CONTATO

https://pt-br.facebook.com/suelyaparecida.santossanches

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

SANTOS DO MÊS DE FEVEREIRO

 

Santos do mês de Fevereiro

Origens
Italiana, Santa Veridiana nasceu em Castelfiorentino, na Toscana, em 1182. De família nobre, ela gozava de grande prestígio.

Cotidiano
Seu tio, muito rico, encarregou-a de ser administradora de seus bens. Ela assumiu tal cargo, pois viu nisso maior oportunidade de praticar a caridade.

Sobrenatural
Conta-se que, certo dia, seu tio, após acumular muitos alimentos, vendeu-os por um alto preço, por causa da carestia da época. Quando o comprador chegou, o celeiro estava sem nada. Veridiana havia dado tudo aos pobres. O tio enfureceu-se e pediu ao comprador um prazo de 24 horas para encontrar uma solução. No dia seguinte, o celeiro foi encontrado miraculosamente cheio.

Virgem e reclusa, Santa Veridiana é intercessora das presidiárias e dos presídios femininos
Solidão e penitência
Após peregrinar ao túmulo de São Tiago de Compostela, que era a grande meta dos peregrinos cristãos após a recente perda da Terra Santa aos muçulmanos, Veridiana sentiu maior desejo de solidão e penitência. Seus contemporâneos, para conservá-la próxima, edificaram-lhe uma cela onde a santa viveu por 34 anos. Por uma janelinha, ela assistia à Missa, falava com as visitas e recebia o escasso alimento para conservá-la viva.

Interessante
Por ser contemporânea de São Francisco de Assis, recebeu a visita do Santo símbolo de humildade em 1221, quando foi admitida na Ordem Terceira dos Franciscanos.

Badalar dos sinos
Conta-se que sua morte, em 1º de fevereiro de 1242, aos 60 anos, foi anunciada pelo repicar dos sinos de Castelfiorentino sem que ninguém tivesse tocado.

Devoção
O culto de Santa Veridiana, adotado pela congregação Vallombrosana, foi aprovado pelo Papa Clemente VII 300 anos após sua morte, e é muito popular na Toscana, Itália. É invocada como protetora dos presídios femininos e intercessora das presidiárias. O fato deu-se por, em 1865, após Repressão Napoleônica, autoridades civis da Itália revogarem o uso do então Mosteiro de Santa Veridiana, para se tornar um presídio feminino.

Iconografia
Em sua vida reclusa, Santa Veridiana foi fortemente atormentada pelo mal. Relata-se que ela viveu em sua cela durante décadas com duas cobras. Não se sabe objetivamente se foram dois animais literalmente ou alusão a dois tormentos malígnos sobrenaturais.

Minha oração
“Senhor Jesus, se Santa Veridiana venceu o mal, mesmo convivendo com ele e sendo assolada tantas e tantas vezes, eu Te peço: dai-me a graça de não desistir dos meus propósitos de bondade, conversão, oração e penitência. Amém!”

Santa Veridiana, rogai por nós!
Origens
A Festa da Apresentação do Senhor, pelos gregos chamada Hypapante, ocorre em quarenta dias depois do nascimento do Senhor. Jesus foi levado ao templo por Maria e José, cumprindo externamente a lei mosaica (sobre os primogênitos e a purificação da mãe), mas na verdade indo ao encontro do seu povo crente e exultante, como luz para se revelar às nações e glória do seu povo Israel.

O nome da Festa Litúrgica
A celebração de hoje era chamada no século IV de Purificação de Nossa Senhora lembrando a lei mosaica. Com a reforma litúrgica de 1960, querendo dar o verdadeiro sentido ao acontecimento de origem, que é a oferta de Jesus ao Pai, símbolo do sacrifício da Cruz, deu o nome de Apresentação do Senhor. 

No Oriente
A celebração, no Oriente, remonta às tradições do século IV e, desde o ano 450, é chamada “Festa do Encontro”. A festa recebe este nome, porque Jesus “encontra” os sacerdotes do Templo, mas também Simeão e Ana, que representam o povo de Deus.  

Apresentação do Senhor nos dá, mais uma vez, o exemplo de humildade
Um Exemplo
Nem Jesus, nem Maria estavam sujeitos a essa lei, pois eram sem pecado, mas quiseram dar-nos exemplo de submissão às autoridades. É uma comovente lição de humildade, juntamente com aquela de pobreza demonstrada no presépio.

A Profecia
O encontro do Senhor com o profeta Simeão e a profetisa Ana no Templo ressalta o caráter sacrificial da celebração e a comunhão pessoal de Maria com a morte de Jesus na cruz. Simeão profetizou a respeito de Maria: “Uma espada traspassará tua alma”. Maria, por causa da sua íntima união com a pessoa de Cristo, foi associada ao sacrifício do Filho. 

A Luz que ilumina as Nações: Jesus
A Festividade em Roma
Roma adotou a festividade na metade do século VII. O papa Sérgio I instituiu a mais antiga das procissões penitenciais de Roma. Partia da igreja de Santo Adriano e chegava até Santa Maria Maior. O rito da bênção das velas se inspirava nas palavras do velho Simeão: “Meus olhos viram a tua Salvação que preparaste diante de todos os povos, como luz para iluminar as Nações.” 

A Liturgia
Apresentação do Senhor é narrado pelo evangelista Lucas no capítulo 2. A esta solenidade  foi acrescentada a esta festa a “bênção das velas”, recordando que Jesus é a “Luz dos Gentios”.

Minha oração
“Senhor Jesus, assim como foste apresentado no templo, apresente a nossa vida ao Pai para que sejamos verdadeiramente consagrados a ti. Quero me dedicar a ti inteiramente na minha família, comunidade e trabalho, em tudo ser teu e servir-te. Amém.”

Nosso Senhor, rogai por nós!

Padre Pio - frases e imagens

São Padre Pio tinha frases marcantes sobre a Eucaristia, destacando que ela é "o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza", e insistia: "Comungue, mesmo sem sentir-se digno. A Eucaristia não é prêmio, é remédio!", vendo-a como força para o dia a dia e um encontro com Jesus ressuscitado, afirmando também: "Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol, que sem a Santa Missa".



OS ESTGMAS NÃO ESTAVAM MAIS EM PADRE PIO DURANTE A ULTIMA MISSA
Padre Pio foi ajudado a descer do altar, suas pernas cederam por completo, e ele estava prestes a cair no chão quando o irmão Bill, e Padre Paolo, que estavam por perto correram para ajudar,segurando suas costas firmemente para evitar a queda. 
  Ele foi levado para a sacristia, olhando em sua volta e com voz cansada não parava de dizer: "Meus filhos! Meus filhos! " 

Padre Pio fez sua ação de graças, como de costume, na sacristia, e depois começou a entrar na igreja para ouvir as confissões dos homens. Mas depois de cerca de uma dúzia de confissões, ele teve que ser ajudado a se retirar. Ele foi levado para o elevador e voltou para o seu quarto.

Quando Padre Pio precisou de ajuda ele tinha que pressionar o botão de uma campainha, e o frade corria para ele. Padre Pellegrino declarou que naquela noite ", ele apertou o botão cerca de seis ou sete vezes entre nove e meia-noite. Ele(Padre Pio) continuamente perguntava que horas eram,Padre Pio não conseguia dormir. Seus olhos estavam vermelhos devido ao choro. Era um choro doce e sereno. "
 Padre Pio me disse:" Ouça, meu filho, na cama Eu não estou respirando bem. Deixe-me levantar. Na poltrona vou respirar melhor. "" Ele se levantou e antes de se sentar na poltrona, ele disse: "Vamos no terraço", "Para minha surpresa, ele estava andando em linha reta e firme como um jovem rapaz, e que não havia necessidade para mim de segurar seu braço.Depois de cinco minutos no terraço pediu para voltar para sua cela. "

"De volta à cela, ele tornou-se pálido, e na testa escorria um suor frio, e os lábios começaram a ficar azul, e ele dizia continuamente:" Jesus, Maria. Jesus , Maria ", com uma voz cada vez mais fraca. Eu queria pedir ajuda, mas ele disse: "Não vai acordar ninguém." Eu tive que deixá-lo e correr por socorro, e ele disse novamente: ". Você não vai acordar ninguém", eu disse: "agora eu tenho que ir. "E eu corri para chamar Padre Mariano e Frei Guglielmo, e os outros frades."
Fonte Carlinha Diniz