São Padre Pio tinha frases marcantes sobre a Eucaristia, destacando que ela é "o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza", e insistia: "Comungue, mesmo sem sentir-se digno. A Eucaristia não é prêmio, é remédio!", vendo-a como força para o dia a dia e um encontro com Jesus ressuscitado, afirmando também: "Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol, que sem a Santa Missa".
Padre Pio foi ajudado a descer do altar, suas pernas cederam por completo, e ele estava prestes a cair no chão quando o irmão Bill, e Padre Paolo, que estavam por perto correram para ajudar,segurando suas costas firmemente para evitar a queda.
Ele foi levado para a sacristia, olhando em sua volta e com voz cansada não parava de dizer: "Meus filhos! Meus filhos! "
Padre Pio fez sua ação de graças, como de costume, na sacristia, e depois começou a entrar na igreja para ouvir as confissões dos homens. Mas depois de cerca de uma dúzia de confissões, ele teve que ser ajudado a se retirar. Ele foi levado para o elevador e voltou para o seu quarto.
Quando Padre Pio precisou de ajuda ele tinha que pressionar o botão de uma campainha, e o frade corria para ele. Padre Pellegrino declarou que naquela noite ", ele apertou o botão cerca de seis ou sete vezes entre nove e meia-noite. Ele(Padre Pio) continuamente perguntava que horas eram,Padre Pio não conseguia dormir. Seus olhos estavam vermelhos devido ao choro. Era um choro doce e sereno. "
Padre Pio me disse:" Ouça, meu filho, na cama Eu não estou respirando bem. Deixe-me levantar. Na poltrona vou respirar melhor. "" Ele se levantou e antes de se sentar na poltrona, ele disse: "Vamos no terraço", "Para minha surpresa, ele estava andando em linha reta e firme como um jovem rapaz, e que não havia necessidade para mim de segurar seu braço.Depois de cinco minutos no terraço pediu para voltar para sua cela. "
"De volta à cela, ele tornou-se pálido, e na testa escorria um suor frio, e os lábios começaram a ficar azul, e ele dizia continuamente:" Jesus, Maria. Jesus , Maria ", com uma voz cada vez mais fraca. Eu queria pedir ajuda, mas ele disse: "Não vai acordar ninguém." Eu tive que deixá-lo e correr por socorro, e ele disse novamente: ". Você não vai acordar ninguém", eu disse: "agora eu tenho que ir. "E eu corri para chamar Padre Mariano e Frei Guglielmo, e os outros frades."
Fonte Carlinha Dini