-me, São José, com a vossa poderosa intercessão, a obter todas as bênçãos espirituais por intercessão do vosso Filho adotivo, Jesus Cristo Nosso Senhor, de modo que, ao confiar-me, aqui na terra, ao vosso poder celestial, Vos tribute o meu agradecimento e homenagem.
São José, padroeiro das almas que partem, rogai pelos agonizantes de hoje!! Amém.
Rogai por nós, glorioso São José,
Para que sejamos dignos das promessas de seu filho Jesus! Amém.



Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém.
Página Pe Samuel
Glorioso Patriarca São José, à tua santa intercessão recomendo o descanso e a paz eterna de todas as almas que sofrem no Purgatório. Tem compaixão delas, pois são almas queridas de Maria, sua santíssima esposa, e de Jesus, que para ti é sempre obediente e amável Filho. Tu que em vida terrena consolava os que sofriam, socorre, te suplico, as almas que padecem nessa torrente de fogo. Por elas intercede junto a Jesus e Maria, que nada negam aos teus eficazes rogos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

"Para São José, a vida de Jesus foi uma contínua descoberta da sua vocação. Recordamos acima aqueles primeiros anos cheios de circunstâncias aparentemente contraditórias: glorificação e fuga, majestade dos magos e pobreza da gruta, canto dos Anjos e silêncio dos homens. Quando chega o momento de apresentar o Menino no Templo, José, que leva a modesta oferenda de um par de rolas, vê como Simeão e Ana proclamam que Jesus é o Messias. Seu pai e sua mãe ouviram com admiração (Lc 2, 33), diz S. Lucas. Mais tarde, quando o Menino fica no templo sem que Maria e José o saibam, ao encontrá-Lo de novo depois de O procurarem por três dias, o mesmo evangelista narra que se maravilharam (Lc 2, 48). José surpreende-se, José admira-se. Deus vai lhe revelando os seus desígnios e ele esforça-se por compreendê-los. (…)
São José, como nenhum outro homem antes ou depois dele, aprendeu com Jesus a estar atento para conhecer as maravilhas de Deus, a ter a alma e o coração abertos. (...)
Mas se José aprendeu de Jesus a viver de um modo divino, atrever-me-ia a dizer que, no aspecto humano, ensinou muitas coisas ao Filho de Deus (…). José amou Jesus como um pai ama o seu filho, tratou-o dando-lhe tudo que de melhor tinha. José, cuidando daquele Menino como lhe tinha sido ordenado, fez de Jesus um artesão: transmitiu-lhe o seu ofício. Por isso, os vizinhos de Nazaré falavam de Jesus chamando-lhe indistintamente faber e fabri filius (Mc 6, 3; Mt 13, 55): artesão e filho do artesão. Jesus trabalhou na oficina de José e junto de José. Como seria José, como teria atuado nele a graça, para ser capaz de levar a cabo a tarefa de desenvolver no aspecto humano o Filho de Deus? Por isso, Jesus devia parecer-se com José no modo de trabalhar, nos traços do seu caráter, na maneira de falar. No realismo de Jesus, no seu espírito de observação, no seu modo de se sentar à mesa e de partir o pão, no seu gosto por falar de um modo concreto tomando como exemplo as coisas da vida corrente, reflete-se o que foi a infância e a juventude de Jesus e, portanto, a sua convivência com José"
(Alguns escritos de S. Josemaría Escrivá sobre São José)
