CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

domingo, 4 de abril de 2021

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSIMA VIRGEM

 Ganhei esse livro da minha irmã, não conhecia esse Tratado, fiquei encantada com o conteúdo, para divulgar pesquisei nesse site:

Clique nos links abaixo para ver como adquirir os livros

O método de consagração do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima VirgemO método de consagração a Virgem Maria segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, está escrito nesse livro e tem três momentos distintos. Num primeiro momento, o Santo nos ajuda a conhecer melhor Maria e fala da necessidade da nossa consagração a ela. Depois, São Luís nos mostra como viver a consagração. No final, o Tratado nos dá um itinerário, um caminho, de preparação para a consagração. Este escrito sintetiza o método de consagração, que é semelhante a outros métodos, mas tem como diferencial uma teologia mais desenvolvida a respeito da devoção a Virgem Maria.


Nos primeiros capítulos do Tratado, São Luís Maria nos ajuda a compreender a devoção a Santíssima Virgem. Ele nos apresenta a pessoa de Maria no desígnio da Salvação e, consequentemente, em relação a nós. Segundo ele, a perfeita devoção a Nossa Senhora tem esse nome porque esta é uma perfeita consagração a Jesus Cristo. “Quanto mais uma alma se consagrar a Maria, mais consagrada estará a Jesus Cristo” (TVD 120). Esta consagração é a que mais nos conforma a Jesus porque nos conformamos a Maria, que foi a pessoa que mais se conformou com Ele.

Depois de conhecer melhor a Virgem Maria e a consagração total a ela, São Luís nos fala da vivência da “escravidão de amor”. Este método comporta dois tipos de prática espiritual. O primeiro tipo são as práticas exteriores, que são as orações propostas pelo Santo para o crescimento espiritual. Além disso, faz parte deste método de consagração ter um sinal exterior, como uma corrente, um anel, uma medalha, que não é obrigatório, mas é uma prática salutar. Quanto às práticas interiores, que são mais importantes, trata-se de uma mudança radical no nosso relacionamento com o Senhor e com a Virgem Maria. Quem se consagra por esse método deve fazer tudo por Maria, com Maria, em Maria e para Maria. Nestas práticas interiores está o segredo da eficácia dessa consagração para a nossa santificação e para o nosso crescimento espiritual. Devemos oferecer a Maria as nossas orações, jejuns, penitências, boas obras. Tudo que o que fazemos, entregamos nas mãos da Virgem Maria, para que ela, como Mãe de Jesus e nossa, ofereça a Ele nosso sacrifício.

No final do Tratado, São Luís apresenta os exercícios espirituais de preparação para a consagração total a Virgem Maria. Depois da preparação, para fazer a consagração, o método tem uma fórmula própria, que também está no final do livro. Algumas edições contém também as orações preparatórias para fazer a consagração e outras orações que fazem parte da devoção mariana.

Assim, o método de consagração, segundo o Tratado de São Luís, nos ajuda a conhecer a Virgem Maria, a nos consagrar a ela e viver essa consagração. Trata-se de um método completo, pois nos dá a conhecer todas as etapas da consagração, permitindo que conheçamos cada uma delas. Por isso, este é um método excepcional para fazer a consagração total e para vivê-la bem. Por fim, o método do Tratado comporta a perseverança, por isso, aconselha-se que se retome a sua leitura sempre, como fez o beato Papa João Paulo II  durante toda a sua vida. Ter o Tratado como livro de cabeceira é o segredo da santidade de muitos santos e santas. Por isso, queira fazer parte deste exército de escravos fiéis da Virgem Maria, que esperam com as lâmpadas acesas até a segunda vinda do Senhor (cf. Lc 12, 35).

 

 O “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” é uma obra de São Luís Maria Grignion de Montfort (☆1673 – ✝1716), escrita por ele pouco antes de sua morte. O livro nos fala da devoção a Nossa Senhora e da necessidade da consagração a Ela. Além disso, o Tratado nos dá um método simples e eficaz de consagração, de nos entregar inteiramente a Maria.

O manuscrito do Tratado ficou perdido durante 130 anos, de 1712 a 1842, quando foi encontrado em uma caixa por um padre da congregação fundada por Montfort. Isto foi predito pelo Santo em seu Escrito: “Prevejo que muitos animais frementes virão em fúria para rasgar com seus dentes diabólicos este pequeno escrito […] Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio duma arca, a fim de que não apareça” (TVD 114).

A finalidade deste livro, segundo São Luís Maria, é mostrar como Maria Santíssima ainda é desconhecida, o que é uma das razões de Jesus Cristo não ser conhecido como deve ser. O Tratado nos leva ao conhecimento do Reino da Virgem Maria e ao conhecimento do Reino de Cristo. São Luís também diz que Jesus veio ao mundo por Maria e por Ela deve voltar no fim dos tempos: “Ela deu Jesus Cristo ao mundo a primeira vez, a há de fazê-lo resplandecer também na segunda vez” (TVD 13).


https://loja.cancaonova.com/livro-tratado-da-verdadeira-devoc-o-a-santissima-virgem-bolso

https://loja.cancaonova.com/livro-sou-todo-teu-maria-uma-gerac-o-consagrada-a-imaculada 

O Padre Francisco Amaral escreveu o livro Sou todo teu, Maria, no livro você entende melhor sobre o Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem

https://blog.cancaonova.com/tododemaria/tratado/

https://www.youtube.com/c/PadreFranciscoAmaral/about

São Luís Maria Grignion de Montfort

Nascido na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa, ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e, assim, percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, por meio de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto era assim que foi à Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas esse não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia do Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou, inclusive, o saudoso Papa João Paulo II que, por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, “Sou todo teu, ó Maria”.

São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós!

fonte:https://santo.cancaonova.com/santo/sao-luis-maria-grignion-de-montfort-devoto-a-virgem-maria/ 

 

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria. Influenciou inclusive o saudoso Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou como lema o Totus Tuus, Mariae, isto é, “Sou todo teu, ó Maria”.

1- “Só Deus é a minha ternura, só Deus é o meu sustentáculo, só Deus é todo o meu bem, a minha vida e a minha riqueza».

2- “Ó Virgem fiel, tornai-me em todas as coisas um perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho».

3-“Dêem preferência às aldeias mais que às cidades, aos pobres mais do que aos ricos”.

4-“Tome a sua cruz! E não deverá arrastá-la, sacudi-la, reduzi-la ou escondê-la. Pelo contrário, leve-a bem erguida nas suas mãos, sem impaciência, nem azedume, nem murmurações…enfim sem qualquer vergonha ou respeito humano…”.

5- “O Senhor não considera tanto o sofrimento em si mesmo, mas sim a maneira como se sofre”.

6- “É por Maria que procuro e que vou encontrar Jesus, que eu esmagarei a cabeça da serpente e vencerei todos os meus inimigos e a mim mesmo, para a maior glória de Deus”.

7- “O conhecimento da Sabedoria eterna não é apenas o mais nobre e o mais doce, mas ainda o mais útil e o mais necessário, já que a vida eterna consiste em conhecer a Deus e seu filho Jesus Cristo”.

8- “Deus ama tanto as crianças que as coloca como prioridade do Reino dos céus. Por isso, quando temos um coração de criança que é dócil a palavra de Deus e busca praticar o que Jesus ensinou, acabamos escolher o caminho mais fácil para chegar a salvação: o caminho da pequenez”.

9- “Os pobres e crianças seguiam-no por toda parte, considerando-o um entre elas. Viam nesse querido Salvador tanta simplicidade, benignidade, condescendência e caridade que se acotovelavam à sua volta para se aproximarem d’Ele”.

10- “Jamais a cruz sem Jesus nem Jesus sem a cruz!”.

11- “Se examinarmos atentamente o resto da vida de Jesus, veremos que foi por Maria que ele quis começar seus milagres”.

12-“Tal é a vontade de Deus, que tudo tenhamos por Maria e assim será enriquecida, elevada e honrada pelo Altíssimo, aquela que, em toda a vida, quis ser pobre, humilde e escondida até ao nada”.

13- “Mil graças a Maria! este Jesus que eu possuo é, com efeito, seu fruto, e sem ela eu jamais o teria”.

14-“Deus, vendo que somos indignos de receber suas graças diretamente de suas mãos divinas, dá-as a Maria, a fim de obtermos por ela o que ele nos quer dar.“

15-“Que todos os homens, os estudiosos e os simples, os justos e os pecadores, os maiorais e os pequenos, louvem e honrem a JESUS e Maria, dia e noite, através da oração do Santíssimo Rosário. “Saudai a Maria que tem trabalhado muito entre vós.” (Rm 16,6)

16-“Peço que estejam atentos, a fim de não pensarem que o Rosário é de pouca importância, como dizem os ignorantes e alguns grandes intelectuais orgulhosos. Longe de insignificante, o Rosário é um tesouro de valor incalculável e inspirado por DEUS”.

17-“Ser vosso devoto, ó Virgem Santíssima, é uma arma de Salvação que Deus dá, àqueles que quer salvar”.

18-“O cristão que não medita sobre os mistérios do Rosário é muito ingrato a Nosso Senhor e mostra o quão pouco ele se preocupa por tudo que o Salvador Divino sofreu para salvar o Mundo.”

19-“Reconhecerão que Ela [ A Virgem Maria] é o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo, e se lhe entregarão de corpo e alma, sem restrições, para assim também pertencerem a Jesus Cristo”.

20-“Jesus Cristo, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, deve ser o fim último de todas as nossas devoções”.

21-“É lamentável ver como a maioria das pessoas rezam o Santo Rosário, extremamente rápido e murmurando, fazendo com que as palavras não sejam pronunciadas claramente.”

22-“Quem encontar Maria, encontrará a Vida [ Jesus Cristo]”.

23-“Digo que devemos pertencer a Jesus Cristo e servi-lo, não como servos mercenários, mas como escravos amorosos, que, por efeito de um grande amor, se dedicam a servi-lo como escravos, pela honra exclusiva de lhe pertencer”.

24-“(A Virgem Santíssima) É tão caridosa que ninguém repele, que implore sua intercessão, ainda que seja um pecador; pois, como dizem os Santos, nunca se ouviu dizer, desde que o mundo é mundo, que alguém que tenha recorrido à Santíssima Virgem, com confiança e perseverança, tenha sido desamparado ou repelido”.

25-‎”O Rosário é mais valioso que os salmos, pois: Assim como a realidade é mais importante que a prefiguração, e o corpo mais importante do que a sombra, da mesma forma o Rosário é mais grandioso que o Saltério de Davi que nada mais fez que prefigurá-lo.”

26-“Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, á Majestade Infinita ela é menos que um átomo, é , antes um nada, pois que só ele é ” Aquele que é” (Ex 3,14).

27-“Tudo que convém a DEUS pela Natureza, convém a Maria pela Graça”.

28-“Maria é um lugar Santo, o Santo dos Santos, em que se formam e modelam os Santos”.

29-“Só Maria achou graça diante de DEUS (Lc 1,30), sem auxílio de qualquer outra criatura”.

fonte: https://jovensconectados.org.br/frases-marcantes-de-sao-luis-maria-grignion-de-montfort-devoto-a-virgem-maria.html

 

Faça Conosco esta Oração à Maria Para Seus Fiéis Escravos

Santíssima Mãe com seus filhos

 

Eu vos saúdo, ó Maria, Filha bem amada do Pai Eterno; eu vos saúdo, ó Maria, Mãe admirável do Filho; eu vos saúdo, ó Maria, Esposa fidelíssima do Espírito Santo; eu vos saúdo, ó Maria, minha Mãe querida, minha amável Senhora e minha poderosa Soberana; eu vos saúdo, minha alegria, minha glória, meu coração e minha alma!

Vós sois inteiramente minha por misericórdia e eu sou todo vosso por justiça; e ainda não o sou suficientemente; eu me dou inteiramente a vós; novamente, na qualidade de escravo eterno, sem nada reservar para mim nem para outrem.

Se vedes ainda em mim alguma coisa que vos não pertença, eu vos suplico que o tomeis neste momento, e vos torneis a Senhora absoluta de minhas forças; destruí, desenraizai e aniquilai tudo o que desagrade a Deus; e implantai, incrementai e operai tudo o que vos agrade.

Filhos ou escravos?
Virgem Maria, rogai por nós

Que a luz de vossa fé dissipe as trevas de meu espírito; que vossa humildade profunda tome o lugar de meu orgulho; que vossa contemplação sublime detenha as distrações de minha imaginação errante; que vossa vista contínua de Deus encha de sua presença minha memória;

Que o incêndio da caridade de vosso Coração dilate e abrase a tibieza e a frieza do meu; que vossas virtudes tomem o lugar de meus pecados; que vossos méritos sejam meu ornamento e meu suplemento diante de Deus.

Enfim, ó minha Mãe bem amada, fazei, se for possível, que eu não tenha outro espírito senão o vosso para conhecer a Jesus Cristo e sua divina vontade; que eu não tenha outra alma senão a vossa para louvar e glorificar o Senhor; que eu não tenha outro coração senão o vosso para amar a Deus com um amor puro e ardente como o vosso.

Não vos peço visões, nem revelações, nem gostos, nem prazeres mesmo espirituais. Vós é que vedes claramente sem trevas; provais claramente, sem amargor; triunfais gloriosamente à direita de vosso Filho no Céu, sem nenhuma humilhação;

Ordenais de uma maneira absoluta aos Anjos, aos homens e aos demônios, sem que se vos possa resistir, dispondo, enfim, segundo vossa vontade, de todos os bens de Deus, sem reserva alguma.

Nossa Senhora nem espera o nosso pedido!
Que Nossa Senhora sempre esteja convosco

Eis, ó divina Maria, a melhor parte que o Senhor vos deu e que nunca vos será tirada, com o que sobremaneira me alegro. De minha parte, cá em baixo, não quero absolutamente outra alegria que a que tivestes; a de crer simplesmente, sem nada sentir nem ver;

A de sofrer com alegria, sem consolo das criaturas; a de morrer continuamente a mim mesmo, sem alívio algum, trabalhar resolutamente até à minha morte, para vós, sem nenhum interesse, como o mais vil de vossos escravos.

O único favor que vos peço, por pura misericórdia, é que, todos os dias e momentos da minha vida, eu diga três vezes Amém, Assim seja, a tudo o que fizestes na Terra, quando aqui vivíeis; Assim seja, a tudo o que fazeis presentemente no Céu;

Assim seja, a tudo o que fazeis em minha alma, à fim de que não haja senão vós a glorificar plenamente a Jesus em mim no tempo e na eternidade. Assim seja!

fonte: Associação Devotos de Fátima

Coroinha de Nossa Senhora


 

Oração diária obrigatória a todos os consagrados à Nossa Senhora pelo método de São Luiz de Montfort, indicada pelo Santo nos números 234 e 235 do seu “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” e válida também a todos que quiserem louvar nossa Mãe Santíssima de forma mais digna e recorrer a ela em suas necessidades. 

234. Segunda prática. Recitarão todos os dias de sua vida, sem, entretanto, nenhum constrangimento, a coroinha da Santíssima Virgem, composta de três Pai-Nossos e doze Ave-Marias, em honra dos doze privilégios e grandezas da Santíssima Virgem. Esta prática é muito antiga e tem seu fundamento na Sagrada Escritura. São João viu uma mulher coroada de doze estrelas, vestida do sol e tendo a lua debaixo de seus pés (Ap 12, 1) e esta mulher, na opinião dos intérpretes (*), é a Santíssima Virgem.

(*) Entre outros, S. Agostinho (Tratct. De Symbolo ad Catechumenos, 1. IV, cap. I); S. Bernardo (Sermo super “Signum Magnum”, n. 3).

235. Há muitos modos de rezar bem esta coroinha e seria demasiado longo mencioná-los. O Espírito Santo o inspirará àqueles e àquelas que mais fiéis se mostrarem a esta devoção. Para rezá-la bem simplesmente é preciso dizer em primeiro lugar: “Dignare me laudare te, Virgo sacrata; da mihi virtutem contra hostes tuos”(**); em seguida, reza-se o credo, depois um Pai-Nosso, quatro Ave-Marias e um Glória ao Pai; ainda um Pai-Nosso, quatro Ave-Marias, e um Glória ao Pai; e assim por diante. Ao terminar, diz-se: “Sub tuum praesidium”.

(**) “Fazei-me digno de vos louvar, ó Virgem sagrada, e dai-me força contra os vossos inimigos”.

***********************

Concedei-me que Vos louve, Virgem Sagrada,
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

– Credo (creio);

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Sois Bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a Quem Vos formou, e Sois Virgem perpétua.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Ó Santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores Vos possa exaltar; pois quem os céus não puderam conter, Vós O levastes em vosso seio.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Sois toda formosa, Virgem Maria, e não há mancha original em vós.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Possuís, ó Virgem Maria, tantos privilégios, quantas são as estrelas no céu.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Glória ao Pai;

*************

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Glória a Vós, imperatriz do céu, conduzi-nos convosco aos gozos do paraíso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, tesoureira das graças do Senhor, dai-nos parte no vosso tesouro.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, medianeira entre Deus e os homens, tornai-nos propício o Todo-poderoso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, que esmagais as heresias e o demônio: sede nossa guia piedosa.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Glória ao Pai;

*************

– Pai Nosso;

– Ave Maria;

Glória a Vós, refúgio dos pecadores; intercedei por nós junto do Senhor.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, Mãe dos órfãos; fazei que nos seja propício o Pai Todo-Poderoso.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, alegria dos justos; conduzi-nos convosco às alegrias do céu.

Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Ave Maria;

Glória a Vós, nossa auxiliadora mui prestimosa na vida e na morte; conduzi-nos convosco para o reino do céu.

D. Alegrai-Vos, Virgem Maria.
R. Alegrai-Vos mil vezes.

– Glória ao Pai;

Oremos:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai; Ave, Maria, Mãe de Deus Filho; Ave, Maria, Esposa do Espírito Santo; Ave, Maria, templo da Santíssima Trindade; Ave, Maria, Senhora minha, meu bem, meu amor, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha mui querida, meu coração e minha alma. Sou todo vosso, e tudo o que possuo é vosso, ó Virgem sobre todos bendita. Esteja, pois, a mim a vossa alma para engrandecer o Senhor; esteja em mim vosso espírito para rejubilar em Deus. Colocai-Vos, ó Virgem fiel, como selo sobre o meu coração, para que, em Vós e por Vós, seja eu achado fiel a Deus. Concedei, ó Mãe de misericórdia, que me encontre no número daqueles que amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como filhos. Fazei que, por vosso amor, despreze todas as consolações da terra e aspire só as celestes; até que, para glória do Pai, Jesus Cristo, Vosso Filho, seja formado em mim, pelo Espírito Santo, vosso Esposo fidelíssimo, e por Vós, sua Esposa mui fiel.

Sub tuum praesidium:

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

Fonte: Dominus Est

Fonte;https://www.arsenalcatolico.com.br/coroinha-de-nossa-senhora/ 

ACOMPANHE OS VÍDEOS DE FORMAÇÃO, INSTITUTO HESED.

 1º  FORMAÇÃO


2º FORMAÇÃO

 

3º  FORMAÇÃO

4º FORMAÇÃO

5º FORMAÇÃO

 

6º  FORMAÇÃO

 

7º FORMAÇÃO

8º  FORMAÇÃO

 

9º  FORMAÇÃO

 

 10º  FORMAÇÃO

 

11º  FORMAÇÃO

 

12º  FORMAÇÃO


13º   FORMAÇÃO

14º FORMAÇÃO

 

 15º FORMAÇÃO

 

16º FORMAÇÃO 

 

17º FORMAÇÃO

 

18º FORMAÇÃO 

 

 

19º FORMAÇÃO

 

 20º FORMAÇÃO

 

21ºFORMAÇÃO

 

22º FORMAÇÃO

 

23º FORMAÇÃO 


24º FORMAÇÃO

 

 

25º FORMAÇÃO


26º FORMAÇÃO

 

27º FORMAÇÃO

 

28º FORMAÇÃO

 

 

29º FORMAÇÃO


30ºFORMAÇÃO


31ºFORMAÇÃO

 

32ºFORMAÇÃO 

 

 

33º FORMAÇÃO

 

 

INSTRUÇÕES PARA A CONSAGRAÇÃO -1


INSTRUÇÕES PARA A CONSAGRAÇÃO - 2

 




A prática mais perfeita de devoção a Maria Santíssima é interior e é representada, no Tratado da Verdadeira Devoção, por quatro palavras, cujo sentido mais profundo São Luís nos apresenta de forma clara: Fazer todas as coisas por, com, em e para Maria. Eis a prática santificante para nos unirmos mais especialmente a Jesus e, pelo favor do Espírito Santo, alcançarmos a mais alta perfeição. Isto é o que este IX e último Resumo do Tratado aborda de forma sucinta e atraente. Após, seguirá o texto da Consagração.

PRÁTICAS PARTICULARES E INTERIORES

Além destas práticas exteriores, há ainda práticas interiores, muito santificantes para aqueles que o Espírito Santo chama a uma alta perfeição. Consistem em fazer todas as ações por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de mais perfeitamente as fazer por Jesus Cristo, com Jesus Cristo, em Jesus e para Jesus. Fazer tudo por Maria

Devemos obedecer em tudo à Santíssima Virgem, e conduzir-nos em tudo pelo seu espírito, que é o Espírito Santo de Deus.

A fim de que uma alma se deixe conduzir por este espírito de Maria, é preciso:

1°. Renunciar ao seu próprio espírito, às suas próprias luzes e vontades antes de fazer qualquer coisa. Porque as trevas de nosso espírito próprio e a malícia da nossa vontade e obras poriam obstáculo ao santo espírito de Maria, se as seguíssemos, embora nos parecessem boas.

2°. Entregar-se ao espírito de Maria para ser movido e conduzido do modo que Ela quiser. O que se faz tão simplesmente, num instante, por um olhar do espírito, um pequeno movimento da vontade, ou verbalmente, dizendo por exemplo:

“Renuncio a mim mesmo e dou-me a Vós, ó minha querida Mãe!”

3°. Renovar este mesmo ato de oferecimento e de união, de tempos em tempos, durante uma ação ou depois dela. Fazer tudo com Maria

É necessário fazer todas as ações com Maria. É preciso que consideremos, em cada ação, o modo como o qual Maria a fez ou faria se Ela estivesse no nosso lugar. Fazer tudo em Maria

Fazer tudo em Maria é a recompensa que o devoto obtém por ter posto em prática o “por” e o “com” Maria. Fazer tudo em Maria é sentir a presença amorosa de Nossa Senhora em nossas vidas. Fazer tudo para Maria

Devemos, finalmente, fazer todas as ações para Maria. Não que a tomemos como fim último dos nossos serviços, pois só Jesus Cristo o é. Mas tomamo-la como fim próximo, como um meio misterioso e fácil para ir a Ele.

É preciso atrair o todo o mundo, se for possível, ao seu serviço, e a esta Verdadeira e Sólida Devoção. É preciso falar e clamar contra os que abusam da sua Devoção para ultrajar seu Filho, e, ao mesmo tempo, estabelecer esta Verdadeira Devoção. É preciso pretender apenas como recompensa destes pequenos serviços, a honra de pertencer a tão amável Princesa, a felicidade de sermos por Ela unidos a Jesus, seu Filho, com um laço indissolúvel, no tempo e na eternidade.

………………..

¹ Padre Lourenço Ferronato, EP – Coordenação. Devoção a Nossa Senhora pelo método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Alexandre Teixeira Varela – Texto. São Paulo: ACNSF, 2015, p.21-24.

Texto da consagração a Jesus pelas mãos de Maria segundo

São Luís Grignion de Montfort

clique no link para baixar a fórmula da consagração Arautos do Evangelho.

https://i1.wp.com/mediablogs.arautos.org/vitoria/files/2017/11/Consagra%C3%A7%C3%A3o-Nsra-A4-JPG.jpg?resize=2000%2C2827

https://vitoria.blog.arautos.org/2017/11/fazer-todas-as-acoes-por-maria-com-maria-em-maria-e-para-maria-resumo-do-tratado-ix-final/


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário